[Resenha] O melhor de mim

O Melhor de mim - Nicholas Sparks

O Melhor de mim - Nicholas Sparks
Sinopse - Editora Arqueiro - 2012 - 272 páginas


Nicholas Sparks me fez passar os dois últimos dias com sentimento de culpa. Em primeiro lugar, comprei mais um livro (tenho vários livros não lidos aqui em casa comprados nos últimos meses). Em segundo lugar, pausei duas leituras já iniciadas para mergulhar nesse romance. E em terceiro lugar, me fez torcer muito pela união do casal Dawson e Amanda, mesmo ela sendo uma mulher casada, mãe de três filhos, me tornando praticamente uma destruidora de lares literária!

"Quando Dawson finalmente a alcançou, apenas abriu os braços e ela se aninhou entre eles, como costumava fazer. Ele a puxou para junto de si, abraçando-a como se ainda fossem o casal de namorados de tanto tempo atrás. Amanda se apoiou contra o seu corpo, sentindo-se de repente uma jovem de 18 anos outra vez.
- Oi, Dawson - sussurrou."

Como sempre, a narrativa do Nicholas foi cativante e envolvente, e a forma como ele cruzou o destino de todos os personagens apresentados foi genial. 

Tendo lido vários livros do Nicholas Sparks além dos dois já resenhados aqui no blog, sabia que tudo seria possível, desde um final mágico e feliz a um final dramático e traumático, com morte de algum personagem principal (#raiva) e sempre muitas de lições de vida. Isso fez com que durante toda a leitura eu tivesse a angustiante impressão de que uma tragédia iria acontecer, alguém iria morrer, meu coração acelerava a todo momento e a leitura foi tensa, parecia que eu estava lendo um suspense e não um romance.

Depois de suspirar com o amor de Jeremy e Lexie em "O Milagre", e vibrar com o amor determinado de Thibault por Beth em "Um Homem de Sorte", chorei muito com o amor de Dawson e Amanda, na mesma medida enorme e cheio de impedimentos. Senti a dúvida e o desespero da Amanda, a solidão, e a noção de inevitabilidade do Dawson.

"Você era minha melhor amiga, a melhor parte de quem eu sou, e não consigo me imaginar desistindo disso outra vez. - Ele hesitou, buscando as palavras certas. - Eu lhe dei o melhor de mim e, depois que você foi embora, nada jamais voltou a ser o mesmo."

O que dizer do final? Muito triste e muito feliz. Frustrante, correto, comovente, realista e esperançoso ao mesmo tempo. Uma parte de mim chorou, a outra parte ficou aliviada, e a terceira parte, estremecida, vai ler agora um livro romântico doce e previsível, para acalmar o coração de tantas emoções vividas nas últimas 48 horas, aguardando o próximo livro do Sparks...


Também quero saber o que vocês sentiram, comentem tá?
Beijos...

47 comentários

  1. Eu ainda não li esse livro, nem sei se vou ler, na verdade tenho um fraco por romances doces e previsíveis e uma aversão por romances que querem me fazer pensar... Puts eu gosto de ler para curtir... Enfim, de toda forma todo mundo fala bem de Sparks, parece que só eu não tenho pressa de ler o que ele escreve!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pandora!
      A escrita do Nicholas é perfeita, a narrativa desliza como manteiga no pão, mas haja coração!!! Beijos linda! Elis Culceag.

      Excluir
  2. O Sparks é um autor que me cativou muito em "Um Homem de Sorte". Além disso, seu estilo de escrita é maravilhoso, acho que cativa qualquer um que esteja disposto a participar de um romance e tanto.

    Fiquei muito curiosa com este livro, principalmente por ter sido lançado pela Arqueiro, isso foi o que eu mais fiquei curiosa! :D

    Amei sua resenha e tenho certeza que ao ler este livro, me apaixonarei!

    Um beijão,
    Pronome Interrogativo.
    http://www.pronomeinterrogativo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thais, eu sou apaixonada pelo Nicholas, a escrita dele mexe muito comigo, é muito humana...
      Obrigada pela visita e comentário, tenho certeza que você vai adorar esse livro! Beijos...Elis Culceag.

      Excluir
  3. Eu vou começar a ler e adoro romances e é por isso que amo os do NIcholas Sparks. Acabei de ler Um Homem de sorte que mais uma vez arrasou.
    Confesso que li rapidinho sua resenha e vou sim ler esse livro romântico, imprevisível e viver essas emoções que tocam meu coração.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois vem repartir todas essas emoções comigo, tá?
      Um beijo e ótima leitura pra você!
      Elis Culceag.

      Excluir
  4. Oi, Elis!

    Acredita que nunca li um livro dele, pois é verdade, cheguei a comprar 2 livros, mas o momento certo para lê-los, parece que nunca chega. kkk

    A sua resenha ficou ótima, pena que fiquei com mais medinho de ler o Sparks.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marilena
      Não tenha medo não, alguns livros dele são mais leves e mesmo os livros mais dramáticos tem uma mensagem de amor e esperança no final, às vezes é bom deixar a emoção rolar...
      Beijos...Elis Culceag.

      Excluir
  5. Oi Elis!
    Acredita que até hoje nunca li um romance de Nicholas Sparks! =x
    Mas depois de "Um Amor para Recordar" - eu assisti ao filme, e amei -, este foi o que mais me chamou a atenção.
    E depois de ler a sua resenha, fiquei ainda mais curiosa para lê-lo. :)

    Amei a resenha! Ah, e entendo perfeitamente este sentimento de culpa em relação aos livros, sempre que compro um livro novo, penso a respeito, tem milhares de livros aqui em casa ainda não lidos! haha

    Beijocas.
    http://www.artesaliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafa
      Você não sabe o que está perdendo rsrsrs!
      Tem livros maravilhosos, mais ou menos dramáticos, se quiser uma dica por qual começar, me manda um e-mail que trocamos informações!
      Obrigada por passar por aqui :)
      Beijos...Elis Culceag.

      Excluir
  6. Oi Elis,
    Eu ainda não li esse livro, mais conhecendo o estilo de NS, sei que o enredo irá me surpreender.
    Ótima resenha!!!
    *bye*

    Louca por Romances

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Marla, e ótimo domingo pra você!
      Bjs...Elis.

      Excluir
  7. Oi Elis!
    Eu não leio NS pq meu ♥ não aguenta, rs... Os livros dele são imprevisíveis... sofro muito. Esse livro então seria um rio de lágrimas pra mim, com certeza. Mas é inegável o talento do autor para compor suas histórias.

    Adorei a resenha!!!

    =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Su!
      Se você sentir vontade de ler o NS, leia "O Milagre", "Um Homem de Sorte" ou o próximo lançamento, "O casamento", que você não vai sofrer muito e são lindos, imperdíveis! Beijos...Elis.

      Excluir
    2. Acredita que sempre vejo O Milagre nas lojas americanas e nunca comprei??? Está anotada a dica, hehe!!! ;-)

      Excluir
  8. Oi Elis
    Eu virei sua fã, desde que percebi que vc sempre escreve sobre o meu autor favorito, eu tinha lido todos os livros dele, eu comecei, pque é uma leitura leve, as vezes sou discriminada pque ele é mais um autor para adolescentes, mas era o que eu conseguia ler o ano passado, na pior época da minha vida, depois não consegui parar de lê-lo, e como diz a minha amiga Joicy, não importa o que seja, importa é ler, e que seja uma leitura prazeiroza, e Nicolas Sparks é. Eu nem sabia que ele tinha lançado esse livro, o último tinha sido Um homem de sorte, que eu tenho. Agora tenho que correr na livraria e comprar este que vc indicou. Valeu pela dica.
    Bjos e um bom resto de domingo.
    http://ashistoriasdeumabipolar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Luciana!
    Acho que o Nicholas Sparks tem o poder de nos falar ao coração, e em cada idade iremos interpretar as palavras dele de uma forma, dependendo da nossa experiência de vida. Além de todo romance e eventual drama, sempre nos traz uma lição de força, perseverança e esperança.
    Você, que tem filhos, vai se envolver muito com essa história. E o próximo livro a ser lançado é maravilhoso, chama-se "O casamento", a história de um casal mais maduro, um homem que deseja reconquistar a sua esposa, um romance belíssimo.
    Beijos e uma ótima semana pra você e sua família.
    Elis Culceag.

    ResponderExcluir
  10. Oi, é a primeira vez que entro no site. Na verdade eu amo ler, e até mais ou menos dois meses atras adorava ler os livros da N. Roberts, e depois que descobri N. Sparks, li simplesmente todos os livros dele em menos de um mes. Comecei a ler " Omelhor de de mim" a dois dias, e confesso que resolvi dar uma olhada na net para ver alguns comentários, pois estou doida para ir dar uma olhadinha no final mas estou me controlando, e apos ler sua resenha, tenho certeza que o final nao será o que estou torcendo. Mas lá vou eu terminar de ler e com certeza chorar mais ainda. Bj. Ah.. voce poderia me indicar algum site, ou e-mails de outras pessoas, assim como eu que adoram um bom romance e ainda acreditam que o amor seja exatamente assim, unico e para sempre ? rs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um prazer te ter aqui no Passional pela primeira vez!
      Talvez o final não seja o que você está torcendo, mas vale a pena chegar lá, você ficará surpresa. Na minha página de blogs amigos há vários blogs especializados em romances, mas se você quiser uma dica mais personalizada, me manda um e-mail (arquivopassional@gmail.com), que poderemos conversar melhor.
      Volte sempre, e se quiser deixar o primeiro nome ou apelido, eu saberei que é você novamente!
      Bjs...Elis Culceag.

      Excluir
  11. oie querida,
    vou passar longe desse livro, rsrsrs.
    Não sou fã dos livros do Nicholas, sempre os acho muito triste, rsrsrs.
    talvez um dia leia esse, mas por enquanto vou passar, rsrs.
    beijos.

    ResponderExcluir
  12. Oi linda!
    Nem todos os livros dele são tristes, alguns tem final feliz (olha eu fazendo campanha para o Nicholas, acho que sou muito suspeita pra falar).
    Na minha opinião, ele pegou essa fama devido aos livros que foram adaptados para o cinema, pois só escolheram os mais dramáticos para isso até agora. Vamos ver qual o tom vão dar para a adaptação de "Um homem de Sorte", que logo estréia na telona!
    Toda leitura tem seu momento, quem sabe um dia?
    Até logo, beijos...Elis Culceag.

    ResponderExcluir
  13. Eita que alguém do blog passou aquiantes de mim, então vai ter duas respostas totalmente distintas com o mesmo nome! hauuahuau

    "EU" adoroooooooooooooooo Nicholas Sparks! Li quase todos os livros deles disponiveis em pt e sempre me apaixono. Este livro, em especial, foi minha leitira neste FDS e está páu a pau com meis dois preferidos do autor - Diário de uma paixão e Querido John.

    Elis ,amei sua resenha, querida! As vezes é até dificil transpor em palavras a emoção de ler um livro de Sparks, né?
    E a gente sofre..... hauuhuau

    Bjus no ♥
    Sabrina - Leituras & Devaneios

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkk
      Sabrina, eu tava achando que o comentário tinha sido seu, achei curioso, viu que eu até fiz campanha pró-Nicholas aí em cima???
      Seu FDS foi intenso hein amiga? Mas a delícia de narrativa vale cada lágrima, não é?
      Beijos...Elis Culceag.

      Excluir
  14. Aiiiii,

    Que eu sofro demais nos livros dele.... Que eu choro rios de lágrimas.... Que fico emotiva.... Depois de Um Amor para Recordar e Diário de Uma Paixão eu simplesmente aboli a leitura de Nicholas Sparks... Mas, confesso que a D. Elis (só para variar) me deixou super curiosa....

    Amei a resenha, o blog está cada dia mais lindo e não vejo a hora de te encontrar novamente!!!!

    Beijokas Mil

    Lan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lan!
      Então você precisa ler "O Milagre" e "A Alquimia do Amor"(que será lançado no Brasil como "O Casamento")para tirar o trauma rsrsrsrs...
      Que saudades amiga!!!
      Beijos...Elis.

      Excluir
  15. Nossa, como é que os romances do Nicholas Sparks conseguem ser tão bons? Tenho que dizer que eles são um pouco previsíveis, mas tem uma capacidade enorme de nos prender nas suas páginas e sempre faz o leitor se emocionar. Realmente esse autor tem um dom. Tenho vários livros dele, e "O Melhor de Mim" já está na lista de "desejados.
    Amei a resenha Elis, mas posso fazer uma pequena crítica construtiva? Você devia falar mais sobre o enredo do livro, sobre a história que ele conta. ;)

    Beijos,
    http://livrosempauta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Bruno!
    É claro que você pode criticar, toda crítica é positiva quando feita com educação, como nesse caso! Eu entendo o que você disse, e até tentei fazer uma resenha, mas achei que a sinopse oficial do livro(fornecida pela editora) já estava revelando até demais, e qualquer coisa a mais que eu colocasse iria virar spoiler. Quando acabei de ler o livro, estava com as emoções tão à flor da pele que resolvi publicar um Relato Passional dizendo tudo o que eu senti.
    Hoje li uma resenha da Sabrina no Leituras & Devaneios a respeito desse livro que eu adorei, achei bem completa, depois dá uma olhadinha lá!
    Resenha da Sabrina
    Obrigada pelo toque e volte sempre!
    Beijos...Elis Culceag.

    ResponderExcluir
  17. A verdade é que nunca li livros desse autor... conheço de nome... tenho duas queridas que são fans dele.


    bjksssss

    JoicySorciere => Blog Umas e outras...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joicy!
      Se você gosta de romances, poderia experimentar...
      Se experimentar, depois me conta...
      Beijos... Elis Culceag.

      Excluir
  18. Olá!!

    Amei sua resenha!!!
    Gostei muito do modo como inicia, de falar que sentiu uma destruidora de lares rsrs, digo isso porque eu quase comprei esse livro essa semana, e acabei preferindo outro (Água para elefantes)pois sinopse meio que me desmotivou... não gostei de saber que ela era casada :x
    Por outro lado, sua resenha me despertou para outro livro... O milagre, vou já ler sua resenha dele, pois é um livro que sempre me despertou curiosidade. Nunca li nada do Nicholas, talvez por já ter assistido à maioria dos filmes baseados em seus livros me senti um pouco desestimulada (o que não é comum no meu caso).

    Em fim, adorei!
    Até mais!!
    :*

    www.aoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi leitora!
      Não sei porque, o Nicholas me faz refletir demais durante a leitura, me revira, me faz pensar "O que eu faria se fosse comigo..."
      Em "O Milagre", você pode aproveitar a deliciosa narrativa do Nicholas sem sofrer muito... espero que goste, depois me conta!
      Adorei a visita!
      Beijos... Elis Culceag.

      Excluir
  19. Elis Baby!!! Tô enlouquecida pra começar a ler esse mas fila tá é grande por aqui tb... O Nicholas arrasa né! Eu acho que ele consegue ter um estilo comercial e ao mesmo tempo tem um conceito interessante na concepção de seus livros. Embora pareca não é facil conseguir a medida certa de drama num romance desse estilo, pra ficar com qualidade, sem parecer novela mexicana e o Nicholas consegue isso com perfeição. já vi muito autor tentando e o resultado foi meio catastrófico...
    Mas enfim... te conto o que achei assim que conseguir um tempinho pra ler!!!
    Bjs!
    Paulinha
    http://memyshelfandmybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paulinha!
      Você tem razão. Ainda me espanta como ele consegue pegar uma situação clichê e transformar numa narrativa dinâmica e até imprevisível! Depois quero saber o achou sim...
      Beijos... Elis Culceag.

      Excluir
  20. Há alguns meses atrás, eu já havia lido todos do Nicholas.

    Mas ai veio uma avalanche de novos livros... Um homem de sorte, o melhor de mim, a escolha.
    Até agora estava resistindo a tentação de me entregar a eles rsrs, buscando uma literatura mais consistente...Mas assumo que em busca de uma crítica sobre o livro, eu sucumbi a sua resenha e VOU COMPRA-LO!
    Haha!Muito boa, lembrei que de vez em quando é bom  nos deixarmos levar, e ter o prazer de ler um livro capas de nos tirar lágrimas e sorrisos!
    Parabéns pela resenha, me tornei fã do blog!
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Oi Gabi!
    Amei seu comentário passional! É isso aí, se entrega garota rsrsrsrs...
    Depois volta e me diz o que achou, OK?
    Beijos... Elis.

    ResponderExcluir
  22. Gosto do jeito envolvente que o Nicholas Sparks escreve, mas estou cansada de ficar triste com a maioria dos finais e confesso que já pensei em não mais nenhum livro dele, porém acabo me traindo e comprando um novo livro. Tenho a impressão que ele tem prazer em matar sempre um dos protagonistas, em deixar o outro protagonista com o coração partido e vivendo do passado. Afff. é demais.
    Em O DIARIO DE UMA PAIXÃO, ok ambos morreram já com 80 e poucos anos, em QUERIDO JOHN, lamentável. Escrevi parao Nicholas Sparks pedindo que a estória continue em um segundo livro com um reencontro, já que não se sabia se Allan viverá por muito tempo. Em O MELHOR DE MIM, não vale novamente triste e olha o que o Dawson sofreu não é brincadeira, não merecia ser feliz um pouco? em NOITES DE TORMENTAS, novamente mata uma dos protagonistas, triste. Em UM HOMEM DE SORTE Nicholas Sparks se redime um pouquinho e deixa o casal juntos, em A ESCOLHA, adoooorei supreendente. Amei tudo,
    Se alguém souber de algum livro do Nicholas Spark, escritor que adoro, que não tenha final triste me avise, porque a partir de agora me recuso a ler qualquer livro dele que acabe comigo.
    Finalmente PARABÉNS ARQUIVO PASSIONAL, MUITO SHOW!  Tânia Bueno - tania@cs4consultoria.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oi Tânia querida, adorei seu comentário/desafabo!
    Olha que você nem citou "As palavras que nunca te direi", nossa! Chorei litros (de soluçar) com esse livro!
    Toda vez que pego um novo livro do Nicholas dá um frio na barriga por essa imprevisibilidade dele, mas é viciante!
    Vou te mandar por e-mail o nome de + 2 livros dele com o final feliz.
    Beijos e adorei sua visita... Elis Culceag.

    ResponderExcluir
  24. O livro O MILAGRE, tem final feliz sim, apesar de que eu ouvi falar que ele fez uma continuação para a historiaque é bem triste.

    ResponderExcluir
  25. Oi Liss!
    O nome da continuação é "À Primeira Vista". Não achei para comprar, mas está no skoob - http://www.skoob.com.br/livro/120778-primeira-vista. Para mim a história acabou perfeita em "O Milagre", se esse outro tem final triste quero não rsrsrs...
    Beijos... Elis Culceag.

    ResponderExcluir
  26. Comprei esse livro mas ainda não chegou, a ansiedade vai a mil por hora. Ainda não li nada do Nicholas, mesmo tendo três livros dele e comprado mais dois que estão pra chegar!
    Como geralmente são histórias intensas, vou intercalar com um romance leve e um comovente.
    Espero gostar muito de O Melhor de Mim.
    A resenha ficou ótima.
    bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ronevia!
      Prepare-se para fortes emoções e para apaixonar-se pelo autor.
      Depois me conta como foi, ok??
      Beijos... Elis Culceag.

      Excluir
  27. Eu tenho esse livro, li ele faz um tempo, ele é meio diferente dos outros mas sei lá muito triste o final, e como você disse um final certo, eu queria que a moça tivesse conseguido...mas e o filho dela né.. uma pena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo Mayara, o livro me deixou num turbilhão de sentimentos e reflexões. Beijos!

      Excluir
  28. Não sou muito fã de Nicolas mas tem alguns livros (como este )que me interesei .Acho que vou ler sim , adorei a resenha . Me animou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adri!
      Eu sou fã desse autor, e O Melhor de Mim foi um dos livros que me deixou numa montanha russa de emoções, vale à pena a experiência, depois me conta ;)
      Beijos!

      Excluir
  29. É o segundo livro que leio do Nicholas, primeiro li " A escolha" (que li com certo receio por conhecer os finais trágicos de seus filmes) e que eu amei, e agora li " O melhor de mim" que ao mesmo tempo que eu amei eu também fiquei frustrada pela vida tão solitária de Dawson, quando terminei chorei muito, ele me cativou de verdade com toda sua história de infância sofrida e preconceitos por nascer em uma família que não tinha nada de semelhante a ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila!
      A história do Dawson é mesmo muito triste, pois sabemos que na vida real isso realmente acontece, algumas pessoas não conseguem desvencilhar-se de suas origens e emergir daquilo que as afunda. É um livro marcante. Beijos!!!

      Excluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!