[Resenha] Inferno

Inferno - Dan Brown

Inferno - Dan Brown
Sinopse - Editora Arqueiro - 2013 - 448 páginas


Mais uma vez Dan Brown, através de sua trama, traz à tona fatos que os governos mundiais guardam a sete chaves, tanto que para a maioria das pessoas a leitura de “Inferno” será encarada como uma ficção fantasiosa, mas como diz o próprio Langdon no capítulo 1, é tudo verdade. Se a belíssima capa já nos fisga de entrada, o prólogo é grandioso, dramático, trágico, enigmático... em suas últimas linhas já estamos irremediavelmente envolvidos.

“Em meio às sombras, você tem os olhos erguidos para mim. Estão pesarosos, mas neles também percebo reverência pelo que fui capaz de fazer. Você entende que não tenho escolha. Por amor à humanidade, devo proteger minha obra-prima.”

Entre o sonho apocalíptico e o pesadelo da vida real. Claro que os seguidores de Langdon reconhecerão o formato clássico que permeia todas suas aventuras:

Símbolos e códigos serão decifrados, obras de arte abrangendo desde a arquitetura até a pintura serão descritas e analisadas, uma bela mulher estará a seu lado, perseguição, organizações secretas e governamentais, conspirações, guerra de egos, traições e fugas tendo como pano de fundo cidades históricas, igrejas e museus, afinal é o que esperamos de Robert Langdon certo? 

No entanto, está nas entrelinhas a verdadeira história que Brown ousa nos contar, como um código de alerta, ele nos entrega um “mini tubo” igual ao de Langdon, no entanto o nosso, ao invés de uma imagem holográfica do mapa do Inferno de Botticelli, contém “fatos” que quem tiver “olhos para ver” verá, se ficar atento.

Muitos podem reclamar que o livro é muito descritivo... ou um guia de viagem... o que considero ótimo pois é arte que é descrita, ou seja cultura... artigo raro em países em sub... epa! “em desenvolvimento” como o nosso; outros dirão que dá sono... Quanto a isso, sabia que o ego em processo de negação de conteúdo que vai contra suas crenças pessoais, usa o sono como uma tela de proteção para bloquear a informação nova? É vero! E as informações do enredo são tão contundentes que muitos podem até abandonar a leitura, então lhes rogo: por favor, Leiam! Atualizem-se.

“Ó, vós, na possessão de tão robustos intelectos, observai os ensinamentos que se escondem sob o véu destes estranhos versos...”

Teoria de Malthus, Genoma, Drones, Holografia, Superpopulação, Eugenia, Colapso global, Terrorismo biológico, OMS, Engenharia genética, Vacinas, Pandemia, Mutação genética, Vírus sintéticos, Transumanismo, Negação.

Ops... Parece que Inferno vai muito além do guia de viagem e obras de arte hein? Se Dante Alighieri escreveu a Divina Comédia como forma de protesto e denúncia ao Governo de Florença, Dan Brown apropriou-se dessa alegoria de Dante em seu Inferno para nos dizer o quê? Leiam e descubram hehehe... “very sorry”, mas o mundo não é o que parece ser.

Curiosidades: Quando Dan Brown escreveu “Fortaleza Digital”, que trata sobre a quebra do sigilo de dados na Web, também era tudo ficção e vejam os fatos que vieram à tona agora, com repercussão mundial. Que coincidência hein? Portanto fica uma dica: para Dan Brown nada é aleatório, olha só o verbete que abre as portas de “Inferno”:

“Os lugares mais sombrios do inferno são reservados àqueles que se mantiveram neutros em tempos de crise moral.”

Ao que refuta nosso herói:

“Em situações de perigo, não existe pecado maior que a omissão.”
(Robert Langdon)

Robert encontrou seu relógio do Mickey, Dan fez a parte dele, e Eu fiz a minha... Faça a sua: amplie sua mente com essa leitura fundamental em tempos de abruptas mudanças.

P.S. Amei o labirinto da pág. 243, dá uma olhada, linnnnndo!

Excelentemente Browniano, very... GOOD!

Essa leitura foi uma cortesia da Editora Arqueiro.
Aguardamos seus comentários! By.:.

34 comentários

  1. Estou lendo. Já passei da página do labirinto, rs.
    Estou adorando, apesar de achar assustador. Como percebo uma série de verdades ali, com certeza fico assustada, mas é mais fácil continuar em um sistema de negação. É o que somos programados para fazer.

    Beijos,
    Carissa
    www.carissavieira.com

    ResponderExcluir
  2. Este autor é muito bom, gostei dos livros que li dele, e este com certeza não vai ficar de fora.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  3. Estou muito curiosa !!!!
    Nunca li nada desse autor mas ficaria muito feliz em começar por esse..

    ResponderExcluir
  4. eu até lerei o livro, só que mais para frente,preciso estar mais zen pra ler os livros do Dan pois me deixam piradinha, quero ir desvendar logo e ai fico ansiosa demais. No momento estou tentando diminuir a pilha de livros que ja tenho pra ler!

    ResponderExcluir
  5. Eu simplesmente ADORO Dan Brown. Li Código e Anjos e Demonios e dei pro meu namorado Inferno querendo mesmo que o livro ficasse pra mim huahuahuahua. Gosto da maneira como o Dan escreve e adoro narrativas que envolvam suspense e ação! Parabéns pela resenha.

    beijos
    Kel
    porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Li vários do Dan, inclusive o Fortaleza Digital, que você citou. Tô louca pra ler este que parece ser muito bom também. A escrita deste autor é fantástica!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Ainda não li nenhum livro desse autor, mas fiquei bem interessada nesse.... Gostei do tema abordado e achei bem instigante.....Quero ler o livro.....

    ResponderExcluir
  8. Nunca li nada do autor, mas já assisti dois de seus livros que foram adaptados para o cinema. Com relação ao livro resenhado, apesar de gostar da mistura utilizada pelo autor em seus enredos, eu não fiquei interessada em lê-lo, pelo menos no momento.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Bem eu ainda não li... para ser honesta estou esperando o preço melhorar para poder comprar... é o tipo de leitura que não dá para ser digital...

    Eu amo Dan... e os livros dele... atualmente estou me preparando para ler "o simbolo perdido"... minha última aquisição.

    os livros dele são realmente ricos em detalhes... mais daí a dar sono??? difícil! rsrs

    Amei a dica e certamente vou comprar e ler com muito mais expectativa agora.

    xoxo

    ResponderExcluir
  10. Esse parece ser outro livro mega bom dele! Até hoje só li aqueles mais famosos, dos filmes, e gostei demais. É sempre bom, com uma trama forte e envolvendo história é ainda melhor. Adoro os livros dele e esse é outro que quero ler!

    ResponderExcluir
  11. Pretendo conhecer as obras de Dan Brown,tanto que já encomendei os 3 livros dele!Eu sei que não devemos julgar o livro pela capa mais esta merece destaque!E a história heim?Amei a resenha me incentivou a comprar esta obra!Amei vc ter usado um fato da atualidade em sua resenha!Parabéns pela bela escrita linda!

    beijos!

    eueminhacultura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Já li muitas resenhas e comentários sobre esse livro e verifiquei que foi muito elogiado. Hoje leio sua resenha e li os comentários também, e não foi diferente. eu tenho muita vontade de ler e espero fazer isso em breve.

    ResponderExcluir
  13. Bóoooo Dan Brown é demais!!! Adoro ele e já garanti meu exemplar de Inferno, será minha próxima leitura! Parabéns pela resenha, que acho que não pôde revelar muito em função de não conter spoiler, mas nos deixou com aquela vontade enorme de ler.. ainda mais com tudo que vem acontecendo em nosso país mesmo!! Aiii não vejo a hora de começar!! Beijos!!

    ResponderExcluir
  14. Apesar da resenha eu não gostei do livro.
    Nunca li nada do Dan, pq os livros dele, no geral, não me atraem, e não foi diferente com Inferno!
    Não tenho curiosidade, mas os fãs do autor vão gostar do livro!

    ResponderExcluir
  15. Esse livro e interessante, li a resenha......achei legal a historia........

    ResponderExcluir
  16. Está na minha lista de desejados... Não li nada que fosse negativo!
    Bjs,

    soueupri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. HAHAHA o relógio do Mickey.
    Bom, essa é a primeira resenha de Inferno que leio e já vi que a aventura de Robert Langdon continua cada vez melhor. Já li O código da Vinci e Anjos e demônios, que pra mim foi o melhor até agora. Pretendo ler O símbolo perdido e enfim Inferno. Amo os livros de Dan Brown e não acho nada cansativos, muito pelo contrário, é como se eu fizesse uma viagem aos lugares que ele visita e também pela história!
    Vi que Inferno não deixa nada a desejar aos fãs, como eu, de Dan Brown!

    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Brown é um dos maiores autores da atualidade e os quotes que você mostrou já são uma provadinha disso. Ele sabe usar a história e assuntos atuais como ninguém. É claro que vou ler inferno, uma obra prima dessa não dá para deixar de lado.

    ResponderExcluir
  19. Já li algumas resenhas desse livro e a cada dia me instiga mais!
    O autor escreve muito bem, pretendo em breve ter todos os livros dele!
    Parabéns pela resenha!
    Você está fazendo o livro entrar para minha listinha!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  20. Eu nunca li nada do Dan Brown... Fiquei mega interessada em Inferno, me disseram que fala muito de Florença e isso de se basear em obras de arte me fascina ainda mais! Só que já me falaram que vou ter que começar pelos outros livros se não quiser pegar spoilers das histórias anteriores... Então, acho que vou demorar bastante para conseguir ler, infelizmente.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  21. Oi gente! Sou fã do autor e sempre me surpreendo com a sua maestria em construir enredos inteligentes e envolventes, fora a riqueza de conhecimento em cada página. Excelente resenha.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  22. Este autor é muito bom, gostei dos livros que li dele, e este com certeza não vai ficar de fora.

    ResponderExcluir
  23. Ja li outros livros do Dan e adoro!!!! e esse livro tem Langdon que é outro querido
    Adorei a Resenha e a dica de "insista", está na minha meta de leituras!!

    Bjs
    Sara

    ResponderExcluir
  24. Aawn o meu chegará em breve *-* Dan Brown é o melhor autor de simbologia, ele não só centraliza em assuntos fuderosos, como os mistérios religiosos, mas sim em mistérios reais.

    ResponderExcluir
  25. Adoro Dan Brown e inferno, como todos os livros dele, parece ser bem interessante. Apesar de ter um pouco de dificuldade com livros muuito descritivos, achei a história legal e acho que vou gostar muito dele.

    ResponderExcluir
  26. Até o momento não li nada do Dan Brown.
    Esse livro tem causado bastante burburinho e pelo jeito te ganhou né!

    ResponderExcluir
  27. Eu não sou muito fã de livros muito enigmaticos e com codigos e coisas que temos que decifrar...prefiro leituras mais fantasiosas ou romanticas, apesar de adorar um livro policial.
    Não é para mim, mas ja ouvi falar muito bem do autor, quem sabe um dia, beijos.

    ResponderExcluir
  28. Puxa... queria tanto ler esse livro, mas ainda não comprei...
    Adorei a sua resenha e me deixou com mais vontade ainda de ler o livro *-*
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  29. Dan Brown nos presenteando com mais uma aventura!

    ResponderExcluir
  30. Não li nenhum livro de Dan Brown, mas agora fiquei curiosa. Nunca li uma resenha sobre os livros dele que me desse vontade de ler. Talvez seja o momento que estamos vivendo e a relação que você fez com isto. Não sabia que o livro falava sobre tantas coisas.

    ResponderExcluir
  31. Ainda nao li nenhum do do autor, somente assisti alguns filme que se basearam em seus livro, porem tenho uma imensa vontade de ler os livros dele, acho esse novo livro muito bom, sou apaixonada pela capa!

    ResponderExcluir
  32. Eu ganhei esse livro de Dan Brown hoje numa promoção. Caramba eu queria muitoooo.
    O cara escreve muito gente! Quem leu e gostou de Codigo da Vinci já pode ter uma ideia do que vai ser INFERNO. Esperando ansiosa por ele.
    Beijoca e boa leitura .
    :)

    ResponderExcluir
  33. Eu gosto do Dan Brown, mas sabe... A fórmula é sempre a mesma, acabei cansando. Em contrapartida, adoro Dante.

    Raquel
    www.pipocamusical.com.br

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!