[Resenha] Julieta, de Anne Fortier

Capa do livro "Julieta" de Anne Fortier

Julieta - Anne Fortier
Editora Arqueiro - 2010 - 448 páginas

Vocês sabiam que segundo a autora, a primeira versão de Romeu e Julieta não foi escrita por Shakespeare? Que a história de amor mais trágica de todos os tempos aconteceu de verdade em Siena, no século XIV? Baseando-se em fatos históricos, Anne Fortier apresenta-nos uma obra ficcional, onde Julie Jacobs (do século XXI) embarca numa mistura de jornada pessoal, caça ao tesouro e tentativa de quebrar uma maldição que dura mais de 600 anos!

Julie era uma moça introvertida, acostumada a ser coadjuvante de sua irmã gêmea Janice (extrovertida, espaçosa e arrogante). Para não ter que lutar constantemente por seu espaço, resignou-se a estar sempre em segundo plano.
"Sempre que estávamos juntas num cômodo, todos os refletores viravam-se imediatamente para ela e, mesmo estando bem a seu lado, eu era apenas mais uma pessoa na plateia. Com o tempo, entretanto, fiquei à vontade em meu papel."
Devido ao fato de sua mãe e avó terem morrido jovens, tinha a sensação de que o mesmo aconteceria com ela, e sentia-se incapaz de traçar planos para o futuro. Criada pela tia-avó Rose, juntamente com Janice, Julie acreditava que no futuro se sobrevivesse herdaria metade da fortuna de Rose. Sendo assim, seu mundo vira de cabeça para baixo quando, com a morte de Rose, Janice herda a casa e Julie recebe apenas uma carta, um passaporte e uma chave, além de ficar sabendo que seu verdadeiro nome é Giulietta Tolomei.
"O mundo que eu conhecia pertencia a Janice e a mim não restara nada além do conteúdo de um envelope pardo. Sentada ali no avião, relendo a carta de tia Rose, acompanhada por um copo plástico de vinho acre, de repente me ocorreu como eu estava completamente só."
Julie parte então para Siena, na Itália, em busca de suas raízes e do suposto tesouro que sua mãe teria encontrado por lá. Pela primeira vez na vida ela terá que confiar somente em si mesma para desvendar o quebra-cabeças de pistas deixadas por sua mãe num cofre de banco, na forma de um caderno de notas, uma brochura de Romeu e Julieta de Shakespeare, um crucifixo de prata e diversas cartas e textos.

"Julieta" é um livro especial, dividido em Atos e cenas. As cenas acontecem ora no presente, (onde Giulietta é a narradora em 1ª pessoa), ora no passado (em 1340, com a narração em 3ª pessoa). No início de cada cena há uma citação de Shakespeare, que de alguma forma tem a ver com o que está acontecendo, seja na Siena do século XXI ou do século XIV.

Nesse livro todos os personagens são bem trabalhados, e nem sempre são o que parecem ser... Há romance e suspense, presente e passado, cultura, ancestralidade, maldições e reviravoltas, assim como o livre arbítrio e a possibilidade de cada um tomar as rédeas do seu destino. Sem falar nas cenas de ação dignas de filme! Não sei se suspirei mais com o Romeo Marescotti de 1340 ou com o Romeo moderno, mas sem dúvida suspirei!!!
"Nunca saberei quanto tempo durou nosso beijo. Foi um daqueles momentos que nenhum cientista jamais consegue reduzir a números, por mais que se empenhe. Só sei que, quando enfim o mundo voltou rodopiando, vindo de algum lugar agradavelmente distante, tudo estava mais luminoso do que nunca e valia mais a pena. Foi como se todo o cosmos houvesse passado por uma reforma exorbitante desde a última vez que eu o olhara... ou talvez eu nunca tivesse olhado direito."
Amei e recomendo, muitíssimo!

Saiba mais...

Siena é uma cidade na região da Toscana, Itália, universalmente conhecida pelo seu patrimônio artístico e pela notável unidade estilística do seu centro histórico, classificado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade. A Siena atual tem um aspecto muito semelhante ao dos séculos XIII-XIV.

Durante toda a narrativa, são descritas (de forma perfeita) diversas partes de Siena, e é muito interessante ver as fotos dos lugares no Google Imagens, para completar a visualização das cenas.

Piazza del Campo em Siena, na Itália
Piazza del Campo

Palazzo Pubblico em Siena, na Itália.
Palazzo Pubblico
Gostaram? Comentem amores...
Beijos... Elis Culceag.

29 comentários

  1. Fiquei com vontade de ler inteiro!!!
    Parece ser um livro bastante interessante, cheio de mistérios a desvendar!
    Adorei!!!

    Bjos *.*

    ResponderExcluir
  2. GabrielaLaganowskiReis17 de julho de 2012 10:31

    Gostei da resenha! Não sou fã do clássico Romeu e Julieta. Mas essas novas versões que recontam ou que trazem a tona os personagens clássicos são bem interessantes, eu curto!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Gabriela! Esse livro da Anne Fortier é totalmente inovador e surpreendente!
    Beijos... Elis Culceag.

    ResponderExcluir
  4. É sim Mara, em cada esquina uma nova pista e várias reviravoltas durante a trama, adorei!
    Beijos... Elis.

    ResponderExcluir
  5. Oi Elis!!!
    Muito legal a capa desse livro, eu achei muito bonita.
    Interessante esse Palazzo Pubblico, eu acho muito legal quando uma história acontece em um lugar que existe de verdade.
    Amei a sua resenha!!!
    Beijinhos Samantha Culceag

    ResponderExcluir
  6. Obrigada Sá!
    Esse livro tem um conteúdo muito legal, aprendi muita coisa sobre a cultura e história de Siena com ele! Beijos... Elis.

    ResponderExcluir
  7. Já li um livro sobre Julieta recentemente, e prefiro esperar até ler este!! Mas ele parece realmente interessante! Parabéns pela resenha! Está ótima como sempre! =)
    Ah, e Elis, como você faz para colocar essas imagens linkadas no blog? Ex: as editoras parceiras...
    Colocá-las todas juntas e com link.
    É um código?
    Obrigado!
    http://www.livroserabiscos.com

    ResponderExcluir
  8. Obrigada V!!!
    Te respondo via e-mail.
    Beijos... Elis.

    ResponderExcluir
  9. Oi Elis!

    Tenho muita curiosidade em relação a este livro, uma versão diferente do maior romance de todos os tempos.

    Já li o de Shakespeare, e confesso que por ser em formato de peça teatral não é muito atrativo, então aposto neste, já que sua resenha foi bem positiva.

    E claro que as fotos foram o diferencial.
    Bjos!!

    Cida

    ResponderExcluir
  10. Me passa este código também, que o meu não está muito bom.

    Bjos!

    ResponderExcluir
  11. Oi Cida!
    A narrativa é ótima, tanto nas cenas do século XXI, quanto nas cenas do século XIV. E as cenas do século XIV contam o que seria a verdadeira história de Romeo Marescotti e Giulietta Tolomei, então tem várias diferenças da versão escrita por Shakespeare. Vale a pena conferir!
    Beijos... Elis Culceag.

    ResponderExcluir
  12. Adorei a sua resenha!
    Ainda não li o livro,mas em breve vou ler ;)
    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  13. Na última leva de livros que comprei pensei em comprar esse, mas fiquei com receio. Sua resenha me deixou ansiosa, parece o tipo de história que vou AMAR. Parece encantadora, ainda mais quando inclui essas "voltas ao passado", coisa que adoro.

    Vai pra lista de desejados, com certeza.

    Beijos
    Jessica
    http://meandmybookcase.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Jéssica!
    Pode comprar sem medo rsrsrs... ele tem romance e suspense na medida certa!
    Beijos... Elis Culceag.

    ResponderExcluir
  15. Oi Elis! 
    Tenho uma queda enorme pela Itália, haha. E gosto muito de Romeu e Julieta! Então este livro já chamou a minha atenção. Ah, e capa também é muito bonita. 

    Nossa, amiga. Eu não sabia disto, é novidade! Mais um ponto positivo para o livro. 
    Amei sua resenha, vou incluí-lo na minha lista! \o/

    Beijocas, querida. =*
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi Rafa!
    Nossa, se você curte a Itália vai amar esse livro, é muito interessante tanto como ficção como relato histórico e cultural daquela região.
    Obrigada pela visita!
    Beijos... Elis Culceag.

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem!! Adorei a sua resenha, mas ainda não tenho  curiosidade para ler o livro, mas quam sabe eu mude de ideia alguma dia rs. Até o próximo post!Lucianahttp://www.apaixonadaporromances.com.br/ 

    ResponderExcluir
  18. Sou apaixonada por livros que retratam Romeu e Julieta de um ponto de vista diferente.
    Já tinha ouvido falar nesse livro e sua resenha só reforçou minha curiosidade.
    Obrigada pela visita.
    Bjos
    Rafa :)
    Blog Melody
    http://rafaacarvalho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Lu!
    Que bom que gostou, até a próxima...
    Beijos... Elis Culceag.

    ResponderExcluir
  20. Gostei desse jogo entre passado e presente, parece ser um livro cheio de referências interessantes. Embora eu não seja muito romântica acho especialmente atraente o fato de a história se passar na Itália e o elemento de suspense também aumenta a atração. Acho que vou gostar.

    ResponderExcluir
  21. marla almeida da conceição20 de julho de 2012 15:06

    Como fã da obra original, fiquei curiosa, sobre essa nova adptação.
    Ótima resenha!!
    *bye*
     
    Louca por Romances

    ResponderExcluir
  22.  
    Como fã da obra original, fiquei curiosa, sobre essa nova adaptação.
    Ótima resenha!!
    *bye*
     
    Louca por Romances
     

    ResponderExcluir
  23. Oi Cris!
    Por ser um livro que agrega vários elementos, Julieta consegue agradar tanto quem gosta de suspense como quem gosta de romance histórico, acho que você vai curtir. 
    Beijos... Elis Culceag.

    ResponderExcluir
  24. Obrigada Marla!
    Pra quem curte o tema, é uma adaptação surpreendente.
    Beijos... Elis.

    ResponderExcluir
  25. Oi Renata!
    Depois que ler me diz o que achou!
    bjs... Elis.

    ResponderExcluir
  26. Eu já tava com vontade de ler esse livro, mas depois dessa resenha com certeza lerei (: Adorei saber que tem passado e presente, e também as cenas de ação, eu adoro livros cheios de ação ^..^ definitivamente preciso ler esse livro! E saber um pouquinho mais sobre Siena também foi muito bom, ótimo post, sério! 

     Agente já postou outra resenha lá, quer ler? http://falleninme.blogspot.com/ desde já obrigada!
                       - Mica

    ResponderExcluir
  27. Oi Camila!
    Sabe que esse livro daria um ótimo filme?
    Vou lá sim, beijos!!! Elis Culceag.

    ResponderExcluir
  28. Não gostei muito do livro, mas a resenha é ótima. Adorei.
    http://oh-cherry.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!