[Resenha] A Escolha

A escolha - Nicholas Sparks

A escolha - Nicholas Sparks
Sinopse - 2012 - Novo Conceito - 303 páginas


Li "A Escolha" e foi maravilhoso. Principalmente o elemento surpresa, pois não tinha lido nada sobre ele. Por isso, não vou revelar aqui o que eu não gostaria de ter sabido antes de ler o livro, ok? Este livro é dividido em 4 momentos:

No Prólogo (ano de 2007), o narrador começa a nos contar algumas coisas sobre Travis. Percebemos que ele está passando por um momento de crise após ter cometido um erro, incerto em relação ao futuro do seu casamento, mas não revela o que, nem porque. Esse é o grande mistério da história. 

Na Parte 1, Travis mergulha em suas memórias e retorna ao ano de 1996, quando conheceu Gabby... Travis era veterinário e trabalhava na Clínica Veterinária da família com seu pai. Tinha uma linda casa à beira-mar, um cachorro chamado Moby, um grupo de amigos e uma irmã que passavam vários finais de semana com ele. Praticava esportes radicais, viajava muito e namorava às vezes, mas nada sério.
"Sua vida, ele pensava às vezes, se parecia com um comercial de cerveja, e, na maior parte do tempo, ele se contentava em simplesmente curtir aquela sensação boa."
Gabby era uma assistente médica, que se mudou para a cidade de Beaufort, aceitando um emprego numa Clínica Pediátrica que lhe permitiria morar perto do namorado até se casarem. Só que eles já estavam juntos há 4 anos, e o pedido de casamento ainda não tinha acontecido, frustrando suas expectativas. Ela sentia-se muito sozinha, sem família ou amigos na cidade e negligenciada pelo namorado, que sempre viajava à negócios e gostava de jogar golfe aos sábados. Geralmente tinha como companhia apenas sua cachorra Molly.
"Gabby sabia que estava estressada. Ela podia sentir o estresse nos seus ombros (...) quando Kevin se fazia de desentendido a respeito do que ela esperava quando concordou em morar mais perto dele. Também não ajudava o fato de que, além de Kevin, ela não tinha realmente nenhum amigo por ali."
Gabby entrou na vida de Travis como um furacão, numa situação muito engraçada que eu não vou contar. A partir daí a atração entre os dois é inegável. Vemos a construção de uma linda história de amor. Fiquei com o coração aquecido e satisfeito, com direito a muitos suspiros...
"Ela estava começando a aceitar a realidade da atração que sentia por ele. Percebia que Travis era muito diferente dela e, mesmo assim, na presença dele, ela sentia a possibilidade de outro tipo de vida, uma vida que ela nunca havia imaginado que poderia ser sua."
Na Parte 2, Travis retorna de suas lembranças e estamos de volta ao ano de 2007, na mesma cena do prólogo. Nessa parte da narrativa, entendemos todo o drama pelo qual ele está passando, e qual é a escolha que precisa ser feita. Senti angústia, compaixão e não cheguei à conclusão de qual seria a melhor escolha no caso dele.
"Mas, se houvesse uma pessoa capaz de responder a qualquer pergunta, Travis perguntaria o seguinte: até onde uma pessoa deveria ir em nome do amor verdadeiro?"
No Epílogo, finalmente a escolha é feita e as consequências são reveladas. Se você quer saber se Sparks atacou novamente matando um dos personagens principais, ou se o final foi feliz, clique aqui.

Essa história transborda amor. Não só o amor romântico, como também entre amigos e entre irmãos. A primeira parte do livro é maravilhosa, mas também foi comovente a forma como os amigos de Travis o apoiaram no momento de crise, e como sua irmã esteve ao seu lado lhe ouvindo e lhe "dando uma dura" quando foi preciso, na segunda parte. A crise uniu ainda mais a família, que não perdeu a esperança, e foi recompensada. Recomendo com certeza.

Nicholas, continuo sendo sua fã Passional =D
Espero seu comentário! Beijos...

41 comentários

  1. Oi,Elis!
    Bem, o que dizer de Nicholas,não é mesmo! Elogios é que não faltam..rsss.Esse livro parece ser lindo e muito emocionante. Estarei lendo-o brevemente. Sua resenha ficou encantadora e super detalhada. Simplesmente, perfeita. Podemos perceber o quanto você se entregou à leitura.
    Amei!
    Bjs!
    Zilda Mara
    Cachola Literária

    ResponderExcluir
  2. Oi Zilda, bom dia!
    Quando leio o Nicholas Sparks, é sempre um mergulho profundo rsrsrsrs... e depois fico imaginando como transmitir tudo isso numa resenha. Adoro a forma como ele fala sobre o amor e a família, fico sempre muito comovida. Fico feliz que tenha gostado.
    Beijos... Elis Culceag.

    ResponderExcluir
  3. Oi Elis,
    O enredo do livro parece ser bem interessante.Gostei também da maneira como você  resenhou o livro, que acabei ficando curiosa e com muita vontade de lê-lo.*bye*Louca por Romances
    Gostei também da maneira como você  resenhou o livro, que acabei ficando curiosa e com muita vontade de lê-lo.
    *bye*

    Louca por Romances

    ResponderExcluir
  4. Awn, suspiros e mais suspiros! *--------*
    Este livro é tão apaixonante, tão carismático e lindo que eu já estou com vontade de relê-lo. haha
    Adorei a resenha, Elis! A história realmente surpreendeu - no bom sentido.

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Linda, LInda, Linda!!!!
    não sei se preciso me manifestar mais que isso!!
    Sortudo (a) de quem ganhar essa promoção...
    Estou amando Um Homem de sorte e logo logo tem resenha dele no blog...

    Beijos Amiga querida!

    Chrys

    ResponderExcluir
  6. Oi Marla!
    O livro é muitíssimo romântico, e também envolve um certo suspense sobre qual seria a escolha do Travis, acho que você iria adorar! Obrigada pela visita :)
    Beijos... Elis Culceag.

    ResponderExcluir
  7. Oi Rafa!
    Esse livro se tornou um querido!
    Beijos... Elis Culceag.

    ResponderExcluir
  8. Eu quero muito esse livro, na boa *-* 

    ResponderExcluir
  9. Oi Elis
    Quer dizer que quando ganhou o livro se lembrou de mim? Eu quero um! Vou correndo amanhã mesmo comprá-lo, e não é uma metáfora, eu vou  mesmo, é o único do Sparks que não li ainda. Obrigada por não esquecer de mim, quanto ao sorteio, eu sou da moda antiga (kkkkkkk), não consigo me adaptar as novidades.
    Bjos.
    Luciana Souza

    ResponderExcluir
  10. Ai, Eliiiiiiis!!!!!!! Esse parece ser um livrão daqueles!!!!! Quero muito!!!!!!!

    =)

    ResponderExcluir
  11. Ah seu post me deixo com mais vontade de conhecer esse autor, sem conta que me deixou com muita curiosidade para saber como é o FINAL.
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi Maryhelen!
    Jura que nunca leu Nicholas Sparks? Este é um ótimo livro para começar, um lindo romance, com um pouquinho de drama e uma pitadinha de suspense... 
    A narrativa dele é uma delícia, adoro! Obrigada pela visita :)
    Beijos... Elis Culceag.

    ResponderExcluir
  13. Muuuito lindo, mocinho TDB fofíssimo!!!
    Bjs... Elis.

    ResponderExcluir
  14. Oi Lu!
    Depois me conta o que achou, ok ;)
    Bjs... Elis Culceag.

    ResponderExcluir
  15. O livro é lindo, virou meu preferido dele :)
    Bjs... Elis.

    ResponderExcluir
  16. Oi Chrys!
    Nem me diga, se a promoção não fosse minha eu ficaria louca pra ganhar kkkkk
    Só tenho dois desses em casa! Um Homem de Sorte já li mas não tenho, quero comprar pois também adorei. Depois vou ler sua resenha.
    Bjs... Elis.

    ResponderExcluir
  17. Aiiin, eu quero muito ler esse livro,
    cada dia que passa me apaixono mais 
    Muito lindo Bjooos

    ResponderExcluir
  18. Oi Gislene!
    Isso porque você ainda não leu as declarações de amor... *suspiros*
    É lindo demais...
    Bjs... Elis Culceag.

    ResponderExcluir
  19. Se for tão lindo quanto as outras obras de Sparks vou adorar =D

    Não cliquei (apesar da curiosidade) pq gosto de me torturar com um misteriosinho rsrs

    Adorei a resenha!

    bjs 

    ResponderExcluir
  20. Saleta de Leitura18 de junho de 2012 05:50

    Olá Elis

     Como fã das obras do Nicholas sei que qual seja a história, se é melhor ou menos melhor do que as outras ela sempre tem um toque especial que único dele. E o amor é seu protagnista principal e isso é que me conquista em cada livro dele.
    Sou super romântica e não tem como não amar. Acabei de ler o livro Segredos e esse então deixou meu coração chorando de tanto amor.(depois leia aresenha na Saleta)

    Beijos
    Irene

    ResponderExcluir
  21. Oi amiga!!
    Você tinha que dizer que tinha um elemento surpresa ?
    Gostei do livro Elis, parece bem mais adulto que os outros que ele tem.
    Depois do Melhor de Mim, vou colocar ele na lista.
    Parabéns pela resenha, tinha que ter o toque passional.

    Bjos!!!

    Cida

    ResponderExcluir
  22. Marinna, achei esse livro o mais lindo até agora...
    Parabéns por resistir ao clique rsrsrs... 
    Bjs... Elis.

    ResponderExcluir
  23. Oi Irene!
    Depois vou ler sua resenha na Saleta!
    Obrigada pela visita :D
    Bjs... Elis Culceag.

    ResponderExcluir
  24. Hahaha
    Tem um suspense sim. O enredo é simples, mas a forma como ele colocou os fatos é que criou o mistério. Me policiei para não revelar nada na resenha rsrsrs... 
    Bjs... Elis.

    ResponderExcluir
  25.  Uma palavra? Maravilhoso.

    O que temos par falar de nicholas Sparks Não é?! O cara é muito foda, rs. Apesar de ter lido apenas esse livro me apaixonei pela escrita dele, realmente maravilhoso. E aquela segunda parte que nos faz derreter todo, srsrs. Quease chorei, sério! Otima resenha, rs.

    @hyuugamarcos - http://mundodosmngas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Obrigada Marcos!
    Nicholas Sparks é um autor muito especial para mim, que bom que você leu e adorou!
    Beijos... Elis Culceag.

    ResponderExcluir
  27. Muito legal a resenha, adoro romances que mostram escolhas radicais nas vidas das pessoas. Abrc!

    ResponderExcluir
  28. Eu gosto muito de Sparks... Porém alguns livros dele me fazem chorar muito! hehehehe E as vezes fico um pouco triste pelos finais! Adorei a resenha!! Eu já li uma outra e sei como se conheceram! Espero que isso não tire o prazer da aleitura!

    ResponderExcluir
  29. Oi Diego!
    E bota escolha radical nisso!
    Bjs... Elis Culceag.

    ResponderExcluir
  30. Oi Gabriela!
    Não tira o prazer não... a surpresa maior vem depois!
    Beijos... Elis.

    ResponderExcluir
  31. Oie... Adorei o seu blog e a resenha. Adoro histórias que retratem sobre o amor, ainda mais quando se fala de família e sobre amizade.

    Bjs
    Niii
    http://amordelivros.blogspot.com.br/ 

    ResponderExcluir
  32. Obrigada Niii!!!
    O Nicholas é um mestre falando em amor, família e amizade!
    Beijos... Elis Culceag.

    ResponderExcluir
  33. Eu preciso ler esse livro, não sou suuuuuuuuuper fã do Sparks, mas os livros dele conseguem me prender a história de uma maneira incrivel

    ResponderExcluir
  34. Oi Vy!
    A Escolha se tornou o meu preferido do Nicholas!
    Seja bem-vinda ao Passional!
    Bjs... Elis Culceag.

    ResponderExcluir
  35. Tenho muita vontade de ler esse livro,parece ser muitoo lindo,como todos no Sparks neh.Sou muitoo fã dele,e com certeza ainda vou ler esse livro.Adorei a resenha,beijoos!!

    ResponderExcluir
  36. Oi J!
    Esse livro tornou-se um dos meus preferidos do autor, Travis é um fofo :)
    Beijos... Elis Culceag.

    ResponderExcluir
  37. Que legal essa resenha....Adorei a sinopse do livro, a historia completa deve ser muito boa.

    ResponderExcluir
  38. Parace ser bom e envolve cachorros!

    ResponderExcluir
  39. Eu até leio livros do Nicolas mas não sou muito fã . Apesar de que este livro tem sido muito elogiado , quem sabe para um futuro proximo...
    Bjs
    Adriana
    http://meupassatempoblablabla.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  40. Nossa.... vou começar ler este livro já! A sua resenha foi muito bem construída, amei! Adoro os livros do Nicholas Sparks mesmo quando ele assassina meu personagem favorito...kkkk

    ResponderExcluir
  41. Amei sua resenha pois ela realmente estimula a vontade de poder ter nas mãos o livro resenhado. Curto os livros de Nicholas Sparks apesar da angústia de saber que raramente irá acontecer um final feliz!!

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!