[Resenha] A Tatuagem

A Tatuagem - Rogério Andrade Barbosa e Mauricio Negro

A Tatuagem - Rogério Andrade Barbosa e Mauricio Negro
Sinopse - Editora Gaivota - 2012 - 32 páginas


A Tatuagem nos apresenta um conto pertencente à tradição oral da etnia luo. No site da Editora Gaivota, vocês podem "ver por dentro" as primeiras páginas do livro e observar como essa publicação ficou linda e irresistível. Todos sabemos que as histórias passadas de geração em geração proporcionam grande aprendizado e alimentam a nossa alma, com essa não foi diferente.

Duany acha que está preparada para se casar, mas não quer encarar as responsabilidades inerentes ao casamento. A preguiça a deixa descuidada com suas obrigações e com o próprio corpo, e a falta de atenção finalmente a expõe ao perigo. A jovem encontra um meio fácil de conseguir o que quer, mas tudo o que vem fácil tem um preço, não é? Quando finalmente consegue o que quer, já está mudada e isso a sufoca, a aflige. O arrependimento a leva ao desânimo e ao isolamento. Agora, somente uma ajuda especial poderá lhe mostrar o caminho da coragem e da verdade.

Esse é um pequeno conto, repleto de significados, que serão compreendidos em diferentes graus, conforme a idade e experiência de vida do leitor. Afinal, quem não teme o desconhecido? Quem nunca almejou algo, mas quando estava prestes a conseguir sentiu receio? Quem nunca se isolou ao cometer um erro e teve vergonha de pedir ajuda por não querer confessar que errou? Quem nunca sentiu preguiça? (eu tenho muita hehe!!!)

Pra completar, a diagramação é linda e caprichada. No início, há um mapa da região da África onde habita o povo luo, estabelecido nas regiões do Quênia, Tanzânia e Uganda, e um resumo das características desse povo. Durante o conto, ricas ilustrações de página inteira acompanham os textos, perfeitamente ajustadas ao contexto cultural apresentado, adicionando conteúdo e significado à leitura. E no final, há uma pequena biografia do autor e do ilustrador.

Uma obra para o jovem, o adulto e o ancião.
Pra apreciar, refletir e recontar.
Leitura super indicada!!!

Saiba mais...



As ilustrações do livro A Tatuagem foram inspiradas pela paisagem, cultura e estética tradicional da etnia luo, e resultam da mistura entre monotipia, tingimento natural e acabamento digital.

Confiram a entrevista que o ilustrador Mauricio Negro cedeu ao Blog Biruta/Gaivota clicando aqui.

Esta leitura foi uma cortesia da Editora Gaivota.
Quem gostou comenta aqui =)

29 comentários

  1. Gostei bastante da capa, e realmente irresistível.

    http://momentoliterario1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. O livro parece ser bom os contos pra mim eu amo então eu riria amar esse livro;

    ResponderExcluir
  3. A capa é linda!!! Fiquei com vontade de ler, gosto muito de histórias africanas, esses livros sempre me acrescentam algo.

    ResponderExcluir
  4. Elis as pinturas são lindas, eu fico a par das novidades dessa editora pelo seu blog, esse livro parece muito bom, retratando com fidelidade a realidade, aquela coisa do que vc planta vc colhe

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Achei bem interessante esse livro, não somente pelo entretenimento em si, mas pela apresentação de aspectos culturas bem peculiares e cenários distintos aos que estamos normalmente acostumados....

    ResponderExcluir
  6. Eu adoro contos, e adorei esta historinha, parece muito fofa e cheia de ensinamentos!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Gostei bastante da história do livro. Sou fascinada por lendas e mitologia e sempre me interesso em ler livros sobre o assunto, com esse não foi diferente...

    ResponderExcluir
  8. Oi Elis!
    Não conhecia o livro e, confesso, pela capa ele não me atrai muito. Mas quando comecei a ler a resenha achei tão fofo... é o tipo de livro que curto ler, com certeza.
    Adorei a resenha!
    Beijos
    http://www.coisasdemeninasarteiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Também amo contos, mas que eu me lembre nunca li um desse tipo. A capa está muito linda e as ilustrações também! Pelo que percebi implicitamente a história passa algumas mensagens para o leitor, bastante interessante :)

    ResponderExcluir
  10. Não é um livro que eu leria normalmente, mas achei o enredo instigante e as ilustrações, também são belíssimas.

    *bye*
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Elis! Ontem quando você falou do livro fiquei bem curiosa, é bem legal achar uma leitura que seja tão abrangente em questão de idade e nos dê tantas perspectivas diferentes. Vou ver se leio. Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  12. Oi Elis,

    Nunca ouvi falar sobre, mas fiquei interessada. Primeiro por ser um conto (adoro!), e segundo, por ser uma história típica da região e com moral e aprendizados. Estou imaginando como a diagramação deve ter ficado linda! =)
    Ah, nem me fale sobre preguiça... Também tenho preguiça para dar e vender. Rs.

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. A cultura africana é linda! Acessei o link para "degustar" o livro, e que ilustrações lindas! Com certeza deve ser uma boa leitura.
    Tive mais contato com leituras sobre tradições/cultura africana através do Mia Couto. Recomendo os livros dele, são ótimos!

    ResponderExcluir
  14. Achei lindo o livro, por dentro e por fora, muito bem ilustrado. Muito interessante o fato de retratar a cultura africana e falar de assuntos comuns ao leitor por meio de uma lenda. Adoro livros que envolvam lendas e mitologias. Confesso que não conheço as publicações da Editora Gaivota, quem sabe esse não seria o pé direito para eu conhecer o trabalho da editora (:

    ResponderExcluir
  15. Que livro lindo! Adoro livros ilustrados e esse está bonito demais.

    ResponderExcluir
  16. Parece ser massa o livro... fiquei com gosto de ler! ^^
    ritacolatino.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. O livro parecer ser muito interessante! Quem sabe um dia terei a oportunidade de ler!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  18. Puxa, valeu pela dica!! Não conhecia o livro e fiquei encantada, com a capa, estória, resenha, tudo!! acho que um tema bem legal, e bem diferente do que ando lendo... vale a pena dar uma conferida!! Pois é, e quem as vezes não sofre de uma preguicite?! Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Ai, que lindo *-* Parece imperdível! Adorei \o/

    Beijos,
    Nanie

    ResponderExcluir
  20. Olá Mamãe!
    Essa história é bem diferente! Amei conhecer a cultura desse povo e me apaixonei pelas ilustrações, mas não teria coragem de fazer uma tatuagem dessas *O*
    Beijos, Samantha!!!

    Só pra Menores

    ResponderExcluir
  21. Adoro contos,
    E esse parece ser ótimo, ainda mais que tem cultura, imagens, e pela quantidade de páginas é pra ler rapidinho e suspirar né!!

    Beijos

    Sara

    ResponderExcluir
  22. As vezes é bom parar um pouco com as leituras de capas esvoaçantes e armadura, é interessante saber sobre outras culturas por meio de uma boa história!

    ResponderExcluir
  23. Oi
    Que livro interessante, gostei do cuidado da editora com a parte gráfica, muito legal!
    Parabéns pela resenha
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  24. Achei o livro super interessante. É dificil encontrar um livro que fale sobre a Africa. Gosto quando livro possui ilustrações para acompanhar os textos.

    ResponderExcluir
  25. Parece bem interessante e cheio de lições importantes. Daqueles livros bons não só de ler mas também de compartilhar com filhos, sobrinos, amigos, etc...

    ResponderExcluir
  26. Nossa gosto de histórias que nos proporciona lições que nos façam crescer, não tinha visto esse livro e me interessei, é o tipo de livro que deveriam estar nas bibliotecas escolares e públicas para que todos possam desfrutá-lo.
    bj

    ResponderExcluir
  27. Se tem uma lição de vida já vale a pena , e pra falar a verdade eu me identifiquei muito com a protagonista , o que seria um ponto super positivo para o livro ;)
    Acho que seria uma leitura bem agradável , espero lê-lo em breve ;)

    ResponderExcluir
  28. Parece ser um livro bem interessante que tem muito a ensinar sobre a cultura desse povo. Gostei. :)

    ResponderExcluir
  29. Contos não são o meu forte, mas me interessei pela preguiça, fadiga e a curiosidade em ver as ilustrações. Essa do tigre, onça, eu não sei o nome da espécie *vergonha*, é liiinda. *o*
    nyasmim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!