[Resenha] A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra

A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra - Robin Sloan

A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra - Robin Sloan
Sinopse - Novo Conceito - 2013 - 288 páginas


Clay Jannon teria uma promissora carreira (será?) como Web Design se o país não tivesse entrado em recessão, fazendo com que fosse demitido do 1º emprego que conseguiu após a faculdade. Sem perder tempo, ele procurou um novo trabalho e precisou deixar a carreira um pouco de lado ao candidatar-se à vaga de atendente noturno numa estranha Livraria 24 Horas de um tal Mr. Penumbra.

Em um mês de trabalho (nada duro), Clay está ambientado e começa a tentar atrair mais clientes à Livraria, seus "neurônios inquietos" bolam vários planos de ação de marketing. Boa vontade? Não! A inquietação de Clay é gerada pelo ócio, não há o que fazer a noite toda, só atender raramente alguns clientes estranhos, que fazem parte de uma espécie de "Clube do Livro" e pegam emprestados volumes muito antigos, que o atendente é proibido de folhear. 

"...você não pode ler, folhear ou inspecionar de modo algum os volumes nas estantes. Simplesmente apanhe-os para os membros, só isso."

Inicialmente, Clay cumpre a regra imposta por Mr.Penumbra, mas com a visita do amigo e colega de apartamento Mat (que abre um dos livros), ele descobre que o acervo do "Clube do Livro" está escrito em código; com a visita do amigo nerd Neel (companheiro de jogos de RPG), ele vê nesses códigos um enigma a ser desvendado. Finalmente, com a visita da nova amiga Kat, Clay chega à conclusão de que a melhor maneira de impressionar essa garota que trabalha no Google é desenvolvendo um protótipo. E assim, Clay cria uma réplica digital em 3D da Livraria 24 Horas e abastece o software com dados do Livro de Registros secreto do "Clube do Livro". Dessa forma, acidentalmente, Clay decifra o Enigma do Fundador.

"- Mr. Penumbra, tem alguma coisa errada? Não entendo por que...
- Ah, sim, eu sei - diz ele com aspereza, e seus olhos brilham para mim. - Agora eu entendi. Você trapaceou... seria justo dizer isso? E, como resultado, não tem ideia do que realizou."

Esse é somente o ponto de partida! Agora que Clay e seus amigos se envolveram onde não deviam, terão que trabalhar juntos para desvendar o que está por trás do recente desaparecimento de Mr. Penumbra e tentar encontrá-lo ou salvá-lo ou juntar-se à ele no que quer que ele esteja fazendo!

Tive sensações contraditórias durante essa leitura. No começo mergulhei, consegui imaginar nitidamente aquela Livraria antiga e penumbrenta (poeirenta, com certeza), as prateleiras tão altas que não dá pra enxergar o topo, o formato peculiar e apertado do local. Também me vi caminhando pelas modernas, iluminadas e organizadas instalações do Google juntamente com Clay e Kat. Já no meio da história a leitura foi lenta, estava achando o argumento fraco, as atitudes dos personagens um pouco exageradas, as situações meio fantasiosas. Como o mistério não me absorveu tanto, fui lendo aos poucos, mas sempre soltando uma risada ou outra, pois a narrativa em 1ª pessoa pelo Clay é bem gostosa, o que compensa a leitura. Mas rolou uma boa melhora na terceira e última parte do livro, quando o grande(?) enigma foi decifrado e o autor conseguiu passar uma mensagem significativa sobre união e amizade. 

Clay é um personagem curioso, aquele tipo de cara que movimenta tudo, faz o negócio andar, capta as ideias no ar e as utiliza imediatamente. É um oportunista, não realiza nada sozinho, mas possui um amigo certo pra cada necessidade. Ele não usa as pessoas no mau sentido, simplesmente as envolve com sua empolgação em planos mirabolantes como se cada uma delas fosse a personagem fundamental de um jogo em movimento. É claro que o cara é inconsequente, mas na ficção isso é perdoável.

Os fins justificam os meios?
Existem atalhos no caminho da sabedoria?
A resposta instantânea tem o mesmo valor da conquistada?

De uma maneira geral fiquei bem satisfeita, a trama possui uma proposta diferente, que mostra as antigas e as novas formas de armazenar o conhecimento, o livro físico e o digital, os antigos métodos de impressão e as novas e possibilidades tecnológicas, softwares que podem fazer o trabalho de milhares de humanos, um humano que pode fazer manualmente o que nenhum software é capaz de reproduzir... Você pode encarar essa leitura como mero entretenimento, ou olhar além da superfície e ganhar alguns movimentos. Então, vamos lá?

Essa leitura foi uma cortesia da Editora Novo Conceito.
Aguardamos seus comentários! Beijos...

58 comentários

  1. Eu tô curiosa pra ler este livro desde que vi o lançamento, muito legal você ter resenhado. Todo esse mistério que envolver o tal " Clube do livro" me encantam!
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristiane!
      Pra quem curte esse universo de leituras o livro é uma boa pedida, beijos!

      Excluir
  2. Parece ser um livro com bastantes mistério,então não deu pra fazer uma resenha bem mais "explicativa" não é? E,bem,esta é a proposta do livro:mistério.(pelo menos foi isso que eu achei depois de ver o book traller).Eu não esperava encontrar uma resenha,dizendo que o livro é lento em algumas partes,mas eu ainda não o li e não posso tirar conclusões precipitadas.Mas "A livraria 24 horas do Mr.penumbra" foi um livro que me cativou logo de início,não só pela capa incrível,mas pelo nome ,por tudo.(o nome dele é mesmo Mr. Penumbra?que estranho viu rs).Eu queria dar um passeio por esta livraria,pareceu convidativa para uma rata dos liros como eu rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karina!
      Isso mesmo, não dá pra explicar demais pra não soltar spoilers e estragar as surpresas.

      Não é que o livro possua cenas lentas, mas a minha leitura foi mais lenta em alguns momentos (li menos páginas por dia do que o normal). Mas leitura é algo bem pessoal, então pode não ser dessa forma pra você.

      Mas a narrativa é gostosa, vale à pena, beijos!

      Excluir
  3. O que mais to gostando no livro é a ambientação dele! Mas concordo com a Elis aqui, a leitura é um pouco lenta.

    Bjs,

    Raquel Moritz
    pipocamusical.com.br

    ResponderExcluir
  4. Quando li a resenha achei maravilhoso a historia..........

    ResponderExcluir
  5. Essa foi a primeira resenha do livro que li, e gostei bastante. Desde o lançamento, fiquei curiosa com o livro e agora a curiosidade aumentou....Quero muito ler.....

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    Menina como você é rápida, hein! Eu estou tendo de fazer uma maratona da NC de tantos livros que estão acumulados..haha

    Adorei sua resenha, estou cada vez mais ansiosa com a leitura!

    ~Glaucia

    www.leitorait.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos vários na fila aqui Glaucia, eu e a Rosem dividimos as leituras ;)

      Excluir
  7. Eu não sabia o quê esperar dessa trama. Já que até a sinopse é bem nebulosa.
    Vi alguns comentários negativos em relação ao final.
    Se tiver uma oportunidade o lerei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei do final Gladys, a mensagem transmitida ficou bem clara, e tem até um epílogo mostrando o destino de todos os personagens =D

      Excluir
  8. Eu não sei bem o que pensar dester livro, pelas resenhas o pessoal também esta dividido..uns gostam outros não.
    Mas me animei um pouco pois vc diz que melhora no final e não me pareceu de todo ruim, ainda pretendo le lo, mas não esta no topo da minha lista, beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neny é o tipo de livro que só lendo mesmo pra formular uma opinião, depende das expectativas e do gosto de cada um. Beijos!

      Excluir
  9. Gostei muito da resenha!
    Não é o q eu esperava, foi uma surpresa boa!!!
    Fiquei bem curiosa pelos amigos do Clay!! Gostei muito deles!

    ResponderExcluir
  10. Sinceramente, estou meia em dúvida com relação ao livro, quem leu está bem dividido, uns gostam e outros não...

    Quem sabe um dia tenha a oportunidade de ler e tirar minhas próprias conclusões!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pela resenha, por ser um livro "misterioso" deve ser mais difícil de resenhar, em função de não publicar spoilers. Acho que o legal desse livro, é para quem adora uma livraria, ficar se imaginado por lá... já vou adicionar o livro nos meus desejados! Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, fiquei me imaginando vasculhando as prateleiras rsrsrs... bjs!

      Excluir
  12. Nossa é a primeira resenha que eu leio sobre esse livro , e me deixou super empolgado pela leitura , quero muito estou participando do sorteio quem sabe eu não acabo sendo a sortuda...

    ResponderExcluir
  13. Primeira resenha que leio de A livraria 24 horas e fiquei super ansiosa pra ler o livro.
    Não sabia que a história tratava de um mistério.
    Imagina, a ordem que Clay recebeu, não poder ler nem folhear nenhum dos livros, trabalhando em uma livraria... Eu ficaria louca.
    Quero muito mesmo ler o livro... rsrs

    Bjok

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também teria imensa dificuldade em acatar essa ordem rsrsrs...
      Bjs!

      Excluir
  14. Quando li a sinopse eu imaginei algo bem diferente, mas voltado para o sobrenatural, mas parece que eu estava enganada, ou não rsrs. Mas o mistério inserido no enredo me deixou interessada em ler o livro.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem conteúdo sobrenatural sobrenatural Marla, se você ler o livro, me conta depois o que achou, bjs!

      Excluir
  15. Tenho muita curiosidade em ler esse livro!! Achei a capa e o nome do livro bem diferentes e isso chamou minha atenção na primeira vez que vi o livro! Pelas resenhas que li, vale muito a pena mergulhar nessa leitura!!

    ResponderExcluir
  16. Não li o livro ainda mais fiquei muito interessada e curiosa com esse tal Mr.Penumbra.Bem diferente e original,a história parece ser envolvente e cheia de mistérios.Adorei.

    ResponderExcluir
  17. Estou curiosa pra ler este livro! Adoro o universo da leitura!
    Sua resenha ficou ótima =D
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Ah, é complicado quando no meio da leitura você se sente "desmotivada" pelo enredo dar aquela parada drástica. :(
    To bem ansiosa para ler esse livro, mas não agora. Quem sabe mais pra frente.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luara!
      Meu ritmo de leitura foi mais lento na parte do meio, mas a terceira e última parte eu li de uma só vez, beijos!

      Excluir
  19. achei esse kit bem chique, que tudo! eu não sei porque acabei não me interessando tanto pelo livro, o que é uma pena. Quem sabe eu leia pra tirar a prova se é mesmo tão ruim!

    ResponderExcluir
  20. Olha que de uma coisa eu tenho certeza, esse livro não é para todos os gostos. Confesso que tenho medo de encarar a leitura e a história não me cativar sabe? Sei lá, acabe fazendo com que ache o livro chato, lento e acabe deixando de ler até o final (odeio não terminar de ler um livro mas a verdade é que tem livros que... ai,ai). Acho que não vou arriscar...

    ResponderExcluir
  21. Sua resenha está maravilhosa, parabéns. eu quero muito ler esse livro e tenho um interesse muito grande pela história. gostei demais da sinopse e da capa dele também.

    ResponderExcluir
  22. Elis, esse livro me conquistou logo de cara, por saber que se passa numa livraria rsrsrs.
    E agora sabendo que envolve mistério e um código,livro físico e digital fiquei mais curiosa.
    Acho que vou adorar me imaginar nos corredores dessa livraria.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  23. Esse livro despertou a minha curiosidade antes mesmo de saber do que se tratava, tinha altas expectativas para ele até que li umas duas resenhas negativas, fiquei com o pé atrás mas continuei curiosa, mas a sua resenha me animou a ler com certeza, pode não ser um livro perfeito e nem chegar a um dos melhores do ano mas acho que ainda tem muito a oferecer. Voltou a figurar com destaque na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris!
      Algumas pessoas criaram uma expectativa em relação ao enredo que não foi suprida, mas essa leitura passa uma boa mensagem e tem outros pontos positivos, como a narrativa fluida e divertida. Beijos!

      Excluir
  24. Oi Elis! Nossa! Eu fazia outra ideia do livro, fiquei surpresa pelo que vi aqui, vou ler em breve, e espero curtir, já que fugiu bem do que imaginei. Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cida eu também não esperava encontrar a alternância entre tecnologia e tradição na leitura, isso me surpreendeu. Beijos!

      Excluir
  25. estou DOIDA por esse livro! Se a sinopse me deixou curiosa, imagine sua resenha :O
    amei

    ResponderExcluir
  26. Fiquei com vontade de ler o livro desde que o vi. O clima de mistério sempre me fascina. hehe
    Bom, li em seus comentários anteriores que o livro traz um epílogo com o destino final dos personagens. Achei isso muito bacana, pois em alguns livros ficamos meio sem saber o que houve depois. Já vi que esse é um dos pontos positivos do livro.

    ResponderExcluir
  27. Amiga, estava esperando por sua resenha! Estou encantada e ainda mais empolgada para ler este livro. *-* Inclui vários elementos que eu amo.
    Logo mais eu irei comprá-lo, se eu não ganhar a promoção, é claro! Haha. Sua resenha ficou linda!

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. super ansioso pra ler esse livro 'w'

    ResponderExcluir
  29. Gostei muito da resenha... O livro parece ser bem legal... Cheio de mistério e aventura... Estou mega curiosa para ler....

    ResponderExcluir
  30. Esse livro é lindo! O trabalho da editora com ele ficou brilhante, e o mistério todo que envolve ele é super interessante, ainda mais por falar de um livro misterioso, acho que todo leitor vai ficar muito curioso pra ler, é interessante ler algo assim, nunca li, então to muito curiosa pra ler!

    ResponderExcluir
  31. Não sou muito fã de suspense, mas esse tem uns ingredientes que me chamaram a atenção. vou ler!

    ResponderExcluir
  32. Ok,para tudoooooooooooooo,trabalhar em uma livraria(meu sonho) e ainda um mistérios...........ainda códigos aimmmmm eu queroooooooooooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  33. caramba, cada vez que leio suas resenhas minha "listinha" de livro aumenta, ja tinha ouvido falar muito bem desse livro, quero ler :)

    ResponderExcluir
  34. Posso dizer que só o título do livro me causou uma boa impressão. Achei bem peculiar. Depois li a sinopse e algumas resenhas, e foi aí que me convenci de que esse livro deve ser muito bom. Achei uma pena que uma parte da história deu uma leve caída, mas no todo ele é bom. Super curioso pra ler.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  35. Pelo que estou vendo é um livro bem bom. Gostei da trama dele, tem tudo pra ser uma boa leitura. Já foi parar na lista dos desejados!

    ResponderExcluir
  36. A Chrys tava lendo esse livro, e eu ja tinha até colocado ele na minha listinha, com a sua resenha então ele vai passar pra frente , porque eu adoro livros assim.

    Pena que tem hora que a gente desacelera , mas é normal né???

    Bjls

    Sara

    ResponderExcluir
  37. Gostei da resenha. Confesso que fiquei ainda mais curioso pelo mistério que envolve o livro.

    Bjo

    ResponderExcluir
  38. Curiosa para ler o livro desde do lançamento. Gosto do fato de ser narrado em primeira pessoa e envolver dois mundos, biblioteca e Google, que são tão diferentes, mas no fim tem a mesma finalidade de informar. Quero saber qual é este segredo.

    ResponderExcluir
  39. Oiee, tudo bem?

    Poxa, eu to doida pra ler esse livro. Mas ainda não consegui comprar. Leio resenhas muito positivas sobre ele e, como adoro mistérios... acho que vou amar.

    beijos
    Kel
    porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  40. Adorei a resenha, muito direta. Agora fiquei curiosa para saber que mistério é esse; vou ter que ler mais um livro facinante, obrigada!

    ResponderExcluir
  41. Estou muito curiosa pra ler esse misterio que o autor criou neste livro, acho que nunca li um livro que envolve outros, me parece ser um livro muito bom, nao vejo a hora de poder lelo!!

    ResponderExcluir
  42. Beeeeeeeeeeeeem interessante a sua resenha. Vai direto ao ponto, sem rodeios. Gostei da premissa do livro. Não esperava ele tão... misterioso assim, pelo que já tinha fuçado no meu livro. Tenho que ler ele logo pra ver qualé :)

    Beijo, flor!

    Raquel Moritz
    www.pipocamusical.com.br

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!