[Resenha] O Poder da espada

O Poder da espada - Joe Abercrombie

O Poder da espada - Joe Abercrombie
Trilogia A Primeira Lei - Livro 01
Sinopse - Arqueiro - 2013 - 480 páginas


“Bem vindos a União”, estou apaixonada, surpreendida e deslumbrada! A indicação de George é quentíssima, a sinopse nos instiga, no entanto a abertura desta saga sem dúvida ficou muito acima de minhas expectativas, e devo confidenciar-lhes sou bemmmmm exigente quando se trata de fantasia. Joe Abercrombie me cativou aos poucos, como a raposa do pequeno príncipe hehehe, capítulo a capítulo, com sua escrita fluída, coloquial, e... magísticamente envolvente. 

Vários protagonistas desfilam na trama: Logen nove dedos, Jezal dan Luthar, Sand Dan Glokta, Ferro Maljinn, qual será o seu predileto? Sand e Logen me encantam, me apaixonei por Ferro por tratar-se de uma guerreira sensacional e imbatível, mas todos eles são irresistíveis, tratam-se de anti-heróis, que espelham cruamente a natureza humana, seus defeitos e fraquezas os tornam absurdamente verossímeis, talvez esse seja o motivo pelo qual nos cativam e arrastam para suas dúvidas e anseios, partilhamos com eles a transição de um mundo conhecido para uma realidade desconhecida, afinal:

Uma guerra se aproxima...e para alguns deles, uma nova realidade sequer imaginada.

Magia, branca e negra, uma antiga batalha de forças desconhecidas é retomada, o passado reclama seu lugar no presente através do Mago Bayaz, que não é nenhuma flor, diga-se de passagem.

Narrados em 3ª pessoa, os capítulos são nomeados como situações, bem pertinentes aos títulos que recebem, são curtos e intercalam as personagens e seus pontos de vista, o efeito disto é que vamos dedilhando as personagens, conhecendo-as aos poucos; como são diversas personagens e realidades, os saltos geram certo frescor, evidenciando uma habilidade perspicaz do autor, pois nos prende enigmaticamente a cada capítulo, e o devoramos ansiando por sua conclusão.

O que é mais intrigante é como Abercrombie consegue nos surpreender, tornando situações previsíveis em improváveis desfechos que desafiam nossa imaginação, simplesmente por interligarem-se ao desconhecido que ele se permite desvelar... a conta gotas “- Rá!”

A União é um reino “aparentemente” perfeito de nobres que fantasiam as glórias de um passado em que o poder dos Lordes era inquestionável, entretanto é o dinheiro dos Ofícios de Mercadores que mantém o luxo dessa nobreza decadente que para manter as “aparências”, entrega-se à todo tipo de conspirações e muuuuita corrupção.

Coisas acontecem na calada da noite nos esquecidos subterrâneos da cidade, nas ruelas escuras, nos porões sombrios, pessoas desaparecem e reaparecer nos tribunais da Inquisição, dinheiro e poder trocam de mãos da noite para o dia, num piscar de olhos reputações são arruinadas, mistérios envolvem as intenções nada confiáveis de diversas personagens.

Vinganças pessoais, desafios, coragem, paixões, dúvidas, ambições, sarcasmos, ironias, egocentrismo, irreverência, traições... mas também um amor impossível e outro provável.

A escrita de Abercrombie é viciante! O capítulo a Casa do Artífice é sensacional, eixo central da genialidade do autor, vertente máxima do passado e futuro que nos promete a inteligentíssima trama. 

Ao Norte, um chefe de clã se nomeia Rei e grupo de bárbaros travam lutas sangrentas pela sobrevivência contra os Shankas, criaturas renascidas do passado; Ao Sul um Império ergue-se sob o domínio de um Sacerdote Feiticeiro que, com seus “Comedores” infringiu a “Segunda Lei”; Na União Bayaz o Primeiro dos Magos está a caminho de infringir a “Primeira Lei”... algo me diz que a Ordem será quebrada, Será?

Ansiosíssima pelo próximo volume dessa fantástica Trilogia: “Antes da Forca”.
Esta espada realmente tem poder... Excelente em todos os sentidos!
Leiam e deslumbrem-se também!

Trilogia A Primeira Lei



1) O Poder da Espada - julho/2013
2) Antes da Forca - junho/2014
3) O Duelos dos Reis - fevereiro/2015

Site do autor:

Essa leitura foi uma cortesia da Editora Arqueiro.

Ameeeeeeeiii a Leitura...
Beijos rosados!

21 comentários

  1. Elis, pelo visto você adorou a leitura heim? Que delícia! Estou sem tempo para trilogias por agora, mas parece uma história bem envolvente!

    Abraços, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  2. eu não conhecia a trama Rosem, acho que é uma trilogia fantástica pra quem gosta desse mundo de magia e lutas e esse clima de mistério no ar!
    a arqueiro faz boas apostas quando quer e tem ótimos lançamentos, posso estar enganada, mas não me lembro de ter visto livros do autor antes, o que prova que ele é uma aposta da editora que promete surpreender!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Muito legal a sua resenha,tenho que dizer: sempre me preparo para ler seus post porque geralmente eles são tão empolgantes que quase me fazem sair correndo para comprar o livro resenhado,essa não foi diferente.

    Eu adoro fantasia e a maneira como você descreveu a narrativa do autor,que prende e vai revelando tudo aos poucos e ainda surpreende leitor.. é de enlouquecer de vontade de ler o livro.

    vai para a lista.

    bjsss

    Bianca

    ApaixonadasporLivros

    ResponderExcluir
  4. Sabe eu estava evitando saber mais do livro para não marcar que eu quero... Li sua resenha e fiquei curiosa e quero conhecer mais desse mundo.
    bj

    ResponderExcluir
  5. Vou sí esperar a trilogia estar completa, e quero ler com certeza. Parece maravilhoso.

    ResponderExcluir
  6. Nossa sua resenha foi ótima e eu gostei do livro, mas estou muito cansada de esperar trilogias então só vou ler quanto todos forem lançados :)

    Sou ansiosa demais kkk

    Bjus.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. fiquei bem curiosa por ler esse livro.. embora a capa nao me tenha cativado em nada.. deve ser do tipo q faz sentido para quem leu o livro!! acho q e do tipo de trilogia q me fara ficar grudadda lendo!!
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Menina, vi esse livro na Bienal aqui no RJ.... se soubesse que era tão bom assim, teria dado uma chance a ele, rs....

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  9. Ainda não conhecia a trama desse livro, mas pelo visto ela parece ser bem envolvente, infelizmente o fato de ser tratar de uma trilogia me desanima um pouco, já que tenho algumas começadas, mas quem sabe quando todos livros forem lançados eu não der uma chance a escrita de Joe Abercrombie.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Ainda não conhecia esse autor, mas fiquei intrigada com essa escrita viciante, deve ser uma história eletrizante. Fiquei louca para ler.

    ResponderExcluir
  11. Olá! Já havia lido a resenha desse livro, mas ele não tinha me chamado muito a atenção. Entretanto, a sua resenha me deixou curiosa. Gosto muito de livros de fantasia medieval e pelo que você colocou no texto, o livro deve ser bem escrito e envolvente. Acho que vou dar uma chance ao autor!
    Beijos,
    Nicole,
    http://www.meigaemalefica.blogspot.com.br
    http://www.randomcast.com.br

    ResponderExcluir
  12. Esse livro não faz meu estilo, também não leria a trilogia nem nada, prefiro romances e fantasias, porém parece ser bem bacana mesmo para quem gosta do gênero.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Adorei a resenha, empolgação total! haha
    O livro realmente parece ótimo, e a minha lista de livros que vou ler vai só aumentando...

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia esse livro e como gosto de livros desse gênero já me interessei logo de cara ^^ mais uma serie incluída na minha listinha..mas vou deixar pra ler qnd os outros dois forem lançados =)

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Eu não imaginei que fosse assim tão intenso, estava com o pé atrás com a série, mas a resenha está muito empolgante e sei como você é exigente com livros assim, então agora sim, me animei para ler.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  16. Eu também adoro fantasias, e a Trilogia parece muito interessante, mas também não pretendo iniciar uma nova série agora. Achei bastantes curiosos os nomes dos personagens, difícil hein? rsrs

    ResponderExcluir
  17. Não conhecia a trilogia mas me encantei com sua resenha que me deixou curiosa e apaixonada pelo enredo!Adoro fantasia ainda mais quando é tão intenso e envolvente que vc se sente parte daquele mundo mágico!
    Sua empolgação me empolgou também rsrsrs
    Gostei das capas, achei lindas!!
    Bjus

    ResponderExcluir
  18. Adorei saber que você é bem crítica quando se trata de fantasia, vou pegar algumas dicas aqui no blog antes de ler algum livro do gênero, hahahah! Pois então, vou te falar que eu não dei muita importância a esse livro quando ele foi lançado pela Arqueiro, pensei, sinceramente, que fosse ser um livro bem fraco no quesito fantasia. Eu gosto bastante de livros que mesclam Magos com reis, bárbaros e etc. Esse clima meio idade antiga/idade média é algo que me atrai muito. Eu não sei dizem bem se eu gosto eu não gosto de capítulos que intercalam sobre os personagens, hora fala de um, hora fala de outro, em certos livros isso é algo que eu admiro em outros o autor é tão ruim em criar esse ambiente que fica algo extremamente confuso. Mas visto aos elogios que vocês ao autor, tenho certeza que ele não irá me decepcionar. Adorei a resenha.

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Vi que você gostou muito dessa leitura, já eu não me sentir atraída pelo livro mesmo sendo fã de fantasia não conseguir achar um ponto na resenha que me deixasse com vontade de ler mas o conjunto de capa e resenha são lindos !

    ResponderExcluir
  20. Não conhecia a trilogia, mais gostei da resenha, no momento estou sem tempo pra começar a ler uma trilogia nova, mais eles entraram pra minha listinha e assim que eu termina de ler os livros que tenho que ler pego eles, pois achei muito interessante fiquei agora ansiosa pra ter logo oportunidade de ler.

    Bjsss

    ResponderExcluir
  21. Oi Elis
    Nossa,que bacana esse livro,não sabia que ele era tão legal!
    Adorei a sua resenha
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!