[Resenha] Jane Eyre, de Charlotte Brontë

Sinopse: Após ficar órfã, Jane Eyre é acolhida por sua tia, que a trata com crueldade e desprezo. Aos dez anos é mandada para um orfanato e impõe o seu valor pela força de vontade e pelo calor humano. Mais tarde torna-se governanta num velho solar inglês onde conhece o amor e vive o mais intenso e apaixonado drama...

Jane Eyre * Charlotte Brontë (1847)
Ediouro * 1971 * 186 páginas

Jane Eyre era sincera e rebelde. Órfã, acolhida de favor na casa de uma família que não lhe suportava, revidava com altivez os ataques à sua integridade física e psicológica. Era insociável e orgulhosa, atitudes que lhe causavam inúmeros castigos impostos pela Sra.Reed, dona da casa.

Quando foi enviada para viver num internato, conheceu Helen Burns, amiga a qual contou sua história de sofrimentos e confessou seu ódio pela Sra.Reed. Foram duas frases ditas por Helen, que fizeram a diferença na vida de Jane Eyre:
"Vim para instruir-me, e não desistirei antes de alcançar o que procuro."
"- Lastimo que fique recordando, de maneira tão viva, o mal que lhe fizeram - foi a conclusão de Burns. - Nossa existência é breve e não devemos perder tempo relembrando mágoas ou injustiças. Minha crença não me permite ter esses pensamentos. A vingança não perturba meu espírito, a humilhação não me atinge profundamente e a injustiça não me entristece."
Jane passou a focar mais em si mesma e em seus objetivos, e apesar de manter a personalidade forte, conseguiu viver em harmonia por mais 8 anos no internato, 6 como discípula e 2 como professora. Então, certo dia, o espírito inquieto de Jane voltou a imperar e ela decidiu mudar o rumo de sua vida:
"Fui à janela, abri-a e olhei para fora, para o meu pequeno mundo, com seu horizonte estreito de colinas. Tinha a impressão de que se passara um século, desde o dia em que chegara a Lowood, de onde nunca mais saíra. E, repetinamente, me senti cansada... A rotina de uma escola: eis o que, da vida, eu conhecia... Ansiei por liberdade, ou, se não isso, por uma servidão diferente (...)"
A partir daí, acompanhamos a vida de Jane fora do internato, onde ela demonstra ter coragem, garra e integridade, sendo capaz de lutar pelo que acredita ser correto, e guiar-se pelo coração quando necessário.

O romance é ambientado na Inglaterra da era Vitoriana. A narrativa em primeira pessoa é simples e fluída, envolvendo drama, amor e até um pouco de mistério. Gostei muito e recomendo!

Esse livro possui inúmeras edições e já inspirou duas versões cinematográficas, uma americana (1944) e uma inglesa (2011). A versão de 2011, com Mia Wasikowska (Alice no País das Maravilhas) e Michael Fassbender (Bastardos Inglórios) como o casal protagonista, concorre ao Oscar 2012 de melhor figurino. A premiação ocorrerá no dia 26 de fevereiro.


No blog Leituras Brontëanas, há uma vasta documentação sobre a obra de Charlotte Brontë e suas irmãs também escritoras Emily Brontë e Anny Brontë. Lá, descobri que o DVD do filme será lançado no Brasil a partir de 14 de março, inicialmente apenas para as locadoras. Link para mais informações:

Obs: A BBC também produziu uma série baseada nesse livro em 2006, como a Vanilda me lembrou nos comentários, obrigada Vanilda! 

Beijos... Elis Culceag.

31 comentários

  1. Oi,linda!
    Eu não conhecia esse livro mas fiquei babando pela resenha.Super bem escrita e impecavelmente detalhada!Show!
    Vou procurar o livro para adicioná-lo á minha estante.
    Bjs..
    Zilda Mara
    Cachola Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Zilda! Foi muito gostoso escrever essa resenha, agora estou curiosa para ver o filme! Bjs. Elis.

      Excluir
  2. Oi Elis,
    Não conhecia o livro, mas já tinha visto o filme, acho um pouco triste.
    Excelente resenha !!!
    *bye*

    louca por romances

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Marla! O livro tem algumas passagens tristes, mas gostei porque há superação após o drama. Não vi os filmes anteriores, estou esperando o de 2011 ser lançado no Brasil, gosto de filmes que se passam na Inglaterra! Beijos...Elis.

      Excluir
  3. Tenho uma louca vontade de ler esse livro, e essa vontade só aumentou ao saber que ele vai ser adaptado para os cinemas. Já li o livro "O Morro dos Ventos Uivantes" que foi escrito pela irmã da autora de Jane Eyre. Se a Charlotte Brontë escreve tão bem como a Emily Brontë, esse livro é imperdível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruno! Foi meu 1º contato com as irmãs Brontë, vou procurar ler os demais livros delas, fiquei bem interessada após visitar o site Leituras Brontëanas que citei acima. Obrigada pela visita, bjs... Elis.

      Excluir
  4. Gostei muito e já vou passar para as meninas que amam essas histórias para virem comenbtar.

    Eu já havia visto o filme, mas tem tempo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Muito boa a resenha!Não li nenhum livro da Jane Eyre, acho lindas as histórias.

    Beijos e até próxima visita ;)
    http://www.apaixonadaporromances.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Adorei a resenha, Elis! Acabei de me inscrever no Desafio Literário 2012, achei que não poderia mais, mas passei por lá e descobri que posso sim!! Foi ler suas resenhas que me animou! Estou pensando em ler Jane Eyre para fevereiro, me pareceu bem legal! Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju, fico feliz em ter te animado! Mais essa figurinha para trocarmos! Esse livro tem várias edições, umas mais longas, outras mais curtas, acho que você conseguirá achar facilmente.
      Beijos... Elis.

      Excluir
  7. Olha só: eu li esse livro quando tinha 13 anos, ou há mais de 20 anos atrás e me marcou profundamente. Jamais me esqueci dele, uma amiga da escola havia me emprestado. Tempos depois, na faculdade, encontrei o livro na biblioteca e reli, e achei maravilhoso novamente. Não me lembro direito, mas me parece que foi feita uma mini série do livro, que passou na Band, se não me engano... puxa! Agora fiquei saudosista. Belíssima resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Vanilda, eu esqueci de colocar na postagem, mas a BBC produziu uma série baseada nesse livro, não sabia que tinha passado na Band! Obrigada, seja bem vinda ao blog e comente sempre!
      Beijos...Elis.

      Excluir
  8. Ola, esta é minha primeira visita a seu blog, adorei seu blog, nunca li as obras de Charlotte Brontë, mais depois da sua resenha fiquei instigada a conhecer...

    Te convido a visitar e seguir o meu blog também.
    Aguardo sua visita!
    Bjs!
    Mila

    @camilapalm31
    http://dailyofbooks.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mila!
      Obrigada pela visita e comentário, com certeza irei retribuir. Beijos...Elis.

      Excluir
  9. Não conheci esse livro, mas fiquei super interessada nele, gosto muito de livros do gênero. E sobre a série, tbm não sabia.. vou procurar mais sobre :)

    beijos, Camila
    http://www.coffeplusbooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila! Escolhi esse livro "às cegas" para o Desafio Literário 2012, e foi uma grata surpresa, não sabia que era tão bom, e que já tinham sido feitas tantas produções baseadas na obra!
      Obrigada pela visita, beijos...Elis.

      Excluir
  10. Nem acredito que nunca li... Deve ser mesmo muito bom. Não tenho ele aqui em casa, mas tenho "O Morro dos ventos Uivantes", da Emily (não li também #VERGONHA). Mas sua resenha está incrível e me deu vontade de ler...

    Beijos,
    Náh
    http://lerdormircomer.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Náh! Peguei esse livro na biblioteca da minha cidade, talvez você ache também em uma, pois ele teve várias edições ao longo dos anos. Beijos...Elis.

      Excluir
  11. Já li a Emily "O Morro dos ventos uivantes" em inglês e em português. Quero ler a Charlotte agora, já vi este filme é triste e lindo ao mesmo tempo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana! Também quero ler a Emily, que ainda não li, e ver a nova versão do filme! Obrigada pela visita...Bjs.Elis.

      Excluir
  12. Eis uma falha que preciso consertar em meu histórico de leitura. Nunca li Jane Eyre. =(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vivi!
      Também foi a minha primeira vez, e adorei.
      Obrigada pela visita e comentário. Beijos...Elis.

      Excluir
  13. Eu já assisti a série e amei!
    Tenho o livro aqui em casa, mas, infelizmente, ainda não li. =/

    Gostei muito do post! :)

    Beijocas.
    Rafa.
    www.artesaliteraria.blogspot.com

    Ps: Elis, adorei o blog da sua filha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Rafa, perdi a série mas quero muito ver o filme!
      Mamãe coruja também agradece :)
      Beijos...Elis.

      Excluir
  14. Eu assisti ao filme e amei. O livro deve ser muito melhor e eu quero muito ler. Gostei demais da sua resenha, que está ótima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari!
      Assisti ao filme quando foi lançado, também adorei. Mas o livro é bem mais complexo, com certeza. Beijos!

      Excluir
  15. Eu amo demais este livro. Acho perfeito em todos os detalhes :-)
    Sobre as adaptações, existem mais do que as de 44 e 2012. Recentemente baixei uma série de 1983 inglesa e tem minha favorita, de 4 episódios da BBC :-)
    Bj, Aris.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Arismeire!
      Eu não sabia dessa série de 1983, vou procurar, obrigada!
      Beijos... Elis.

      Excluir
  16. Este livro é maravilhos,lindo e com um enrredo impressionante e apaixonante. Não gostei muito do filme , resumiram demais e alguns pontos ficarm sem sentido.

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!