[Resenha] Musas, de Nora Roberts

Capa do livro "Musas", de Nora Roberts.

Musas
Duas histórias sobre homens que conheceram o verdadeiro amor pela primeira vez... ao encontrarem e se apaixonarem por suas musas inspiradoras.

Nora Roberts * Harlequin Books * 2009 * 420 páginas

Este livro é uma reedição, que traz duas histórias antigas da Nora Roberts, "A Mulher de Sullivan" (1984) e "Ensaio de Sedução" (1982). 

A Mulher de Sullivan (1984)

Sinopse: As mulheres jamais negavam os desejos de Colin. Cass, porém, o deixava intrigado. Apesar de ter uma personalidade forte e uma beleza encantadora, era a inocência dela que o impedia de ser mais incisivo. Como artista Colin dominava todas as técnicas da pintura, mas havia chegado o momento em que, como homem, teria de aprender as sutilezas da arte da conquista... 





Ensaio de Sedução (1982)

Sinopse: Com apenas 21 anos, Hillary Baxter deixou sua cidade no interior do Kansas para buscar a sorte e a fama como modelo em Nova York. Ao ser convidada por Bret Bardoff, dono da revista de moda mais prestigiada do prêt-à-porter, para um ensaio fotográfico com contrato exclusivo, ela sabia quem nem o céu seria o limite para seu sucesso. Havia somente um problema: a cada sessão de fotos, Hillary e Bret se tornavam mais suscetíveis à magia da sedução.



Opinião Passional


Esse livro possui duas histórias leves e sem grandes conflitos, com as quais podemos relaxar a mente numa tarde nostálgica, aproveitando o clima da década de 80, onde não existiam telefones celulares e computadores, as músicas eram tocadas em discos de vinil, as mocinhas eram virgens até o casamento (em teoria, pelo menos) e os mocinhos se debatiam entre satisfazerem seus desejos e respeitarem a honra da mulher, que poderia vir a ser sua esposa. A narrativa é muito gostosa, própria da Nora Roberts, porém é um livro do início de sua carreira, e é inegável que ela se aperfeiçoou muito ao longo dos anos. 

Eu realmente não entendi porque tiveram a equivocada ideia de reunirem num só livro duas histórias tão parecidas. Vejam só a quantidade de semelhanças entre as duas:
* Ambas as mocinhas são mulheres entre 23 e 24 anos, focadas apenas em suas carreiras, lindas e inexperientes, pois sempre evitaram relacionamentos amorosos;
* Ambos os mocinhos são homens ricos e bem sucedidos em suas carreiras, tem as mulheres aos seus pés, são temperamentais e interessam-se pelas mocinhas "apenas profissionalmente" num primeiro momento;
* Os primeiros encontros, nas duas histórias, são inusitados e desconcertantes para as mocinhas;
* Os mocinhos contratam as mocinhas para um trabalho temporário de modelo; a primeira para ser modelo de um quadro, a segunda para um ensaio fotográfico;
* O contato diário profissional e a química existente entre os casais causam uma tensão sexual enorme, e as mocinhas ficam se esquivando dos mocinhos "taradões".
* Em ambas as histórias, em um determinado momento, as mocinhas bebem além da conta, ficam vulneráveis e perdem a inibição, atirando-se para cima dos mocinhos, sendo "poupadas" por eles de perderem suas virgindades, de forma  tão inapropriada.
* Ambos os mocinhos tem ex-amantes que rondam suas vidas, atormentando as mocinhas com insinuações e mentiras.
* As duas histórias acabam em momentos semelhantes na vida dos dois casais. 

Os personagens, cenários e acontecimentos são diferentes, mas todas as semelhanças citadas anteriormente, fazem com que a leitura das duas histórias em sequência diminua o brilho da segunda, dando a impressão de que a autora escreve sempre as mesmas coisas, o que não é verdade. A Nora Roberts é uma das minhas autoras preferidas, e eu adoro a qualidade e a diversidade da sua obra. Recomendo o livro, mas com um intervalo de tempo de leitura, entre as histórias. 

E vocês, leram? O que acharam?
Comentem!
Beijos... Elis Culceag.

13 comentários

  1. Oi Elis!
    Adoro a Nora, é uma das minhas divas *-----* Ainda não li esses livros, mas gostei das histórias e fiquei bem interessada em ler.
    Quanto às histórias serem parecidas, eu já havia notado isso em outros livros. Sou leitors assídua de romances (meu vício) e, se vc reparar, todos possuem uma fórmula mais ou menos parecida. Eu até dou risada quando pego uns vira-vira e as histórias são parecidas. É meio que deja vu! rsrsrs
    Beijos querida ;*
    http://coisasdemeninasarteiras.blogspot.com.br/ 

    ResponderExcluir
  2. Oi Elis, querida! Nunca li os romances de Nora Roberts, mas sempre tive vontade.Adorei a sua resenha, ficou ótima, principalmente a comparação entre estes dois romances.
    Fiquei curiosa para lê-los, e quando comprar o livro seguirei a sua dica. ;)

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. É verdade Neyla!
    Mas a narrativa da Nora é sempre ótima, e dando um tempinho entre as leituras, fica tudo certo! Beijos... Elis Culceag.

    ResponderExcluir
  4. Oi Rafa!
    Se você nunca leu Nora Roberts, te aconselho a ler seus livros mais atuais, para que possa conhecê-la em todo o seu potencial! Meus preferidos são: a Trilogia do Círculo, a Trilogia do Coração, a Trilogia da Magia, a Família Donovan, a Família MacKade, Pecados Sagrados, mas tem muitos outros, a lista é enoooorme rsrsrs...
    Beijos... Elis.

    ResponderExcluir
  5. Não sou muito fã dos livros de NR, apesar de ter gostado do enredo do livro “Segredos”.
    Gostei da sua resenha comparativa e concordo com a Neyla, as autoras sempre seguem a mesma linha de raciocínio em seus romances, que acabam nem percebendo a repetição de algumas cenas ou características de personagens.
    *bye*

    Louca por Romances

    ResponderExcluir
  6. Oi Marla!
    Eu ainda não li "Segredos", mas está na fila, eu adoro a NR!
    Beijos... Elis.

    ResponderExcluir
  7. Oi Elis!! Não conheço não... escolhi livros dela pra Maratona em julho e em janeiro de 2013... pelo menos dois vou ler! =)

    Puxa, eles realmente não fizeram uma boa escolha de histórias pra saírem no mesmo livro... muita coisa em comum, chega a ser absurdo! 

    Ju
    entrepalcoselivross.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Ju!
    A proposta de reunir duas histórias onde as mulheres são as musas inspiradoras dos artistas, num livro de nome "Musas" até faz sentido, mas não achei o resultado legal, para mim a semelhança exagerada entre elas desvalorizou-as. Os dois livros que você vai ler em julho são de uma saga que eu adoro, o de janeiro também é bom, mas é um pouco mais antigo.Beijos... Elis.

    ResponderExcluir
  9. Thais L Cavalcante3114 de maio de 2012 18:58

    Acredita que eu nunca li nada da Nora? Eu fico super curiosa, as pessoas que amam romances a idolatram e eu nem tchum pra coitada! :( Mas em breve isso mudará! Tenho certeza!

    Esses dois livros num só é meio estranho, será que as pessoas não vão se confundir com isso? Ou unir as duas em uma?

    Um beijão,
    Pronome Interrogativo.
    http://www.pronomeinterrogativo.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Thais!
    O livro é composto de duas histórias, uma após a outra, cada história ocupa aproximadamente metade do livro. Elas são diferentes apesar de todas essas coincidências, e não chega a confundir o leitor, só dá a sensação de "já vi isso antes" na leitura da segunda história.
    Para sua iniciação em Nora Roberts, recomendo as Trilogias da autora, são todas maravilhosas, ou os livros que ela escreveu recentemente.
    Beijos e obrigada pela visita!
    Elis Culceag.

    Em 14 de maio de 2012 18:58, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  11. Já li alguns livros da Nora, estes não. Minha decepção foi em Virtude Indecente, por outro lado A Trilogia do Círculo é sensacional, com destaque para O Vale do Silêncio.
    Bjos!!Cidahttp://www.moonlightbooks.net/

    ResponderExcluir
  12. Oi Cida!
    Já li Trilogia do Círculo, mas os livros não eram meus, essa série está na minha lista prioritária de aquisições, simplesmente amei a história e principalmente o Cian!
    Bjs... Elis.

    2012/5/15 Disqus

    ResponderExcluir
  13. Duas, Cian é meu personagem favorito.

    Bjos!

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!