[Resenha] Bruxos e Bruxas

Bruxos e Bruxas - James Patterson e Gabrielle Charbonnet

Bruxos e Bruxas - James Patterson e Gabrielle Charbonnet
Série Bruxos e Bruxas - Livro 01
Sinopse - Novo Conceito - 2013 - 288 páginas
Oi pessoal! Acho que todos já ouviram falar do livro Bruxos e Bruxas, não é? O marketing da Novo Conceito para esse lançamento gerou muitas expectativas... Porém, quando surgiram as primeiras resenhas, percebi que uma parte das pessoas amou o livro e outra parte não. Como essa história é direcionada ao público jovem, resolvi convidar minha filha Samatha Culceag - que tem 12 anos e é dona do blog Só pra Menores - para ler e resenhar esse livro. Será que os autores acertaram o alvo?


Estava com muita vontade de ler Bruxos e Bruxas! Amei a mensagem inicial e a capa pegando fogo, que tem tudo a ver com a história. Quando comecei a leitura, me deparei com um prólogo misterioso: Wisty, seu irmão Whit, sua mãe e seu pai estão no meio de um estádio, com pessoas olhando, filmando e fotografando, enquanto a família Allgoods está prestes a ser enforcada por um tal de Único que é o Único(?).

Estádio? Enforcados? Vamos voltar um pouco...

Whit acordou às 2:10 da manhã com um TUM, TUM, TUM chato, ao olhar pela janela se deparou com o exército andando em sua rua em plena madrugada, eles pararam de frente para a casa dele e arrancaram a porta pelas dobradiças, começaram a quebrar móveis e sequestraram toda a família. Eles descobriram que os soldados faziam parte de um exército especial da Nova Ordem e a família toda estava sendo acusada de bruxaria.

Como dizer que isso é mentira enquanto seu corpo se incendeia sozinho e você não sente?

Os irmão foram aprisionados para aguardar a morte, os únicos objetos que puderam levar de casa foram uma baqueta (arrancada no passado da mão do baterista da banda The Groaning Bones durante um show) e um livro velho sem palavras. Aos poucos foram percebendo que eles tinham mesmo poderes, mas só conseguiam fazer alguma coisa quando estavam bem nervosos.

"- Será que acabamos de voltar no tempo? - perguntei com a voz aguda - Porque na última vez que chequei estávamos no século 21 não no 17!" (Wisty)

É incrível como a Nova Ordem conseguiu transformar o século XXI em XVII! O julgamento de Whit e Wist foi totalmente sem noção e errado! Quem a Nova Ordem pensa que é?

"A Nova Ordem é um partido político que vem ganhando todas as eleições. Agora estão no poder. Em alguns meses, eles acabaram com o governo antigo e instituíram o conselho dos únicos."

Aventura, ação, mistério e muita magia é isso que encontramos ao ler e entrar no universo mágico de Bruxos e Bruxas. Com a narrativa de James/Gabrielle podemos "viver" como é ser um prisioneiro da Nova Ordem, sobrevivendo sem água, sem comida e sendo obrigado a enfrentar cães raivosos.

Vocês podem achar que quando os personagens estão presos a história fica sem ação, que a leitura é chata. Mas, por incrível que pareça, no tempo em que Whit e Wisty ficaram na prisão muita ação aconteceu, fazendo a história ser agitada a todo momento.

Em relação aos personagens, percebi que não falta bom humor, eles gostam de fazer piadas e zoar com os guardas da Nova Ordem sempre que podem. Se tudo está ruim mesmo, se eles vão ser executados, por que não se divertir? Viver mais um pouco?

Algumas pessoas estão falando sobre a magia do livro, achando que faltou alguma coisa mais fantástica, mas fiquei feliz, pois a magia deles tem relação com os seus sentimentos, raiva, dor, felicidade, medo... Assim ela apareceu na hora certa, meio descontrolada, mas ninguém nasce aprendendo a ler, então, por que um bruxo tem que nascer aprendendo a fazer uma magia perfeita? O aprendizado que leva a perfeição.

Bruxos e Bruxas fala de um governo que combate bruxos, mas onde o líder é um bruxo do mal, muito pior do que as pessoas que estão sendo presas dia após dia, é nisso que os personagens se agarram para continuar a lutar. Eles querem liberdade!

Quanto ao final, ele fica em aberto. Uma parte da história ficou debaixo do pano. Um pano que eu quero muito puxar e descobrir o que vai acontecer! Esse com certeza foi o melhor livro de magia que já li até hoje. É favorito e como diz o Gollum, "Meu preciosssso!".

E fãs, lembrem-se: “Até aqui foi só um aquecimento!”

Série Bruxos e Bruxas


5 - The Lost (2014 nos EUA)

Essa leitura foi uma cortesia da Editora Novo Conceito.
Aguardamos seus comentários!

Beijos...

53 comentários

  1. O marketing em cima desse livro, realmente foi muito grande, mas gostei da forma como eles introduziram a ideia da Nova Ordem aos leitores. Para um livro introdutório , as informações dadas e destacadas na resenha da Samantha, até que me deixaram bem satisfeita e interessada pelo enredo de B&B. Gostei do fato dos “poderes”, dos personagens só serem ativados por seus sentimentos, acredito que assim, o aperfeiçoamento , será muito mais interessante. Enfim Ótima Resenha!!

    *bye*
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marla.
      Eu queria ler um livro assim, cuja a magia é interligada com os sentimentos dos personagens. Agora consegui!
      Beijos...Samantha

      Excluir
  2. Samantha do céu!
    Você conseguiu transformar esse livro e torná-lo atrativo!!! Juro que senti vontade de ler novamente pra encontrar esse encantamento que você mostrou!
    Acho que James/Gabrielle erraram no público alvo. Seus relatos me provaram que a história ganha os jovens, que deveria ser juvenil e que se assim fosse, se assim estivéssemos preparados, teríamos lido com uma visão diferente!
    Justamente o que não gostei, foi o que vc amou!!! percebe?!?!?! Quando nós mais velhos rsrsrs pegamos um livro Juvenil pra ler, mudamos nosso enfoque, mudamos nossa visão dele e acredito que entramos nesse clima. Como ele foi vendido como adulto, começamos a leitura esperando demais, esperando atitudes adultas de dois adolescentes.
    Você tem toda a razão!!!!!

    Elis!!!
    Por favor, faça a Samantha voltar mais vezes com dicas de leituras juvenis com tanto encantamento como este, fala a verdade, ela é uma bruxinha... rsrsrsrs


    AMEI!!!!!! definitivamente amei sua resenha!!!

    Beijos
    Chrys Audi
    blog Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Chrys!
      Concordo com você, os pontos negativos que algumas pessoas apontaram eu percebi de forma diferente, o por que daquilo ter acontecido, achei que o livro não está sem sentido, ele vai ter um significado diferente para cada pessoa.
      Beijos e muito obrigada.
      Samantha

      Excluir
  3. O livro foi tão bem divulgado que acho que deixou todo mundo com muitas expectativas, eu infelizmente ainda não li. Espero não decepcionar e enxergar a historia maravilhosa que você leu.
    Parabéns pela resenha!
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Cristiane!
      Espero que você consiga.
      Beijos...Samantha

      Excluir
  4. oi Samantha, tudo bem? olha esse livro ainda é um misterio, ta meio ame ou odeie, tem muita gente criticando e tem vc que amou a história!
    Eu particularmente, não curti o livro, é um dos poucos livros que não estou tão animada e ansiosa para ler, gostei da divulgação, achei bem inusitada. Acho que o genero não me agradou tanto, fiquei contente em ver a sua animação ao relatar a história em cada linha da pra perceber que você curtiu cada linha! e fico contente de ver o poder de um livro, essa sensação gostosa que a leitura dá! Parabéns!!!

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Thaila!
      A divulgação que a editora fez foi diferente e misteriosa, é um pena não ser seu gênero!
      Beijos...Samantha.

      Excluir
  5. Quando foi lançado criei uma expectativa enorme a respeito desse livro. No entanto, fui lendo algumas resenhas e fiquei um pouco decepcionada. Entretanto, quero ler e tirar minhas próprias conclusões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maristela!
      É muito bom tirar as próprias conclusões de uma história, espero que goste da leitura, depois me conta o que achou!
      Beijos...Samantha.

      Excluir
  6. Preciso ler esse livro o quanto antes possível!!
    Logo na época de lançamento fiquei super empolgada com o livro mas depois que começaram a sair as primeiras resenhas a maior parte disse que se decepcionou com o livro e assim eu fiquei meio desestimulada a ler o livro...Mas ai quando a Samantha escreveu e disse que amou o livro, minha curiosidade em relação ao livro voltou com tudo!!
    Amo livros de magia, logo a probabilidade de gostar de Bruxos e Bruxas é imensa, só não acho que será o melhor de todos os livros de magia que já li porque HP faz parte de mim

    ResponderExcluir
  7. O livro meio que deixou a desejar, mas gostei dele. Só que começo a pensar que não vou apreciar tanto essa leitura. Talvez não, talvez seja bom e eu goste, só que tenho pé atrás com o autor, então...

    ResponderExcluir
  8. Acho que é a primeira pessoa que eu vejo que AMOOOOU o livro...até me animei pra ler de novo hahahah

    www.resenhasealgomais.com.br

    ResponderExcluir
  9. Demais sua resenha, me cativou. Se o livro não dá espaço para monotonia melhor ainda, são esses que prendem nossa atenção, que nos deixam fascinadas! Valeu pela dica, certamente estará na minha lista de leitura. Bjos!

    ResponderExcluir
  10. menina, amei essa capa.
    Espero poder le-lo em breve, a temática é bem a minha praia.
    Pelo o que você disse do livro ele é ótimo.
    Então quem sabe eu adore?!
    bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thais!
      Também amei essa capa, tem tudo a ver com a história!
      Beijos...Samantha

      Excluir
  11. Quando ouço falar em bruxos e bruxas, só me lembro do Harry Potter, mas pelo que vi esse livro é tem bem mais ação e aventura!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi J.H.
      Pelo menos no primeiro livro da série Bruxos e Bruxas não encontrei nenhuma semelhança com Harry Potter (apesar de ser um dos livros que a Nova Ordem baniu rsrsrsrs), é tudo bem diferente inclusive a forma da magia dos personagens.
      Beijos...Samantha

      Excluir
  12. Ainda não li esse livro, mas mal posso esperar que o meu chegue.... Acho que será uma leitura surpreendente, principalmente levando-se em conta seu autor..... Ainda não tinha lido nenhuma resenha dele, e acho que não vou me decepcionar com o livro.....

    ResponderExcluir
  13. 4 livros no total ou até agora publicados lá fora? Eu tô pulando séries, mas Bruxos e bruxas a cada dia me faz mudar de opinião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yasmim, são 4 livros até o momento.
      No Goodreads consta que um 5º livro será publicado em março de 2014, mas não encontramos essa informação no site do autor, nem a confirmação do total de livros. Bjs!

      Excluir
  14. Acompanhei o marketing pela fan page da Novo Conceito, e todas as mensagens deixadas me deixaram realmente curiosa. E quando vi Bruxos e Bruxas na livraria fiquei mais curiosa ainda, li poucas resenhas e como foi falado acima, eram em sua maior parte negativas. Não sabia que era uma série, e talvez essa falta de magia seja compensada nos próximos livros, não?! Fiquei com mais vontade de ler, e sua filha escreve muito bem, parabéns!

    ResponderExcluir
  15. Adorei a resenha, o livro realmente parece muito legal !
    Adorei o blog tbm !
    beijos

    ResponderExcluir
  16. Adoro livro de bruxos, não consigo deixar de lembrar do meu bruxinho favorito, o Harry, é claro! rsrsrs Este livro me chamou a atenção desde que vi o lançamento e quero muito ler. Fiquei impressionada de saber que o primeiro livro desta série foi lançado em 2009 e só agora no Brasil? Nossa! As capas originais são feinhas hein? rsrs
    Parabéns pela resenha,
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Esse livro está sendo super comentado! *-* como todos aqui eu achei o marketing dele um exagero! rs mas deu uma vontade imensa d eler e ver se é tudo isso mesmo.
    E você conseguiu aumentar a minha curiosidade demais depois dessa resenha!
    Ainda mais depois de ler que foi o melhro livro de magia que você já leu, caramba! foi quase um desafio isso! haha preciso confirmar isso! :D

    Parabens pela resenha!
    Caso possa fazer uma visita, ficarei feliz!

    http://tamigarotaindecisa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Samantha
    Sabe que o marketing da Novo Conceito foi tão agressivo, tão diferente que cheguei a ler o 1º capítulo e deixei para ler depois. Dei um tempo a mim mesmo.Gosto de ler sobre magia e mesmo sendo quase vovó quero acompanhar essas leituras. Adorei sua resenha! Soube nos mostrar o que está acontecendo com o domínio da Nova Ordem e sobre os irmãos Wisty e Whit! Sim é verdade não nascemos sabendo tudo . Precisamos aprender e é muito importante que todos tenham essa noção.
    Fiquei com vontade de ler e poder acompanhar toda essa hstória de magia.
    Beijos

    Saleta de Leitura

    ResponderExcluir
  19. Oi Sá! Eu li a resenha ontem no celular e hoje vim aqui para comentar. Você teve uma visão muito diferente da minha e provou mesmo que o público do livro não é o pessoal da minha idade e sim esta galerinha mais jovem como você e meus sobrinhos. Adorei ver sua opinião, mostrou a essência do livro de uma forma bem gostosa e por ter gostado da leitura, fez uma resenha extremamente cativante e envolvente. Volta mais por aqui.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  20. cara eu espero gostar mt desse livro quando for ler olha :) estou bem curiosa pq todo mundo fala mega bem.

    ResponderExcluir
  21. É a primeira resenha que leio sobre esse livro... Como fã apaixonada de magia e aventura... Não tem como não ficar muito ansiosa para ler... O livro parece ser bem legal, tem tudo o que um bom livro deve ter heróis determinados, vilões muito controladores e um governo corrupto... Quero muito ler...

    ResponderExcluir
  22. Eu ainda não li.. confesso que estou adiando um pouco por medo do que eu vou achar, kkk quero ler no melhor momento para acabar gostando .. rs
    O marketing da NC pra esse livro foi incrível, e o kit é uma graça! *-*'
    Gostei muito da resenha! Beijo ;*

    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. O livro parece ser bem engraçado fiquei com muita vontade de ler eu a divulgação da NC ajudou ainda mas a vontade de ler!

    ResponderExcluir
  24. Não sei ao certo,vejo muitas críticas e muitos elogios acima do livro. A capa me encanta,a resenha me deixa em meio termo. Espero se conseguir lê-lo que eu não me decepcione.

    ResponderExcluir
  25. Estou louca pra ler este livro, além da capa ser encantadora, a história parece ser muito boa. Já li outras resenhas de Bruxos e Bruxas e as opiniões sobre ele estão bem divididas, mas acho que é um livro que eu vou gostar, principalmente porque amo o tema dele (magia, bruxos, etc) e esse fato de magia estar relacionada aos sentimentos dos personagens é o que parece ser mais bacana.
    Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  26. Bruxos e bruxas está na lista dos meus desejados! Estou louca para ler esse livro, talvez devido a divulgação feita pela novo conceito, mas realmente adoro livros que envolvam magina e bruxos. O fato de os personagens sofrerem repressão por serem bruxos e a magia deles star relacionada com os seus sentimentos, com certeza devem deixar a história mais interessante. Enfim, adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  27. Desde o marketing da NC Bruxas e Bruxos está na minha lista! Parece ser maravilhoso, já li algumas resenhas e gostei bastante!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  28. Estou muito curiosa pra ler esse livro!!
    Já vi várias opiniões bem diferentes sobre ele e isso está me deixando com mais vontade ainda de ler o livro, pois quero saber se vou gostar ou não da trama ;)
    Estou torcendo para o meu livro chegar logo *-*
    Parabéns pela resenha

    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  29. Ótima resenha!

    Desde que tem se falado sobre ele, minha ansiedade para ser capaz de comprá-lo e ler o livro só tem aumentado! Espero que seja mais um grande sucesso e surpresa da Editora Novo Conceito!

    ResponderExcluir
  30. Todo mundo falando desse livro, e muito bem por sinal ... estou muito curiosa, quero *-*

    ResponderExcluir
  31. Depois do marketing da Novo Conceito não tem como não desejar o livro. Também adoro a capa do livro. Não sabia que os personagens tinham esta "pegada" de humor, gosto quando personagens são irônicos ou sarcásticos. Não conheço Gabrielle Charbonnet, mas posso dizer que James Patterson sempre me surpreende.

    ResponderExcluir
  32. Samantha

    Impressionante como você encontrou tantos pontos positivos para essa leitura
    Eu confesso que detestei rs, mas vendo você falar dele, me deu até um certo constrangimento de não ter entendido o livro dessa forma.
    Embora ainda continue achando que eles erraram um pouco o marketing para o publico alvo, talvez pudessem ter deixado claro desde o início que era uma leitura mais juvenil.

    Adorei sua resenha e vou la conhecer seu blog!!

    Elis, ótima ideia , também tenho uma filha de 12 anos e vou passar o livro para ela.
    Quem sabe né?

    Bjs

    Sara

    Todas as Coisas

    ResponderExcluir
  33. Toda a propagando feita em cima desse livro foi realmente animadora! Ele está com lugar de destaque em todas as livrarias... e como não ficar realmente curiosa para saber do que se trata?
    Por adorar livros fantásticos, que falam de sobrenatural, misticismo e magia, me interessei logo de cara pelo livro (com aquela capa e o título, como evitar?)
    Ao ler a sinopse fiquei mais curiosa ainda, e depois dessa resenha não vejo a hora poder lê-lo!

    ResponderExcluir
  34. Eu comprei esse livro por causa da temática (livrariaaaaaaaaaaaaaaaaaasssss), mas não curti muito o ritmo da narrativa e acabei largando a leitura naquele momento. Vou tentar de novo mais pra frente :)

    Raquel
    www.pipocamusical.com.br

    ResponderExcluir
  35. adorei sua resenha...me instigou e muito à ler esse livro...estava na dúvida,mas agora fiquei curiosa..parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  36. Um dos lançamentos mais esperados do ano e pela resenha que acabei de ler , ele faz jus a expectativa criada.

    ResponderExcluir
  37. GENTE, EU NECESSITO DESSE LIVRO, MEU DEUS!
    Já participei de uns 30 sorteios e não ganhei nenhum!
    kkkkkkkkkkkkk

    P.S.: Seguindo o blog, se quiserem seguir de volta pra ajudar (estou começando o meu) agradeceria muito!
    Beijos!
    leiturasdoedu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  38. Para quem gosta de ler, um prato cheio, leitura empolgante.

    ResponderExcluir
  39. Adorei a resenha, parece que a nova conceito apostou mesmo nesse livro, ainda não li nenhum livro com essa temática, quero muito ele, nunca li nada desses autores. A capa brasileira está linda e as americanas também fica difícil escolhe a mais bonita. hehe.


    Abs,
    http://muchachoonline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  40. Todo mundo falando desse livro, até me interessei, mas estou numa fase em que ler séries é complicado :C kk

    ResponderExcluir
  41. Motivos para amar Bruxos e Bruxas logo de cara:
    Primeiro: Capa linda
    Segunda: James Patterson
    Terceiro: Fantasia
    Quarto: Uma história deliciosa
    Quinto: A Novo Conceito fez uma divulgação muito bem feita.

    Adoro livros com personagens fortes, bem humorados e com uma história bem escrita e ineressante. Achei muito legal essa mistura de fantasia, com um leve toque de distopia. Achei ótimo.
    A única coisa que talvez seja um ponto negativo é ser uma série, espero que a Novo Conceito lance as continuações bem rapidinho.

    ResponderExcluir
  42. Oi, Samantha! Eu estava quase desistindo de querer ler o livro. Li algumas resenhas que me desanimaram. Lendo a sua resenha até que me reanimei! :) Só não muito por ser uma série, pois já tenho tantas para concluir. Mas como ainda não foram lançados os outros volumes, dá pra acompanhar. ^^

    ResponderExcluir
  43. Eu quero muito ler esse livro, a propaganda e sua resenha me compraram e preciso lê-lo. O que eu faço se o $ é pouco pra tanto livro que quero? kkkkk

    ResponderExcluir
  44. Oi Samantha !

    Você foi a primeira a dar uma crítica positiva para esse livro , espero que a sua opinião seja parecida com a minha , porque eu odiaria me decepcionar com ele ;)
    Ótima resenha , meus parabéns !!!

    Beijos !!

    http://livroselivrosana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!