[Resenha] O Clube das Chocólatras * Carole Mattews

Sinopse: Chocolate. Esta não é uma palavra tão simples quanto parece. Ela pode significar a cura para uma dor de cabeça e até determinar o perfil psicológico de uma pessoa - pelo menos para Lucy Lombard, protagonista do divertido O clube das chocólatras, de Carole Matthews. Lucy e três grandes amigas - Autumn, Nadia e Chantal - se unem para, com a ajuda de muito, muito chocolate, enfrentar difíceis problemas cotidianos: um namorado galinha, um chefe paquerador, um marido viciado em jogo, um casamento sem amor... Afinal, existe algo melhor para aliviar tensões, curar corações partidos e originar uma história tão doce e divertida como esta?


O Clube das Chocólatras * Carole Matthews
Bertrand Brasil * 420 páginas

O Clube das Chocólatras é uma comédia divertida que dá água na boca. Literalmente falando. Entremeando o texto há descrições de diversos tipos de chocolates e doces cujo ingrediente principal é esse adorável derivado do cacau. Não dá pra ler sem ter uma barrinha de chocolate do lado, por isso procurei ler rapidamente para o prejuízo financeiro e corporal não ser muito grande.

Lucy, Autumn, Nadia e Chantal são quatro mulheres diferentes, com problemas totalmente diferentes, viciadas em chocolate e frequentadoras d"Paraíso do Chocolate" (reduto de chocólatras localizado em um bairro elegante de Londres), onde se conheceram e reúnem-se uma ou mais vezes por semana para conversar, desabafar e degustar as delícias oferecidas no local.

O livro tem 2 tipos de narrativa: os capítulos onde Lucy é a protagonista, são narrados em 1ª pessoa, e os capítulos onde Autumn, Nadia ou Chantal são as personagens principais, são narrados em 3ª pessoa. A distribuição dos capítulos entre as 4 personagens deixa a narrativa dinâmica e nos permite conhecer bem cada personagem em seus respectivos submundos, e distinguir a atuação de cada uma dentro do grupo quando o mesmo se reúne.

Não consegui definir se a Lucy é desastrada ou irresponsável. Apesar de estar ciente de sua capacidade catastrófica, ela desafia a sorte ao se meter em situações de risco que, obviamente, acabam em confusão ou contusão. Vejam um trecho onde Lucy tenta flertar com seu chefe (que ela chama mentalmente de "Paquera") bem no meio de uma reunião de trabalho:
"Movimentei a perna de modo chamativo e umedeci, de leve, o lábio inferior. Em minha boca, via-se um sorriso irônico. Paquera observou-me de novo. Ergueu a sobrancelha e dirigiu o olhar para minha perna. Eu usava um sapato de salto altíssimo, e talvez ele tivesse um fetiche por pés, pois prestou especial atenção neles. [...] Eu sabia que me arrependeria disso depois, mas inclinei-me na cadeira e passei as mãos de leve por meu lindo corte de cabelo, ao mesmo tempo em que erguia ainda mais a perna. Foi quando percebi por que Paquera sorria, mas, então, já era tarde demais. Eu havia colocado a calça em estado tão catatônico pela manhã, que não notei que a calcinha do dia anterior tinha ficado enrolada na perna direita. Ela passara pelo meu tornozelo, ficara pendurada no sapato e, como eu ainda estava levantando a perna, não houve tempo de pegá-la. Com esse movimento, a calcinha lilás, de lacinho e poá, escapuliu pelo meu pé e voou pela sala, levando o representante a interromper o discurso.  Paquera deu um salto da cadeira e pegou-a antes que caísse no chão.
— Nada mal! — exclamou ele. Fez-se um silêncio pesado. — Bom lance! — Cada miligrama de sangue do meu corpo foi parar no meu rosto. — Obrigado, Lucy. Seu entusiasmo é muito apreciado."
Aproveitando a temática do vício em chocolates, a autora apresenta em alguns personagens outras compulsões, como o vício em drogas, sexo, jogos de azar e, no caso da Lucy, o vício de namorar (e sempre perdoar) um homem galinha.

Recomendo a todos a degustação do livro!
Beijos achocolatados... Elis Culceag.

6 comentários

  1. Hummmmmmmm... deu vontade de ler e de comer chocolate! rs... Tá cumprindo o desafio, né? Parabéns! :0)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Desafio Literário tô cumprindo, já o desafio de não comer chocolate, escorreguei...bjs...Elis.

      Excluir
  2. O título é bem sugestivo e minha está cheia d'água com vontade comer chocolate. Mas falando sério, o livro deve ser uma delícia de ler, pelo que pude notar através da sua resenha. Já marquei nos desejados para ler futuramente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim Maristela, muito divertido e gostoso.
      Beijos... Elis.

      Excluir
  3. Também fiquei com água na boca, confesso! haha Vou procurar mais detalhes, parece ser ótimo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nessa época de Páscoa é uma ótima pedida ;)
      Beijos!!

      Excluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!