[Resenha] O Casamento

O Casamento - Nicholas Sparks

O Casamento - Nicholas Sparks
Sinopse - Editora Arqueiro - 2012 - 224 páginas


Wilson definitivamente ama sua mulher e sua família. É um homem trabalhador, íntegro e responsável. Nunca foi um romântico, nem sua mulher esperava isso dele, mas no decorrer do seu casamento dedicou-se demais ao trabalho, e aos poucos ele e sua esposa Jane foram se afastando. A falta de intimidade entre os dois ficou evidente quando Leslie, a mais nova dos três filhos do casal, foi para a faculdade e restaram somente os dois na enorme casa, separados por um abismo de silêncio.

"Talvez tenhamos nos acostumado com esse estilo de vida, mas, quando nossos filhos já não estavam mais lá para governar nossas vidas, parecíamos impotentes para preencher os espaços vazios que haviam surgido entre nós."

Então, quando cometeu o erro fatal de esquecer-se de seu 29º aniversário de casamento, Wilson percebeu que poderia ter perdido o amor da esposa, e que sua relação estava em risco. Com o aconselhamento de seu sogro Noah, Wilson finalmente elabora um plano de ação para reconquistar Jane. 

"Ao olhar para ela, ao reparar pela primeira vez na forma distraída como ela relanceou os olhos para o lado e na postura inegavelmente triste de sua cabeça, de repente percebi que não tinha certeza de que ela ainda me amava."

O Casamento é narrado em 1ª pessoa pelo próprio Wilson. Ele alterna a narrativa entre o passado distante (contando como ele e Jane se conheceram, se apaixonaram e se casaram há 30 anos), passado recente (explicando como o relacionamento deles se deteriorou) e o presente, narrando o que ele está fazendo para reconquistar Jane, sua ajuda nos preparativos para o casamento da filha Anna, e como suas novas atitudes vão repercutindo na vida do casal.

Curiosamente, pelo menos no que se refere a Sparks, esse livro não contém drama, tragédia ou suspense. Leia sem medo da "maldição do Nicholas" rsrsrs... Mas não dispense o lencinho de papel... há cenas lindíssimas que me encharcaram os olhos mais de uma vez. A presença de Noah (Diário de uma paixão) na história é muito bonita.

E a surpresa fica por conta da própria surpresa que Wilson prepara para Jane em seu 30º aniversário de casamento, *suspiros e mais suspiros* vou fazer meu marido ler esse capítulo de qualquer jeito, toda mulher merece uma surpresa daquelas...

"Mas acabei entendendo que amar é mais do que resmungar três palavrinhas antes de dormir. O amor é sustentado por ações, pela constante dedicação às coisas que um faz pelo outro diariamente."

Essa é uma história simples e muito real, que pode acontecer com todo casal. Até o jardim mais maravilhoso torna-se cheio de ervas daninhas pelo descuido... Porém, da mesma forma que enquanto há vida e um bom jardineiro há salvação, num relacionamento, enquanto há amor e uma boa dose de boa vontade existe a possibilidade de salvar a relação. Como não poderia deixar de ser, mais uma linda história de amor, família e amizade de Nicholas Sparks

*Você sabia que...

O casamento é um follow-up para Diário de uma paixão?
O casamento foi inspirado por alguns casais anônimos que Nicholas conhece bem?
O romance é ambientado na cidade da Carolina do Norte em que Nicholas vive agora?

"Esta história estava fermentando em minha mente, e comecei a pensar sobre o tema do amor e da renovação. Em outras palavras, eu quis criar uma história de amor entre um casal, em que o marido decide cortejar sua mulher novamente. Eu pensei que esta seria não só uma história original para os leitores, mas que eles poderiam achar relevante também. O casamento é, ao mesmo tempo, uma das experiências mais maravilhosas e frustrante na vida das pessoas. Num casamento, ninguém é perfeito, e o casamento de ninguém é sempre fácil. Por estas razões, considero haver uma grande nobreza nas pessoas que trabalham para melhorar sua união e fazer o seu melhor para manter o romance em seu casamento." (Nicholas Sparks)


Gostaram? Comentem pessoal!
Beijinhos bem-casados...

36 comentários

  1. Bom dia, Elis! =)

    Sua resenha está incrível! 
    Já li "O Casamento", gostei, mas não tanto. Esperei demais e não deu certo. =/
    Concordo contigo sobre a surpresa! O final é muito lindo e romântico!

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Rafa!
    Toda leitura é uma coisa pessoal. Esse livro para mim foi especial e emocionante, pois estou com meu marido há 18 anos, já vivemos muitas das experiências relatadas na história. É um livro focado no relacionamento de um casal e na rotina que o envolve, acredito que quem viveu ou vive um relacionamento longo irá se identificar bastante com o enredo. 
    Beijos... Elis Culceag.

    ResponderExcluir
  3. GabrielaLaganowskiReis2 de agosto de 2012 12:59

    Eu amo Sparks, com um sem a assombração que leva esse nome! hehehehe Estou com ele aqui e será minha próxima leitura da Arqueiro!

    ResponderExcluir
  4. Renata (do blog Escuta Essa)2 de agosto de 2012 13:22

    Muito lindinha a sua resenha!

    Ainda não li esse livro dele,masestá na minha listinha de leitura ;)
    Beijinhos
    Renata 
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  5. Desta vez sem sustos Gabi!
    Comeu o docinho? Delícia hein??Bjs... Elis Culceag.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada Renata!
    Bjs... Elis Culceag.

    ResponderExcluir
  7. Olá.
    Gostei muito de seu blog,muito bom mesmo,parabéns.
    Sabia que agora seu blog pode aparecer em um Portal.
    Isso mesmo,entrou no ar o mais novo Portal de blogs da internet,um portal que divulga as melhores postagens de blogs da internet.
    É rápido,fácil e não precisa cadastro, e o melhor de tudo,é grátis.
    Você é nosso convidado especial.
    Até mais

    ResponderExcluir
  8. Oi,Elis!
    Tenho muita vontade de ler esse livro. O enredo parece bem legal e o fato de não ser mais um dramalhão de Sparks, não tira o mérito do autor. Logo, o livro merece todos os elogios.
    Ótima resenha,flor!
    Bjs
    Zilda
    Cachola Literária

    ResponderExcluir
  9. Esse é mais um dos vários livros do Nick que quero ler.
    Amei a resenha, foi a primeira que li sobre o livro
    Tem Meme pra vc lá no blog :)
    Rafa :)
    Blog Melody
    http://rafaacarvalho.blogspot.com.br/ 

    ResponderExcluir
  10. Oi Elis!
    Você conseguiu expor muito bem a magia deste livro. Achei um livro maduro e bem elaborado.
    Concordo com você , o jardim deve ser cuidado sempre, a vida é um grande jardim.

    Bjos!

    Cida

    ResponderExcluir
  11. Oi Zilda!
    Esse livro trata de um tema (O casamento) que todos nós já vivemos, seja observando os nossos pais, ou em nossos próprios relacionamentos, então com certeza tocará o coração de muitas pessoas, principalmente de românticas como nós. Depois me diz o que achou do capítulos 15 e 16!
    Beijos... Elis Culceag.

    ResponderExcluir
  12. Oi Rafa!
    Adoro memes, obrigada...
    Livro lindo, não perca essa leitura!
    Beijos... Elis Culceag.

    ResponderExcluir
  13. Oi Cida!
    Você é uma das flores do meu jardim!
    Beijos... Elis Culceag.

    ResponderExcluir
  14. Adorei a resenha!
    Estou com muita vontade de ler esse livro...
    Espero que eu consiga logo, adoro Nicholas Sparks

    ResponderExcluir
  15. Elis,
    Me emocionei lendo sua resenha, mesmo ainda (frise-se ainda) não tendo lido o Diário de uma paixão!
    Eu não sabia destas curiosidades que vc postou no final, apenas que era continuação!
    Eu adoro os livros do Nicholas, pois além de todo o romance, eles têm mensagens lindas, como esta que vc postou: " O amor é sustentado por ações, pela constante dedicação às coisas que um faz pelo outro diariamente"

    Ameeeiiii

    Beijos

    PS: Amei o foguinho!!!

    ResponderExcluir
  16. eu li  Diário de uma paixão e creio que se o casamento for a metade do livro que citei ja posso preparar os lenços e me emocionar muito.Esse trecho que você coloucou do proprio Nicholas falando do casamento foi tocante, e eu digo e repito: Nicholas Sparks eu sou fã de coração, quando leio algo dele no fim do livro sempre tiro algo que posso usar na minha vida

    ResponderExcluir
  17. Oi Chrys!
    Nicholas sempre me emociona, e eu tento passar isso para a resenha.
    Minha filha me perguntou: 
    "-Tá chorando, o livro é triste?" e eu disse:
    "-Não. é que é lindo demais..."
    Beijos... Elis Culceag.

    ResponderExcluir
  18. Oi Thaila!
    Diário de uma Paixão é um dos poucos livros do Nicholas que eu não li, mas isso não atrapalhou a história, adorei a cortesia e a sabedoria do personagem Noah, já em sua fase bem idosa... Imagino que para quem leu o livro anterior será ainda mais emocionante. E gostei muito do personagem Wilson, apesar de sua mancada inicial. Amo a forma como Sparks transmite as mensagens de amor e amizade. 
    Obrigada pela visita :)
    Beijos... Elis Culceag.

    ResponderExcluir
  19. Nossa eu fiquei muito curiosa pra saber que surpresa foi essa que Wilson preparou para esposa. Eu não li Diário de uma Paixão, mas assisti o filme. Adorei seu desfecho quanto as ervas daninhas e um bom jardineiro...disse tudo. Beijos

    ResponderExcluir
  20. OW!!! Que lindoooooo!!!
    Maravilhosa essa resenha!!
    Amei!

    Bjkas

    Alessandra Tapias
     http://www.topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi Paty!
    O Nicholas sempre dá um jeitinho de fazer uma surpresa para os leitores, e dessa vez foi uma surpresa boa, acho que toda mulher vai suspirar nessa parte!
    Beijos... Elis Culceag.

    ResponderExcluir
  22. Obrigada Ale!!!
    Beijos... Elis Culceag

    ResponderExcluir
  23. Oi Elis!
    Estou super ansiosa para ler esse livro! Tô com Diário de uma paixão aqui para ler e pretendo fazer isso ainda esse mês, para poder pegar logo O casamento.
    Sua resenha ficou ótima, só aumentou ainda mais a minha vontade de ler *-*
    Beijos ;*
    http://coisasdemeninasarteiras.blogspot.com.br/ 

    ResponderExcluir
  24. Mais um para minha coleção do Nicholas.
    Estou esperando ganhar ou comprar.

    ResponderExcluir
  25. Oi Neyla!
    Não li Diário de uma paixão, e isso não prejudicou minha leitura de O Casamento, mas concordo que ler os dois na sequência deve ser mais emocionante no que se refere ao personagem  Noah.
    Beijos... Elis Culceag.

    ResponderExcluir
  26. Oi Elisama!
    Comecei minha coleção do Nicholas há pouco tempo e estou amando :)
    Beijos e uma ótima semana... Elis Culceag.

    ResponderExcluir
  27. Elis
    Não precisa dizer que vou ler O Casamento e já estou lendo Diário de uma Paixão , pois ainda não tinha lido. Está na minha estante e vou deixando para depois. Adoro ler suas resenhas, mas confesso que pulei algumas partes para não ficar muito ansiosa.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  28. Está perdoada Irene, quando se trata de Sparks, também eu gosto de ler o livro primeiro e ver as resenhas depois! Quando ler o livro, me diz o que achou!
    Beijos... Elis Culceag.

    ResponderExcluir
  29. Oi Elis, li este livro e o achei maravilhoso e surpreendente. Nicholas fugiu um pouco ao que se propõe. É uma história agradável e envolvente. Quando você o indicou para mim, pois eu já estava cansada e infeliz com o final de alguns livros do Nicholas, apesar de adorar/amar a forma como ele escreve, fui imeditamente a Livraria Saraiva e fui a primeira a comprar o livro que ainda estava no estoque e nenhum exposto na Loja. A sua dica foi fantástica, adorei o livro. As pessoas vão se surpreender com a relação genro e sogro, absolutamente linda. bjs

    A propósito você tem idéia qual será o próximo livro dele a ser lançado no Brasil?

    ResponderExcluir
  30. Oi Tania!
    Que barato, você foi a 1ª a comprar!!!
    Fico feliz que tenha gostado :)

    Bom, você perguntou sobre o próximo lançamento, e fui pesquisar (porque nem eu sabia rsrsrs), chama-se: "Um Porto Seguro", e será lançado pela Novo Conceito, já está no site da editora, dá uma olhadinha:

    http://www.editoranovoconceito.com.br/livros/detalhe/9788581630045,Porto-Seguro,-Um-_-Nos-momentos-mais-dif%C3%ADceis,-o-amor-%C3%A9-o-%C3%BAnico-ref%C3%BAgio 

    1º capítulo - http://www.editoranovoconceito.com.br/arquivos/pdf/9788581630045.pdf

    Descobri também já está sendo produzido o filme baseado nesse livro, e que irá estrear em 8 de fevereiro de 2013 nos EUA. Os atores Josh Duhamel e Julianne Hough serão o casal principal.

    Notícia fresquinha pra você hein!
    Beijos... Elis Culceag.

    ResponderExcluir
  31. Serie sincera eu sou louca com o Nicholas Sparks, depois que eu li o livro o Diario de uma paixão, fique alucinada com seus livros, nem e meu estilo preferido, mas com certeza me surpreendeu.
    Quando eu vi o lançamento do livro O casamente eu fiz de tudo para ganhar o livro, e lendo a resenhas, ai sim fui atras do meu.

    Sua resenha mostra como os personagens são bem construido, e o que aconteceu a um casamento quando uma das partes esquece que deve se importa com pequenos detalhes, estamos sempre tão focados nas grande coisas, que esquecemos que um bom dia, uma flor sem motivo, um cafe especial ou somente um bilhete pequeno pode mudar o dia de uma pessoa, e foi o que o Wilson fez ele esquece detalhes ao seus olhos pequenos e aos olhos de sua mulher grandes, esse livro me fez analisar por que casamento de hoje acabam tão rápido. Eu amo livros que me fazem pensar e resenhas que me deixam curiosa, parabéns Elis pela linda resenha desse livro.

    ResponderExcluir
  32. Oi Letícia!
    Fico feliz em conhecer mais uma fã do Sparks, deixando um comentário super passional por aqui, adorei!!!
    Sem dúvida Casamento é uma coisa que dá trabalho... além do amor, são preciso pequenos esforços no dia-a-dia para que tudo continue bem!
    Nicholas Sparks sempre nos traz ótimas mensagens e reflexões, naõ é?

    É um prazer ter você aqui no passional!
    Beijos... Elis Culceag.

    ResponderExcluir
  33. Amo os livros do Nicholas Sparks! As histórias são emocionantes!
    Meus preferidos são: A Última Música e Diário de uma Paixão. Agora estou super ansiosa para ler este!
    Parabéns pelo blog!
    Beijos1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Débora!
      Então com certeza você vai amar rever o Noah em "O Casamento"!
      Seja bem-vinda ao Passional =D
      Beijos... Elis.

      Excluir
  34. Demorei um pouco para iniciar a leitura desse livro, toda vez que o pegava acabava desistindo achando que ñ ia gostar, mas quando resolvi encará-lo ñ me arrependi, gostei muito do livro.
    Te seguindo!
    bjus
    reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!