[Resenha] Simplesmente Ana

Simplesmente Ana - Marina Carvalho

Simplesmente Ana - Marina Carvalho
Simplesmente Ana - Livro 01
Sinopse - Novo Conceito - 2013 - 304 páginas


O livro de estreia da professora e jornalista brasileira Marina Carvalho narra a história fictícia de Ana Carina Bernardes Markov - ou Simplesmente Ana -, uma jovem mineira que descobre ser a princesa de Krósvia. Tudo começa quando Ana é contatada, através do Facebook, por um homem afirmando ser seu pai e, ao fazer uma pesquisa no Google, descobre que Andrej Markov - o cara da mensagem - é nada mais, nada menos que o rei da Krósvia, um pequeno país europeu.

Andrej, que jamais soube da existência de Ana, faz um apelo para que a filha passe uma temporada em Krósvia. Ana reluta um pouco em aceitar, afinal está cursando faculdade de direito, é estagiária em um escritório de advocacia e tem um rolo-quase-namoro com Artur. Mas a família inteira de Ana, sua melhor amiga Estela e até mesmo Artur a aconselham a fazer essa viagem, a fim de conhecer a outra metade da história de si mesma que lhe havia sido negada e ela resolve aceitar o pedido do pai.

Na Krósvia, Ana passa a viver um conto de fadas, morando num castelo com vista para o Mar Adriático, usufruindo de um quarto (e um closet) dos sonhos, ganhando o carinho dos funcionários do castelo e principalmente de seu pai recém descoberto. A única pessoa que não parece gostar da presença dela é Alexander Jankowski, filho da falecida esposa de Andrej. Inicialmente, Alex trata Ana com irritação, ironia e desprezo, porém esse comportamento começa a mudar de repente, e Ana fica na dúvida se Alex a detesta ou tem outros sentimentos por ela. É inegável que Ana se sente atraída por Alex desde o princípio, só que ela reprime seus sentimentos, pois ele é enteado do seu pai, ela pretende retornar logo ao Brasil e principalmente: Alex tem namorada! 

"Toda história de princesa tem uma megera e ela normalmente é bonita e extremamente má. Como minha vida estava mais para um conto de fadas do que realidade, já era hora de minha bruxa aparecer, já que nem tudo pode ser um mar de rosas, infelizmente."

Além de Laika, Ana terá que enfrentar outros problemas que ameaçam seu conto de fadas perfeito, como o assédio da imprensa que tem início após sua Cerimônia de Apresentação e a falta de liberdade de ir e vir, já que só pode sair acompanhada de seguranças em locais pré-aprovados pelo seu pai. Ana perde o controle sobre sua vida e sobre o seu coração, como lidar com isso? Como ser simplesmente Ana?

Simplesmente Ana possui o enredo um pouco clichê, quem assistiu O Diário da Princesa poderá ter alguma sensação de déjà vu. A própria Ana compara sua situação com a de Mia Thermopolis, dizendo que pelo menos seu cabelo não é tão ruim, mas as histórias caminham para lados diferentes, embora sejam igualmente agradáveis e divertidas. 

Ana e Alex tem suas doses de erros e acertos: é enervante presenciar a incoerência do Alex que não resolve logo sua situação com a namorada e igualmente irritante a falta de lucidez da Ana em alguns momentos, mas posteriormente ambos amadurecem e tentam fazer escolhas acertadas, o que nos leva a torcer por eles. Juntos eles descobrem novos interesses e vocações e, no momento determinante da trama, um não é obstáculo para o crescimento do outro. Senti falta de outro ponto de conflito, algum problema mais complexo a ser resolvido, contudo um público mais jovem poderá se identificar melhor com os dilemas apresentados na história.

A narrativa em 1ª pessoa na voz de Ana nos coloca a par de tudo o que ela está vivendo, sentindo e de seus pensamentos mais irônicos. Ela fala consigo mesma e também conosco, como se a personagem "virasse sua cabecinha" e nos olhasse para dizer algumas coisas, derrubando a "quarta parede". A autora também lançou mão de alguns recursos interessantes, como a troca de e-mails e diálogos por telefone na comunicação de Ana com os parentes e amigos do Brasil. Errou o tom quando falou sobre o carnaval, mas acertou a mão ao colocar Ana na cozinha interagindo com a cozinheira do castelo Karenina, ensinando-a a preparar algumas delícias como pão de queijo, brigadeiro e feijoada para o deleite dos krosvianos e água na boca do leitor. Curti também as referências musicais e a forma como foram introduzidas nas cenas. 

A leitura se dá de forma gostosa e fluída, quando percebemos o livro já está quase acabando. O último capítulo avança dois anos na história e ficamos sabendo o rumo que os personagens tomaram. Gostei do final "moderno" adotado pela autora, que não deixa de ser muito fofo e romântico.

Esse conto de fadas contemporâneo e abrasileirado é um romance jovem, indicado para quem está a fim de embarcar numa viagem para Krósvia e desfrutar de uma história leve e divertida!

Essa leitura foi uma cortesia da Editora Novo Conceito.
Curtiram? Comentem! Beijos...

40 comentários

  1. Linda resenha!!! Só pelo fato de ser uma autora brasileira, acho que merece certo crédito. Eu mesma, leio muito mais autores estrangeiros, e "me culpo"... tá aí uma oportunidade então!! O fato de inserir facebook, google, acho bem bacana... mais atual impossível. Parece ser um livro leve e bom de ler, certamente fará parte da minha lista de meta!! Ahh também sou super a favor desses finais que nos mostram os personagens "na posteridade"... Parabéns pela sua resenha!! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada flor, que bom que curtiu =)
      Também adoro epílogos ou últimos capítulos com saltos no tempo.
      Beijos!!!

      Excluir
  2. Estou participando do top comentarista estou louca por simplesmente Ana , se ganhar vai ser minha escolha com certeza , vi várias resenhas elogiando o livro e a autora , e acho que comigo não vai ser diferente.

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro essa capa! Tão linda!! Será uma das minhas próximas leituras. Acho que vou gostar bastante.
    Bjs!
    Zilda - Cachola Literária

    ResponderExcluir
  4. Ahhhhhh o livro parece ser muito fofo!as vezes um pouco de clichê é bom,não é?Antes de vc mencionar o filme " O Diário da Princesa" eu já havia relacionado as profundas igualdade,mas,como eu ouvi em algum luga,nenhum autor aborda um tema da mesma maneira que o outro!Fiquei com vontade de ler.E o engraçado é que a capa nos remete a uma história completamente diferente da qual o livro conta.Gostei de saber que é um livro nacional e que não negou suas raízes.

    beijos!

    eueminhacultura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o vestido da capa fosse amarelo haveria uma relação, mas... pelo menos ela está muito bonita. Beijos!

      Excluir
  5. Adorei a resenha, me deixou com vontade de ler este livro! O livro é bem atual, aproximando a história fictícia comparada a nossa realidade, então todas nós podemos nos sentir na situação dela!! Muito bom!

    ResponderExcluir
  6. Estou participando do top por causa desse livro!!! Sua resenha só me atiçou mais a querer lê-lo, gosto de livros nacionais com essa pegada leve e romântica, ja tinha previsto esse lado parecido com o diario da princesa por tratar do mesmo tema mais cada um tem um jeito diferente de explorar o mesmo tema, tomara que Marina faça muito sucesso com seu conto de fadas moderno,

    ResponderExcluir
  7. Eu estou muito afim do livro, primeiro pela capa q me encantou, é linda! Segundo gosto muito de livros com princesas, então estou desejando o livro a um bom tempo apesar de ser bem clichê!

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito da resenha, ainda não comecei o Simplesmente Ana, porque a NC me deixou meio tonta com tanta coisa boa! Sou super clichê, então claro que vou amar!! *-* '

    beijos ;*
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com
    <3 Segui aqui, se puder me seguir :D

    ResponderExcluir
  9. Oi Elis, eu gostei muito de sua resenha. Acho a capa desse livro super linda, mas há algo na história que não me convence. Não sei, já li e reli sua resenha e de outros blogs, eu olho, leio alguns detalhes e me dá impressão de que a personagem principal não me agradará, não sei. Tenho a impressão de que o romance será clichê demais para mim, e por esses tempos estou correndo deles. rsrs

    Mas gostei de verdade de sua resenha.

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da resenha Susane, se passar por alguma livraria, folheie algumas páginas e veja o que acontece ;)
      Beijos!!!

      Excluir
  10. Achei a sua resenha demais, deu muita vontade de ler. Já achava a capa maravilhosa, mas não conhecia o enredo. Adoro contos de fada modernos, adorei saber que a autora incluiu e-mails, Facebook na história.

    ResponderExcluir
  11. Ainda não li, mas só ouvi falarem bem dele. Não vou deixar de ler assim que puder =)

    www.resenhasealgomais.com.br

    ResponderExcluir
  12. Eu ainda não tinha lido uma resenha desse livro, mas gostei do enredo que deve ser leve e romântico. Fiquei curiosa para saber como Ana, se comporta nesse conto de fadas que se tornou sua vida.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Meninas, estou adorando os comentários, beijos à todas =D

    ResponderExcluir
  14. Lendo a resenha fiquei pensando justamente em O Diário de Uma Princesa, que amooooo d+. E é justamente por isso que estou louca pra ler esse livro, quero vê como Ana vai agir e como tudo termina no final (já imagino esse final moderno que você falou).

    ResponderExcluir
  15. Bem, eu gostei muito desse livro, e nem sequer esperei qualquer resenha dele sair, para comprá-lo.... Não me arrependi nem por um segundo.....Achei a leitura super leve, rápida, envolvente e emocionante. Acho que a autora está de parabéns pela obra....

    ResponderExcluir
  16. gostei da resenha
    o livro parece bem fofo

    ResponderExcluir
  17. Eu só leio resenhas maravilhosas desse livro! Só em saber que ela é uma princesa e que terá que passar uma temporada com seu pai, já me faz querer devorar o livro!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  18. O livro tem uma história bem fofa, adorei essa trama dele! Querendo muito ler, gosto do estilo e pelo que vi agrada, é uma boa leitura.

    ResponderExcluir
  19. Quando vi a capa desse livro pela primeira vez, achei que fosse um livro de época. Depois fui ler a sinopse e a resenha no blog que estava lendo e gostei. Procurei ler mais e gostei mais ainda. Agora li sua resenha e decidi que quero ler o livro e breve.

    ResponderExcluir
  20. Oi Elis! Que bom que gostou, acho que te assustei com minha opinião, mas comigo não deu certo, achei Ana chata demais e uma personagem que poderia ter sido melhor construída e a narrativa muito enrolada. Mas fico feliz que com você tenha sido diferente e muito agradável.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cida!
      Isso pode acontecer mesmo quando a narrativa é em 1ª pessoa, se a gente não se identifica com a personagem fica difícil. Lembra da minha relação com a Kelsey? Mas entrei na leitura com as expectativas neutras e gostei do resultado. Beijos!

      Excluir
  21. Estou com grandes expectativas acerca do livro. As opiniões sobre o livro parecem estar bem divididas. Espero que, quando eu tiver a oportunidade de tê-lo e começar a ler, fique no grupo dos que gostaram da história. hehe O que achei mais interessante foi que a história é bem moderna. O rei contacta Ana pelo Facebook... enfim. Acho que o que mais me atraiu foi a história ser parecida com O diário da princesa, que é uma série que curto muito.

    ResponderExcluir
  22. Quero muito esse livro!
    sei que muita gente, a maioria nem leu, compara com Diário da Princesa da Meg Cabot e tbm que tem muitas blogueiras elogiando esse livro e eu não vejo a hora de lê-lo!
    To tentando não criar expectativa, mas é difícil depois de ler sua resenha!

    ResponderExcluir
  23. Eu adorei este livro. É bem parecido com Diário de uma princesa em alguns momentos mesmo, mas como você disse, as histórias caminham para rumos diferentes e até acho que Simplesmente Ana foi mais legal que o outro, mesmo adorando a Meg. Acho que o fato da protagonista ser brasileira, fã de Jota Quest e gostar de feijoada ajuda bastante...kkk

    Bjs, Yara.
    http://www.ilusoesescritas.com/

    ResponderExcluir
  24. Eu já li após a tempestade a amei
    Ainda não li simplesmente Ana, mas parece muitooooo o diário da princesa, não vejo a hora de ler para ter a minha opinião !!

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preciso encarar essa tempestade Sara rsrsrs... que bom que gostou, fico mais animada =)
      Beijos!!!

      Excluir
  25. Li outras resenhas e não foram tão animadas como a sua. Mas é assim mesmo, o mesmo livro causa percepções diferentes em vários leitores, :)
    Na época do lançamento achei essa trama, muito parecida com 'Diários de Princesa'.

    ResponderExcluir
  26. Eu quero muiiito ler este livro, mas uma coisa que me incomodou saber que o "casal" do livro, no caso o garoto tem namorada...eu odeio triangulos e essas indecisões as vezes me incomoda muito, mas espero que não atrapalhe na minha leitura.
    Fico tentando imaginar essa garota adulta descobrindo que é filha de um cara importante e indo para la e sofrendo todas as pressões possiveis, pretendo lê lo em breve, beijos.

    ResponderExcluir
  27. Oi Elis
    Esse livro já está aqui na minha pilha de lietura, em breve ele será o próximo :)
    Parabéns pela resenha, fico ótima
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  28. A Ana é mineira? Já gostei da historia :) Quando comecei a ler sua resenha me lembrei do filme. Apesar de parecer clichê fiquei com vontade de ler o livro. Pelos quotes da para ver que a leitura flui bem. Adoro quando a historia tem referências musicais, conheci algumas bandas através dos livros. Legal esse avanço no tempo no final do livro, sempre fico curiosa para saber como seria a vida dos personagens depois do "fim" da historia.

    ResponderExcluir
  29. Wow, realmente é uma historia muito boa e criativa que a autora fez, fiquei bem curiosa com esse livro, adorei o romance em que ha no enredo!

    ResponderExcluir
  30. rsrs... me pareceu tanto com Tudo Que Uma Garota Quer..rsrs
    Realmente é um pouco clichê, mas mesmo assim o livro pareceu fofo e interessante. O fato de ser uma produção nacional me deixa mais animada ainda. *-*
    Farei o possível pra ler.

    ResponderExcluir
  31. Livro realmente delicioso de ser ler, daqueles de vc não conseguir largar enquanto não termina. E essa tal de Krósvia, hein? Que vontade de ir lá e assistir o show do Bon Jovi junto com a Ana. Romance leve, gostoso, que dá vontade de estar no lugar da protagonista.

    Parabéns pela resenha e pelo blog!

    adriana medeiros

    minhavelhaestante1.blogspot.com

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!