[Resenha] Aquele Verão

Aquele Verão - Sarah Dessen

Aquele Verão - Sarah Dessen
Sinopse - Editora ID - 2013 - 200 páginas


Haven é uma adolescente de 15 anos, perdida diante de tantas mudanças na vida: a separação dos pais, a nova esposa do pai, a nova atitude da mãe, os preparativos para o casamento da irmã 5 anos mais velha e seu recente crescimento de 10 centímetros que a deixou com quase 1,85m de altura. Isso tudo lhe causa uma sensação enorme de deslocamento. 

"Eu era toda cotovelos ossudos e ângulos agudos, como uma peça de quebra-cabeça que só poderia ir no centro, esperando que as outras se encaixassem a ela, completando o todo."

Buscando um ponto de referência positivo na vida, Haven se apega à lembranças do verão no qual ela tinha 10 anos, sua família era feliz e a irmã Ashley namorava Sumner Lee, o cunhado mais descolado, legal e atencioso que ela já teve.

"Mamãe dizia que Sumner era o tipo de pessoa para quem as coisas simplesmente aconteciam, e ela estava certa (...) Ele levava uma vida encantada, sempre tropeçando em algo interessante, totalmente ao acaso."

Quando Haven reencontra Sumner cinco anos depois, criando momentos de alegria na sua rotina, acha que ele possui a chave para consertar as coisas que se quebraram ao longo dos anos. Será que suas expectativas não estão um pouco exageradas?

"Era apenas um momento, um instante perfeito, como se o tempo parasse e, voando, tudo ficasse para trás, em seu devido lugar."

Aquele Verão fala sobre uma garota que cresceu em altura, mas que ainda precisa amadurecer emocionalmente. Haven vive em função da irmã mais velha, e agora que a irmã vai se casar, é a sua vez de ser adolescente e construir as próprias lembranças.

Há pequenos detalhes que tornam o mundo de Haven mais interessante, como o estranho latido do cão do vizinho, o patrão chato que insiste que ela "empurre as meias" durante as vendas de tênis na loja em que trabalha, a jovem vizinha perturbada que caminha pelas ruas à noite com jeito "zumbi" ou a amiga que voltou meio "piriguete" do acampamento de verão.

A narração é em 1ª pessoa na voz de Haven, que sabe tudo o que acontece, porque seu banheiro possui um buraco de ventilação que dá pra cozinha, lugar onde rolam todas as conversas sérias, secretas ou importantes da casa.

Não é uma trama forte ou agitada, que possui um conflito específico, mas a narrativa é gostosa e me envolveu lentamente. Pude testemunhar o suave despertar de Haven, como se ela ajustasse o foco da visão, melhorando a percepção do mundo e seu ponto de vista sobre a realidade.

Até a metade do livro eu ficava me perguntando "Onde será que a autora está querendo chegar?". Agora posso dizer que ela chegou a algum lugar e que o final foi bonito, doce e me emocionou sim.

Gostaram? Comentem comigo!
Beijinhos quentes de final de verão...

29 comentários

  1. Oi!
    Esse livro parece ser bem legal, amei a capa e vou ler com certeza! É bom saber que a autora chegou a algum lugar e que o final foi bonito!
    Beijos...Samantha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim amore, e poderemos trocar figurinhas *-*
      Beijos...

      Excluir
  2. Oi Elis!! Eu sempre ouço falar muito bem desta autora, semana passada comprei meu primeiro livro dela e não vejo a hora de conhecer seu trabalho. Lendo sua resenha achei que este livro é bem teen, uma leitura para intermediar as mais densas. Li um livro no mesmo estilo, e ficava tentando entender onde ia chegar também, no meu caso, parecia um relato, que eu estava lendo um diário.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cida!
      É o 1º livro da autora que leio, gostei da narrativa e acabei me surpreendendo com o final bem amarrado, parecia que daquele mato não ia sair um coelho, mas saiu um coelhinho bem fofinho rsrsrs...
      É um livro estilo sessão da tarde, com uma ótima mensagem.
      Beijos!

      Excluir
  3. Eu amei essa capa *-*
    Eu ainda não li nenhum livro dessa autora, apesar dela ser bem recomendada.
    Ultimamente esses livros onde os personagens são adolescentes estou lendo apenas quando me indicam. Esse parece ser uma leitura leve, mas que ao mesmo tempo te toca de alguma forma.
    Fiquei curiosa, vai pra listinha ;D

    Beijão!
    http://literarioecultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Livia!
      Não tenho costume de escolher livros com personagens adolescentes, mas ganhei esse livro num sorteio, fui conferir e gostei do que encontrei, curti a mensagem e foi uma boa leitura ;)
      Beijos!

      Excluir
  4. Essa capa é linda, o livro parece ser ótimo. Vou tentar ler ele assim que conseguir tempo.
    http://leituramagnifica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!
      Essa capa me deixa com vontade de curtir uma praia ;)
      Beijos!

      Excluir
  5. Lendo sua resenha eu me lembrei de alguns filmes em que nada realmente acontece, só muita conversa jogada fora e no final fica uma sensação de que algo bem legal lhe foi revelado em meio àqula falação toda, mesmo quando você passou o filme todo se perguntando "por que eu estou assistindo isso mesmo?".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris!
      Foi engraçado, porque pela sinopse eu não saquei "Qual era a do livro", e durante a 1ª parte da leitura também não, mas isso não desmerece a narrativa, porque a autora sim sabe onde quer chegar e chega lá!
      Beijos...

      Excluir
  6. Oi Elis,
    Não conheço o trabalho da autora, mas gostei do enredo, que parece ser leve e envolvente.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim Marla, acho que você iria curtir o livro, beijos!!!

      Excluir
  7. Eu me divirto com filmes e essas leituras teen, adolescente é cheio de crises, duvidas e descobertas estranhas ou não. Quero saber qual é a do cachorro e da vizinha zumbi. Espero ler daqui a algum tempo.
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joice!
      De vez em quando também gosto de uma leitura mais leve =D
      Beijos!

      Excluir
  8. Oi Elis!
    Tava esperando pela sua resenha desde que vi o livro na sua caixinha de correio!
    Adorei sua resenha. O livro parece ser bem gostoso de ler e só isso já me ganhou. Ando cansada de livros que tem uma leitura arrastada.
    Todo mundo fala super bem da Sarah Dessen, que bom saber que você também gostou da escrita dela.
    Beijos
    http://www.coisasdemeninasarteiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Neyla!
      O livro é fofo, pelo que te conheço você irá gostar ;)
      Beijos!

      Excluir
  9. Desde que vi esse livro, me interessei por ele. Foi a primeira resenha que li e gostei, porque histórias de crescimento e desenvolvimento sempre são atraentes, ainda mais quando rola uma nostalgia e dúvidas juvenis. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tati!
      É muito legal acompanhar o crescimento da Haven e suas descobertas.
      Beijinhos *-*

      Excluir
  10. Já li algumas resenhas desse livro, mas confesso a vc que não fiquei tentada a ler.
    Sua resenha ficou muito boa, ressaltando os pontos fortes do livro.
    Talvez eu dê uma chance à história depois do que vc escreveu :)
    Beijos, linda semana =*

    @morenalilica
    Doce Insensatez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma ótima semana pra você Lilian, obrigada pela visita =D
      Bjs!

      Excluir
  11. Oi Elis,
    Não conhecia esse livro e ainda não tinha visto nenhuma resenha dele, gostei de saber um pouco sobre a trama, parece ser uma história interessante ;)

    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata! O livro é um lançamento da Editora Id, ganhei num sorteio no Twitter =D
      Que bom que gostou, beijos!

      Excluir
  12. Amo a capa deste livro, Elis! Foi isso que me deixou com vontade de lê-lo. Haha
    Parece uma história bem leve e descompromissada, gosto de ler livros assim de vez em quando. Sua resenha me deixou ainda mais animada. :)
    Ah, e fiquei curiosa para saber o que acontece no final.

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafa!
      Acho que esse livro é a sua cara e que você irá adorar a leitura ;)
      Beijos... Elis.

      Excluir
  13. Que legal esse livro! Tipico pra ler numa tarde preguiçosa kkkkk histórias cativantes e rapidas sempre são bem vindas. Parabéns pela tua resenha ♥ bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o espírito da coisa Paty, obrigada e beijos!

      Excluir
  14. Adoro livros que sejam de adolescentes, ainda mais quando quando a vida de uma garota que pode acontecer na realidade tbm, e não só apenas no livro. Estou ansiosa para ler, não tinha ouvido falar, mas preciso comprar logo.

    ResponderExcluir
  15. Esse livro parece-me ser bem legal, pelo menos pelo que li na sua resenha. anotei o nome e vou procurar na livraria. Gostei da resenha.

    ResponderExcluir
  16. Sempre quis ler alguma coisa da Sarah , e esse livro parece ser perfeito, vou procurar para ler e volto aqui pra contar o que achei .

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!