[Resenha] Amber House

Amber House - Kelly Moore, Tucker e Larkin Reed
Amber House - Kelly Moore, Tucker e Larkin Reed
Trilogia Amber House - Livro 01
Sinopse - Editora Jangada - 2013 - 352 páginas


Uma caixa com compartimentos secretos... Um segredo por vez, revelado no momento certo. Nessa leitura, iremos conhecer uma mansão centenária cheia de segredos, habitada há várias gerações pela mesma família. Curiosamente, as autoras da Trilogia também formam uma família: Kelly Moore imaginou e escreveu o esboço dessa história nos anos 80 e, duas décadas depois, suas filhas Tucker Reed e Larkin Reed descobriram o manuscrito, reescrevendo Amber House juntamente com a mãe.

A narrativa em primeira pessoa é feita por Sarah, uma garota de 15 anos sensível, espontânea, observadora, engraçada e extremamente ligada ao irmão Sammy, de 5 anos. Os dois possuem uma conexão afetiva e energética profunda. Sammy apresenta um grau leve de autismo, é inteligente, adorável e vê mais do que as pessoas podem imaginar. 

Sarah, Sammy e Annie viajam cinco mil quilômetros até Amber House para o velório de Ida Warren, a mãe de Annie. A partir do momento em que chegam à mansão, Sarah fica encarregada de cuidar do irmão e os dois examinam o local, desconhecido pra eles.

Annie Parsons a todo momento se mostra insensível, fria e implicante. Imediatamente após o velório da mãe, começa a tomar as providências necessárias para vender a propriedade que herdou, juntamente com todos os móveis, objetos de arte e lembranças familiares acumuladas por séculos. Ela quer se livrar de Amber House o mais rápido possível e se pudesse não passaria uma noite sequer naquele local. Mas por que??

Porém, Sarah e Sammy ficam encantados com o lugar. Eles convencem a mãe a passar uma noite lá e a sra.Parsons refaz seus planos: resolve organizar uma grandiosa festa, utilizando a desculpa do aniversário de 16 anos de Sarah, para fazer uma verdadeira exposição pública de tudo o que deseja vender a todos os milionários que serão convidados para a tal festa.

Enquanto isso... Sarah conquista dois amigos: Richard é inconsequente, impetuoso, espontâneo, lindo e charmoso, apesar de um pouco mimado. Ele faz o "tour social" diurno com Sarah, apresenta sua turma, a escola e lhe proporciona diversas formas de diversão. Jackson, por outro lado, é misterioso, contido, intenso e cheio de cicatrizes, físicas e emocionais. Ele propõe à Sarah que o ajude a procurar os diamantes perdidos do capitão, e os dois passam a explorar Amber House em investigações noturnas. Essa menina não dorme?

Acreditei que haveria um triângulo amoroso e não foi exatamente o caso, Sarah conhece os amigos e uma nova realidade, estreita laços, avalia sensações e sentimentos, mas o coração dela só será tocado por um deles. Não rola aquela dúvida "fico com esse ou com aquele", esse não é o foco do enredo. O buraco é mais embaixo. Literalmente...

Vivendo em Amber House (ou seria convivendo com?), Sarah descobre ter muito em comum com as antigas mulheres da família, como, por exemplo, a capacidade de sentir a memória dos objetos. Através dessas memórias, penetrando nos ecos do passado, nós, juntamente com Sarah, entraremos em contato com vários de seus ancestrais e poderemos identificar cada um deles na árvore genealógica disponibilizada no início do livro. Iremos descobrir passagem secretas, atravessar o labirinto, penetrar no que foi enterrado há muito tempo.

Se Sarah consegue vislumbrar o passado, sua presença pode ser sentida por aqueles a quem observa? Existem fantasmas em Amber House ou são apenas ecos?

Esse primeiro volume da Trilogia Amber House me seduziu, as autoras foram geniais ao relacionar passado e presente como se fossem dois cordões que se unem para formar um laço, ao mesmo tempo que finalizam a história, nos deixam com vontade de "puxar a pontinha" desse laço, desamarrá-lo e começar a ler tudo novamente, desta vez com uma nova perspectiva dos fatos.

O começo e o final da história são repletos de descobertas e revelações, já o meio é mais tranquilo, como uma calmaria que antecede a tempestade. O livro tem o final fechado, com inúmeras possibilidades de continuação, não faço ideia do que nos reserva o próximo volume, só sei que os personagens, o enredo e a Amber House ainda têm muito a nos oferecer.

Super recomendo pra quem gosta de um bom romance YA recheado de mistério, esqueletos no armário, repleto de revelações do passado e com um delicioso toque sobrenatural gótico. 

Cubram seus espelhos e bem-vindos à Amber House!!

Trilogia Amber House


Essa leitura foi uma cortesia da Editora Jangada.
Aguardamos seus comentários! Beijos...

21 comentários

  1. Além da história me parecer um romance bem envolvente a capa é linda, e a continuação que vem em janeiro consegue ter uma capa mais linda que a primeira. Até mais, ótima resenha. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Elis tudo bem?
    Eu adquiri esse livro na Bienal do livro, dias antes eu li uma resenha muito legal do livro e resolvi comprar. Eu ainda não tive tempo para ler, mas depois da sua resenha vou tentar achar um tempinho para ele o quanto antes. Amei a capa do livro, mas quero descobrir se a moça da capa se parece com a protagonista. hahahah! O que eu mais achei legal ao ler a sinopse foi um fato que você elogiou bastante, que é o fato de como o passado se mistura com o presente como se fossem um só, gosto bastante quando o autor, no casos autores, utiliza desse artifício. Essa Annie parece ser uma chata de galocha que só pensa em dinheiro, onde já se viu vender um casarão desses, ainda mais contra a vontade dos outros. Juro que quando li achei realmente que teria um triangulo amoroso e agora fiquei curiosa para descobrir o que a autora aprontou com esses personagens.
    Excelente resenha.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ela faz luzes no cabelo para a festa e usa um vestido maravilhoso! Beijos!!!

      Excluir
  3. Nossa esse livro deve ser perfeito amei como você descreveu os personagens e os dois amigos de Sarah parecem ser o par ideal para novas aventuras e a maioria delas acontece a noite meio que muito sobrenatural amei a capa do livro e fiquei bastante interessada nesse livro !

    ResponderExcluir
  4. Não me senti muito tentada em ler esse livro. Se eu tivesse ele em mão talvez eu leria, mas não compraria.

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    A capa é o que mais me encantou e fico imaginando o que acontece nesse labirinto, eu quero saber quais são os segredos que a casa guarda. Eu quero saber como elas conseguem distinguir as lembranças com o real. E não quero saber do romance, só do sobrenatural! Demora o segundo???
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju! O 2º volume está previsto para Janeiro de 2014 nos EUA, aí teremos que aguardar a tradução. Beijos!

      Excluir
  6. Comprei na Bienal, que bom que o livro é bom!!!
    Adorei sua resenha Elis, doidinha agora para ler logo...
    Beijokas iluminadas e estaladas!

    ResponderExcluir
  7. Oi já tinha lido uma resenha sobre mas confesso que a sua resenha me prendeu bem mais e me interessei pelo livro.Acredito que lugares antigos carregam muita historia e mistérios dentro de si e é isso que Amber house me passa!!
    Vou esperar lançar pelo menos mais um por aqui para não sofrer muito mas acho que o enredo vai me prender totalmente, gostei do fato de não haver um triangulo amoroso estou meio enjoada deles rsrsrs
    Bela capa!!
    Bjus

    ResponderExcluir
  8. Achei a capa linda e também gostei do enredo. Fiquei curiosa com o fato da protagonista ter “a capacidade de sentir a memória dos objetos” e quero saber como as autoras desenvolvem isso. Também gostei de saber que o triângulo amoroso não e o foco principal da trama. Ótima Resenha!!

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi mamãe!
    Gosto de histórias com alguma coisa antiga envolvida, seja casas, castelos ou objetos, sempre gostei das descrições e da história que essas coisas podiam esconder, na maioria das vezes tento descobrir os mistérios antes da personagem. Sempre apreciei as surpresas e segredos e acho que esse livro vai ser uma leitura muito interessante para mim!!! Achei a capa muito bonita e as descrições da casa devem ser ainda mais legais!
    Beijos... Samantha.

    ResponderExcluir
  10. Geeente, que maravilha de livro deve ser esse.... Fiquei super interessada. e sabe o que é engraçado? À medida que ia lendo a resenha fui ficando cada vez mais empolgada. Aí veio a parte dos 2 amigos e pensei: "Oh, céus, mais um livro com triângulo amoroso...." e já estava ficando triste (mas não desanimada). Aí vc me faz a pessoa mais feliz do mundo ao dizer que NÃO tem triângulo! Definitivamente já entrou na minha listinha de desejados!!!!!!!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  11. Já tenho um terrível PAVOR de espelhos (não durmo se tiver algum no quarto), e você termina a resenhar nos mandando cobri-los? Aaaaaaah, já eram as chances de perder esse medo! kkkkkk
    Vi tantos filmes de "terror" que envolvem espelhos que tenho medo demais, demais, demais! kkk
    Esse livro já me chamou a atenção desde o momento em que vi a capa, e depois da sua resenha (que é a primeira que leio sobre ele) eu tenho certeza que é um ótimo livro, já vou providenciar um pra mim! ^^

    ResponderExcluir
  12. A capa é realmente linda e chama a atenção. Adorei a resenha, gosto de histórias que envolvam mistérios e que tenham ligação co passado.

    ResponderExcluir
  13. será minha primeira experiência com a autora e estou doida par ler esse livro! acho incrível a mescla de histórias de passado e presente, mas sei que a autora deve ter um cuidado maior ao escrever a trama!

    ficaria feliz em receber sua visita no http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. parabens pela resenha... me deu muuuuita vontade de ler *-* mas que pessoa louca e essa?? vai pra uma casa pq a mae faleceu, e resolve fazer uma festa pra ajudar a vender as coisas O.o oi? kkkkkkkkkkkkkk enfm.. quero muito ler!! adoro esse estilo de suspense e aventura

    ResponderExcluir
  15. Pouxa nem sabia que era uma trilogia, gostei muitoo da capa, ahhh ameii a resenha, curiosaaaaa pra ler, gosto desses romances misteriosos, mais vou me acalma um pouco e vou esperar chega os 3 livros pra eu não fica doida kkkkkk

    Bjss

    ResponderExcluir
  16. Oi Elis
    Eu adorei a capa desse livro e a sinopse nos conquista logo de cara, esse livro vai ser uma das minhas próximas aquisições :)
    Parabéns pela resenha
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  17. Adoreeeeeeei esse livro e a resenha..já quero saber porque Annie quer vender a casa e não querer passar uma noite nele..adorooo misterios ^^

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi. Eu li o livro em menos de uma semana. Eu simplesmente amei. Estou meio louca e ansiosa para ler os próximos. Você sabe o nome do ultimo?? O segundo é Neverwas.

    Beijooos

    Francine.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fran!
      Neverwas será lançado em janeiro de 2014, mas as autoras ainda não divulgaram o nome do 3º volume nem sua data de lançamento.
      Beijos!!

      Excluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!