[Resenha] O Vale do Silêncio

O Vale do Silêncio - Nora Roberts

O Vale do Silêncio - Nora Roberts
Trilogia do Círculo - Livro 03
Sinopse - Bertrand Brasil - 2012 - 350 páginas


O Vale do Silêncio é o 3º volume da Trilogia do Círculo, e consegue a façanha de ser ainda mais espetacular que os antecessores da série. À medida que a guerra contra o exército da rainha vampírica Lilith se aproxima, outros conflitos ocorrem nos corações de Moira e Cian.

Moira não é apenas uma rainha. É uma guerreira, integrante do círculo de seis escolhido pela deusa Morrigan para fazer frente aos vampiros na batalha que acontecerá no dia de Samhain, no Vale do Silêncio, nas terras de Geall. Mas ela também é uma mulher, que deseja amar e ser amada, e ter um motivo a mais pelo qual lutar. Entre as obrigações reais, os protocolos que precisa seguir, o trauma pela perda da mãe, o treinamento das tropas, a logística da guerra e os sentimentos que tem por Cian, Moira precisa manter a cabeça fria e estabelecer prioridades. 

"Morrigan disse que esta é a hora do conhecimento. Sei que minha vida teria menos sentido se eu não o amasse. Quanto mais vida, maior e mais dura será a luta para mantê-la. Portanto, tenho outra arma dentro de mim. E eu a usarei."

Cian não é apenas um vampiro. É um predador letal que, à despeito da sua condição, prefere conviver com os humanos do que se alimentar deles. Um cara que, por trás da máscara de indiferença e ironia, esconde a melancolia de séculos de solidão, e tenta negar um amor imenso que julga impossível concretizar, pois conhece mais do que ninguém a fragilidade da vida humana.

"Acreditara que sua força de vontade o livraria disso. Mil anos, pensou, afundando-se nela, e o macho ainda se iludia achando que podia controlar a fêmea. Ela o estava conduzindo agora e, à sua maneira, sempre o estivera conduzindo para aquele momento desde o primeiro instante."

E quando o vulcão explode...

"Moira surpreendeu-se de o ar entre eles não virar fumaça; imaginou como era possível que eles simplesmente não tivessem irrompido em chamas. Isso era fogo, no sangue, nos ossos."

Enquanto isso, os integrantes do círculo descobrem que o Vale do Silêncio será um elemento de dificuldade a mais no confronto iminente: trata-se de um lugar negro, que inspira maldade, pois foi o palco de uma guerra entre deuses e demônios de uma antiga era, que resultou em um mar de sangue, encharcando a terra profundamente.

"E, quando baixou o olhar, o solo cruel do campo de batalha espalhou-se logo abaixo. Seu silêncio total foi um grito de violência. Queimou-o por dentro como aço derretido, brilhante e escuro, profundo e primitivo. A grama assemelhava-se a lâminas silvestres e afiadas, as pedras, à morte brutal. Então, até mesmo elas davam passagem para buracos negros e cavernas onde nada ousava rastejar. Protegido por montanhas, o solo amaldiçoado esperava por sangue."

Se o primeiro livro foi o mais mágico e explosivo, e o segundo livro o mais doce e descontraído, esse último livro com certeza é o mais intenso, inteligente e arrebatador de todos. E quando você pensa que tudo acabou, Nora Roberts ainda nos brinda com uma surpresa final que me deixou daquele jeito: lágrimas nos olhos, sorriso no rosto e suspiro no peito.

Apaixonante! Super recomendo!

Trilogia do Círculo



Saiba mais... 


Na Trilogia do Círculo, desde o começo, o confronto entre as forças do bem e do mal está marcado para acontecer no dia de Samhain. Mas o que é o Samhain?

Samhain (pronuncia-se Sou-ein), festejado em 31 de outubro no hemisfério Norte e em 1º de maio no hemisfério Sul, é o Ano-Novo dos Bruxos. Os Pagãos consideram Samhain como a noite mais mágica do ano. Esse dia sagrado é conhecido por inúmeros nomes. Para muitos, talvez, o mais conhecido seja Halloween.

Essa é a noite em que o véu que separa o mundo material do mundo espiritual encontra-se mais fino e o contato com os ancestrais torna-se mais fácil. É o dia ideal para honrar os mortos, tempo de lembrarmos com amor aqueles que partiram para o outro lado, por isso é chamado de a Festa Ancestral. 

O costume norte-americano de vestir-se com trajes típicos e sair pelas casas dizendo "Trick or treating", nas noites de Halloween, é de origem céltica. Grande parte da tradição do Halloween, do Dia de Todos-os-Santos e do Dia de Finados pode ser associada ao Samhain.

(fonte: WICCA, a religião da Deusa de Claudiney Prieto)

E já que, apesar de estarmos no Hemisfério Sul, incorporamos essa festa no dia de hoje:
Feliz Dia das Bruxas!


Beijos...

16 comentários

  1. Oi Elis, achei o primeiro volume da série o mais chatinho, talvez por ter sido uma introdução, não sei, mas felizmente os outros eu adorei e este último para mim foi o melhor.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rose!
      Como eu adoro bruxas, eu já gostei do primeiro volume, mas sem dúvida a série veio num crescente que culminou com um ótimo encerramento!
      Beijos e um ótimo feriado pra você... Elis.

      Excluir
  2. Oi Elis! este livro fecha a série com chave de ouro, a melhor escrita por Nora. Aqui temos o destaque para o melhor casal, a Moira mostra ser uma grande mulher. Eu também chorei. Adoro sua pitada cultural no final das resenhas.

    Bjos!!

    Cida

    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cida!
      Que bom que você curtiu ;)
      A Moira e o Cian nos encantam... que coisa mais linda *-*
      Beijos amiga!

      Excluir
  3. Oi Elis! Ainda não tive chance de ler nenhum livro da autora, mas pretendo ler em breve. Tive que pular sua resenha por conta de que quero ler a série, então, não quer nenhum spoiler, quanto menos souber melhor. Assim como Aghata Christie, Nora Roberts é uma famosa escritora super recomendada.

    http://leituramagnifica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aninha!
      Corra, leia Nora Roberts e depois me conta, tenho certeza que você vai gostar, principalmente das Trilogias.
      Um grande beijo... Elis Culceag.

      Excluir
  4. Renata (do blog Escuta Essa)1 de novembro de 2012 02:13

    Oi Elis,
    Ainda não li essa série da Nora, mas parece ser muito legal.
    Sua última frase "lágrimas nos olhos, sorriso no rosto e suspiro no peito" me tirou as últimas dúvidas que eu tinha se iria ou não gostar da serie.
    Caramba preciso comprar essa série com urgência

    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Renata!
      Já peça pro Papai Noel rsrsrs...
      Beijos querida!

      Excluir
  5. Adorei saber sobre Samhaim e foi um ótima escolha pstar a resenha do últimolivro da trilogia do Círculo da Nora Roberts. Realmente sendo o último livro não podia deixar de fazer chorar o leitor. Parabéns pela resenha. Feliz Halloween

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Irene!
      Espero que seu Halloween tenha sido mágico *-*
      Um ótimo feriadão amiga =D
      Beijos... Elis.

      Excluir
  6. Que imagem linda... Muito fofa *-*
    Enfim, desde que você comentou comigo sobre esta trilogia que eu fiquei SUPER curiosa. Achei bem criativo e instigante. Já está na minha lista! :)
    Amei sua resenha, amiga!

    Beijocas =* Saudades.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Rafa, leia sim, é uma série inesquecível!
      Saudades tuas também... beijos... Elis.

      Excluir
  7. Fiquei pensando mesmo o que era Samhain! rs... Ainda bem que você contou pra gente! hehe... Gostei da história da trilogia, descobri a Nora graças à maratona de banca (e a você por tabela, né), virei mega fã no primeiro livro que li. Espero arrumar um tempinho pra ela no ano que vem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, imaginei que geraria curiosidade! Nora Roberts é tudo de bom, não é Ju!? Tem um livro dela sendo sorteado na promo de aniversário, boa sorte!
      Beijos... Elis.

      Excluir
  8. Eu ainda não tive a oportunidade de ler nenhum dos livros da trilogia mas espero fazer isso em breve. A resenha é maravilhosa e eu amei cad linha dela. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Maristela, a série vale cada centavo investido ;)
      Beijos!

      Excluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!