[Resenha/de banca] Coração Leal

Coração Leal - Ann Lethbridge

Coração Leal - Ann Lethbridge
Sinopse - Editora Harlequin - 2013 - 283 páginas


Coração Leal é um romance de banca histórico, ambientado na Escócia do século XIX, que traz como protagonistas Ian Gilvry, o laird de um clã escocês e Selina Albright, uma dama inglesa.

Estamos em 1818 e Selina se encontra numa situação delicada. O pai casou-se novamente, por isso ela deixou de ser a dona da casa e agora sente-se como uma convidada em seu próprio lar. Resolve procurar um marido aceitável e que seja maleável, para que possa fazer um casamento tranquilo e ao mesmo tempo manter o mínimo de independência. O escolhido é o tenente Dustan, por quem ela sente absolutamente nada, mas é um pretendente que não irá partir seu coração como Ian Gilvry fez, há 9 anos atrás, quando ela tinha apenas dezesseis anos e passou uma temporada na Escócia, ignorada pelo pai após a morte da sua mãe.

"Sassenach. Ladra. Os desaforos dançavam em sua mente. A guerra entre os escoceses e os ingleses podia ter acabado, mas suas famílias batalhariam até não restar mais ninguém que pudesse empunhar uma espada verbal."

Ian Gilvry apaixonou-se por Selina quando tinha dezoito anos. Mas dispensou-a rispidamente quando seus irmãos os surpreenderam juntos. Afinal, ela era filha do forasteiro inglês inimigo do clã, daquele que usurpou suas terras, se apoderou da Fortaleza de Dunross e tornou a existência do seu povo cada vez mais miserável.

Embora nunca tenha se esquecido de Selina, a preocupação atual de Ian é com a sobrevivência do clã, já que o pai da moça, lorde Albright, impede a caça em suas terras, cobra altas taxas de impostos e aluguéis e ainda por cima, a nova lei inglesa proíbe a produção artesanal do uísque, tradicional bebida que o povo das Terras Altas fabrica há centenas de anos. Só resta ao clã de Dunross montar uma destilaria de uísque ilegal e praticar o contrabando, para tentar garantir a subsistência de todos.

"Ela era danada de linda. Mais linda como mulher do que tinha sido quando era uma menina de 16 anos. E também a mesma fonte de problemas que tinha sido na época."

É claro que os destinos de Selina e Ian voltam a se cruzar e a vida dos dois foge totalmente do planejado! Selina está novamente na Escócia quando descobre que seu pai e o tenente Dustan pretendem efetuar a prisão do grupo de Ian por contrabando. Após intensa batalha com sua consciência, pesando a lealdade com o pai, os planos para com Dustan e o que manda o seu coração, Selina resolve alertar Ian e com isso sela o destino de ambos. A partir daí é só "pernas pra que te quero", literalmente!

Uma grande perseguição se desenvolve: a pé, à cavalo, por terra, por mar... mas seja subindo ou descendo os penhascos, adentrando cavernas ou se abrigando em esconderijos de contrabando, Ian e Selina não conseguem fugir do que sentem um pelo outro e a inevitável união acontece. E agora? O que fazer a partir de então? Como lidar com essa realidade tão desejada mas nunca suposta ou planejada?

Aventura e perseguição, haja fôlego!
Urgência, sensualidade e sedução, que calor!
Amor, transformação e superação... finalmente!

Temos aqui uma história de amor cheia de obstáculos que se entrepõe ao casal: a rivalidade das famílias, as diferenças sociais, culturais e linguísticas, mágoas e fantasmas do passado, desconfianças, a falta de objetivos comuns e a falta de comunicação. Isso faz com a trama seja rica em conflitos a serem resolvidos, cada qual ao seu tempo.

A ambientação criada por Ann Lethbridge é perfeita, quase podemos respirar o ar das Terras Altas, sentir o frio da brisa, o cheiro da urze. O argumento histórico foi bem desenvolvido, conhecemos as dificuldades da rotina desse povo que luta para manter sua subsistência e identidade cultural. A união necessária à sobrevivência do clã é a mesma que gera desconfiança sobre qualquer forasteiro.

A narrativa em 3ª pessoa é ágil, criativa e movimentada, nos mostra os sentimentos e pensamentos tanto de Selina quanto de Ian. Alguns fatos que ocorreram no livro Coração Feroz são citados em Coração Leal, porém isso não atrapalha a compreensão do enredo para quem não leu o livro anterior (como eu), pois tudo é bem explicado no decorrer da história. Mas quero ler Coração Feroz também porque adorei o estilo da autora.

"A vontade de marcá-la como sua, marcá-la com lábios e dentes, deixar que a força de seu desejo o levasse a uma felicidade negligente, era violentamente tentadora. Além da razão..." 

Uma história bem construída, cheia de aventura, conflitos e cenas sensuais calientes. 
Super recomendo!

Livros Relacionados



Coração Feroz - (Harlequin Históricos 117)
c/ o capitão Michael Hawkhurst e Alice Fulton, amiga de Selina, 
contém acontecimentos anteriores a Coração Leal.

Her Highland Protector - 2º livro da Série "The Gilvrys of Dunross"
c/ Lady Jenna Aleyne e Niall Gilvry, um dos irmãos de Ian Gilvry
(ainda não publicado no Brasil).

Essa leitura foi uma cortesia da Editora Harlequin.
Quem gostou comenta aqui! Beijos...

33 comentários

  1. As vezes um romance de banca pode nos surpreender muito mais do que um livro imenso e carissimo .

    Adorei a história e sua resenha , assim que possivel vou adquirir meu exemplar *_*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!
      Foi realmente uma grata surpresa, nunca tinha lido nada da autora, mas adorei o seu estilo e o conteúdo do enredo é ótimo, não deixa nada à desejar aos livros de livraria.
      Boa leitura =)

      Excluir
  2. Oi Elis
    Esse romance parece ser muito lindinho, quero ler ele! *-*
    Parabéns pela resenha ficou demais!

    ps: tem resenha nova lá no Escuta Essa
    http://escutaessa.blogspot.com.br/2013/06/resenha-sangue-na-neve-de-lisa-gardner.html

    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  3. Oi Elis, eu adoro o romance de banca e pelo visto vou correr pra comprar esse! a história promete ser boa demais, nunca li nada da autora mas fiquei curiosissima, essa capa é pura beleza!

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu amo um romance de banca tenho muitos, esse esta na minha lista, adoro um homem de saia rs, e a Escocia é linda.
    Parece ser um romance que n~çao tem tanto mimimi prefiro assim, um casal que se ama..mas não pode ficar junto, adoro,
    beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os escoceses e seus kilts abalam corações não é Neny!?!
      Beijos!

      Excluir
  5. Também gostei. Gosto muito de romances históricos, a história parece ser encantadora!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Elis,
    Não conhecia a autora, mas fiquei interessada pelo enredo.
    Tramas de casais de culturas diferentes, sempre são interessantes.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Adoro um romance histórico, e fiquei bem curiosa para ler esse livro.... Gostei da resenha, e já anotei esse título para correr atras.

    ResponderExcluir
  8. Own eu amo romances de época! Mas é claro que não dispenso um bom livro moderno,mas estas histórias de época tem um encanto especial sobre mim,eu não entendo muito esta sensação boa que me dá quando eu leio estes relatos antigos.

    o livro parece ser ótimo ,rico em conflitos,como vc disse,só pela resenha eu amei muito.

    Beijos e xal.

    eueminhacultura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Ah! Adorei a resenha amiga e agora eu quero o livro rsrs.

    Beijos e Até o próximo post!
    Lu Apaixonada por Romances

    ResponderExcluir
  10. Aiii, Elis.... eu tenho "Coração Feroz", e não fazia ideia de que esse livro era conectado a ele (ok, tive uma desconfiança pelo título). E agora fiquei com vontade de ler esse tb, como faz?! rs....

    Que show de resenha, a-do-rei!!!

    Bjnhs!!!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que máximo Suelen, você vai poder ler na sequência, eu preciso comprar o Coração Feroz ainda.
      Beijos!!!

      Excluir
  11. Que capa linda, Elis! Se eu vejo um livro desses na banca, corro para comprar sem nem querer saber como é a história. É linda demais!
    Eu amo romances históricos. <3 E quando vc falou em rivalidade entre familias, já fiquei ainda mais doida para ler. Com certeza vou ler :)
    Beijos amiga!
    http://www.coisasdemeninasarteiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Amei sua resenha Elis, deu aquela vontade de ler/ter esse livro.
    Arrependi de não tê-lo pedido para resenhar no blog, snifff
    Agora resta achá-lo nas bancas ou nos sebos da vida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Own, espero que você encontre Leninha, eu estou à procura de Coração Feroz agora =)
      Beijos!

      Excluir
  13. Não é o meu tipo de livro favorito mas às vezes ler um romance desses faz um bem tão grande, esseparece ser bem movimentado e bem escrito além de não focar exclusivamente no romance, perfeito para a época da TPM.

    ResponderExcluir
  14. Sempre tive um pré conceito sobre os romances de banca. Achava-os bregas, e destinados a velhas solteironas... que horror né!? Pois então, graças aos blogs tirei isso da cabeça!!! E já estou com para começar a leitura!! Uhuuu!!! ahahahahah Bom, não conhecia Coração Leal e achei muito legal a sua resenha, não digo que em breve o lerei, mas quem sabe!? Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Não sou muito fã de romances de banca, mas gostei da história desse e pode ser que eu leia. Achei romântica (meio óbvio, neh?rsrs) mas mais do que isso cheia de aventura e bem dinâmica. Espero que seja tão bom quanto a sua resenha.

    ResponderExcluir
  16. Sou uma leitora assumida de romances de banca e sinceramente as vezes acho eles melhores do que alguns de livraria. "Coração Leal" tem uma capa bonita, uma história envolvente, hot... bem no estilo que estamos-quem ler esses tipos de livros- acostumadas, ação, personagens encantadores. Enfim, uma ÓTIMA leitura!!! :)

    ResponderExcluir
  17. Nuca li nenhum romance de banca, mas cada resenha que leio, me deixa curiosa em poder um dia quem sabe ler!

    Amei sua resenha e vou tentar achar aqui na minha cidade, pois aqui não tem nada =/

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  18. Oi, Elis! Não é que a história seja ruim, mas eu não consigo gostar desses romances de banca. :/ O estilo não me atrai mesmo. Até já tentei ler um, mas não consegui terminar a leitura!

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. A trama parece interessante, mas não curto romances de banca.
    Achei diferente além do romance, ter bastante aventura.

    ResponderExcluir
  20. Estes romances me ganham de cara quando são ambientados na Escócia ou Irlanda, ADORO. Gosto de romance de banca e a Harlequin tem livros ótimos. Não li nenhum livro da autora, mas gostei da historia deste,

    ResponderExcluir
  21. Ai, Elis, ainda estou com preguiça desses romances de banca... rs... culpa da maratona que acabou comigo! hehe... Mas esse me pareceu interessante. Para mim, quanto mais conflito melhor. =)

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  22. Sempre tive vontade de ler romance historicos porem ainda nao tive a oportunidade de ler nenhum, esse livro parece ser muito bom a historia parece ser bem construida e o enredo é muito bom1

    ResponderExcluir
  23. Gostei desse livro, super interessante e com uma tema bem gostoso que amo ler! É uma boa dica e dá vontade de conferir!

    ResponderExcluir
  24. Apesar da resenha, mas como não sou fã de romance histórico, não me interessei muito por esse livro....

    ResponderExcluir
  25. Adoro romances que se passam na Escócia!
    As paisagens, os costumes tem tudo para compor um romance sensacional.
    Beijos
    http://meufilmeviroulivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!