[Resenha] Um Porto Seguro

Um Porto Seguro - Nicholas Sparks

Um Porto Seguro - Nicholas Sparks
Sinopse - Novo Conceito - 2012 - 416 páginas


Um Porto Seguro começa no ritmo suave da pacata cidade de Southport, na Carolina do Norte. A narrativa é em 3ª pessoa, apresentando Katie e Alex em suas vidas cotidianas, onde conhecemos as rotinas e os anseios dos dois. 

"Katie calçou seu único par de tênis, um All Star velho. As gavetas da cômoda estavam quase vazias e praticamente não havia comida na cozinha, mas, ao sair de casa e encarar o Sol que brilhava do lado de fora enquanto caminhava para o supermercado, ela pensou: "Esta é minha casa". Respirando fundo, sentindo o perfume dos jacintos e de grama recém-cortada no ar, ela sabia que não era tão feliz assim há anos."
"Mesmo assim... havia uma possibilidade, ele imaginava. Outra mulher despertava seu interesse, embora ele não soubesse quase nada a seu respeito, exceto que era solteira. Ela vinha à sua loja uma ou duas vezes por semana, desde o começo de março. (...) Ela mantinha a cabeça baixa enquanto andava pelos corredores de verduras e legumes, como se tentasse passar despercebida, como um fantasma em forma humana. Infelizmente, para ela, aquilo não funcionava. Ela era atraente demais para não ser notada."

Nicholas Sparks irá matar algum personagem principal dessa vez? #medo

A Morte dentro de uma narrativa literária pode significar uma transformação, uma reviravolta, a mudança inevitável ou necessária dentro do enredo. Mas pode ser o ponto de partida! Nesse livro, a morte não é algo que ocorre no final; está presente o tempo todo, definindo o estado mental, emocional e conjugal de Katie e Alex já no início da trama.

A primeira morte é metafórica. Trata-se da morte dos sonhos de Katie. Tudo aquilo que ela planejou para sua vida, os seus sonhos, foram destruídos. Ela precisa fugir daquilo que sua vida se transformou, daquele que a transformou. Esse é o motivo pelo qual está em Southport. É o motivo pelo qual ela é uma mulher assustada e nervosa, que tenta passar despercebida entre as pessoas, sem criar laços.

A segunda morte é física, e aconteceu antes do início da narrativa. Sabemos que Carly, a esposa de Alex faleceu, o que determina o estado inicial do nosso protagonista masculino: viúvo de um casamento onde havia muito amor, com dois filhos pequenos para criar e uma solidão imensa. Carly, ainda que morta, exerce surpreendente e arrepiante influência na história.

Mas o que une Katie e Alex não são as fatalidades, e sim a luta por uma vida melhor. Alex é um homem que procura de todas as formas fazer seus filhos felizes. Vê em Katie a possibilidade de uma relação afetiva que julgava perdida... Já Katie procura tranquilidade, isolamento físico e emocional, ou seja, Alex tem que ir aproximando-se lentamente.

A partir do momento em que Alex rompe as barreiras de Katie, ela começa a contar a sua história para ele. Conhecemos o antagonista da trama, cuja mente violenta e doentia assume o comando de alguns capítulos esporádicos. É aí que a coisa pega. Kevin corporifica-se trazendo toda a sua obsessão, negatividade, violência e loucura. Os fantasmas do passado materializam-se, e o tranquilo romance transforma-se em um thriller de suspense.

"Ele não se lembrava de ter quebrado dois dedos da mão dela, embora fosse óbvio que aquilo havia sido obra sua. Mas não a deixou ir para o hospital por uma semana inteira, não até que os hematomas do rosto dela pudessem ser disfarçados pela maquiagem."
"Ela havia desaparecido de novo. (...) Ela tinha que voltar para casa, porque ele não conseguia encontrá-la. Ela poderia viver sua vida feliz e despreocupada novamente e ele não iria lhe bater, socar, estapear ou chutar se ela entrasse pela porta da frente, porque sempre fora um bom marido."

Por outro lado, Josh e Kristen, filhos de Alex, são muito fofos e trazem leveza e inocência para a história. O contraponto também manifesta-se na forma de Jo, uma inesperada vizinha que entra na vida de Katie, tornando-se sua amiga e conselheira.

"Ela tinha uma amiga, uma amiga de verdade, alguém que ria e fazia piadas com as estrelas, e não tinha certeza se queria rir ou chorar por causa daquilo. Fazia muito tempo que não vivia nada tão tranquilo e natural."

Alex e Katie precisam enfrentar os fantasmas do passado e os problemas do presente, para que possam viver o seu amor plenamente, construindo um futuro para eles e as crianças.

Nesse livro, Sparks aborda temas pesados como a violência doméstica e a obsessão, mas o clima não pende para o drama, e sim para o suspense psicológico. Alternando, porém, momentos de delicadeza, harmonia familiar, romantismo (sempre presentes na obra do Nicholas) e até um toque sobrenatural, é um livro delicioso, que me fez refletir, me arrepiou e surpreendeu positivamente. Tive vontade de abraçar o Alex, brincar com as crianças, tomar uma caneca de vinho com a Katie e dar um corretivo no Kevin. Enfim, me envolvi pra caramba com a história e foram 2 madrugadas mergulhadas em Um Porto Seguro.

Recomendo... SEGURAMENTE!

#MomentoTodasGritam: Vai ter filme!!!

O filme Safe Haven estreia em 8 de fevereiro de 2013 nos EUA,
protagonizado por Julianne Hough e Josh Duhamel.
\o/ Eu vou!!! Aqui no Brasil, é claro!

Gostaram pessoal? Eu amei! 
Comentem! Beijos...

46 comentários

  1. eu nem preciso dizer que amo Sparks, e esse livro aguardo ansiosamente para qyue ele chegue pois comprei na americanas por umvalor baixissimo! Toda a historia que ele escreve tem um poder de reflexão inacreditavel, faz imaginar e tirar lições. A sua resneha foi muito bonita e ja me deixou com mais vontade de ler e me emcionar com o livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Thaila!
      Esse foi um dos melhores livros do Sparks que li, você vai adorar!
      Beijos... Elis.

      Excluir
  2. Oi, Elis!

    Bela resenha,achei interessante a história e olha que não sou fã do autor, mas com certeza está na lista de desejos. E vou lê antes de ver o filme hehehe

    Bjs
    Lulu
    Apaixonada por Romances

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lulu!
      Leia sim amiga, e depois me conta se foi surpeendida!
      Beijos... Elis Culceag.

      Excluir
  3. Acho tão chato quando um personagem que eu adoro morre. Pior que quase sempre acontece! :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também Marina!
      Mas nesse livro acabei a leitura muito feliz ;)
      Beijos... Elis Culceag.

      Excluir
  4. Oi Elis! Vamos assistir então? Rss

    Elis imaginei mais um belo romance melado, mas saber que tem um toque de suspense, me deixou muito curiosa, afinal Sparks arriscou por um campo que aprecio demais e preciso saber como ele se saiu.
    Ótima resenha amiga.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos assistir com certeza Cida!
      Ainda mais com o Josh fazendo o Alex, ô delícia!
      Beijos...

      Excluir
  5. Elis, já sabe que adorei este livro não é? Nicholas é fantástico e foi fundo na pesquisa, falamos sobre isto. Sua resenha impar e impecável, tanto que até me deu vontade ler o livro novamente. Bjs Tania (tania@cs4consultoria.com.br)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tania!
      Foi muito legal ouvir sua opinião sobre os distúrbios do Kevin, saber que a pesquisa do Sparks foi bem feita e aprofundada. Esse livro é daqueles que depois que você descobre o final dá vontade de ler novamente sob outro ponto de vista, não é?
      Farei isso com certeza!
      Beijos querida =D

      Excluir
  6. Oie Elis querida =)
    Menina, gostei da tua resenha e fiquei até com vontade de está lendo o livro, mas ainda tenho trauma dos livros do Sparks, fiquei decepcionada, porém se ler Meu querido Jonh que tenho aqui e gostar darei outra oportunidade para o autor.
    Beliscões carinhosos da Máh-
    Felicidades nos Livros
    Coisas que me Acontecem
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria!
      Não sei qual livro te traumatizou minha linda, mas eu daria uma chance para "Um Porto Seguro" com certeza, sem falar que é o penúltimo livro escrito pelo autor, e contém uma escrita mais madura que os primeiros.
      Beijos flor!!!

      Excluir
  7. Oi Elis,
    Não sabia que tinha um suspense psicológico nesse livro, caramba, com certeza vou querer ler logo!! Pensei que a história era mais romântica e totalmente doce... (acho que foi um pouco ela capa, que é tão linda e romântica)!
    Perfeita a sua resenha
    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata!
      A história realmente começa romântica e doce, duas pessoas se conhecendo, se descobrindo... mas tem uma reviravolta louca com muitas surpresas até o final.
      Beijos... Elis.

      Excluir
  8. Oi Elis!
    Pretendo iniciar essa semana a minha maratona Nicholas Sparks. Tô com uns 3 livros dele aqui para ler e Um porto seguro é o mais aguardado de todos *----*
    Eu adoro o autor e esse livro parece ser tão diferente do estilo melosinho, já estou bem curiosa. Preparando um lençol e um balde, pq pelo visto lencinhos não serão suficientes para armazenar as lágrimas. rs
    Beijos ;*
    http://coisasdemeninasarteiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau, maratona Neyla!
      Boa viagem amiga, acompanharei suas resenhas, beijos!

      Excluir
  9. Que demais esse livro! Eu quero é ver o filme, será que ficou bom?
    Mais um pra lista do Sparks!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que sim Cristiane, babei no trailer!
      Beijos... Elis.

      Excluir
  10. O único livro que li deste autor, até o momento, foi “O Caderno de Noah”, inclusive é o mais procurado/desejado do Nicholas Sparks e quem o tem guarda como tesouro, não troca nem empresta para ninguém.
    Pretendo ainda ler “Um Porto Seguro” devido às muitas resenhas positivas divulgadas.
    Não sou o tipo de pessoa que quando gosta de um livro sai à procura de todas as obras publicadas do autor para ler. Antes, leio a sinopse e as resenhas de vários leitores para avaliar se o enredo desperta interesse e minha curiosidade.
    Com a narrativa da sua resenha fiquei com mais vontade de ler.ઇઉ.¸¸.*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mirian!
      Entre os livros que mais gosto do autor estão "O Casamento", que é a continuação da história de Noah, mais precisamente da filha dele, mas ele aparece bastante no livro. E agora "Um Porto Seguro" entrou para a lista de favoritos. Leituras recomendadíssimas ;)
      Beijos... Elis.

      Excluir
  11. Eu só li um livro do Nicholas Sparks até agora e gostei muito, embora não possa dizer que sou fã do autor, afinal um livro é muito pouco para isso, eu acho que vou gostar muito desse também, o tema é interessante e com um escritor de talento como ele certamente rendeu um livro que vale a pena. Já está na lista de desejados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris!
      A leitura vale muito a pena, nos proporciona uma gama de emoções e surpresas que não posso revelar aqui, mas depois que ler me diz o que achou, ok?
      Beijos!

      Excluir
  12. Comprei este livro, mas ainda não li. Apesar de gostar do Nicholas Sparks, sempre fico apreensiva com seus livros. haha
    Sua resenha me deixou mais animada para lê-lo. :)
    E com certeza eu irei assistir Safe Haven! Josh Duhamel é muito amor! *-----* haha
    Adorei a resenha, amiga!

    Beijocas. =*
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafa!
      Se anima sim amiga, leia sem medo e depois me conta o que achou.
      Beijos!

      Excluir
  13. Oiee Elis, tudo bem?
    Não curti muito o livro não :(
    Acho que falta novidades nos livros de Nicholas, fica na mesmice o que não me encanta na leitura.
    Mas para um final de semana foi bom ler ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helena!
      Que pena que você não curtiu tanto.
      Beijos!

      Excluir
  14. Oi Elis!
    Eu sou super fã do Sparks e esse livro é um dos que já está aqui na minha pilha de próximas leituras. Não sei, os livros dele me encantam e me emocionam. E pela sua resenha já vi que com Um Porto Seguro não vai ser diferente.

    Bjs!

    Books And Movies

    ResponderExcluir
  15. Esse livro é uma delícia né? Sparks tem me surpreendido muito com seus livros!!! Amooo! Gostei demais desse livro, entrou para meus preferidos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi!
      Também me surpreendi com o final, e favoritei =D
      Beijos amiga!

      Excluir
  16. Elis amiga essa Um Porto SEguro do nosso amado Sparks é bom demais ! Não precisa nem falar muito que já sei que é mais um para colocar na lista dos preferidos. Esta aqui na minha frente para ler e estou quase furando a fila .
    Para béns pela resenha que é ótima e o traler do filme só veio deixar a gente com mais vontade!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Irene!
      O Sparks sempre fura fila aqui em casa rsrsrs... vale a pena amiga, história intensa, tenho certeza de que irá gostar. Depois vou conferir a resenha na Saleta ;)
      Beijos... Elis.

      Excluir
  17. Ahh eu gostei do livro, mas não achei tão bom quanto os outros, até pq foi o único dele que eu não chorei... Kkkkkk mas o desenvolvimento é legal e o final também!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Naah!
      Eu já sou ao contrário, os meus preferidos são os que não me fizeram chorar tanto: O Milagre, O Casamento e Um Porto Seguro.
      Beijão!!!

      Excluir
  18. Vou ler o livro e depois assistir ao filme.Nossa boa resenha fiquei com vontade de ler Um Porto Seguro e descobrir porque Katie aparece de repente na cidadezinha será que ela estava fugindo de alguém?
    E como vai ser o romance dela com o Alex
    Nicholas Sparks conquistou milhares de Fãs ao redor do mundo,seus livros são repletos de momentos diferentes:romance,paixão,casamento,relacionamento,família,superação,escolhas,dúvidas,vida X morte...
    Seus livros transformaram-se numa verdadeira febre,alguns foram parar nas telas do cinema.
    Como leitores quando estamos lendo um livro de Nicholas,temos os mais diversos sentimentos,amamos os personagens,torcemos,às vezes xingamos,odiamos o final,até falamos o que faríamos de diferente no livro.
    As capas de alguns livros são um show à parte,criativas e bonitas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Vanessa, passamos por vários tipos de sentimentos durante a leitura, uma verdadeira montanha-russa! Beijos!

      Excluir
  19. Nossa ouço falar desse autor a séculos (kkkkk), mas não li nenhum livro dele ainda, não leio muito livros na 3° pessoa, mas tenho certeza de que esse livro é fantástico!
    Ótima resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!
      Apesar da narrativa ser em 3ª pessoa, ela é bem próxima ao leitor, você deveria experimentar o Nicholas. Esse livro, por exemplo, mostra o ponto de vista de 3 personagens: Alex, Katie e Kevin. Depois me conta o que achou ;)
      Beijos!

      Excluir
  20. Aiii esse livro parece ser lindo!!
    Daqueles bem emocionante de tirar o fôlego... aliás o Sparks nos emociona sempre...
    Quero muito ler esse, to ansiosa por ele! hehehehe

    beijoss..

    ResponderExcluir
  21. Ganhei esse livro do Nicholas em um sorteio, mas até agora não li! Vejo muitas resenhas boas sobre ele, mas isso não me surpreende, adoro os livros desse autor e as histórias que ele consegue criar, elas sim, me surpreendem!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jullyana!
      Essa história é muito especial, mal posso esperar para ver o filme!
      Beijos... Elis.

      Excluir
  22. Eu ainda não li este livro mas tenho lido cada vez mais resenhas positivas sobre ele , sem contar essa capa que é linda demais. Com certeza vai para a minha lista de leitura.
    Bjs
    Adriana
    meupassatempoblablabla.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Nicholas é nota 10! Seus livros sempre são excelentes. Ainda não tive a oportunidade de ler esse. Mas, já vai para minha meta de leitura.
    Ameii a sua resenha. Já vi várias em outros blogs e a sua também está ótima.
    Parabéns pelo blog =*

    ResponderExcluir
  24. Se tem uma coisa que eu amo é livro e se tem outra coisa que eu amo é o Nicholas Sparks porque ele sabe como fazer um romance, é um dos melhores livros que eu já li de autoria dele, um dos que mais me prendeu e que eu li mais rapidamente. Uma verdadeira paixão pelas historias dele. Adorei seu blog, já está nos meus favoritos.

    Meu blog: www.umcontainer.com

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!