[Resenha] Dois Rios


Dois Rios - T. Greenwood
Sinopse - Novo Conceito - 2013 - 448 páginas


Três fatores inicialmente instigaram meu interesse pela leitura de Dois Rios: 1º - A proposta: “Um amor, um segredo destrutivo e as surpresas que a vida reserva”, amo segredos, típico de minha natureza feminina; 2º - A sinopse remete a fatos que ocorreram no passado que sempre me deixam curiosa, pois normalmente envolvem a natureza humana que é outro mistério hehehe; 3º - A capa, absolutamente pertinente ao enredo, conduz a imaginação para um lugar bucólico, bem ao gênero de “Twin Peaks”, ai que medo!!!

No entanto, quando vi que a autora era T. Greenwood... definitivamente soube: preciso dele! Aliás, já tinha namorado a versão americana “Two Rivers” antes, é que... são tantas emoções e lançamentos que às vezes nos perdemos.

“A água possui uma memória perfeita e fica eternamente tentando voltar para o lugar de onde saiu.” Toni Morrison

Com essa profunda citação sobre a memória, Greenwood nos lança em um prólogo misteriosíssimo no ano de 1968 e de um só fôlego já nos lança aos anos 80 em outro acidente estranhissímo. A partir daí iremos caminhar com Harper entre os anos 60 e 80, embalados na aquosidade da lembrança de sentimentos que o protagonista é reativamente acionado trazer à tona de sua consciência.

Um garoto... uma garota... Verão de 1958!
Isso mesmo, apaixonante...

Harper garoto, com 12 anos, vai nos envolvendo com suas descobertas sobre o relacionamento entre um homem e uma mulher, as relações de aceitação entre os grupos sociais e culturais: masculino/feminino, brancos/negros; Entre as emoções dever/prazer, vingança e poder. Do jogo infantil às estratégias adultas, a trama evolui e mergulhamos em Dois Rios, e preparem-se, é viciante.

Envolvente, romântico, misterioso, enigmático, às vezes selvagem… 

Sob o ponto de vista de um garoto atento e curioso, as mulheres serão as Grandes Protagonistas, mulheres fortes, decididas, fatais, inflexíveis no que refere-se a concretização de seus sonhos e ideais; Entretanto a estrela maior Betsy Parker sem dúvida é TUDO! 

A inesquecível e irresistível Betsy, que homem ficaria imune a ela?
Harper está totalmente certo: Betsy é insubstituível e digna da frase: Te amarei pra sempre!

Com capítulos poeticamente nomeados trafegamos entre décadas, memórias de um mundo que sempre rugiu o terror das diferenças raciais, que neste caso irão das manifestações a favor de Martin Luther King até ataques de grupos racistas radicais, num passeio de reverso ao sonho americano, descrito de forma suave, articulada e assertiva, bem característico de Greenwood

As garotas Maggie e Shelly em sua adolescência vibrante e sedenta para experienciar o mundo, completam a cena com sua polaridade, parecidas e diferentes ao mesmo tempo são o reflexo de um ciclo contínuo de existência humana, a “lei do eterno retorno”, tanto do bem como do mal, desenha-se no estilo niilista da excelente autora. 

A trama é belíssima, o final é “absolutotalmente” surpreendente e por fim ahhhh!!! O amor, ele é mesmo irresistível, e sempre surgirá de onde menos esperamos, “c'est la vie”!

PS. Ao final do tomo, tem um guia de grupo de leitura genial, bem nos moldes americanos, reacendeu minha vontade de promover “Círculos de Mulheres” para encontros, a fim de trocar ideias e discutir os livros que mais amamos. Em algum lugar repleto de delícias, of course! Há também o 1º capitulo de outro livro da autora, “Um mundo brilhante” que já resenhei aqui.

Recomendo T. Greenwood sempre.
Para mulheres brilhantes! 

Essa leitura foi uma cortesia da Editora Novo Conceito.
Aguardamos seus comentários! By.:.

17 comentários

  1. No mês que esse livro foi lançado, esse foi o que mais chamou minha atenção. Também gosto muito desse tipo de história! E depois dessa sua resenha, porra, fiquei com mais vontade ainda de ler. É o tipo de situação, ou situações que me prendem. Apaixonada total por essa resenha!!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. tenho certos receios com a autora, me decepcionei muito com um mundo brilhante! fico com receio de me decepcionar, porém não consigo deixar de desejar conhecer mais da história dos personagens e os elos que os ligam!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Gosto demais desse tipo de história, romântico que parece ser na medida, mistério (adorooo), passado envolvido.
    Creio que vou amar esse livro, e já tá na minha lista desde o lançamento. Resenha ótima, descreveu tudo! ^^

    ResponderExcluir
  4. Eu sei que muita gente detestou Um mundo brilhante mas eu adorei o livro do início ao fim que me deixou chocada, então não tem como não me interessar pelo novo livro da autora, pela sua resenha ela não perdeu a mão, quero ler logo.

    ResponderExcluir
  5. Logo de inicio eu não tinha me interessado muito por esse livro não,mas depois da sua resenha já inclui na minha listinha que não acaba mais =P parece ser uma estória bem leve até a capa eu gostei ^^ ainda não li nada dessa autora e uma boa começar por esse =)

    https://www.facebook.com/livroaoavesso
    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi! Eu tive que ler 2 vezes a resenha pra absorver, pois quero ler o livro e a minha curiosidade de qual laço do crime com a garota grávida. O que eu gostei de sua resenha é que ela me lembrou que o livro é romance e não policial, não sei porque encasquetei que era policial. Que bom que o livro é bom!
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Esse livro parece ser um daqueles que a gente não pode deixar de ler,de maneira nenhuma.,não tinha sentido nenhuma conexão com a capa,mas agora,acho que ele se encaixa perfeitamente no meu gosto literário.

    Obrigadinha pela dica....

    bjssss

    Bianca

    ApaixonadasporLivros

    ResponderExcluir
  8. Também gosto de histórias com mistérios e voltas ao passado, afinal sempre tem aquele segredinho que precisa ser desenterrado para ajeitar as coisas nos dias atuais. Eu nunca li nada de T. Greenwood e esta será minha primeira experiência, pela resenha, estou com ótimas expectativas.
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  9. Acho a capa desse livro inspiradora!! *-*
    Gostei muito da resenha e adoro livros com grande segredos que acaba nos surpreendendo com um super final totalmente inesperado!!
    O fato da história fazer o leitor viajar entre memórias também chamou a atenção um enredo bem rico é importante e claro mulheres fortes como a gente =)
    Fiquei curiosíssima!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Apesar de gostar de tramas recheadas de segredos e com ligações com o passado, não tenho tanto interesse em ler “Dois Rios”, no momento, simplesmente porque meu primeiro contato com a autora não foi tão bom, mas quem sabe no futuro eu me arrisque.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Gostei do enredo, envolvendo segredos e a volta ao tempo. Achei a capa linda também.

    ResponderExcluir
  12. Estou muito interessada nessa trama, pois a sinopse já tinha despertado a minha curiosidade, bjo!

    Visita o meu cantinho e se puder segue, =D
    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Enredo perfeito, trama bem construida e final surpreendente?! Preciso muito ler este livro! Já havia ficado super curiosa ao ler a sinopse, agora, lendo sua resenha super positiva, bem, só posso dizer uma coisa: uma das minhas próximas leituras.
    Parabéns pela resenha ^^'

    Beijos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  14. Achei a sinopse desse livro no mínimo intrigante, e me conquistou logo de cara. Não resisti e me rendi. Adquiri o livro, mas ainda não o li. Adorei a resenha e muito em breve vou ler....

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Uau! Que resenha fantástica, Elis.
    Fiquei realmente curiosa pra ler o meu. São tantos livros, fica difícil avaliarmos "de cara" quais são os melhores. Mas essa resenha realmente contagiante, me fez querer devora-lo agora. Parabéns pela resenha.
    Beijoss

    Jaque
    Oi, Lili!
    Já vi falar desse livro. Mas também não sei se faz muito meu estilo.
    Quem sabe, né. Talvez um dia eu o leia. rs Boa dica!

    Beijokass
    Jaque
    http://www.meulivromeumundo.com

    ResponderExcluir
  16. Hey! Devo confessar que esse livro não tinha me chamado nem um pouquinho de atenção na epoca do lançamento. Mas minha opinião mudou bastante depois da sua resenha \o/ Primeiramente, é o garoto que narra certo? E são varias historias em apenas uma, que é a vida dele? Se for realmente isso, devo me preparar para uma leitura emocionante ;3

    ResponderExcluir
  17. Primeiro eu tenho que dizer uma coisa não gostei da capa, sei que tem tudo haver com o livro mas se eu visse ele em uma prateleira é bem possível que eu passa-se batida por ele.
    Bom nunca li nada da autora então não sei muito que esperar e de verdade ainda não sei o que acho desse livro, pois mesmo achando que ele pode ser interessante não me conquistou muito.

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!