[Resenha] Asas

ASAS - Jason Lethcoe

ASAS - Jason Lethcoe 
Trilogia O Misterioso Sr. Spines (Livro I)
Sinopse - Farol Literário - 2011 - 168 páginas | 16X23cm


Asas conta a história de Edward, um garoto que, após a morte da mãe, foi internado num reformatório pela tia. A Fundição de Aço Portland é um reformatório para jovens perturbados com problemas de aprendizagem, porém esse não é o caso do menino, que possui uma inteligência acima do comum. 

Edward tem 14 anos, é bem magro, possui 1,98m de altura, uma coceira infernal nas costas e a habilidade de construir elaboradas casas utilizando cartas de baralho. O interessante é que, enquanto constrói as estruturas, sua mente atinge um nível de consciência elevado e ele consegue enxergar saídas e soluções para vários problemas.

O Sr.Spines é uma figura misteriosa, que observa Edward à distância, esperando um "sinal" para revelar-se. Mas o diretor da Fundição prende Edward e outro garoto no porão devido a uma briga que tiveram, e chama um especialista em disciplina para ensiná-los a se comportar. O problema é que Chicotada Scruggs, o tal especialista, é aliado do Chacal, um antigo e terrível inimigo dos Guardiões. Chacal não deve colocar as mãos em Edward de forma alguma e o Sr.Spines resolve tirá-lo rapidamente de lá.

Edward é libertado do porão, só que ele está completamente desorientado: além de surgirem grandes asas negras em suas costas (ah, esse era o motivo da coceira!), seus salvadores são um homem/porco-espinho (Sr.Spines), uma fêmea de arminho branco (Sariel) e um sapo alado (Artemis), que estão lhe dizendo que ele é um Guardião, responsável por conduzir e proteger as almas no Vinhedo, e que os Terrícolas são Guardiões que "caíram" e servem ao seu mestre maligno, o Chacal, aqui na Terra. 

"(...) Enquanto o propósito dos Guardiões é proteger o que é bom, o único propósito do Chacal é corromper e destruir. Não me diga que sua mãe nunca lhe ensinou?" 

Ao mesmo tempo que Edward começa a obter respostas,
outras perguntas surgem para ele e para nós, leitores: 

Porque o Sr. Spines, Artemis e Sariel são Guardiões decaídos? 
Porque eles não estão sob o comando do Chacal? 
Porque Edward foi criado como um humano? 

Esta foi uma leitura bem rápida e interessante, as dúvidas de Edward são as nossa dúvidas, mas o Sr.Spines, Artemis e Sariel não revelam tudo de uma vez, eles são bastante agitados e Edward, assim como nós, tem que ir juntando as peças do quebra-cabeças durante a história. Nossa sorte enquanto leitores, é que há um Glossário de Termos bastante esclarecedor no final, ao qual o coitado do Edward não tem acesso rsrsrs... 

O livro é uma fantasia juvenil que fala de Guardiões e Terrícolas, do Vinhedo, das Sete Pontes, de Cânticos e Anéis de Poder e da Corrupção do corpo e da alma. Mas sobretudo, apresenta um garoto tentando entender e aceitar as diferenças em seu corpo, aprendendo a identificar as pessoas nas quais pode confiar ou não, ampliando os limites da sua realidade física e mental e descobrindo que há muita coisa por trás do que os olhos podem ver. 

"Era difícil de explicar, mas era como se a lama fosse mais lamacenta e a chuva fosse mais molhada. Era como se tudo o que seus sentidos tivessem percebido até aquele instante fosse um reflexo imperfeito do lugar onde ele agora estava." 

Agora que Edward sabe quem é e qual é a sua missão, está pronto para alcançar Voo... mas isso fica para o próximo volume ;) 

Trilogia “O Misterioso Sr.Spines”




Essa leitura foi uma cortesia da Editora Farol Literário.
Aguardamos seus comentários! Beijos...

21 comentários

  1. Devo dizer que é um livro bem diferente e interessante mas eu particularmente não fiquei muito interessada no livro, achei meio confuso.
    Enfim, gostei da sua resenha mas não curti muito a história.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hanna!
      É um livro com vários elementos fantásticos, ideal pra quem curte o gênero, o enredo causa uma confusão inicial que é plenamente desfeita durante a leitura ;)
      Beijos!

      Excluir
  2. Oi Elis, o livro parece ser muito bom!
    Não conhecia a historia, nem a editora.
    Talvez eu o leia.

    beijoos

    Meus livros, meu mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jaque!
      Dê uma espiadinha no site da Farol Literário, tem muita coisa legal, beijos!!!

      Excluir
  3. Fiquei muito interessada no livro. A história é diferente, simples e apropriada para os juvenis. Quero ler. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  4. Oi Elis! Gostei do livro, sou muito fã histórias assim. Coitado do menino, pelo visto passou por situações bem adversas. Vou esperar as outras resenhas e ver se a série mantém o ritmo. Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já percebi que você curte esse tipo de história Cida =D
      Beijos!

      Excluir
  5. Oi Elis,
    Dessa série eu só conhecia o último livro, mas gostei da sua resenha e acredito que “Asas” me agradaria, já que o enredo parece ser bem criativo.

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marla!
      Você deve ter lido sobre o lançamento recente de Cântico, não é?
      Beijos querida *-*

      Excluir
  6. Oi,Elis!
    Ando numa vibe de livros de fantasia juvenis e estou curtindo bastante. Recebi hoje o mesmo exemplar e espero lê-lo em breve. Gostei de saber um pouquinho mais sobre a história. Espero curtir também.
    Bjs!
    Zilda
    http://www.cacholaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que sim Zilda, depois vou conferir sua resenha, beijos!

      Excluir
  7. Sabia que eu ia gostar! :D Adoro histórias com esta temática, além de ter achado a capa muito bonita!
    Excelente resenha, querida.

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amore, que bom que curtiu, beijos!

      Excluir
  8. Elis, eu já tinha visto apenas a capa por aí e tinha bastante curiosidade de saber do que se tratava... e eu amei! Achei a minha cara!!! rs... Espero ter a oportunidade de ler um dia.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juju!!!
      É o tipo de livro que podemos visualizar os personagens falando e se mexendo durante a leitura, como quando passamos um texto de teatro, acho que você iria realmente curtir, beijos!

      Excluir
  9. Adorei a resenha!! Eu não conhecia esse livro, mas sua resenha o fez parecer ser tão bom que eu fiquei interessada!!

    ResponderExcluir
  10. Parece ser um livro de fantasia bem legal e ele é fininho, né?
    Gostei da sua resenha
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  11. Eu ainda não conhecia essa coleção. Adorei a capa e o enredo *O* Adoro livros de fantasia. Com certeza vou procurar ler.
    beijos

    ResponderExcluir
  12. Esse livro não é muito o meu estilo, mas como estou tentando ler gêneros diferentes, ele entraria na lista. Estou lendo algumas resenhas positivas sobre ele e ficando até animada, pena que a editora fez os livros em tamanhos diferentes. :/

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise!
      O 1º livro é maior que o 2º e o 3º. A Editora me disse que futuramente vai relançar o 1º livro no tamanho dos outros dois, mas ainda não há um prazo para isso ;)
      Beijos!!!

      Excluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!