[Resenha] Visões da Morte

Visões da Morte - Gary Braver

Visões da Morte - Gary Braver
Sinopse - Editora Jangada - 2012 - 496 páginas


Visões da Morte ou da Vida? Mais uma vez o Grupo Editorial Pensamento nos presenteia com uma publicação de vanguarda, abordando temas restritos a um pequeno grupo de “eleitos” acadêmicos, de forma clara, em prosa fluída e inteligente. Genial, simplesmente uma das melhores leituras do ano!

Absolutamente envolvente, a trama nos impõe um NO STOP, ou seja, uma vez iniciada a leitura é impossível parar, são inúmeras descobertas páginas adentro, repletas de conteúdo que transcende a alegoria ficcional, beirando a tradição oral do futuro das ciências médicas. 

Ciência X Espiritualidade

É no território entre a medicina tradicional e as ciências médicas de ponta (desenvolvidas apenas em projetos governamentais ultra secretos ou por grupos privados não menos secretos) que seremos “entubados” em um “procedimento” que envolve Experiência de Quase Morte, estados alterados de consciência e mapeamento cerebral, a fim de comprovar a existência de vida pós morte.

“Será a mente redutível a redes neurais ou há algo além da fisicalidade do cérebro?”

Se o tema é magnifico, Gary Braver foi magistral, tanto na criação do enredo quanto das muitas personagens plenamente desenvolvidas, nenhum fio fica solto na sublime tapeçaria que ele faz evoluir diante de nossos olhos:

Sensibilidade a flor da pele, profundidade, altos e baixos emocionais, delação de defeitos e fragilidades, exposições a ponto de nos enredar, em loco, na trama e inevitavelmente compartilhar inquietudes e dúvidas. 

O grande protagonista, Zack Kashian, vai de anti herói a herói impar, ele é o coração e força motriz de uma engrenagem que abarca inúmeras personagens complexas e ricas em nuances, que passo a passo, são dragadas na busca feroz do desconhecido que somente Zack pode lhes revelar, no entanto, ele refuta suas visões, refugia-se em seus próprios silêncios, teme as forças com as quais se confronta.

Da fé cega à ausência de fé...

Cientistas são alvos de um assassino, habilíssimo, que veste-se com o manto da fé intitulando-se guerreiro de Deus, é sob o ponto de vista dele que o projeto Proteu vai se revelando como um negativo inquietante de um quadro grotesco.

Mas essa é apenas uma faceta do enredo, também temos o ponto de vista de Zack, aliás são diversos pontos de vista e fatos que interligam-se: situações envolvendo manifestações de fé, de descrença, de vingança, amor, culpa, apego, ambição, ganância e traição formam um quebra-cabeças de forças em ebulição entre suspense, mistério e misticismo. Um enigma fascinante. 

O que é magog woods?
Por que o sonho de ser enterrado vivo nas areias de Sagamore?
Estaria Zack tendo premonições de sua própria morte em sua Experiência da Quase Morte?
Teria ele adquirido um dom místico ou o acidente teria lesado seu cérebro,
a ponto de lhe causar as mais bizarras alucinações e progressiva insanidade?

Com um novo olhar para a realidade, os bastidores da busca científica e da religiosidade são cruamente expostos, a leitura remete à reflexão. Gary Braver, mediante sua “ficção”, descortina a realidade, nos induz a reavaliar diversos conceitos sobre a morte, a vida, mas principalmente sobre a natureza humana.

Imperdível, necessário e absoluto!
Amei, e já estou rastreando a obra dele, quero todos!

Essa leitura foi uma cortesia do Grupo Pensamento.
Aguardamos seus comentários! By.:.

11 comentários

  1. Não tem sensação melhor ao acabar de ler um livro do que esse arrebatamento e entusiasmo que nos leva a pesquisar sobre o tema, sobre o autor e a refletir sobre o que foi escrito. ADORO esse tipo de livro. Bela resenha.

    ResponderExcluir
  2. Também gosto de livro que nos envolvem, fazendo-nos procurar por mais e mais. Realmente é um livro recomendado.

    soniacarmo
    retalhosnomunco.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Li a sinopse e não me interessei, mas a resenha me chamou a atenção.

    Sobre essas perguntas no final... quem, afinal, tem o sonho de ser enterrado vivo? Só pode ser uma pessoa maluca! aff...

    A capa é linda. O livro não é uma prioridade de leitura porque já tenho livros demais nessa lista, rs, mas leria um dia se tivesse oportunidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju,

      É Zach, o protagonista, que nomeia suas visões de sonhos por não encontrar outra denominação para as experiencias de quase morte
      que não consegue entender racionalmente, e sim em alguns momentos ele pensa que o acidente lhe causou lesões cerebrais e passa a questionar sua sanidade, mas não é loucura, apenas o futuro da ciencia que permitirá desdobramento de dimensões, leia o livro e surpreenda-se.

      Excluir
  4. Parece mesmo interessante, o tipo de tema que eu gosto ^^

    ResponderExcluir
  5. Bom li a Sinopse e já achei interessante, já tive sonhos estranhos mas ainda nada de experiencia quase morte (o que é muito bom)Kkkkk, mas agora sinto uma necessidade muito grande de ler esse livro e entender um pouco, até pq não mi lembro de ler livros desse tipo.
    Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  6. Impressionante a narrativa dessa resenha. Rosem Ferr foi implacável, absolutamente maravilhosa em expor um tema tão cheio de dúvidas e polêmicas espiriuais e cientificas. Sendouma das melhores leituras do ano não podemos deixar de colocar em nossa lista. Parabéns Rosem.

    ResponderExcluir
  7. A capa desse livro é linda! a história tb para ser bem diferente de tudo que eu li.

    ResponderExcluir
  8. Nossa, deve ser bem interessante. Achei o tema um máximo!
    E a capa é muito bonita!
    Ótima resenha, eu adorei. =)

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Paraaa tudo!!!!!!!!!!! Que livro é esse? Nossa preciso ler, pela sinopse e sua resenha, ele parece ser perfeito.

    ResponderExcluir
  10. Nossa, taí um livro que quero ler! A trama me pegou logo de cara, adorei!! Gosto de livros que a gente não consegue largar, isso é ótimo! Parabéns pela resenha, ficou maravilhosa.

    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!