[Resenha] O Trio Wright

O Trio Wright - Blue Balliett

O Trio Wright - Blue Balliett 
Sinopse - Rocco - 2009 - 264 páginas


Tommy acabou de voltar de Chicago para sua cidade natal e o que encontrou não foi nada legal, seu melhor amigo Calder estava diferente, fizera amizade com Petra e desde então passara a ficar mais distante, o que deixava Tommy com ciúmes da menina. Durante a aula, a professora deles, Sta. Isabel Hussey, deu uma notícia muito triste a seus alunos: a Casa Robie, projetada pelo arquiteto Frank Lloyd Wright ia ser demolida, seus cômodos separados e enviados a diferentes museus. Então Tommy, Petra e Calder tentam impedir a demolição da tão querida propriedade de Hyde Park.

"A casa lembrava a ele uma pilha de panquecas mal-arrumadas, uma pirâmide achatada ou um vagão de trem. A Sta. Hussey tinha razão: a construção era comprida e baixa com muitos planos." 

O livro começa com uma narrativa mais lenta, pois estamos diante da apresentação dos personagens e dos sentimentos de Tommy em relação ao seu amigo. Logo depois, quando a professora deles fala da Casa Robie, já entramos na história. A partir daí não dá mais para largar o livro e a narrativa é centralizada nos pensamentos dos personagens e em suas ações, o que deixa tudo mais dinâmico e interessante. Não se desanime no começo, o livro melhora muito depois. 

Achei legal as características dos personagens, que são bem diferentes um dos outros, cada qual com seu modo de pensar: 

*Tommy é um menino que vive com sua mãe e adora colecionar peixes de todos os tipos, ele é solitário quando está afastado (ou de mal) de Calder e gosta de conversar com seu peixe chamado Goldman, que sempre o escuta e guarda seus segredos.

*Petra tem uma família bem grande (quatro irmãos) e de vez em quando deseja sossego, ela é bem organizada e gosta de escrever em seu caderno para clarear suas ideias. A menina ama ler e sonha em se tornar uma escritora.

*Calder é um menino que não anda sem suas peças pentominós de plástico (são um jogo de formas geométricas que formam as letras do alfabeto), quando ele monta essas peças ele tem várias ideias muito úteis para a trama. 

As cenas de ação e de investigação me surpreenderam muito, é tudo diferente do que eu já tinha lido, senti as mesmas coisas que os personagens, deu vontade de estar lá do lado deles. O livro fala de arte e de literatura, gosto de ambas as coisas e vi umas citações bem legais de algumas pessoas conhecidas, a turma de Tommy estuda bastante a arte. 

Me encantei pela Casa Robie, a arquitetura é linda, detalhada e os vitrais são uma maravilha, concordo com os personagens sobre ser "um mundo de cores e formas". O legal é que essa casa existe na vida real e o arquiteto também. Procurei na internet e encontrei algumas imagens da casa:


A casa tem umas formas parecidas com alguns pentominós, tanto que Calder conseguiu fazer uma réplica da casa usando seu jogo de peças de plástico.


A Casa Robie na vida real é um Marco Histórico Nacional e é mantida pelo Fundo de Preservação Frank Lloyd Wright e pelo Fundo Nacional de Preservação Histórica.


A casa atualmente não está inteira, muitos de seus vitrais e de seus cômodos foram enviados a museus e como a autora desse livro diz: "obras de arte tão grandes e frágeis dificilmente conseguem ser preservadas integralmente". 

Por último gostaria de dizer que a diagramação do livro é linda, amei os desenhos da ilustradora Brett Helquist, eles completaram a história, dá pra imaginar os lugares. Um ponto interessante é que todas as ilustrações tinham um peixe escondido em algum lugar da cena e admito que não consegui encontrar a maioria deles, mas ainda estou procurando *-*

Um mistério juvenil muito legal, que nos deixa sem fôlego a cada página.
Super recomendado!!!

30 comentários

  1. Não conhecia o livro e achei muito legal a resenha!!
    Acho muito importante cuidarmos de monumentos históricos com tanto amor assim, e além de citar esse fato importante também aborda o assunto amizade entre 3 pessoas totalmente diferentes que pode ser uma confusão só!!
    Muito fofa a capa!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. faz muito tem po que ue não leio nada jvenil, e esse parece ser ótimo!
    Tommy deve ser uma personagem do qual eu vou me apaixonar! depois que li o livro de Neil Gaiman onde a personagem principal também era um garoto eu me afeiçoei mais por garotos nos livros!

    beijos

    http://tamigarotaindecisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Também não conhecia o livro, mas gostei muito da ideia central dele, parece ser uma leitura interessante.

    Achei muito legal a novidade dos peixes nas fotos, gosto de coisas diferentes.

    Parabéns pelo blog de vcs, ta excelente. Passarei a acompanhar e seguir.

    Abraços

    http://reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Esse livro me pareceu muito bom. Não são todos os livros juvenis que eu tenho vontade de ler mas esse com certeza despertou minha curiosidade.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Olha com essa sinopse não me atraiu, mas sua resenha conseguiu querer saber o que acontece com a história. Achei interessante que a autora construa uma história onde valoriza a preservação de monumentos históricos, artes e utilizar um prédio que realmente existe.

    ResponderExcluir
  6. Sinceramente só pela sinopse e capa não teria interesse em lê-lo, além do fato de ser um tanto juvenil.
    Quando li "pentominós", fui pesquisar, pois não tinha ideia do que seria e descobrir que sabia sim, só não conhecia por esse nome, haha.
    Muito legal a ideia do arquiteto que projetou essa casa, pena que não foi preservada com o devido zelo.

    Bj!

    ResponderExcluir
  7. Desde há muito não leio nada voltado para o público juvenil....Achei a trama desse livro muito interessante.... Lida com adversidades vivenciadas nas relações humanas, como problemas de amizade, ciúme, solidão, momentos de introspecção, que talvez serão superados pela união de determinadas pessoas, em busca de um único fim: a preservação de uma famosa construção no Hyde Park, construção essa real e de suma importância histórica e arquitetônica....Creio que nesse ponto, aprenderemos sobre arte e literatura e como superarmos determinadas adversidades. E, além disso tudo, ainda há a fantasia inserida no livro: presença de fantasmas, tesouros ocultos e uma mensagem em código. Com toda essa mistura de fatos na narrativa, realmente gostaria de ler esse livro....

    ResponderExcluir
  8. Nunca tinha lido nada sobre esse livro, ele chamou a minha atenção porque adoro livros com crianças buscando desvendar mistérios. Achei bem interessante que a casa descrita no livro realmente exista e acho que o ciúme de Tommy por Petra deve dar um detalhe a mais na história. Gostaria muito de ter uma oportunidade de lê-lo!!

    ResponderExcluir
  9. Nunca havia ouvido falar desse livro, mas fala a verdade, ele não é só para crianças, né?! Bateu uma vontadezinha de lê-lo...

    ResponderExcluir
  10. Também não conhecia o livro, mas achei a história bem interessante.Acho muito legal quando lemos uma história de ficção que usa acontecimentos da vida real, como no caso da Casa Robie, que é linda pelas fotos que você demonstrou aqui.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi Samantha,acho super legal quando você vem resenhar no blog! não conhecia o livro, mas achei uma proposta criativa do autor de unir os três personagens principais em prol de um bem comum como a luta pra salvar a casa e ao mesmo tempo o Tommy pode ir conhecendo melhor a Petra e ver que eles podem ser amigos e acabar com esse ciume!

    ResponderExcluir
  12. Oiii nunca ouvi fala desse livro mais achei interessante
    fiquei curiosa !!
    bjss

    ResponderExcluir
  13. Não costumo ler livros desse gênero, mas gostei da maneira como a autora explora a relação de amizade, utilizado a importância de preservar, nossos monumentos históricos. Fiquei curiosa para desvendar os mistérios e o enigma contido no livro.
    Espero ter uma oportunidade de lê-lo.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. aii que amor esse livro!! Não conhecia e fiquei encantada!! Mesmo sendo um livro infanto juvenil achei bem interessante, e como tenho uma menina de 7 anos, tenho que ficar ligada nestes também!! E esses peixes escondidos nas ilustrações?! Fiquei curiosa e quero acha-los também!! ahahahaha
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  15. Que delícia - parece ser super legal *-*
    Mas o que mais me chamou a atenção mesmo foi o nome do ilustrador! Tudo porque ele é o responsável por ilustrar as Desventuras em Série, que amo tanto :)

    Beijos,
    Nanie

    ResponderExcluir
  16. Oi Sam!
    Eu não conhecia esse livro, mas adorei a resenha! Parece ser muito divertido e interessante! E que casa é essa? Linda!

    B-jusss! ♥

    ResponderExcluir
  17. Oi, Samantha! Oi, Elis!

    Ainda não conhecia esse livro, parece ser bem bacana mesmo. Gosto de livros que fazem várias referências! Ótima resenha, Samantha!

    Beijocas, meninas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Sou suspeita pra falar porque sou fã de livros infantis e juvenis. Não resisto a um bom título. Como tenho filho, desde pequenininho comprava livrinhos pra ele, pegava outros na biblioteca da escola e acompanho os livros paradidáticos lendo todos, haha!
    Essa história é uma delícia, mais ainda por saber que a referência é real - a casa. Adoro um bom mistério e uma trama bema arrumada e já vejo os meninos fazendo as pazes, claro...

    ResponderExcluir
  19. Achei interessante a historia, mas não curto muito infanto juvenil, e achei linda a casa, legal o autor colocar uma casa real no livro, vou falar do livro para meu filho quem sabe ele tenha interesse,
    beijos.

    ResponderExcluir
  20. Não conhecia o livro e a história parece ser bem legal. Acho incrível quando a história contém dados/lugares reais. A casa é linda e diferente. *o*
    Quero procurar esses peixinhos nas ilustrações também!! >___<
    www.nyasmim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Que legal esse livro, parece ser muito interessante, gostei de conhecer mais sobre ele, pois não o conhecia.
    Parabéns pela resenha, ficou 10!
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  22. Oi Sa! Eu não conhecia o livro, mas achei a história super legal, tem mistério, e este é um dos elementos que mais aprecio em qualquer livro, afinal adoro juntar pistas e tentar descobrir algo, sou muito curiosa.
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  23. Oi! Não conhecia o livro e amei a história. Sou fã de arte e literatura e gostei de saber que tem citações de pessoas conhecidas. Gente... e que máximo isso da casa existir de verdade e ter o 'enigma' do peixe em cada ilustração. bjs

    ResponderExcluir
  24. Olá! Não conhecia esse livro, mas achei a trama muito interessante, ainda mais que é voltado para o público infanto juvenil, ainda essas ilustrações lindas, até minha filha de 4 anos iria gostar!
    Gostei da forma que a casa foi descrita no livro e fiquei mais radiante ainda em saber que a casa realmente existe.
    Vou procurar saber mais sobre ele e dar para minha filhota, aí leio para ela!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  25. Oi post interessante pela dica do livro,adoro livros com investigação e pelas fotos das casas maravilhosas!

    ResponderExcluir
  26. Muito legal tua resenha, nunca tinha visto o livro, só não gostei do nome do livro... Mas deve ser uma historia bem interessante. É sempre bom conhecer historias novas e está me deixou bem curiosa.

    ResponderExcluir
  27. Adorei o fato da casa existir e de mostrar a importância de preservar monumentos históricos, lerei com certeza!

    ResponderExcluir
  28. Gostei.
    Parece bem legalzinho.
    Uma boa leitura pra passar o tempo ^^

    Minha irmã de 10 anos tb "pode" ler?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriela!
      O começo requer um pouco mais de atenção, mas acho que depois a leitura fluirá bem! Recomendo bastante!
      Beijos... Samantha

      Excluir
  29. Adorei o enredo do livro, faz u bom tempo qeu nao leio juvenil o ultimo foi Como viver para sempre muito bom!) vou colocar esse na minha lista.

    xx

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!