[Resenha] Jardim de Inverno

Jardim de Inverno - Kristin Hannah

Jardim de Inverno - Kristin Hannah
Sinopse - Editora Novo Conceito - 2013 - 416 páginas


Um livro intenso, denso, poderoso e como toda história russa, repleto de símbolos. Na categoria D.R., Jardim de Inverno é no mínimo inusitado, com ele descobrimos que pior que uma D.R., é a absoluta inexistência dela.

Assim, inicialmente caminhamos ao lado de personagens complexas, que aos poucos irão desvendando-se em protagonistas poderosas como Meredith e Nina, no entanto “Anya” é descomunal, vai aumentando em força até tornar-se gigante, em uma dimensão só comparável às grandes personagens dos clássicos russos.

Este magnífico trio de mulheres, nos leva a repensar nossos conceitos sobre o que é o amor, de como às vezes deixamos de expressá-lo às pessoas que mais amamos, e o que nos leva inconscientemente a fazer isso.

Tudo neste jardim irá nos envolver até as vísceras.

Como pano de fundo, um cenário bucólico que reflete o clima emocional, estações que entrelaçam os sentimentos que permeiam as cenas. Em conflito permanente essas personagens nos envolvem, nos lançam à reflexão, nos convidam o tempo todo a entreolhar nossos relacionamentos, mas sobretudo a reaprender a “razão de ser” dessa grande “Entidade” chamada família. 

Por trás de quantas capas se esconde uma Matriouska?

Matriarcal, matriz, Mãe... Origens, é neste universo que caminhamos, o mundo da mãe, a importância de nossas origens, nossa ancestralidade, porque no final é isso que somos, nossos ancestrais, nosso DNA, carregamos suas marcas, neste jardim encontramos as sementes dessas verdades, aos sermos expostos a um relato de extrema sensibilidade da invasão de Leningrado na 2ª guerra.

O “conto de fadas” que toda mulher deveria ler.

Com uma história “encantada” dentro da história, vamos juntando os elos, salpicados por indicações da culinária eslava, que nos deixam com água na boca, gerando aquele ambiente peculiar da cozinha e seus sabores, mãe/alimento, fogo/proteção, lar/família, contos/vozes do passado, no entanto obstáculos aquecerão e esfriarão o clima, onde há muito amor também haverá muita dor, as descobertas podem ferir, curar, mudar, neste caso irão transformar.

“Estava tudo ali – o mistério, a beleza – neste momento, além da sua habilidade de enxergar, mas ainda assim ali. Era apenas uma questão de afinação e perspectiva, aquilo que uma pessoa via.”

Anya, Mere e Nina aos poucos e delicadamente vão nos religando à Anciã, à Mãe e à Donzela, que integram a “Mulher Trina” que toda mulher nasceu para ser, completa, plena em si: A Deusa.

Extraordinário e inesquecível sob todos os aspectos.
Meninas... essa é uma leitura obrigatória!
Leiam e entendam o porquê.
Ainda estou sob efeito.

Essa leitura foi uma cortesia da Editora Novo Conceito.
Aguardamos seus comentários! By.:.

44 comentários

  1. Aiii queria tanto ler uma resenha desse livro, e aqui está!!! Amei!! A capa é linda, a sinopse já havia chamado minha tenção, já rolou até promo, mas não tinha me deparado com uma resenha ainda... e que resenha! Agora, mais do que nunca, sei que PRECISO desse livro!! ahahahahhaha Adoro essas estórias com mulheres fortes, que retratam família... enfim, acho que o livro é imperdível! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Uau! Parece ser mesmo muito bom. Não é bem meu estilo de leitura, mas confesso que fiquei curiosa!

    =)

    ResponderExcluir
  3. Parece ser um drama bem diferente, eu adoro quando envolve família e essas coisas, bom pelo que parece são muitos segredos, mentiras talvez? Não sei, mas eu fiquei curiosa. Aliás achei os nomes dos personagens bem interessante :)
    adorei bju

    ResponderExcluir
  4. A primeira resenha que leio desse livro e eu continuei apaixona por esse livro quero muito le-lo a sua resenha só me ajudou ainda mais a me decidi que quero esse livro aqui do meu lado !

    ResponderExcluir
  5. Quando li na sinopse desse livro as palavras "uma comovente história de amor que se estende por mais de 65 anos entre a gelada Leningrado da Segunda Guerra (...)", pronto, pensei, tenho que ler!!!! E, imediatamente, comecei a satisfazer minha curiosidade.... No início, fiquei um pouco frustada, e me perguntava, cadê???? Como uma mãe pode ser tão detestável???? Mas, então, eis que vem a tal história, que começa a ser contada devagar, aos poucos, mas que vai te envolvendo, surpreendendo e emocionando.....E, que história!!!!!! Só posso dizer que amei esse livro!!!!

    ResponderExcluir
  6. Devo começar dizendo que acho linda a capa desse livro! Já havia visto ele em estantes no skoob mas nunca tinha lido uma resenha dele, até este momento. O livro me pareceu muito interessante, falando sobre o relacionamento familiar um pouco conturbado pelo que entendi, o que me identifico pois, de certa forma, meu ambiente familiar também se encontra bastante conturbado... enfim, fiquei curiosa para ler o livro, curiosa para ler sobre o relato da invasão de Leningrado na 2ª guerra. Excelente resenha!

    ResponderExcluir
  7. É a primeira resenha que leio do livro e adorei.

    O livro já me chama atenção pela capa, que é linda demais!

    A temática do livro me parece ótima, pois família e seus problemas, que não tem?

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre esse livro, mas o enredo parece ser instigante e marcante. Gosto de tramas sobre famílias, já que elas sempre carregam mistérios e segredos.

    *bye*
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. A história do livro parece ser tão linda quanto a capa. Esse foi a primeira resenha que li sobre Jardim de Inverno. Se antes, só com a capa e a sinopse ele já estava na minha lista de desejados, agora ele já está no top five dos próximos livros que vou comprar!

    ResponderExcluir
  10. Tai um livro que eu necessito ler. Gosto de tramas assim, e só a a capa e a sinopse já me deixou morrendo de ler, e cada resenha que eu leio fico mais curiosa. Preciso comprar!

    ResponderExcluir
  11. Achei a trama interessante, com uma proposta sensível e criativa, porém não sei se não acharei a história excessivamente parada e monótona. Espero que não.

    ResponderExcluir
  12. oie Rosem, tudo bem?
    esse é um dos livros que eu bati o olho e disse eu quero, eu preciso! o jeito da Hannah de escrever é simplesmente cativante, as suas personagens são envolventes até meio mágicas pois são tão reais, tão cheias de contradições e emoções que aproximam o leitor

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Ual, depois dessa resenha, me animei! Não conhecia muito bem o estilo do livro e sua história, portanto, nunca investi na leitura.
    Mas agora não tem por quê! Vou ler sim!

    Beijos,
    Le Lançanova
    Palácio de Livros

    ResponderExcluir
  14. A capa tão bem elaborada realmente chama a atenção, tem alguma continuação ou é apenas um livro mesmo?

    ResponderExcluir
  15. Rosem, Elis!
    Eu me arrependo até o ultimo fio de cabelo de não ter feito essa solicitação de livros com atenção e ter deixado passar um livro tão denso, intenso e emocionante como você falou!
    Eu não liguei o nome ao outro livro da Autora e acabei deixando passar, mas vou comprar.
    Eu gostei dos pontos que vc ressaltou ma resenha, como por exemplo nossas origens e o fato de ser uma história bastante reflexiva. Gosto de livros assim, que nos fazem pensar, seja em nós, seja na vida!

    Parabéns!

    Beijos
    Chrys Audi
    blog Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir
  16. Uau depois dessa... é OBRIGATÓRIA mesmo!
    Eu nuncatinha lida uma resenha deste livro, somente a sinopse e nem me chamou muito a atenção, mas depois de hoje, parece ser uma historia tão marcante, tão sensivel! que ue tenho que ler *-*

    http://tamigarotaindecisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Ok, eu sou completamente de outro mundo.
    Todo mundo ama este livro com todas as forças, assim como sua resenha mostrou que você também amou, e eu sequer consigo sair da página 150 dele!
    Juro que eu tento. Tento mesmo.
    Mas a narrativa não ajuda em nada e eu não consigo ler mais de duas páginas sem começar a querer dormir, então eu paro, vou fazer outra coisa ou ler outro livro. Nesta história, já li mais de 6 livros e não terminei este. D:
    Quero muito terminar e pretendo fazer isso em breve, para ver se ao menos no final eu consigo achar está história linda e emocionante que todo mundo vê e me escapa o tempo todo. "/

    Bjs, Yara.
    http://www.ilusoesescritas.com/

    ResponderExcluir
  18. Eu li esse livro e me apaixonei *-* Sério! Sofri junto, me emocionei e não conseguia largar de lado porque eu precisava saber mais sobre o conto de fadas!
    Aliás, achei fantástica a maneira como a autora aos poucos foi transformando o conto de fadas em realidade! É lindo demais e Kristin Hannah se tornou a minha autora favorita para dramas!

    Beijos,
    Nanie

    ResponderExcluir
  19. Este livro parece ser um drama muito emocionante. A capa e o título são lindos. E deve ser bem triste, porque todo livro que fala de guerras é triste.

    ResponderExcluir
  20. Estou tão curiosa por esse livro!
    A sua resenha só aumentou a ansiedade para obtê-lo!
    Amei mesmo <3
    sorrisoselivros.com

    ResponderExcluir
  21. Oiee
    A primeira vez que vi esse livro gostei e depois de ler a sinopse me apaixonei.
    Já se encontra na minha lista de leitura
    Bjus

    ResponderExcluir
  22. Eu não tinha me interessado tanto, mas pelo que você falou...preciso ler rs. Acho que vou dar uma chance =)

    www.resenhasealgomais.com.br

    ResponderExcluir
  23. Flores!

    Estou curiosa pelo enredo, uma história de amor, que dura por tantos anos.
    No minimo profundo e questionador esse livro deve ser .

    Ansiosa para ler, e mais um adicionado a infinita listinha!!

    Bjs

    Sara

    Todas as Coisas

    ResponderExcluir
  24. Nossa, parece ser um livro MUITO interessante. Me chamou a atenção a capa no começo. Meu deus, que capa incrível!
    Sua resenha ficou ótima!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  25. Esse tem cara de ser um daqueles livros que nos fazem refletir e repensar nosso valores a cada capítulo, estou certa?
    Ainda não tive a oportunidade de ler um livro russo, e pelo que vi esse com certeza poderia ser um ótimo começo!

    ResponderExcluir
  26. Fiquei bem curiosa com esse livro, porque gosto quando a leitura me faz refletir, curtir, entrar no ritmo sabe. Ainda não consegui ler esse, mas vai pra lista :)

    Raquel
    www.pipocamusical.com.br

    ResponderExcluir
  27. Oi Rosem, tudo bem?
    Sua resenha é a primeira que li de Jardim de Inverno e sinceramente, não esperava outra coisa, uma história profunda e emocionante que nos faz refletir. Não li ainda, pois toda vez que penso em pegar o livro me vem a cabeça O Caminho para casa, um livro que me deixou com os sentimentos a flor da pele por dias.

    Beijinhos
    www.intheskyblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. A capa e a sinopse do livro me conquistaram *-* Parece ser ótimo, fiquei super curiosa e espero ler !

    ResponderExcluir
  29. Gostei da história em si, o fato de haver um segredo a ser revelado e este segredo unir mãe e filhas, parece realmente ser uma história emocionante.

    ResponderExcluir
  30. Adoro dramas, e com sua resenha fiquei com mais vontade de ler esse livro. E o melhor é que ainda aprendemos um pouco da cultura russa

    ResponderExcluir
  31. Me arrepiei com esta resenha de Jardim de Inverno, quando li a sinopse gostei, mas tenho uma birrazinha com alguns dramas, mas posso afirmar você acabou de desconstruir a minha possível birra com Jardim de Inverno, ficou enlouquecida para lê-lo, eu quero já.

    ResponderExcluir
  32. Adorei, parece ser um ótimo drama, essa é a primeira resenha que leio sobre o livro e me deixou com vontade de ter os livros nas minha mãos.

    Abs,
    http://muchachoonline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Nossa, senti tanto frio lendo a sinopse... ainda mais nesse frio congelante atual.A capa é muito linda. Deu vontade de ler...

    Bye da Pah
    Livros Estrelas

    ResponderExcluir
  34. Oi Elis
    Com certeza vou ler esse livro, pois gosto de tramas que possuem um segredo terrível ou algo assim :)
    Parabéns pela sua resenha, ficou muito boa!!
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  35. A capa do livro é linda e só a frase da capa já causa grande impacto. Parece ser uma historia comovente de transformação.

    ResponderExcluir
  36. Estou super ansiosa para ler o livro. A história parece ser bem emocionante. A capa parece falar muito pelo livro!

    Beijos

    ResponderExcluir
  37. Eu quero muito esse livro!!! adorei a temática e quero saber o que aconteceu com a mãe para ficar fria. Submarino cadê ele nas promos? kkkk

    ResponderExcluir
  38. Eu li e resenhei esse livro no meu blog , e confesso que não foi nada fácil , colocar tudo pra fora em palavras , porque é realmente indescritivel , eu simplesmente amei esse livro ,ele é demais ;)
    E no fim eu acabei chorando que nem um bebê rsrsrs

    http://livroselivrosana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  39. Hm.. eu fico feliz que ganhei esse livro e vou poder me encantar em breve com a história dessas mulheres.
    Pergunta: vou precisar de muito lenço do meu lado enquanto leio? x_x
    nyasmim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  40. Fiquei apaixonada pelo livro pois ele possui todos os ingredientes os quais amo: capa linda, história intensa e ambientada na Rússia fugindo do lugar comum. Amei a resenha!

    ResponderExcluir
  41. Nossa esse livro é uma confusão de emoções, depois que li fiquei um pouco paralisada. Dizer que me desmanchei em lagrimas é pouco, eu não sabia que podia chorar tanto por um livro, mas o principal motivo das lagrimas foi que eu sei que essa história aconteceu com muitas pessoas que perderam tudo por causa da guerra.
    No começo eu odiava ela, como alguém poderia ser tão fria com seus proprios filhos? Depois que compreendi o por que achei que ela era uma guerreira e que eu não suportaria nem um terço do que ela suportou!!
    Amei a história, a capa, as folhas tudo, esse livro é meu bebê!!

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!