[Resenha] Uma Curva na Estrada

Uma Curva na Estrada - Nicholas Sparks

Uma Curva na Estrada - Nicholas Sparks
Sinopse - Editora Arqueiro - 2013 - 304 páginas


Uma curva na Estrada poderia ser um romance comum: um homem e uma mulher com os corações machucados que se conhecem e se completam, duas estradas paralelas que convergem em uma só, pedras no caminho que são obstáculos a serem superados... se não fosse pela narrativa deliciosa do Nicholas Sparks, e um narrador onisciente implantado no enredo, que nos deixa com a pulga atrás da orelha logo nas primeiras páginas! 

A história se passa em New Bern, Carolina do Norte, e é contada por uma pessoa que ficamos o tempo todo tentando descobrir quem é, já que ele conhece bem o passado de Miles, Missy e Sarah e nos diz que faz parte de tudo o que aconteceu. O Narrador conquistou minha atenção do início ao fim!

"De que adianta desencavar o passado? (...) Sentado aqui, porém, sei que preciso tentar contar minha história, mesmo que seja só para finalmente colocar um ponto final nela."

Miles Ryan é pai de Jonah, um menino de sete anos. Há dois anos sua esposa Missy morreu, vítima de um atropelamento e o culpado nunca foi descoberto. Desde então Miles, que é sub-xerife, tenta descobrir o culpado pelo acidente (que ele considera um crime) e também se agarra à pequenos hábitos domésticos que a esposa tinha, na tentativa de senti-la presente.

"Adorava ser marido, adorava ser pai e adorava a estabilidade que isso tudo proporcionava. Queria ter essa vida de novo."

Sarah Andrews nasceu e foi criada em Baltimore, Maryland, onde se casou e viveu um conto de fadas por três anos, até que, no primeiro obstáculo do casal, seu príncipe virou um sapo e pediu o divórcio. Sarah, arrasada, mudou-se para New Bern para ficar mais perto dos pais, dar uma virada na vida e trabalhar como professora em uma escola de ensino fundamental.

"Como em muitas cidades do Sul, a vida ali ainda era definida por certas convenções sociais (...) uma mulher solteira tinha dificuldade para encontrar seu lugar ao sol, principalmente uma mulher divorciada e recém-chegada à cidade." 

Sarah torna-se professora de Jonah e começa uma amizade com Miles, que aos poucos transforma-se numa relação de amor muito bonita. Mas, quando tudo parecia perfeito, uma sucessão de acontecimentos põe o amor dos dois à prova e o coração do leitor também, quando percebe onde O Narrador vai chegar...

"O que nem ele nem Sarah poderiam saber, no entanto, era que, embora estivessem prontos para deixar o passado para trás, alguns acontecimentos em breve iriam tornar isso impossível."

A narrativa é alternada entre 3ª pessoa (O Narrador contando a história de Miles e Sarah) e 1ª pessoa (O Narrador revelando sua participação nos acontecimentos). Achei uma ótima combinação, pois o romance intercala-se com o suspense, chegando numa fase em que os ânimos esquentam, o ritmo acelera e ficamos ansiosos com o que possa vir a acontecer.

Nesse livro, os personagens não são perfeitos, eles erram às vezes, e isso os aproxima de nós leitores, já que também somos passíveis de erro, mas o que vai determinar o destino de todos será a capacidade de regeneração e a existência do perdão. Achei linda a participação de Charlie, o amigo de Miles, simbolizou a verdadeira amizade e como uma palavra sensata, no momento certo, pode fazer a diferença pra toda vida. Adorei o final, é ao mesmo tempo realista e doce, nos transmite uma mensagem positiva de que o amor tem o poder de superar as adversidades quando há boa vontade.

Recomendadíssimo!

Essa leitura foi uma cortesia da Editora Arqueiro.
Gostaram? Comentem =) Beijinhos... 

37 comentários

  1. Eu quero muito ler um livro do Nicholas Sparks e pelos comentários que tenho lido, esse livro é um dos melhores livros do autor. Até hoje só assisti a filmes adaptados de livros dele e adorei todos, o que me deixa mais ansiosa ainda em ler uma história dele.

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Stefani!
      Leia sim, e depois me conta como foi a experiência, OK?
      Beijos!!!

      Excluir
  2. Eu gostei tanto da sua resenha!
    É o livro que eu estou lendo e me sinto exatamente como você. É impossível não se sentir tocado.. Adorei a resenha, acho vou terminá-lo agora :p

    Beijos e boas leituras,
    Beatriz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beatriz!
      O Sparks tem um jeitinho pra contar histórias que sempre fala direto ao meu coração, impossível não sentir a conexão ;)
      Beijos!

      Excluir
  3. Oi moça !!
    Estou lendo esse livro e mal vejo a hora de descobrir que é esse narrador :)

    Beijos
    Http://www.segredosentreamigas.com

    ResponderExcluir
  4. eu sou muito fã do Sparks, pra mim ele é o cara! esse com ceretza sera mais um sucesso e stou doida para ler! adorei os quotes!

    ResponderExcluir
  5. Louca para ler esse livro *O* Adoro Nicholas Sparks, a narrativa dele é tão fantástica né?
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Ola!!
    Estou muito ansiosa pra ler esse livro, com certeza será um dos melhores livros do Nicholas Sparks, sou uma grande fã dos seus livros, e o que mas gosto nos livros dele s~~ao o fato dele sempre passar uma mensagem de vida através de suas histórias.
    E tenho certeza de que esse não será diferente.
    Adorei a sua resenha, parabéns.
    Beijso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hanna!
      É verdade, o Sparks passa sempre mensagens construtivas, curto muito isso em seus livros. Beijos!

      Excluir
  7. Eu vou ler esse livro muito em breve, comprei alguns livros do Sparks em inglês para ddesenferrujar um pouco e esse foi um deles. Espero gostar também.

    ResponderExcluir
  8. Dos lançamentos recentes do Nicholas Sparks,esse livro é o que mais me atraiu,apesar da sinopse ser óbvia e já indicar quem matou a mulher do Miles.
    Quero mto ler,sua resenha me deixou mais ansiosa.
    Espero que não tenha o final característico do Nicholas.
    *prepara os lencinhos*

    bjs Nati

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será? Sei não hihihi =D
      Surpresas te aguardam, beijos!!!

      Excluir
  9. Estou doidinha para ler esse livro
    já li Noites de tormenta do autor e estou com mais 3 dele aqui tb
    acho a escrita dele bem gostosa de ler
    bjinsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Noites de Tormenta é um dos poucos que não li, o filme é lindo *-*
      Bjs!

      Excluir
  10. ótima resenha, estou lendo esse livro e to achando um máximo, perfeito, to ansiosa para chegar ao fim..Curiosa.

    ResponderExcluir
  11. Olha eu tenho um chute que acredito ser certeiro sobre quem é o narrador, só não falo em público para não estragar a surpresa se alguém não pensou nisso, e eu posso estar errada também. Eu adoooooro finais à la sexto sentido em que tu te pega pensando:como assim? Parece ser um livro bem nesse estilo, esse vai para o topo da lista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita Roberta, será que você vai acertar?
      Depois me conta se o palpite era quente ;)
      Bjs...

      Excluir
  12. Eu ainda não li esse livro e preciso ler, principalmente agora que li sua resenha que, por sinal, está maravilhosa.

    ResponderExcluir
  13. Preciso URGENTEMENTE ler este livro.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  14. Oi,Elis!
    Não me sinto tentada a ler os livros do tio Nicholas mesmo sendo apaixonada pelo gênero. Acho que os livros são sempre a mesma coisa, fora essas capas seguindo um padrão que só muda basicamente alguns traços na fotografia. Sei lá...posso estar enganada. Vai que de repente eu resolva dar uma chance e me apaixone né? Mas por enquanto vou deixando como está.

    Bjs!
    Zilda
    http;//www.cacholaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Zilda!
      Sparks possui uma forma de escrever característica sim, mas não considero seus livros previsíveis de jeito nenhum rsrsrs... sempre fico tensa pra saber se ele vai matar algum personagem ou não, se o final será feliz ou não, e seus últimos livros tem possuído cada vez mais doses de mistério. Só experimentando pra saber. Beijos!

      Excluir
  15. Hoje em dia a maioria dos livros são clchês, é, Nicholas Sparks escreve muito clichê mas, esse clichê dele é algo que dá vontade de ler sabe. Ele consegue colocar em todas as suas histórias ensinamentos, amores cativantes...

    ResponderExcluir
  16. Gosto dos livros do Nicholas, mas sempre sei como vão acabar as histórias, mas mesmo assim eu leio :D
    Gostei da sua resenha ficou muito boa!
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  17. Sou apaixonada por Nicholas !!! Preciso ler esse livro!!!!

    ResponderExcluir
  18. Confesso que nunca li Nicholas Sparks, e agora fiquei mais interessada nas obras dele. A impressão que passa é que é tudo meio igual, até as capas são similares... então não me interessava.... mas ok, já está na lista de livros para ler....vá que eu me surpreenda!

    ResponderExcluir
  19. Oi Elis!
    Sou "Sparksmaníaca" sabe ... rsrsrs li alguns livros dele, Diário de uma paixão, Um homem de sorte, A última música, Querido John (neste confesso que preferi o filme já que o final é diferente do livro e eu amei o final do filme), Um amor para recordar, Noites de tormenta e Uma carta de amor. Mas o bacanérrimo neste livro é que o final que sempre costuma ser parecido aqui é o começo, e o enredo é uma espécie de recomeço.
    Adoreeei sua resenha!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luna!
      Mas uma Sparksmaníaca por aqui, seja bem vinda!
      Os livros mais recentes do Nicholas tem revelado várias surpresas, você vai gostar de conferir!
      Beijos... Elis Culceag.

      Excluir
  20. Ah, sempre bom ler um Sparks pra aliviar o coração, emocionar e trazer novos suspiros cheios de esperança... é assim que me sinto nessas histórias dramaticamente românticas dele.
    Apesar de quase sempre imaginarmos o desenrolar das histórias, vale sempre esperar pelos encontros e desencontros, pelas surpresas (?) e aqui, nesse caso, pra saber quem está contando a história.

    ResponderExcluir
  21. Oi Elis! Eu gostei do livro, mas tive muitos problemas com Miles, suas atitudes extremadas me fizeram desejar que ele não ficasse com a Sarah, torci mesmo contra ele. Desta vez Sparks mudou o ritmo dos acontecimentos, e gostei da nova receita.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  22. Own! Amo Nicholas Sparks!!! Ele sempre consegue nos deixar nas nuvens, os livros dele são maravilhosos, sou super fã^^ Bjs!

    ResponderExcluir
  23. AAAH! adorei a resenha adoro livros deste tipo >.< e o Sparks sempre trazendo historia muito boas, ameii !

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!