[Resenha] Vortex

VORTEX - Julie Cross

VORTEX - Julie Cross
Trilogia Tempest - Livro 02
Sinopse - Editora Jangada - 2013 - 384 páginas


Vortex é o segundo volume da Trilogia Tempest, confiram a resenha do primeiro livro aqui. Por motivos pessoais (quem ler Tempest saberá), Jackson inicia essa história saltando no tempo, de 15 de agosto de 2009 para 15 de março de 2009. Esse salto para o passado apagará os últimos cinco meses vividos e provavelmente impedirá que uma desgraça aconteça. Apesar da dor que isso lhe causa, Jack acredita que será melhor assim.

Agora Jackson pretende fazer tudo diferente, começando por convencer seu pai (Agente Meyer) e o Comandante Marshall de o aceitarem no Tempest, divisão da CIA que protege a humanidade contra ameaças vinculadas a viagens no tempo. Ao entrar para o Tempest, Jack terá que condicionar-se física e psicologicamente, além de "rebolar" pra ser aceito num grupo formado há tempos, que o vê apenas como o filho intruso e mimado de Meyer.

Da mesma forma que seus colegas não sabem que ele é um viajante do tempo, um clone que possui o DNA de um IDT (inimigo do Tempo), tudo o que ele sabe sobre os seus colegas também pode ser falso. Mesmo convivendo num grupo de quatorze jovens mais ou menos da sua idade, Jack não consegue baixar a guarda e confiar em ninguém.

Enquanto em Tempest acompanhamos Jack focado em entender suas habilidades de viajante do tempo, a fim de salvar a namorada Holly, em Vortex o reencontramos sem rumo, vivendo (ou sobrevivendo) um dia de cada vez, numa crise de abstinência afetiva, onde suas novas atribuições como agente não preenchem o vazio alojado em si. A narração em 1ª pessoa, antes leve e irônica, assume um tom mais pesado e introspectivo.

"Eu suspirei, me forçando a voltar ao sentimento de vazio que tinha sentido nos últimos meses (...) O fato de ter me apaixonado tinha acabado comigo. Por dentro e por fora. Fez com que tudo na minha vida ficasse mais complicado e eu nunca poderia apagar da memória o que tinha vivido".

Esse segundo volume não tem um objetivo claro, um problema específico a ser resolvido, até as missões simuladas ou reais às quais os agentes são encaminhados, acabaram perdendo o foco ou tomando rumos inesperados.

Talvez a intenção da autora seja nos proporcionar um "Vortex cerebral", sério gente, minha cabeça entrou em parafuso algumas vezes tentando acompanhar o raciocínio redemoinhado do Jack. Isso pode ter acontecido pela pouca intimidade que possuo com a ficção científica, mas também senti falta do Adam, amigo de Jack que trocava ideias com ele em Tempest, traçando linhas de raciocínio em relação às viagens no tempo mais compreensíveis pra mim. Confesso que a experiência de leitura foi vertiginosa.

A entrada de um segundo grupo de antagonistas no enredo - os Eyewall - tumultuou ainda mais a trama, acho que os IDT's já cumpriam bem o papel de perseguidores/perseguidos do grupo Tempest. Mas, quem sabe os Eyewall tenham uma importância incisiva na continuação da história?

Por outro lado, durante os treinamentos e missões atribuladas, Jackson acaba ficando próximo de três agentes: Lily Kendrick, sua parceira, e da dupla Mason Sterling e Jenni Stewart. A relação entre eles supera o distanciamento inicial, se estreita na adversidade e os quatro passam a apoiar-se mutuamente. A construção dos personagens desse grupo e exploração dos seus sentimentos foram os elementos que mais apreciei na história.

Depois de ter me apaixonado por Tempest, o desenvolvimento do enredo em Vortex não foi como eu esperava, mas as relações humanas entre os personagens, bem como o final chocante me deixaram na expectativa de conferir como a história terá seu desfecho em Timestorm.

Série Tempest




Essa leitura foi uma cortesia da Editora Jangada.
Curtiu? Comente! Beijos...

24 comentários

  1. Queria muito ter lido a resenha mas por medo de sopirles não li !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor!
      Não costumo soltar Spoilers nas resenhas, fique tranquila ;) Beijos!!!

      Excluir
  2. Eu não sabia que era uma série, gostei de saber! :D
    Gostei muito da resenha mas não sei eu gostariatanto da leitura rs parece bem complexo em alguns pontos.

    Beijos.
    http://tamigarotaindecisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Não fiquei afim dessa série. Não sou fã de ficção científica, então não leria.

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei quando li a primeira resenha, fiquei curiosa e continuo, mas eu li agora resenha da continuação eu não sei se quero ler porque como você disse não dá para compreender totalmente a linha de raciocínio do autor, e eu tenho a tendência de confundir. Outra questão será que aguento até sair o terceiro e leio tudo de uma vez?

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana!
      Nesse caso, como você disse que tem tendência a confundir, talvez seja melhor aguardar para ler tudo junto, assim as informações ficam mais frescas na cabeça ;)
      Beijos!

      Excluir
  5. Gosto MUITO de livros assim, viagens no tempo, essas coisas! hahaha
    Ainda não conhecia essa série, vou procurar lê-la o quanto antes, me interessei mesmo!

    ResponderExcluir
  6. esse é um dos poucos livros que não me atrairam, não sei se é por se tratar de uma saguinha, ou o tema em si que pra mim ja ta desgastado! não me imagino lendo!

    ResponderExcluir
  7. Elis,

    Fiquei com pena do Jackson por ele estar tão carente. Mas você me deixou confusa se iria gostar ou não dele, pois não gosto de ficar perdida nos livros e acho que esse te deixou um pouco!

    Agora quero saber que final chocante foi esse...

    Beijinhos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  8. Lendo sua resenha pude perceber que o enredo do segundo livro deu uma caída em comparação ao primeiro, mas como gosto do tema, viagem do tempo, vou tentar lê-lo.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Infelizmente, ainda não li Tempest, tampouco Vortex. Essa deve ser a terceira resenha que leio de Vortex e há uma certa coincidência de impressões quanto ao enredo. Houve uma decaída quanto à qualidade do enredo e o fato de o protagonista estar meio "perdido" se deu por motivos relacionados à sua vida amorosa. De todo modo, acho que a autora propositalmente usou desse volume para apresentar os problemas enfrentados pelo protagonista, introduzir novos personagens, e trabalha-los, mas para fazer do terceiro volume algo surpreendente.....Quero muito ler essa série....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou aguardando com expectativa o último livro Ana Paula, pelo final desse segundo volume, acredito que o terceiro será bem diferente. Beijos...

      Excluir
  10. Não conhecia essa série,
    adorei a capa do primeiro livro, simplesmente perfeita, mais
    infelizmente, não me interessei muito pela estória :/

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Conheço a serie mais ainda não tive a oportunidade de ler o primeiro livro e já ta chegando o segundo, já li resenhas dele e vou arruma um tempinho pra ler o primeiro logo !!
    bjss

    ResponderExcluir
  12. Sou doida para conhecer essa série!!
    Achi q premissa desse livro brilhante, viagens no tempo são no minimo interessantes, uma pena vc não ter gostado muito do segundo mas não desanime talvez o ultimo seja de abalar as estruturas!!
    Amei a capa do primeiro livro e já não gostei muito do segundo e pelo que vi o terceiro vai ser lançado nos EUA em 2014 AINDA haja coração para esperar!!
    Depois dessa vou adiando pois odeio ficar curiosa!! rsrsrs
    Bjus

    ResponderExcluir
  13. Eu achei que a autora abriu muitos caminhos e não conseguiu seguir nenhum muito bem, Tempest tinha um foco, e Vortex me deixou pensando onde ela queria chegar. Realmente Adam fez muita falta, e achei que Stuart e Kendrick tinham um potencial enorme que foi pouco explorado. E Holly amiga? Totalmente dispensável.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  14. Não li nenhum dos dois livros mas me interessei bastante pela estória,adorooo livros que falam sobre viagem no tempo e quero saber mais sobre o jackson e porque ele decidiu dar esse salta ao passado..conheço algumas pessoas que tem o livro..vou pedir emprestado =P

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi, :)

    Não acompanho a série, mas tenho curiosidade por ela desde o inicio, quando foi lançado Tempest.

    Acho que deviam ter seguido a linha da primeira capa ao fazer a segunda, porque acabou parecendo que nem são da mesma série e fiquei surpresa quando vi pela primeira vez... =*

    Quero muito conhecer a história *---*

    ~> Beijusss...;*

    ResponderExcluir
  16. Eu Também gostaria de acompanhar a série. Estas histórias de viagens no tempo às vezes confunde mesmo a cabeça, mas me fascinam. Eu achei também que as capas não seguiram nenhum padrão.

    ResponderExcluir
  17. Ficção Cientifica para mim e uma caso complicado por que quase sempre eu me perco na narrativa, e pelo que eu vi ainda em primeira pessoa vai ser mais difícil ainda, mas a estória chamou minha atenção, que sabe um dia.

    http://loucaescrivaninha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olha uma vez eu peguei esse o primeiro livro dessa série para ler e achei um pouquinho confuso então abandonei nas primeiras páginas, mas sempre tive vontade de retomar a leitura. Sinto muito que a autora deixou a desejar com essa continuação ;/ Não gostei que ela abandou uma narração irônica, que particularmente é a minha preferida, para adotar uma narrativa introspectiva, detesto personagens assim, se for para curtir fossa eu nem preciso ler o livro , KKKKKKKKKK. A capa ficou melhor que a do primeiro livro. Ah e também não sei para que dois grupos de antagonistas, que coisa mais frenética não? Enfim espero um dia ter a oportunidade de ler. Uma curiosidade irrelevante 15 de agosto de 2009 foi quando eu conheci minha alminha gêmea, hahahah.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Own que linda, então essa é uma data abençoada ♥
      Beijos!!!

      Excluir
  19. Oi Elis
    Eu ainda não tenho o primeiro livro dessa trilogia e espero comprar todos eles em breve,porque sempre vejo comentários positivos sobre ele.
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  20. eu ja li a resenha do primeiro livro e fiquei com muita vontade de ler.. mas ainda nao tive tempo :( entao acabei n lendo esta resenha!! mas lembro q esta na meta de leitura!!

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!