[Resenha] Dias de Chuva e Tempestade, de Nancy Pickard

Capa do livro "Dias de Chuva e Tempestade", de Nancy PickardSinopse: A professora Jody Linder acaba de receber uma terrível notícia: o homem condenado pelo assassinato de seu pai está sendo solto e voltará para a cidade. Há 23 anos um crime abalou a pacata Rose, uma cidadezinha no interior do Kansas. Hugh-Jay Linder, filho de um rico fazendeiro, foi encontrado morto em casa e sua esposa, Laurie, desapareceu, levantando a suspeita de que ela também teria sido assassinada. Ex-empregado da família, o vaqueiro Billy Crosby foi imediatamente detido e logo condenado: um vestido sujo com o sangue de Laurie estava dentro da sua picape e o chapéu dele foi encontrado na cena do crime. Agora o jovem advogado Collin Crosby quer provar que o pai é inocente e que as evidências foram manipuladas por influência da família Linder. Jody precisa confrontar seus tios e avós para descobrir o que realmente aconteceu naquela terrível noite. Para isso, ela sera obrigada a remexer em velhos segredos de família e a lidar com consequências imprevisíveis.
Dias de Chuva e Tempestade - Nancy Pickard 
Editora Arqueiro - 2012 - 228 páginas
Nesse final de semana, viajei para o Condado imaginário de Rose, no Kansas: aproveitei o clima chuvoso e mergulhei em "Dias de Chuva e Tempestade". Me encantei com as planícies e com a fazenda dos Linder. Senti o cheiro da tempestade, o frescor da chuva, vi raios, ouvi trovões, pisei na grama molhada, e na terra lamacenta que sucede o temporal.

A história começa no presente (2010), nos apresentando Jody Linder, uma jovem mulher de 26 anos, que perdeu os pais aos 3, e acha a felicidade suspeita, pois acredita que "depois da ascensão vem a queda". Ela recebe a visita dos seus tios que vem lhe avisar  sobre a suspensão da pena de Billy Crosby, responsável pela morte dos seus pais.

"[...] Jody estava espantada, embora não sentisse a menor surpresa, pois acreditava que os acontecimentos ruins se sucedem aos bons assim como a vida é seguida pela morte. O segredo, ela concluíra quando mais jovem, era tentar antecipá-los para amenizar o golpe. " (p. 11)
Então temos um salto para o passado (1986), onde conhecemos toda a família Linder e a família Crosby, os acontecimentos que aparentemente antecederam o crime, e o que aconteceu com as famílias depois disso.

O livro continua transitando entre o passado e o presente, revelando aos poucos tudo aquilo que ficou oculto, o outro lado dos personagens e dos fatos. Esse movimento cíclico  combina perfeitamente com a paisagem e os elementos naturais que ditam o ritmo da história, sendo por vezes decisivos.

"Mas e se ele tivesse razão? Seja como for, preciso saber o que aconteceu com minha mãe. Jody se levantou da pedra, colocou a mão contra o sol e olhou em todas as direções. Por que continuo a vir aqui em busca de provas e conforto? Respirou profundamente e achou a resposta no fundo de sua mente: Porque este lugar é enorme e imutável." (p. 145)
Partindo do princípio que Billy Crosby não era o culpado, já que Collin estava tentando provar a inocência do pai, comecei a especular quem seria o real assassino, e formulei três diferentes teorias a respeito. Mas, confirmando minha total inexperiência investigativa (ou a competência da autora), todas elas estavam erradas...

Apesar do livro ser um suspense, o romance  estava lá, meio de ladinho, porém latente e fazendo meu pobre coraçãozinho romântico palpitar e ansiar por mais... Amei o livro, achei o final muito bem concluído, enfim... leitura imperdível, recomendo!


Saiba mais...

O Monument Rocks, no Kansas, foi a inspiração para a autora incluir em sua história o Testament Rocks, no Condado imaginário de Rose, também no Kansas:


"Sob determinada luz, as formações rochosas de Testament Rocks ficavam brancas como conchas do mar. Quando chegava àquele lugar, Jody se sentia como um ponto branco em um quadro-negro, tão vulnerável quanto um coelho que tenta fugir do ataque de um falcão, tão desconfortável quanto se estivesse nua em público."             (p. 137)

Gostaram? Comentem meus amores!
Beijos tempestuosos...
Elis Culceag.

30 comentários

  1. Oi, Elis!

    Adorei a sinopse desse livro!Tem cara de ser ótimo!!!

    Beijos
    Luciana(✿◠‿◠)
    ♪♥ Apaixonada por Romances♥ ♪

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Além da capa ser linda, o livro é ótimo mesmo!
      Bjs...Elis Culceag.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Rá rá rá, é pra ficar mesmo...
      Nunca acerto de quem é a culpa!
      Bjs... Elis Culceag.

      Excluir
  3. Elis!
    Adorei a trama do livro! Parece ser MUITO interessante, acho que vou adorar. Sou louca por livros de suspense e se tem romance no meio, aí sim a coisa fica boa ;) rsrs
    Beijos ;*
    http://coisasdemeninasarteiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Neyla!
      Apesar do foco não ser romântico, torci muito por um certo casalzinho durante a história, e adorei conhecer a autora!
      Beijos... Elis Culceag.

      Excluir
  4. Uiiii, parece ser mara!!!! E fiquei super curiosa, não só pelo suspense em si e todo o mistério em torno dos assassinatos, mas com o romance tb. Eles estão de lados completamente opostos, pelo visto. Deve ser muito legal ver um sentimento mais forte surgir entre eles.... *.*
    Adorei!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Su!!!
      Como eu amo os romances, ficava ansiando as pequenas pitadas que apareciam durante a leitura, e embora o foco não seja esse, ele estava sutilmente presente. Além disso o suspense me amarrou mesmo! Mas é um livro do qual eu não posso falar muito pra não dizer mais do que devo rsrsrsrs.....

      Excluir
  5. Elis, a sua resenha ficou incrível! Me deixou tão curiosa. =)
    Eu esperava uma coisa quando li a sinopse e encontrei outra bem diferente (e incrível) nas suas palavras. Enfim, eu gostei muito do que li, a história conseguiu chamar a minha atenção.
    Ah, e as imagens são lindas! É tão bom nos imaginarmos no lugar onde a história acontece!

    Beijocas.
    www.artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafa!
      Eu me surpreendi com o lirismo contido nesse livro, achei que seria um suspense pesado, mas não foi. Ele é denso, porém muito gostoso de ler!
      Beijos...Elis.

      Excluir
  6. Oi Elis!
    Nunca tinha ouvido falar do livro, mas depois da sinopse e de sua passional resenha, certamente irei incluir na Wishlist de maio! Parece ser bem o meu tipo de livro! Romance e suspense intercalados, e um cenário maravilhoso e até mesmo sombrio como as planícies rochosas do Kansas! A capa também é TEMPESTUOSA! Rsrs...
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi V!
      Eu amei essa capa, ela e o título tem TUDO a ver com o livro...
      Acho que você vai gostar. Será que você descobre o segredo?
      Beijos... Elis.

      Excluir
  7. Oi,Elis!
    Na verdade,eu não curto muito o gênero em questão.Porém,digo que, tenho uma curiosidade em relação a ele só pela capa que me intriga e fascina.Acho ela meio enigmática.Sei lá...rss
    No mais,parabéns pela resenha.
    Bjs!
    Zilda Mara
    Cachola Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Zilda!
      Que capa maravilhosa, não é?
      Escolhi primeiro pela capa, depois pelo título e por fim me convenci quando li o primeiro capítulo no site da editora, e adorei a escolha. Obrigada pela visita!
      Beijos... Elis Culceag.

      Excluir
  8. Elis, flor vou pegar meu selinho, fiquei muito curiosa com esse livro para ser muito muito bom, ai ai sera que o pobre moço condenado era inocente, ai ai que do

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laura!
      Pode pegar sim querida!
      Só lendo pra descobrir rsrsrs...
      Beijos...Elis Culceag.

      Excluir
  9. oi Elis! Super combinando a o trecho retirado do livro e a primeira foto das formações rochosas, heim?

    Não conhecia este livro, mas eu geralmente gosto de suspenses.
    Não é sempre que consigo acompanhar o livro e prever o desfecho, mas quando consigo não deixo de me congratular huauhau Quando não consigo descobrir, fucio feliz também, por ter livro um livro que não caiu no lugar comum. Quem não gosta de se sentir surpreendido?
    Parabens pela resenha, querida.
    Bjus, sabrina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sabrina!
      Adoro ler os livros com o Google Imagens aberto para ir conhecendo os lugares, quando reais... E eu nunca acerto o culpado, mas gosto de ser surpreendida também.
      Obrigada pela visita!
      Bjs...Elis Culceag.

      Excluir
  10. Olá Elis,
    Já tinha ouvido falar desse livro, e já tinha me interessado pela sinopse, sua resenha só fez confirmar que o enredo do livro e super interessante.
    Gosto muito de suspense, e com uma pitada de romance melhor ainda.
    Ótima resenha!!!
    *bye*

    Louca por Romances

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Marla!
      O livro não me decepcionou!
      Beijos... Elis Culceag.

      Excluir
  11. Gostei muito de sua resenha e quero também viajar para o Condado e passar um final de semana vivendo todas essas emoções.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E olha que essa viagem é muito prática: não precisa arrumar as malas, pegar congestionamento, fazer ponte aérea...
      Beijos e boa viagem!
      Elis Culceag.

      Excluir
  12. Elis, que livro maravilho é esse?! Já adicionei na minha lista!
    Adoro resenhas empolgadas! *-*
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk que bom!
      Beijinhos passionais...
      Elis Culceag.

      Excluir
  13. Oi Elis!!

    O livro parece ser super interessante, fiquei com muita vontade de ler!!!

    E que lindo o Monument Rocks! Adoro essas curiosidades que você inclui nas resenhas!! =)

    Beijo

    Ju
    entrepalcoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Gostei da resenha, deu vontade de ler, amo suspense.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Jake, eu gostei muito, li de uma só vez!
      Bjs... Elis.

      Excluir
  15. Amo ler livros que tenham ação, suspense e muitos mistérios. Eu ainda não li esse livro mas só de ler a resenha já estou empolgada. Quero muito ter esse livro para ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maristela!
      Esse livro foi uma grata surpresa para mim!
      Beijos... Elis.

      Excluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!