[Resenha] Em Busca de um Final Feliz

Em Busca de um Final Feliz - Katherine Boo

Em Busca de um Final Feliz - Katherine Boo
Sinopse - Novo Conceito - 2013 - 288 páginas


Preparem os seus corações para uma jornada ao mundo real. Mumbai - favela de Annawadi - Um crime, uma mulher agoniza ao solo, um jovem em fuga, a polícia em seu encalço, duas famílias arruinadas, o luxo e o lixo, emoções exaltadas, parece até cena de filme noir em cenário exótico, no entanto os fatos são reais, as personagens são de carne e sangram.

Somos alertados na sinopse, no prefácio, e até na entrevista em que a autora fala de seu processo criativo sobre o conteúdo da obra, no entanto nenhum alerta é suficiente para os relatos (“causos”) e descrições que defrontaremos nos 17 capítulos seguintes, diante da visceralidade de Katherine Boo, ao expor poeticamente as entranhas da sociedade como um todo, pois é das Mumbais do mundo que ela vai falar. 

Abdul está em fuga, e nós irremediavelmente pegos. Com um prólogo absolutamente cativante, talhado para nos fisgar ao primeiro parágrafo, mergulhamos em uma escrita mágica, nos afundamos na lama e nem percebemos. 

Annawadi é um paradoxo, uma favela entranhada entre um aeroporto internacional e hotéis de luxo, que desenvolveu-se a partir de um alojamento das obras de construção dos leviatãs que a circundam, e se são eles que a alimentam com seus despojos, somente o fazem para inacreditavelmente e ao arrepio de qualquer princípio de moralidade, alimentar-se dela em sua insaciável sede de poder.

O luxo se alimentando do lixo? É possível? É isso que vamos descobrindo no decorrer da narrativa densa, em que o eixo central é a família Husain, mas especificamente Abdul Hakim Husain, nosso guia e herói improvável neste mundo de degredados.

Os moradores de Annawadi sobrevivem do descarte, em condições precárias, insalubres, sem qualquer apoio social, em um cenário dantesco, sub-humano chegando à beira da surrealidade. As situações que desenrolam-se são bizarras, nos estarrecem a cada momento que saímos do transe e chocados nos lembramos que trata-se de uma não-ficção e isso é real.

Levando-se em conta que a autora conviveu com essas pessoas, podemos perceber a delicadeza das cores com que ela tece a trama para identificarmos as mais brilhantes, as opacas e mesmo a inexistência de cor, no enredo armado contra a família Husain, contra Abdul.

“...Os pobres não se uniam, competiam ferozmente entre si por lucros tão escassos quanto breves. E essa luta na cidade baixa era apenas uma marola no contexto da sociedade como um todo...”

Em busca de um final feliz, é uma grande história, uma das melhores que já li, pessoas como o inesquecível Abdul, Fátima, Sunil, Manju, Karam, Zehrunisa, Meena, Mirchi, Rahul, Kalu, Asha, são palpáveis nas esquinas e becos escuros das periferias das grandes metrópoles, para onde escorre o sumo das coisas que já não queremos possuir, ou pior, ver. Nas palavras do pequeno Mirchi:

“ -Tudo ao nosso redor são rosas. - Era como o irmão caçula de Abdul, Mirchi, colocava as coisas. - E nós somos a bosta no meio disso.”

Mas esse ainda não é o trunfo de Katherine Boo, a exclusão, racismo, violência, inveja, traição, corrupção é apenas o tempero do que em minha opinião foi sua grande cartada: a revelação do esquema de propina e desvio de verbas públicas, inclusive com participação de ONGs, nos projetos de transferência de renda para populações menos favorecidas. 

Fica a dica: Tendo em vista que nossa política não difere tanto assim da Índia, eis a grande chance para entender todo o processo e rever nossos valores na escolha de nossos representantes políticos nas próximas eleições.

Direto, inquietante, esclarecedor.
Leitura NECESSÁRIA!
Pois quando eu mudo, o mundo muda.

Essa leitura foi uma cortesia da Editora Novo Conceito.
Aguardamos seus comentários! Beijos...

11 comentários

  1. Realmente é um livro forte!
    Muito legal sua resenha e com certeza não podemos deixar de ler!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias
    Livroterapias

    ResponderExcluir
  2. Livros que abordam temais reais e que, o autor tenha de alguma maneira vivenciado algo que esteja inserido na história sempre me cativam. Imagino que essa seja uma excelente leitura. Será o próximo a ser lido.

    Bjs!
    Zilda
    http://www.cacholaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Elis...
    Não conhecia esse livro mais me encantei logo que vi o título e a capa desse livro e a sua resenha ficou ótima!
    Fiquei Hiper curiosa para ler já está na minha lista =)
    Obg pela visita lá no blog!
    Tem resenha nova...
    Se vc quiser ir lá dar uma passadinha e
    deixar um comentário eu ficaria muito feliz =)
    -Fallen In Me
    -Rê

    ResponderExcluir
  4. Oi Rosem!!!
    A resenha ficou incrível, esse livro deve proporcionar um verdadeiro choque de realidade aos leitores, visto que aborda fatos reais, que não acontecem apenas na Índia, como também no Brasil e em vários países do mundo. Beijos ;)

    ResponderExcluir
  5. Eu achei este livro super inteligente e com um conteúdo bem atual, uma inovada nos livros da editora para o seu público mais acostumado com romances e livros sobrenaturais. Uma leitura rica.
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  6. Oi Elis
    Esse livro parece ser tocante, ele já está na minha lista de próximas leituras!
    Parabéns pela excelente resenha

    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o livro ainda mas realmente preciso ler, é o meu tipo de livro.

    ResponderExcluir
  8. Em busca de um final feliz, retrata o dia-a-dia de pessoas numa favela na India, o que se formos parar pra pensar pode ser a realidade da favela aqui no Brasil, onde os sonhos é o alimento que sustenta essas pessoas, Amei o livro, gostaria de lê-lo também, gosto dessa autora e otima resenha.
    :)

    ResponderExcluir
  9. Oi Elis,realmente um livro emocionante, que nos permite fazer reflexões nessa história que infelizmente,é o que acontece em muitos locais, principalmente pela revelação do esquema de propina e desvio de verbas públicas,como mencionado,vamos saber como isso acontece e com certeza ficaremos impressionados por todo esse esquema e acompanhar personagens que vivem na própria pele esses problemas que tornaram-se comuns no dia-a-dia.
    Interessante a entrevIsta da Autora Katherine Boo.

    ResponderExcluir
  10. Uua Elis, arrasou na resenha!!! Acabei de ler e resenhar o livro de Boo, caminhei na resenha e na analise por um caminho diferente do seu, mas entramos em consenso ao perceber a excelência do trabalho da Katherine.

    ResponderExcluir
  11. Este é o que eu vulgarmente chamo de "livro forte", aquele que faz vc refletir e pensar a respeito de alguns problemas sociais que diariamente são esquecidos, vai pra minha lista!

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!