[Resenha] Axilas e outras histórias indecorosas

Axilas e outras histórias indecorosas - Rubem Fonseca
Nova Fronteira - 2011 - 216 páginas
(Livro impróprio para menores)
Sinopse: Os contos de Axilas e outras histórias indecorosas revelam uma obsessão com a decadência física e com a deficiência em suas mais variadas formas, sempre percebidas por personagens impiedosos consigo mesmos e principalmente com os demais. Fugindo de soluções fáceis, as ágeis narrativas deste livro surpreendem por apresentar uma mescla perfeita de humor e crueldade, temperadas com passagens bem politicamente incorretas.


Recebi esse livro de presente da Editora Nova Fronteira, e quando li o título, pensei tratar-se de um livro de contos eróticos (ô mente podre!). Essa é apenas uma das brincadeiras que o autor faz com nossos pensamentos mais obscenos e perversos, aqueles que a gente empurra de lado tão logo surgem. 

Vou explicar. Você está lendo um conto. Às vezes, basta você sentir a mínima vontade de matar um personagem, xingá-lo, esbofeteá-lo (ou coisa pior), que acontece! (Caramba, o cara é vidente?)

Não é um livro confortável, embora a narrativa em 1ª pessoa seja inegavelmente inteligente. É uma leitura que incomoda, um narrador que nos cutuca e desafia. Um provocador, que às vezes fala diretamente com o leitor, solicitando conivência com seus atos e pensamentos, muitas vezes bizarros. Mas após o choque inicial, o livro me conquistou pela sua peculiaridade.

O livro contém 18 contos inéditos. Não gostei de apenas 4 deles, e alguns finais me "espetaram", mas acho que esse é o objetivo afinal! Os que eu mais gostei foram:

Livre-alvedrio - é a história de um investigador de polícia obcecado por suicidas, em descobrir o mistério indecifrável do porquê alguém se mata. Ele mantém um relacionamento com uma jovem aspirante à escritora, mas, (ou talvez por isso) no meio da história, solta a seguinte frase "escritores gostam de se matar". No final do conto tudo fica claro.

Paixão - esse conto é um pequeno thriller, onde o autor brinca com vários esteriótipos que envolvem a vida dos escritores. O personagem principal é um escritor, que encontra um início no fim...

Para quem curte descrições indecorosas, humor negro, personagens impiedosos, está a fim de ler um livro politicamente incorreto e não se incomoda com alguns palavrões no decorrer do texto, esse livro é uma ótima opção.

Beijinhos Indecorosos o.O

18 comentários

  1. Isso livro não faz muito o meu gênero, mais fiquei curiosa sobre o conto Paixão.
    *bye*

    Louca por Romances

    ResponderExcluir
  2. cacholaliteraria30 de maio de 2012 17:14

    Nossa,Elis..que livro fantástico!! Eu amo contos e adoro Rubem Fonseca. Esse livro já está na minha lista de desejados para o dia dos namorados.Quem sabe,né??
    Mente podre..kkk...boa!!Com certeza, muita gente antes de ler a respeito do livro pensa logo exatamente o que você disse.
    Amei a resenha e só me deixou mais pirada por ele.
    Show!
    Bjs....
    Zilda Mara
    Cachola Literária

    ResponderExcluir
  3. Que bom que gostou Zilda!
    Foi minha primeira leitura desse autor, é totalmente diferente do que estou acostumada a ler, mas fiquei com a "mente aberta" e não me decepcionei! Como ele é sábio... o livro "transpira" experiência de vida.

    Beijos... Elis Culceag.

    2012/5/30 Disqus

    ResponderExcluir
  4. Oi Marla!
    Esse conto tem um final bem inesperado!
    Bjs... Elis.

    ResponderExcluir
  5. Nossa Elis adorei o que você escreveu sobre o livro,e deu até vontade de lê-lo kkkk 
    Muito Boa a sua resenha....
    beijokas....

    ResponderExcluir
  6. Quando vi o nome, pensei em historias de humor. Cada um com seu olhar, hein? Rsrsrs.
    Não conhecia esta obra, mas gostei de saber dela. Pretendo ler agora. Gosto muito de Rubem Fonseca [pelo menos das coisas que já li dele, eu gosto!]

    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oi Lu!
    Achei esse título um barato, dá margem para múltiplas interpretações, não é? Adorei a visita e o comentário! Beijos... Elis Culceag.

    2012/5/30 Disqus

    ResponderExcluir
  8. Oi Ana!
    Fico feliz que tenha gostado :)
    Beijos... Elis Culceag.

    ResponderExcluir
  9. Oi Elis!
    Pelo título, eu tive a mesma impressão que você. rsrsrs Estava esperando os contos hot, hot, hot...kkkkkkkkkkkkkkkkk Acho que por ter lido e outras história indecorosas, minha mente poluída começou a funcionar! rsrsrs
    Gostei bastante da resenha e, pela quantidade de contos que o livro possui, os que vc leu e não gostou são bem poucos. Fiquei bem curiosa.
    Beijos ;*
    http://coisasdemeninasarteiras.blogspot.com.br/ 

    ResponderExcluir
  10. KKKKK Esse título é bem inusitado, dá o que pensar!
    É isso mesmo Neyla, a obra como um todo vale muito à pena!Adorei a visita. Beijos... Elis.

    ResponderExcluir
  11. Oi Elis! :)
    Este livro deve ser bem forte, não.
    Não me lembro de ter lido algum romance ou conto do Rubem Fonseca, mas vou anotar a dica.
    Ótima resenha!

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. É um livro bem forte sim, Rafa. Eu, por exemplo, li uns três contos por dia, mas já ouvi comentários de pessoas que leram tudo de uma só vez! 
    Beijos... Elis.

    ResponderExcluir
  13. Rubem Fonseca é o máximo. Eu não conhecia esse livro dele, é lançamento? Mas desde já posso dizer que esse é meu tipo de livro. Quando eu vi o título, não sabia quem era o autor, nem ao ler a resenha, por algum motivo não reparei mas já achei que ia gostar, sabendo quem é o autor então só posso dizer: Eu Quero!!!!

    ResponderExcluir
  14. Oi Cris!
    Esse livro foi lançado em 2011. Não sei em que mês foi o lançamento, mas esse exemplar que tenho em mãos foi impresso em junho/2011. Se você já conhece o autor, acho que irá amar o livro!
    Beijos... Elis Culceag.

    ResponderExcluir
  15. Oi Elis!!

    Eu gosto do Rubem Fonseca, e acho que teria uma história de amor e ódio com esse livro, mas no final acabaria gostando! rs...

    Beijo!

    ResponderExcluir
  16. É bem por aí, mas é imperdível Jú!
    Beijos... Elis.

    ResponderExcluir
  17. Nossa adoro livros que fazem o leitor meio que interagir e nos revolta ou nos conforta... 

    ResponderExcluir
  18. Oi Maryhelen!
    Esse autor é um provocador, foi uma leitura bem diferente.
    Beijos... Elis.

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!