[Resenha] Névoa

Névoa * Kathryn James

Névoa - Kathryn James
Duologia Névoa - Livro 01
Sinopse - Farol Literário - 2013 - 336 páginas


Inexplicavelmente encantador, afinal faz parte do Glamour dos Seres Encantados. O limiar entre dois mundos, assim é a trama deste intrigante romance infanto-juvenil, repleto de curiosidades do folclore irlandês, fonte da qual Kathryn James sabiamente bebeu a lentos goles, pois tem um cuidadoso material de pesquisa que salta a nossos olhos.

Vamos pelas beiras... a capa: desde o início já somos introduzidos nesta névoa, o livro é leve, de um tamanho confortável ao tato e sua fonte perfeita para o leitor que está iniciando-se na extensão do número de páginas, mas... para as “amantes de capas” ela é linnnnnnnnda tem tudo a ver com a trama e a arte final sugere mesmo uma névoa translúcida a flutuar sobre a imagem, perfeita. Então entramos...

De cara nos defrontamos com a “Maldição das garotas perdidas” uma antiga lenda irlandesa, de meninas que se perdem nos bosques para nunca mais retornar; E, as que retornam... o fazem totalmente esvaziadas de sua juventude, encarquilhadas e envelhecidas, brrrrrrrrr. 

Isso mesmo, medos infantis serão afrontados, Nell tem 13 anos e em transição para um novo ciclo, mas é sua irmã Gwen que está fazendo 16 anos e nesse importante rito de passagem decide fazer uma festa de arromba no “Bosque”, no local que sempre foi proibido, então subitamente a lenda se torna realidade e a bela e teimosa Gwen desaparece misteriosamente, para o horror de seus fanáticos seguidores.

Onde está Gwen?

No entanto o verdadeiro rito de passagem, nada simbólico, que vai nos garantir uma super aventura, será realizado por Nell Church, que mergulhará no desconhecido em busca de sua irmã.

Mensagens que jamais deveriam ser esquecidas...

Se vocês pensam que a sinopse diz tudo, não se enganem, o miolo do livro é sensacional, mergulhamos com Nell na Névoa em todos os sentidos, a personagem é forte, empática, determinada, uma heroína impecável, com concepções que indicam uma maturidade que beira a sabedoria, autêntica, centrada e sagaz, "dá um olé" em todos os adultos, até mesmo em sua misteriosa avó Druscilla Church, presidente da Sociedade Britânica de Folclore. 

Evan River é o par perfeito para essa garota prodígio: misterioso, atento, solícito, protetor, companheiro, mas sobretudo um líder nato, além de ser um príncipe, é claro. Em nosso mundo ou no mundo dos encantados, Nell é polêmica, incomum, faz suas próprias regras e, no decorrer da trama evolui, se transforma e transforma todos a sua volta. Tão interessantes quanto os dois protagonistas são Fen, Druscilla, Star, até Faolan e Thor, mas o Sr. Church sem dúvida surpreende no final.

Essa é uma trama sobre diferenças, padrões de crenças sociais que são estabelecidos entre grupos jovens que só trazem infelicidade e transtorno, diversos temas serão abordados magnificamente como responsabilidade, segredos de família, quebra de confiança, poder, amizade, lealdade, mentiras, vingança, fanatismo, coragem, perseverança e esperança.

Andam dizendo por aí, que esse é um livro para crianças, de certo modo concordo, afinal essa sempre foi a função dos verdadeiros “contos de fadas”, trazer à tona a verdade sobre aquelas coisas frágeis e secretas, às vezes horríveis das quais ninguém ousaria falar a não ser se estivessem maquiadas de encantamento. Névoa é um manual de iniciação para o mundo dos Encantados, mas sobretudo para seres que pretendem ser verdadeiramente humanos.

Aventure-se, atravesse com Nell a Névoa!
Pode ser que do outro lado você reencontre sua criança interior.
Recomendado para todas as idades.

Duologia Névoa




Essa leitura foi uma cortesia da Farol Literário.
Aguardamos seus comentários ;)

Beijos Elficos!

23 comentários

  1. Apesar de não fazer parte do público alvo, eu aoro romances infanto-juvenis dese que sejam inteligentes. Esse parece ser bem bacana,e ainda ganha pontos comigo por ser inspirado em uma lenda irlandesa antiga, adoro. Vou ficar de olho para ler quando estiver completa a trilogia.

    ResponderExcluir
  2. Desde que eu li a sinopse e vi a capa, o coloquei na lista de compra. Estou super curiosa para saber mais do Evan, o que acontece, ela recupera a irmã? São tantas perguntas para serem respondidas...
    A capa é perfeita!! Conquistou-me da mesma forma que Morra por mim, percebe-se o cuidado que a editora teve com ambas capas. Que bom que tem mais livros! Quero saber mais da mitologia irlandesa!.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Fiquei bem curiosa com esse livro, e mais ainda por saber que a trama foi baseada em folclores e lendas. Adorei.... Além disso, quero muito ver como será a interação entre Nell e Evan River???? E quantos temas que foram interligados na trama!!!!! Certamente vou ler esse livro.

    ResponderExcluir
  4. nossa, fiquei com muita vontade de ler esse livro.. a capa e incrivel, e o fato de ser uma trilogia ja me deixa com mais vontade de ler.. quer dizer q vou acompanhar as personagens por um bom tempo kkkkkk lendas e mitos irlandeses.. fiquei bem curiosa.!!

    ResponderExcluir
  5. A capa é o que sempre me chama atenção,apesar de a maioria dizer que devemos não julgar o livro pela capa eu sempre acabo o fazendo. Não sei bem,mas acho que quando a capa é bem caprichada e bem feita acaba chamando mais atenção tanto á ela quanto a sinopse e logo a estória por completo. A capa é perfeita,a sinopse deixa aquela curiosidade,mas a resenha acaba nos fazendo querer de cara o livro. A trilogia com toda certeza vai fazer sucesso,só falta aguardarmos!

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    A principio esse não é o tipo de história que chama a minha atenção, ou que eu leria, mas lendo a sua resenha, pude perceber que a história vai muito além e que pode ser sim uma ótima leitura. As vezes é bom sair um pouco da rotina e tentar um leitura diferente!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Esse tipo de livro me chama MUITO a atenção, a começar pela capa que é linda! E outra que lendas (como o livro começa, neh?) são o máximo! ^^

    ResponderExcluir
  8. Rosem esses livros que mexem com as crenças de um povo e que acabam trazendo lendas, como nesse caso do bosque tem um que de ser bem escrito, pois é necessário que tenha o suspense e o misterio. Não é um que me atrai, eu não consigo me pender por melhor que seja a história, é uma coisa pessoal, seria algo desgastante

    ResponderExcluir
  9. Sua resenha despertou em mim uma vontade tremenda em ler o livro, adoro livros assim.

    ResponderExcluir
  10. Quando li sobre o lançamento desse livro, eu imaginava um enredo totalmente diferente do que foi abordado em sua resenha, mas o bom foi e que eu gostei da trama criada pela autora e fiquei realmente curiosa para saber o que tem por trás da névoa.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Achei tão linda essa capa. Não sabia sobre o que se tratava o livro e no geral eu gostei. Pretendo ler, mas fico na dúvida se vou gostar por esse lado infantil citado.

    ResponderExcluir
  12. Nossa fiquei muito curiosa para ler esse livro, sua resenha é super dinâmica e tive a sensação que o livro também é. Não tenho problema nenhum em ler livros infanto-juvenis, muitos tem uma história maravilhosa.

    ResponderExcluir
  13. Eu já tinha lido um resenha meio que negativa sobre o livro daí surgiu a sua resenha o que me fez pensar bem diferente sobre o livro mais ele ainda tem aquele gostinho de será que eu vou gostar? mais com certeza arriscaria essa leitura por ser contos de fadas e com tema bem diferente do que eu leio deve ser um ótima pedida!

    ResponderExcluir
  14. Apesar de gostar de ler livros mais 'adultos' gosto de passar um tempinho lendo os infanto juvenis, sempre acho um bom livro.
    Acho a capa do livro linda, ela ja tinha chamado minha atenção e a sinopse parece bem interessante. Pretendo le lo, mesmo uma protagonista tão jovem não ser meu forte na leitura. Curiosa com o que acontece com sua irmã, e este universo fantasioso me ganha mais uma vez rs,
    beijos.

    ResponderExcluir
  15. Fico feliz quando leio um livro que o autor pesquisou tudo para colocar no livro, você sente o quanto se importa com seus leitores.

    Amei a irmã caçula ir procurar Gwen, estou doida para saber se ela vai fazer parte da Maldição!

    Adorei o enredo da história e estou louca para ler esse livro.

    Beijinhos
    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  16. Sou amante de fantasias e amei a premissa da historia me deixou bem intrigada e curiosa!!
    A capa é realmente linda e misteriosa!!
    Amei a resenha, me deixou animada em ler o conto de fadas e voltar a ser criança.Nada como um bom livro que envolve e torna os leitores parte da historia!!
    Bjus

    ResponderExcluir
  17. Pouxa fiquei agora bem curiosa pra ler esse livro, gostei muito da resenha, amoo fantasias, ainda mais quando envolve contos, príncipes, amei a capa ta linda !!

    bjsss

    ResponderExcluir
  18. Me apaixonei por esse livro logo de cara a capa é lindissimaaaaaa meio que parecido com hardcover só que não é..só não comprei na loja pq tava meio amassada a capa e algumas folhas..assim não dá né...achei a sinopse incrivel me lembrou um pc a bruxa de blair =P comprei pelo site da saraiva só esperando chegar ^^

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Mais uma resenha me deixando loucamente curiosa para ler esse livro *---*

    Ai, ele parece mesmo ser incrivel! E esse mocinho? Já sinto que estou meio que me apaixonando por ele só através das resenhas, é possivel? O.o' rs'

    Parece ser um livro que vai facilmente se tornar favorito *-*

    ~> Beijusss...;*

    ResponderExcluir
  20. Incrível! Adorei! A capa é muito linda, deixa um mistério que não tem como não querer ler, já tinha visto a sinopse, mas ainda não tinha lido nenhuma resenha, parabéns pela resenha! Que bom saber que vai virar livro, apesar de nem sempre gostar de adaptações para o cinema, sempre gosto de ver.

    ResponderExcluir
  21. Parabéns sua resenha foi fantástica, mostrou todos os pontos forte do livro, sem conta a historia, pelo menos para mim que ainda não li, eu gosto muito de livros de fantasia.
    Névoa parece ser um daqueles livros, que você começa e não quer mais parar.

    ResponderExcluir
  22. Primeiramente eu amei a capa desse livro, e o marcador também. A trabalho de design da editora ficou fantástico. Esse enredo promete hein? Eu adoro quando citam lendas,histórias, contos irlandeses, sempre achei uma terra tão mágica e acho que combina plenamente com um livro de fantasia. Eu sempre me pergunto o porque as pessoas insistem em enfrentar o medo, se a mulher já sabe que o bosque é perigoso, já tem conhecimento das lendas, o que ela foi cheirar lá? Mas que coisa, é que nem filme de terror, ao invés da mulher passar longe do lugar ela tem que ir lá conferir, sozinha ainda por cima, o que tá acontecendo, nunca vi disso gente. Uma coisa que eu não sabia era que esse livro era mais focado para o publico infanto-juvenil, mas meio que tinha essa impressão já que a protagonista é bem novinha. Ah quero tanto conhecer Evan, ele parece o tipo de personagem apaixonante.

    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Oi Elis
    Acho a capa desse livro bem bonita e gostei de saber que ele é cheio de curiosidades do folclore irlandês, isso foi um ponto positivo e me fez ficar com vontade de ler o livro
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!