[Resenha] Um Homem de Sorte

Um Homem de Sorte - Nicholas Sparks

Um Homem de Sorte - Nicholas Sparks
Sinopse - Novo Conceito - 2011/2012 - 349 páginas


Logan Thibault é um ex Fuzileiro Naval, que após dar baixa do serviço militar, resolve fazer uma peregrinação a fim de encontrar "a mulher da fotografia". Trata-se de uma foto que ele acha durante sua primeira missão no Kuwait, em uma corrida solitária no deserto ao nascer do dia, e que o acompanha durante todo o tempo desde então. A foto é considerada por seu amigo Victor como um amuleto de sorte que protege a vida de Thibault durante mais de cinco anos.

"Victor analisou a fotografia antes de devolvê-la:
-Você disse que a achou no nascer do dia? Esse é o momento mais poderoso do dia. Isso é um sinal. Ela é o seu amuleto de sorte."

Thibault é um homem de planejamento e ação. Durante toda sua vida traçou objetivos e os cumpriu. Ao perceber que tinha cumprido seu propósito como fuzileiro naval, planejou sua saída, e após o fato trágico que aconteceu durante suas "férias", refletiu sobre as palavras que Victor sempre dizia e foi em busca do seu destino.

"Finalmente, colocou a mochila nas costas e começou a andar. Sua mãe achou que tivesse perdido o juízo. Mas a cada passo que dava na estrada, ele começava a sentir-se renovado. Como se a viagem fosse o necessário para a sua cura. E quando chegou a Hampton, sabia que não precisava mais continuar. Era para lá que deveria ter ido."

A viagem, a pé, na companhia de seu cachorro pastor alemão Zeus, dura mais de cinco meses até atingir seu destino final, Hampton, onde Thibault espera encontrar "a mulher" e descobrir o que fazer a partir de então. 

"Ele gostava de caminhar e tinha um destino ao qual chegar. Simples assim. Gostava de partir quando sentia vontade, no seu próprio ritmo, para o lugar que quisesse. Depois de passar anos cumprindo ordens do Corpo de Fuzileiros Navais, a liberdade o atraía."

Em quanto isso, em Hampton, Beth leva sua vida sendo mãe, neta, e professora, mas sente-se solitária, pois estranhamente os homens afastam-se dela após os primeiros encontros.

"- De vez em quando conhecia uma pessoa e achava que estávamos nos dando bem e, de repente, ele deixava de aparecer. Não só parava de telefonar, mas agia como se eu tivesse uma doença contagiosa. Não entendia. Ainda não entendo. E isso me incomodava. Me machucava. Com o tempo, foi ficando cada vez mais difícil culpar os homens, e finalmente cheguei à conclusão de que havia algo errado comigo. Que simplesmente estava destinada a viver minha vida sozinha."

A partir do encontro, a história se desenrola... e o conflito gera em torno de: "Como confiar em alguém que está escondendo algo e não fala sobre si mesmo?" ou "Como ganhar a confiança de alguém sendo evasivo e contando meias verdades?"

Quando acabei de ler o livro estranhei. Nenhuma lágrima? Quem já leu os livros anteriores de Nicholas Sparks sabe que uma caixinha de lenços se faz necessária como acompanhamento de leitura. Pensei "Esse livro é mais fraco que os outros". Depois ponderei: "Na verdade, não é mais fraco e sim mais simples". Então, como eu sou parcial mesmo, vou defender meu amigo Sparks

O relacionamento de Beth com Ben (seu filho) e Nana (sua avó) é simples e lindo. O relacionamento de Beth com Logan é simples e lindo. O relacionamento de Logan com Ben e Nana é simples e lindo. O final do livro é simples e lindo. Porque teria que ser diferente? Será que a complicação que desejaríamos num livro é a mesma que às vezes acabamos atraindo para nossas vidas?

PS: O personagem Keith Clayton exemplifica que tipo de homem não escolher para ser pai dos seus filhos.

Conclusão: um dia depois de acabar de ler o livro, já estou com saudades! A leitura é fluida e gostosa e a determinação do Logan é admirável! 

O que seria da sorte sem determinação? E da determinação sem sorte?
Que em 2012 sejamos "Homens e Mulheres de Sorte"!

26 comentários

  1. Olá Elis ,passando para lhe desejar um feliz ano novo e me deparo com esse livro que como vc descreveu parace ter uma história linda. Já estar na minha lista de leitura de 2012. Adorei o trailer do filme [até que enfim Zac Efron, vai deixar de ser High School Musical], sou fã dos filmes baseados nos romances de Nicholas Sparks, já assistir alguns , mas em compensação ainda não li nenhum livro dele.
    bye
    @lporromances
    Loucaporromances.blogspot.com
    Marla

    ResponderExcluir
  2. Marla !
    Obrigada pela visita, Feliz 2012 p/ você também!
    Não deixe de ler o Nicholas, já li vários dele e nunca me decepcionei.Bjs.Elis.

    ResponderExcluir
  3. Oi Elis!
    Esse livro é ótimo! Adorei a sua resenha... Torço para q o filme seja lindo e um sucesso!
    Um bjo e q 2012 venha cheinho de coisas boas p vc.
    Lu

    www.voudeblog.com

    ResponderExcluir
  4. Brigadinha Lu...ótimo 2012 pra você também!Bjs.Elis.

    ResponderExcluir
  5. Feliz 2012, Elis!!!! Tudo de mais perfeito pra vc e sua família!!!

    ResponderExcluir
  6. Obrigada Suelen,igualzinho pra você e sua família!
    Beijos...Elis.

    ResponderExcluir
  7. Passando pra dizer que tem selinho pra vc lá no blog.
    Feliz ano novo ..
    bye

    ResponderExcluir
  8. Brigadinha Marla!!!
    Passo lá...
    Feliz 2012 pra você também!
    Bjs...Elis.

    ResponderExcluir
  9. Estou muito curiosa para ler o livro, só vejo criticas boas sobre ele e adoro Nicholas Sparks.
    Gostei muito do seu blog ! Parabéns !

    ResponderExcluir
  10. Obrigada Brenda, seja bem vinda!
    Bjs...Elis.

    ResponderExcluir
  11. Elis

    Gostei de sua resenha e confesso que li rapidamente, pois estou lendo esse livro... e amando!!!

    Beijos e um lindo dia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ha ha ha! Quando eu vou ler um livro também não leio resenha antes pra não perder a surpresa! Depois que você acabar de ler, volta aqui! Beijos...Obrigada e um lindo sábado pra você também!

      Excluir
  12. Quero muito ler o livro!
    Me apaixonei por "A Última Música" e "Querido John"!
    Odiei "Diário de uma Paixão", mas pelo visto gostarei deste!!
    Bjos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi V!
      Acho que Diário de uma Paixão é um dos poucos livros que li do Nicholas... Mas esse, eu adorei! Bjs... Elis.

      Excluir
  13. Oii.
    Eu estou lendo o Homem de Sorte e estou amanda,e simplismente lindo, não tem toda a emoção dos outro,mas continua sendo tão bom quando os outros(pra mim).Eu estou com muita raiva desse Keith,não fui com a cara dele desde de o começo do livro, a Nana,e o bem são uns fofos.Amei sua resenha,beijoos!!

    ResponderExcluir
  14. Seja bem vinda J!
    Bem, eu adorei essa história, tanto o livro quanto o filme.
    No final você vai ficar com o coração na mão rsrsrsrs...
    Beijos... Elis Culceag.

    ResponderExcluir
  15. já assisti o filme e li varias resenhas....
    Estou super curiosa para ler o livro

    ResponderExcluir
  16. Se você gostou do filme Gis, vai adorar o livro, tem muita coisa que não foi mostrada no filme até por causa do fator tempo, e no livro é melhor explicado.
    Beijos... Elis Culceag.

    ResponderExcluir
  17. Quando eu li esse livro, espera um livro meloso de alguém que veio da guerra com suas tristeza e insegurança que só alguém vindo de um lugar assim teria.

    Mas ao iniciar o livro eu vi que era mais que alguém que procurava um novo começo, uma nova vida, era uma pessoa procurando aceitação, amor, felicidade, os personagens desse livro são extremamente bem construído, tem partes linda, parte engraças, como a do xadrez ri muito, mas também mostra que a insegurança não pode e não deve controlar sua vida, a não vou falar sobre os personagens esse somente lendo, mas que o Logan e tudo de bom isso ele é.

    O livro e lindo, sua resenha ficou com um sabor de quero mais, com uma vontade louca de saber quem são esse personagem, e como eles se desenvolvem parabéns. 

    ResponderExcluir
  18. Oi Letícia!
    Achei muito bonito nesse livro a forma como Logan, Elizabeth, Ben e Nana se apoiavam, um dando ao outro a coragem necessária para enfrentar seus problemas e inseguranças, adorei! 
    Beijos... Elis Culceag.

    ResponderExcluir
  19. Ainda não li esse livro, mas está entre os próximos que lerei. Nicholas é sensacional, sou fã assíduo, todos os livros dele me conquistam facilmente. Mestre dos romances contemporâneos.
    Quanto a Um Homem de Sorte, ainda não li, porém vi a adaptação em filme e gostei demais. Me disseram que o livro é bem melhor, portanto até imagino o nível da épicidade da obra!
    Belíssima resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Gláucio!
      Eu amei o filme, mas realmente o livro é mais intenso e relata todos os conflitos de Logan que não foram mostrados na telona.
      Beijos... Elis Culceag.

      Excluir
  20. Enfim eu comprei o livro para mim agora quero o filme . *-----------*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol!
      Me apaixonei pelo filme e pelo filme, você vai adorar!
      Beijos... Elis.

      Excluir
  21. Ai quero ler o livro, antes de ver o filme! Mas é fato, que alguns filmes que são baseados no livro do Nicholas Sparks, acaba sendo melhor que o contexto do livro!

    ResponderExcluir
  22. Lindo demaiiisss, adorei o livro e o filme tmb :D

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!