[Resenha] O Livro da Loucura e das Curas

O Livro da Loucura e das Curas - Regina O´Melveny

O Livro da Loucura e das Curas - Regina O´Melveny
Sinopse - Novo Conceito - 2013 - 352 páginas


Inexplicavelmente Magnífico! Minha primeira impressão intuitiva deste tomo foi sua capa, a textura dela é feito pele humana quando deslizamos suavemente os dedos sobre ela, experimentem, sintam e me digam. Ainda estou sob efeito colateral da aventura que nos proporciona la caríssima Gabriella Mondini, que nos guia gentilmente a uma jornada ao mundo interior feminino. Denso, sensível, envolvente, profundo...

Regina O' Melveny faz sua entrada na literatura com chave de ouro, seu romance condensa todos elementos que uma excelente jornada do herói, no caso heroína, devem conter e muito mais. Iremos caminhar com Gabriella, com ela vamos nos angustiar, emocionar, teimar, conhecer, duvidar, desvelar, afrontar o desconhecido e até nos apaixonar...

Uma aventura renascentista entre médicos e curandeiros, bordada com todos os tons da época.

Um caleidoscópio de sentidos, cheiros, sabores, sensações, é o que desfrutamos a cada novo capítulo curto, leve, efêmero como a vida, como a morte que Gabriella em sua atividade de médica e curadora desafia, ao registrar as doenças e suas curas no livro que carrega, juntando pedaços de esperança em um mundo que o simples fato de ser mulher já era uma afronta à Inquisição. 

O Pai como representação do eu.

Na busca de seu pai perdido, Gabriella vai descobrindo aos poucos, que está em busca de si mesma, é a sua cura que busca na ênfase de curar ao outro, por que o outro é o si mesmo. Olmina e Lorenzo estabelecem as polaridades para a descoberta de seu equilíbrio e, neste ponto, suas escolhas irão levá-la à encontros e perdas, epifanias e silêncios, de sonhos proféticos a pesadelos agourentos, mas ela como toda grande heroína segue determinada em busca de seu centro, suas origens.

Cartas sensoriais, contos em forma de diagnóstico, fragmentos do passado como receituário.
E um amor... UAU, dos sonhos... ahhhh mulheres... 

Uma leitura para ser saboreada aos poucos, equiparando-se à mágica escrita de meu amado Italo Calvino, esse notável romance nos remete em seus belíssimos capítulos finais ao contexto de “O céu que nos Protege” de Bertolucci

Inesquecível! Encontro com a “Arte”. Regina é sem dúvida uma irmã da “tradição”.
Aventurem-se também.

Essa leitura foi uma cortesia da Editora Novo Conceito.
Gostou? Comente! Beijos Lunares!

31 comentários

  1. Nossa! Que delícia de resenha! Viajei encantada com cada frase saborosa que você escreveu!
    Não tinha lido nenhuma resenha que me despertasse a necessidade de ler este livro. Senti isso agora, obrigada por isso!
    Quando foi lançado a capa e o título me aguçaram a curiosidade. Mas as resenhas que li não apontavam essa busca que Gabriella faz de si mesma. Será que não entenderam a psicologia da leitura? rsrs
    Adorei! Desejado desde já!

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho esse livro aqui e ainda não li *9
    Mas, a tua resenha me fez mudar de ideia, vou ler assim que possível!
    Um beijo,.
    http://www.garotadolivro.com/

    ResponderExcluir
  3. Uau! Que resenha foi essa?!
    EU PRECISO DO LIVRO PARA ONTEM agora ><
    Na verdade, já estou com o livro aqui em casa, só esperando um tempinho para que eu possa degustar de sua história, que pelo visto é magnífica!
    A textura da capa é realmente uma delícia, mas confesso que não tinha pensado em pele humana... vou lá na estante sentir novamente!

    Beijos,
    Nanie

    ResponderExcluir
  4. Gostei da resenha :)

    Vi quando vários blogs/vlogs receberam esse livro de parceria e eu fiquei curioso quanto a capa.

    Vou anotar na listinha xD

    Gabriel - http://umpapoentrepaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Sinceramente, não me despertou a vontade de ler.. Posso estar enganada, mas parece um livro muito triste e reflexivo.

    ResponderExcluir
  6. Rosem, tudo bem? eu não me interessei pelo livro, na verdade tenho um ritual para escolher um livro, o que dificulta um pouco meu caminho, mas são maninas! enfim o livro não figura na minha lista de desejados, gostei da sua resenha, da pra sentir paixão nas linhas e isso em anima bastante, acho que a Regina se mostrou uma autora bem recebida, pois as criticas positivas ao seu trabalho não faltam! espero que a jornada de Gabriella em busca do pai seja proveitosa e com um futuro promissor!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Não sei se é por causa da sua resenha e da capa, mas tenho impressão que o livro é gostoso de ler, que a leitura será prazerosa. Só em uma viagem sozinhos que conseguimos crescer, essa deve ser uma das lições que o livro pode nos deixar.

    ResponderExcluir
  8. Uauuu que resenha hein!? Parabéns!! Só pelo começo "Inexplicavelmente Magnífico"... dá pra sentir o que vem pela frente. O livro parece ser tão bom de ler, leve... uma ótima pedida!! Valeu pela dica, não conhecia o livro e fiquei muito interessada. Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Achei a capa dele muito linda, mas ele é muito reflexivo, até poético, e esse tipo de livro não faz muito o meu estilo.
    Mas com todos esses elogios, se tiver uma oportunidade, posso até dar uma chance pra ele. Talvez me apaixone pela leitura assim como você.

    ResponderExcluir
  10. Nossa Rosem... enquanto li a resenha fui prendendo a respiração. Fiquei aqui "louca" para sentir a textura da capa. Felizmente em breve farei isso, pois o ganhei num sorteio de blog \o/
    O fato de ter cartas no livro chamou muito minha atenção, sem contar que o título é sensacional.
    Vou ler em breve!

    Bye da Pah
    Livros Estrelas

    ResponderExcluir
  11. Oi Rosem!
    Juro que depois de ler sua resenha me bateu o maior arrependimento de não ter solicitado esse livro! Eu li a sinopse e a história não me chamou atenção. Acabei deixando pra lá, já que ele parecia não ter muito o que me agradar. Agora vejo que errei =/
    Mas vou juntar meus pontinhos e pegar ele na página da NC. rs
    Beijos e parabéns pela resenha encantadora!
    http://www.coisasdemeninasarteiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Ainda não tinha lido qualquer resenha a respeito desse livro, mas desde que foi lançado queria lê-lo. O cenário em que a trama se desenrola me agrada, a época também...Adorei a resenha e saber que a escrita da autora nos faz sentir inúmeras sensações e emoções, e realmente vivenciar a jornada da protagonista em busca de si mesma, me fez querer ler mais ainda esse livro.....

    ResponderExcluir
  13. Primeiramente você ja se apaixona pela capa,né? Ai depois você lê a sinopse e ja fica super interessada pela premissa da historia, de uma mulher que busca seu pai para poder fazer o que gosta...
    Essa ja é a segunda ou terceira resenha que eu leio desse livro e todas falam que o livro é muito bom! Vou comprar assim que puder :)
    Beijinhos

    http://viciosdeumabaiana.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. ahh esse livro ta na lista dos livros que eu quero
    ameii a resenha ansiosa pra ter a oportunidade de ler ele!!

    Bjsss

    ResponderExcluir
  15. A única vez que vi alguma coisa do livro foi o pessoal dizendo que o kit do livro continha m&m's <3 Eu fico na dúvida em relação a história, se contém muita morte e momentos bastante reflexivos/pensantes, não consigo pegar livros com tristeza transbordando, gosto dos momentos felizes, sabe? XD
    Fica a dúvida em ler ou não ler. .-.
    www.nyasmim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi
    Adorei a resenha, ainda não peguei esse livro para ler, mas agora fiquei empolgada :)
    Vou ler ele em breve
    Parabéns pela resenha
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  17. Oi Rosem! Adorei a resenha! Ainda não tive oportunidade de ler O Livro da Loucura e das Curas, mas todos os comentário que ouvi e li por aí foram os melhores possíveis! Parece ser, realmente, uma obra muito diferente e bem escrita! Tenho muita curiosidade para conferir, mesmo!
    Livros com capas aveludadas são muito bons mesmo! <3 Amor total, hahaha

    Beijinhos! www.primeiro-livro.com

    ResponderExcluir
  18. Aaaah, Elis, quero ter a oportunidade de ler esse livro e principalmente falar UAUUUU, que resenha, quero ser surpreendida, quero barca nessa história, quero o livro de presente ~ dá para mim~ sou ma boa menina ( OO zoio maior do que o. Do gato do Shrek rss)
    Capa linda e singela *.*

    Beliscões carinhosos da Máh-
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  19. Oi Rosem.
    Preciso de momentos certos pra leituras densas, e esse com certeza não é o mais propício, mas a dica está anotada.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  20. Rosem, mto boa sua resenha. Infelizmente nao solicitei este livro quando tive a oportunidade e me lamentei amargamente por isso. Agora entao, mto mais.
    acho q se a NC liberar este livro na pagina quando voltar eu vou solicitá-lo na hora haha
    beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre esse livro e para ser sincera, ele não havia despertado o meu interessante na época de seu lançamento, mas lendo agora sua resenha pude perceber que a trama, é interessante, bem escrita e desperta o interesse do leitor, não só por se passar em uma época diferente da nossa, mas por possuir uma protagonista forte e determinada, que nos envolve em sua busca de autoconhecimento. Ótima resenha Rosem, assim que tiver uma oportunidade, darei uma chance ao livro.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Eu não imagina que esse livro seria tão bom... meldels,fui impactada pela sua resenha!!

    Vou correndo passar ele na frente.....

    Bjsss

    Bianca

    http://www.apaixonadasporlivros.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Estou desejando esse livro faz um tempão. Sua resenha tão apaixonada me deixou ainda mais ansiosa pela leitura. Estou doida para sentir a textura da capa. rs

    ResponderExcluir
  24. Tenho a sensação que dos livros lançado na mesma época que esse, ele foi o que menos despertou interesse dos leitores. Pois até hoje, essa é a segunda resenha que leio do mesmo.
    Como a outra resenha foi negativa e a sua totalmente o oposto. Só lendo para tirar minhas próprias conclusões.
    Achei muito interessante essa premissa do "eu" na trama.

    ResponderExcluir
  25. Eu gostei dele de cara!!A capa me chamou atenção e achei o titulo bem distinto de tudo que já vi!!
    Estou curiosa, a resenha me instigou ainda mais!
    Um livro que desperta tanta emoções assim é no minimo muito especial!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Capa linda, resenha instigante, agora só me resta a curiosidade de ler o livro. Mas com certeza já entrou na minha listinha de desejos.

    ResponderExcluir
  27. Quando vi o lançamento dele, tinha gostado só pela capa, mas li poucas resenhas, mas as que li, me fizeram ficar com o pé atrás! Mas fiquei feliz em saber que a trama é envolvente,ainda mais por se passarem uma outra época e sua personagem principal ser tão determinada.

    Amei a resenha!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  28. Oi resenha interessante,fiquei curiosa para ler o livro e descobrir se a Gabriella vai resolver o mistério e encontrar o pai e a questão sobre a medicina e o curandeirismo.

    ResponderExcluir
  29. Tô muito curiosa pra ler esse livro! Confesso que ele não me chamou muito a atenção, mas ai comecei a ler as resenhas que tao saindo e ele foi me ganhando. Quero muito ler, e amei sua resenha!

    ResponderExcluir
  30. A capa é linda mesmo...
    Li a siopse e não me interessei nem um pouco,
    mas, depois de ler essa resenha super positiva e empolgada,
    eu definitivamente daria uma chance ao livro ;)

    ResponderExcluir
  31. Encantada com o livro, desde quando foi lançado a capa tinha me agradado, agora fiquei mais afim de ler o livro, a trama do livro é muito boa, e o livro parece ser cheio de emoções. Espero lelo logo.

    xx

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!