[Resenha] O Livro do Amanhã

O Livro do Amanhã -Cecelia Ahern

O Livro do Amanhã - Cecelia Ahern
Sinopse - Novo Conceito - 2013 - 368 páginas


Após a tragédia que abalou suas vidas, Tamara e a mãe Jennifer, acostumadas a agitação de Dublin, vão morar com o tio Arthur e a tia Rosaleen em Meath. Vivendo no meio do nada, Tamara não tem muito o que fazer e dirige o olhar para dentro de si mesma.

O começo da narrativa é bem introspectivo, Tamara nos conta como era o relacionamento com os pais antes da tragédia, reflete sobre seu comportamento presente e percebe como seus atos e palavras afetam as pessoas em volta. Ela até tenta dar uma controlada na língua, mas seus pensamentos ainda são irônicos e às vezes ferinos, por vezes divertidos.

O cenário em que a história se desenvolve exerce forte influência em Tamara. Ela identifica-se totalmente com o castelo em ruínas:

"Como sou pequena diante desse enorme castelo! Parecia mais uma dominadora e autoritária ruína que um castelo, pois ali se erguia, na minha frente, com as cicatrizes expostas, todo ferido e coberto do sangue das batalhas. E também ali, parada, me senti uma sombra de quem eu era antes, com minhas cicatrizes expostas. Nos unimos no mesmo instante."

A partir do momento em que a Biblioteca itinerante passa pelo vilarejo e Tamara pega emprestado um curioso livro antigo, as coisas começam a mudar. Porém esse livro, na verdade um diário, não é o foco da história. É apenas um instrumento que permite à ela pensar melhor antes de agir ou falar algo que vai magoar alguém ou afetar negativamente o futuro, mas é sempre um reflexo do seu momento presente. As estrelas do show são os "esqueletos no armário", que não são poucos...

Quando Tamara deixa de sentir pena de si mesma, percebe que Arthur e Rosaleen não são apenas esquisitos, como também escondem segredos. Ela observa várias coisas estranhas e não entende porque as pessoas da cidade mais próxima não cumprimentam o casal, porque Rosaleen escondeu o álbum de fotos da família quando percebeu que Tamara estava interessada nele, porque Rosaleen não quer que Tamara vá até o bangalô do outro lado da rua, porque a garagem está sempre trancada... Que "esqueletos" estão escondidos no álbum? No bangalô? Na garagem?

A personagem mais intrigante da trama é a tia Rosaleen. Antes era a pobre tia do campo, que recebia as doações de roupas usadas da requintada Jeniffer, mas numa virada do destino passa a ser a dona da situação, já que Jeniffer fica o tempo todo dormindo. Ela tem o comportamento obsessivo em relação à limpeza da casa (porque será?), a necessidade de controlar as ações de todos e nunca deixa Arthur a sós com a sobrinha. Também é o tipo de mulher que deseja empanturrar a todos de comida, Tamara chega a compará-la com a bruxa de João e Maria rsrsrs... 

São tantas as coisas esquisitas, comportamentos estranhos e pequenos mistérios no enredo, que cheguei a duvidar que haveria explicação para tudo no final. Felizmente, com exceção do elemento fantástico inserido na trama (o diário), o mistério é totalmente explicado, afinal tudo está conectado.

Ahh... quase deixei de falar do Marcus e do Weseley! Marcus é o funcionário da biblioteca itinerante, tem 22 anos e belos olhos azuis. Weseley é filho do novo médico da cidade, tem olhos grandes e castanhos e lábios suculentos. Com certeza esses dois tornaram as coisas mais interessantes para Tamara...

A minha 1ª experiência com a autora Cecelia Ahern foi intensa e diferente do que eu esperava, pela sinopse eu aguardava um livro que explorasse apenas a mágica do diário, mas a magia dessa história está na narrativa, no elemento humano e em nossa capacidade de segurar as rédeas da vida e escrever o nosso próprio Livro do Amanhã.

Recomendo ontem, hoje e sempre!

Saiba mais...


No passado, o Condado de Meath foi o centro dos Altos Reis da Irlanda. Atualmente, possui locais históricos incríveis. Trim Castle é considerado o maior castelo da Irlanda. Localiza-se em Meath, condado ao lado de Dublin, onde a autora irlandesa Cecelia Ahern vive com a família.



As fotos do Trim Castle são uma cortesia TripAdvisor

Essa leitura foi uma cortesia da Editora Novo Conceito.
Aguardo seu comentários passionais! Beijos...

34 comentários

  1. Eu estou com vontade de ler esse livro. Acho a capa dele muito bonita e a sinopse também. Sua resenha me me ficar bastante interessada nele. Já li o livro P.S. Eu Te Amo e gostei mas prefiro o filme, me tocou mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não vi o filme Maristela, quero assistir. Bjs!

      Excluir
  2. eu super gostei desse livro menina *--*
    curti a resenha amiga.

    ResponderExcluir
  3. Desde o lançamento de "P.S. Eu te Amo", que tenho vontade de conhecer a escrita de Cecelia Ahern. Sempre leio resenhas positivas em relação aos seus livros, e a cada uma delas, minha curiosidade só vai aumentado. Gosto dessas pitadas de mistérios nas tramas, e acho que a autora mandou bem nesse quesito. Afinal, ainda não li, mas fiquei com uma pontadinha de medo dessa tia dela. Rsrsrs
    Espero ler em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nardonio!
      A tia Rosaleen é um figura estranha mesmo rsrsrs...
      Beijos!!!

      Excluir
  4. Essa autora me conquistou desde P.S. Eu Te Amo. Assim q lançaram esse outro, "O Livro do Amanhã", procurei saber como ele era e de cara me encantei com a sinopse. Essa coisa do futuro sempre me encantou, hehe. Parece ser realmente um livro bem legal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não li "P.S. Eu te amo" é um livro bem comentado, preciso conferir! Beijos...

      Excluir
  5. Elis,
    fico feliz em saber que você gostou do livro.
    Ele é lindo, incrível e cheio de coisas gostosas. Todo esse mistério, creio eu, que prendeu bastante o leitor.

    ResponderExcluir
  6. Adoro o modo como a autora escreve o enredo,ele é muito envolvente.Não há como se deixar levar,é emocionante.

    ResponderExcluir
  7. Essa foi a primeira resenha positiva que li sobre esse livro e fico feliz de ter encontrado alguém que tenha gostado dessa história, me deu uma pequena esperança de gostar tbm, pq adoro a narrativa da Cecilia, amei P.S Eu te amo, mas me decepcionei muito com A vez da minha vida, e vi muitas pessoas falando mal desse livro, e fui ficando desanimada para lê-lo tbm, mas é claro, tudo é questão de gosto! Vou dar uma chance para o livro, por causa da escrita da Cecilia!
    Pensei que o diário fosse o elemento principal do livro, achei estranho ele não ser, já que o titulo do livro se refere a ele.
    Bejos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nessa!
      É o 1º livro da Cecelia que leio, não sei se há semelhança com os anteriores dela. Cada pessoa sente a leitura de uma forma, mas se as características apontadas na resenha te interessaram, talvez você possa curtir bastante ;)
      Beijos!!!

      Excluir
  8. Pela sinopse do livro, eu também achava que o foco principal seria o diário, mas lendo sua resenha vi que não é bem assim! Ainda não li nada da Cecelia, e espero aproveitar bastante uma leitura dela. Não imaginava que o livro tivesse esse quê de mistério. E romance, será que tem, ou a Tamara só fica encantada com a a beleza dos rapazes? Tomara que tenha, adoro romances. Achei a capa linda, chama bastante atenção. Ah, e essa tia me deixou bastante intrigada, o que será que ela tanto esconde? Só lendo pra descobrir!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, vi que ficou curiosa. Também adoro quando há romance nas histórias. O foco no livro não é esse, mas rola algo sim!
      Beijos!!!

      Excluir
  9. Eu sou louca para narrativa da Cecelia, adorei todos os livros dela que li até agora. Estou bem ansiosa para começar a ler esse. Entretanto vi muita gente comentando sobre o fato da protagonista ser um pouco chatinha, então as vezes fico com o pé atrás, mas não vou desistir \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda!
      Não achei a personagem chatinha, apenas reflexiva em vários momentos. Depois me conta o que achou. Beijos!!!

      Excluir
  10. Elis sua danadinha, agora estou com vontade de passar ele na frente dos muitos que tenho...
    Adoro histórias com lições de vida e livros para serem lidos muito mais que apenas uma vez!!!
    Quero fazer a coleção dos livros da Cecelia e acredito que este, em especial vá me fazer refletir bastante sobre a vida.

    Beijos
    Chrys
    Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir
  11. Nossa amei essa resenha!
    Sou louco para ler algo da autora! Realmente ela tem um publico formado pela sua narrativa, isso é tão bom.

    Adorei o enredo e a proposta! Já quero!!! hahaha

    Lucas F > http://apanhadordelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Elis,
    Eu pensei que a trama fosse bem diferente e gostei de saber que vai ter um pouco de segredo e mistério!
    Parabéns pela ótima resenha, adorei
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  13. Oi Elis,
    Ainda não li nenhum livro da Cecelia Ahern, mas só leio comentários positivos sobre os livro dela e espero ler algum deles em breve. Gostei da sua resenha e também gostei de saber que o enredo e recheado de mistérios.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Gostei da resenha......estou muito interessado para ganhar esse livro.....

    ResponderExcluir
  15. Te nho muita vontade de ler esse livro

    ResponderExcluir
  16. Desde P.S. Eu te amo fiquei encantada com essa escritora! Sua resenha está show! Só me deixou com mais vontade de ler \o/ Bjs!

    ResponderExcluir
  17. PARECE SER MUITO BONITO ESSE LIVRO

    ResponderExcluir
  18. Adorei sua resenha, deixou aquela vontade de ler!!! Não li PS: Eu te amo, mas vi o filme, que é um dos meus preferidos... com certeza o livro deve ser bem melhor... então acredito que O Livro do Amanhã seja tão bom quanto...está na listinha para leituras futuras com certeza!!

    ResponderExcluir
  19. Já tenho um livro da autora, falta esse e Ps. eu te amo, quero tanto ler esse, ah! a resenha foi linda e interessante, parabéns ao blog.

    ResponderExcluir
  20. Oi Elis.
    Muito bom saber sua opinião sobre o livro, eu também pensei que o foco da história fosse o diário.
    Ele faz parte dos meus desejados, e agora estou mais curiosa por essa leitura.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  21. Bela resenha e bela sugestão.
    Depois de PS. Eu Te Amo, Cecelia é uma de minhas autoras referência em drama/romance.

    @GlaucioMarcos
    facebook.com.br/glauciocesarmarcos

    ResponderExcluir
  22. A resenha é muito perfeita, me deixou na curiosidade de saber mais sobre o livro, quero ler já rsrsrs
    Adorei mesmo, parabéns pela resenha.

    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Sinceramente quando o livro foi lançado nem dei muita importancia pra ele, mas ate que eu gostei dele me interessei pelo fato de que a personagem se interessa pela tal biblioteca e o misterio que o livro tem.

    ResponderExcluir
  24. Eu adoro esta autora e ainda não encontrei um livro dela que tenha me desagradado. Então imagina minha ansiedade para ler este. Gostei de saber que o livro trata de assuntos como a perda dos pais e ela consegue superar levar a vida adiante. Dois garotos...espero que ela não seja cheia de mimimis rs, beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Neny!
      Ela não fica de mimimi, também não curto isso rsrsrs... beijos!

      Excluir
  25. Eu li A vez da minha vida, e depois de superar a estranheza de que a vida da protagonista era uma pessoa 'de carne e osso', eu gostei muito e apreciei a leitura, esse livro parece ter muitos aspectos estranhos em outro sentido mas eu tive a impressão de que é o tipo de livro que eu vou gostar logo de início por causa dos mistérios e dos personagens intrigantes.

    ResponderExcluir
  26. Hum...
    Parece ser um bom livro, mas pensei que a trama fosse diferente..
    Adoro livros com mistérios..
    Estou curiosa para saber quais são "Os esqueletos no armário" dos personagens..

    ResponderExcluir
  27. Meu Deus,estou mesmo surpresa com essa sinopse . São tantos mistérios assim? Sinto que preciso deste livro haha ! Beijos galerinha do blog!! C:

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!