[Resenha] Destino

Destino - Ally Condie

Destino - Ally Condie
Trilogia Destino - Livro 01
Sinopse - Suma de Letras - 2011 - 240 páginas


Destino trata-se de escolhas ou da falta delas? Num futuro onde o governo, denominado Sociedade, decide tudo, Cassia é uma jovem que sempre seguiu as regras, mas possui a mente pulsante, e assim como o avô, faz pequenas escolhas diferentes dos demais, quando raramente lhe são permitidas.

"Nunca mais vou ver este vestido, o meu vestido verde. Eu soube no momento em que o vi que era o que eu queria. Quando fiz a seleção, a mulher no centro de distribuição de vestimentas sorriu depois de bater o número - 73 - no computador.
- Este era o que você tinha a maior probabilidade de escolher - disse ela. - Seus dados pessoais indicavam isso, assim como a psicologia geral. Você já escolheu coisas que não são da preferência da maioria antes."

Ao descobrir um erro no microcartão que recebeu no Banquete do Par, a confiança de Cassia na Sociedade é quebrada, e os questionamentos vem em cascata, inundando tudo o que foi certeza um dia. Apesar da Funcionária confirmar que Xander é o par correto, seus pensamentos se voltam a todo momento para o segundo rosto que apareceu no microcartão, o rosto de Ky.

"Desde o dia do erro com meu Par, não sei mais qual é minha verdadeira vida. (...) É como se eu tivesse visto pela primeira vez que a vida poderia tomar diferentes trilhas, assumir diferentes direções."

O segundo ponto de mudança na vida de Cassia é o Banquete Final do avô. Na Sociedade, todos morrem ao completar 80 anos, recebendo uma homenagem no último dia de vida. Em seus últimos momentos a sós com a neta, o sr. Reyes entrega à ela um pedacinho de papel contendo palavras preciosas e proibidas.

"- Cassia - sussurra. - Eu estou te dando algo que você ainda não é capaz de compreender. Mas acho que vai compreender um dia. Você, mais do que ninguém. E lembre-se: você tem o direito de questionar."

Essas palavras, um poema proscrito, passam a ser o segredo de Cassia e Ky, que vivenciam uma comunhão de almas, intelectos e desejos proibidos.

"Assim que você deseja alguma coisa, tudo muda. Agora eu quero tudo. Mais e mais e mais. Quero escolher meu trabalho. Casar com quem eu escolher. Comer torta no café da manhã e correr numa rua de verdade, não num rastreador. Ir rápido quando quiser e devagar quando quiser. Decidir quais são os poemas que eu quero ler e quais as palavras que quero escrever. Há tanta coisa que eu quero. Sinto isso com tanta intensidade que sou água, um rio de quereres, recolhido na forma de uma garota chamada Cassia."

Em Destino, a ação mental é intensa, quase podemos ouvir as engrenagem do cérebro de Cassia agitadas, se rebelando. Pelo rumo que as coisas tomaram, espero grande mudança de ritmo no segundo volume da trilogia, com muitas cenas de ação, já que em Destino quase não as temos, devido às medidas restritivas adotadas pela Sociedade, onde até as horas de recreação são planejadas e monitoradas. 

Os personagens, embora jovens, são muito maduros. Os conflitos pelos quais eles passam são realmente significativos, geram empatia e reflexão. Mesmo com toda a manipulação exercida pelos Funcionários, Cassia, Ky e Xander fizeram suas escolhas, mantiveram-se leais entre si e agiram de acordo com os seus princípios. Isso me encantou, assim como a narrativa linda, doce, quase poética.

Não fazer escolhas é, por si só, uma escolha.

Trilogia Destino


1. Destino (2011)
2. Travessia (2012)
3. Conquista (2013)


"O recipiente dos comprimidos. (...) A luz dos postes atravessa as janelas, amortecida. É o suficiente para que eu veja os comprimidos ao abrir a tampa e espalhá-los na cama. (...) O misterioso comprimido vermelho. O azul que nos ajudará em caso de emergência, porque nem mesmo a sociedade controla a natureza o tempo inteiro.
E o verde.
A maioria das pessoas que eu conheço tomam o verde de vez em quando. Antes de uma prova difícil. Na noite do Banquete do Par. Em qualquer ocasião em que precisem se acalmar. Você pode tomá-lo uma vez por semana sem chamar a atenção dos Funcionários.
Mas eu nunca tomei o comprimido verde.
Por causa do Vovô."

Gostaram? Comentem! Beijos...

25 comentários

  1. Já está chegando o Natal
    ‘*’
    ‘*’ ‘*’
    ‘*’ ‘*’ ‘*’
    “””U”””
    Quero ser uma das primeiras pessoas a lhe enviar uma árvore de Natal.
    Tenha um fim de semana abençoado.
    Bju
    Toninha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Toninha, uma ótima semana pra você também, beijos!

      Excluir
  2. Me identifiquei com a cassia temos algo em comum que achei diferente de todos os livros.

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto muito da Cássia, é uma personagem muito real, leal e especial ;)
      Bjs... Elis.

      Excluir
  3. Ah, quase chorei lendo o bilhete do avô!!! Acho que essa parte vai me destroçar. Amo distopias, mas ainda não tenho nem ideia de quando lerei essa série. Sua resenha foi cruel comigo, Elis, porque estou tentando me controlar pra não comprar nada, mas Destino é um dos livros que quero e sei que está R$ 9,90 no Submarino... rs...

    Nunca tinha visto a capa do terceiro livro! Ficam lindas juntas! *-*

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jú, as cenas de Cássia com o avô são profundamente tocantes, você vai emocionar-se. Comprei os dois livros em oferta e não me arrependi, agora resta esperar o 3º...
      Beijos!

      Excluir
  4. Oi, Elis!

    Tenho muita vontade de ler este livro, desde a primeira resenha que eu li... E você me deixou ainda mais animada.

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mãos à obra Rafaela, ou melhor, Olhos no livro rsrsrs...

      Excluir
  5. Ainda não li nenhum livro dessa série, mas a primeira vez que vi a capa, eu já gostei. Depois li sobre a trama e fiquei curiosa para saber mais sobre a história. Sua resenha ficou perfeitinha!
    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Renata, a narrativa é linda, me encantei.
      Beijos!

      Excluir
  6. Sua resenha está ótima. Já li Destino e Travessia. No aguardo do lançamento do 3º livro. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  7. Oi Elis! Eu comecei este livro semana passada, mas por conta das parcerias dei uma pausa.Estou gostando bastante. E não posso deixar de falar das capas, são maravilhosas.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As capas tem tudo a ver com o enredo, além de ser belíssimas, realmente um ótimo trabalho para vestir a obra da autora.
      Beijos!

      Excluir
  8. Oi Elis!
    Estou louca para ler Travessia *-* Já li algumas resenhas negativas, mas nenhuma me fez desanimar. E agora, lendo a sua, tenho ainda mais certeza de que vou ler sim!!! Resenha ótima, como sempre. :)
    Beijos
    http://coisasdemeninasarteiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neyla, sabe que também tinha lido umas resenhas negativas de Destino, já tinha comprado o livro e deixado na estante, mas um dia me deu uma luz e comecei a ler para não largar mais até o final, que história linda!
      Beijos...

      Excluir
  9. Ahnn, que lindo me deparar com essa postagem!! Estou fazendo inventário na biblioteca que trabalho. Me deparei com esse livro e fiquei mais que o tempo necessário para marca-lo com ele nas mãos. Fiquei folheando né... ai já ia pesquisar para descobrir os outros dois.

    Obrigada pela surpresa, Elis!!

    Bye da Pah
    www.livrosestrelas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pah!
      É um livro que sempre pegarei nas mãos para reler seus trechos, fiquei apaixonada pela narrativa =)
      Beijos!

      Excluir
  10. Elis, acredita que comprei esse livro na Bienal do RJ ano passado, e ainda não li???? Nossa, preciso ler!!!E já vou tratar de conseguir o próximo da série tb, hehe!!!

    =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pecado Suelen! Rsrsrs...
      Pega o bonitinho pra ler e veja como a narrativa é linda, beijos!

      Excluir
  11. Eu já conhecia os dois primeiros livros, mas eu ainda não li nenhum; Adorei as capas e o enredo parece ser muito interessante.Vai para a lista de 2013.

    *bye*

    Louca por Romances

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô torcendo pra Suma lançar o terceiro em 2013 Marla!
      Beijos...

      Excluir
  12. Nunca dei muita coisa por esse livro. Mas depois te ler sua resenha e saber um pouco mais da história dele e de Cassia até to com vontade de ler.
    Principalmente pela continuação das capas, são ótimas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é mais intenso do que parece Helana, muito belo!
      Bjs... Elis.

      Excluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!