[Resenha] Os Adoráveis

Os Adoráveis - Sarra Manning

Os Adoráveis - Sarra Manning
Sinopse - Novo Conceito - 2013 - 384 páginas


Jeane é uma Dork, o tipo de menina que tem um estilo pessoal extravagante e usa roupas compradas somente em brechós, afinal “não é culpa da roupa ela ter saído de moda”. Na escola ela é solitária e tem como único amigo (e namorado) Barney, que não liga para o jeito sarcástico e mal-educado dela. Já Michael é popular e não tem um estilo definido, gosta de se relacionar com todos e tem várias meninas na sua cola apenas esperando ele ficar solteiro, ele compra suas roupas no shopping e namora a Scarlett, uma loirinha cheia de amigas.

“Jeane Smith não fala com ninguém (…). Todo mundo fala sobre ela, ou sobre suas roupas descoladas, ou sobre as discussões que arruma com os professores (…), mas ninguém fala com ela por que se tentar, só vai ouvir algum comentário sarcástico e um olhar superior.” Michael

Jeane não gosta de Michael e vice-versa, nenhum dos dois nunca teve um motivo para conversar, bem, não antes da suposta “traição” de Scarlett e Barney. Mas nem mesmo uma causa como essa poderia impedir Jeane de ser mal-educada e deixar Michael furioso ao soltar qualquer frase pela boca. Mesmo com os boatos de que Scarlett gosta mesmo de Barney, Michael não arranja coragem de terminar com ela e a menina é fraca demais para fazer isso, Jeane também arranja problemas pois briga com Barney e faz um post enorme em seu blog (o Adorkable) falando sobre o garoto, depois ela se arrepende e percebe que a única forma de fazerem as pazes e voltarem a ser só amigos é fazendo Scarlett terminar com Michael para ficar com ele.

Desde a terrível aula de inglês em que Jeane fez Scarlett sair chorando da sala, as duas se evitam, mas agora Jeane precisa quebrar essa barreira invisível e fazer amizade com “o inimigo”, no fim até consegue deixar Scarlett mais forte e corajosa suficiente para terminar com Michael falando que não estava mais feliz com ele. Tudo estaria bem, se Michael não ficasse super bravo com Jeane, mesmo sabendo que o término de namoro lhe fizesse bem. Mas o garoto começa a sentir pena da menina, pois afinal, ele é cheio de amigos que podem lhe consolar e ela (apesar de se orgulhar de ter meio milhão de seguidores no Twitter) é solitária e acabou de perder seu único amigo. E não é que em meio a perfis “fake”, imagens de cachorrinhos surfando e muita, muita, muita discussão, algo pode surgir entre os dois... afinal, todos sabemos que os opostos se atraem.

“Os Adoráveis” apresenta uma narrativa bem jovem, tranquila, fácil de ler. Adorei o modo como a autora utilizou o tema tecnologia e redes sociais, faz os leitores se identificarem mais com o enredo, até os personagens lembram pessoas que nós já conhecemos em nossas vidas, logo não é tão difícil entrar na história e na vida de Jeane e Michael. A história ficou bem equilibrada entre o romance e o cotidiano, vai agradar tanto as pessoas românticas por natureza, quanto as que não gostam muito do tema.

A narrativa é em primeira pessoa alternada entre Jeane e Michael, o que é muito engraçado, pois temos a visão (totalmente diferente) dos dois para as diversas situações do livro. Sem falar que Jeane tem duas personalidades, uma sarcástica na escola e outra atenciosa na internet, que gosta de twitar sempre os seus pensamentos e interagir com seus seguidores todos os dias, já Michael não é muito ligado ao mundo virtual, só tem amigos na vida real.

“Eu sou o que as pessoas esperam que eu seja. Então, novamente, Jeane era a única pessoa em minha vida que não esperava que eu fosse perfeito em nada. Ela sempre fora honesta comigo.” Michael

Por fim o livro superou minhas expectativas, essa não é uma leitura superficial que fala só sobre “dorks” e “populares”, seus modos diferentes de ser, as coisas que cada um curte, suas roupas e músicas... Mas fala também sobre sentimentos, aceitação de si mesmo, amizade, solidão... Uma leitura que quando chega ao fim deixa a gente com um gostinho de felicidade.

Recomendo bastante!

Essa leitura foi uma cortesia da Editora Novo Conceito.
Aguardamos seu comentário =)
Beijos adoráveis... 

26 comentários

  1. Adorei! Desde o lançamento, tô curiosa com este livro. Acho legal o fato de muitos autores usarem os tempos atuais, a tecnologia e internet para escreverem suas histórias. Deixa tudo muito real e próximo do nosso dia a dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristiane!
      Realmente! Quanto mais perto do que a gente vive o autor conseguir chegar, mais a gente vai se identificar com a história!
      Beijos... Samantha

      Excluir
  2. que delicia de resenha Samantha, em muitos momentos me peguei imaginando as cenas por vc descritas!
    como vc escreve bem!
    acho que Sarra se mantêm como uma das mais populares escritoras do momento!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nossa confesso que não esperava tanto da historia mas sua resenha me deixou curiosa!!
    Gosto de livros de leitura fácil e atual e que ainda trazem algo para acrescentar!!
    Apesar da maioria das pessoas não gostaram da capa eu gosto bastante e espero ter a oportunidade de lê-lo em breve!!
    Bjinhus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suzi!
      A história vele a pena, não perca a oportunidade quando ela aparecer para você!
      Bjs... Samantha.

      Excluir
  4. Heeeey! Bom... Eu não estava realmente ansiosa para esse livro, e já li alguns comentários negativos sobre ele. E mais uma vez, uma resenha sua me faz mudar de ideia. Sim, sou uma das várias pessoas que não gostou da capa :P mas "nunca julgue um livro pela capa", hehe. Amei o fato de o livro se ligar nas redes sociais, e é bem difícil esse lance de "popular? Lógico que sim. Na vida real? Lógico que não" Eu passei por essa fase, e foi realmente complicado, então acho que entenderia um pouco o lado da protagonista. Amei a resenha, e tentarei lê-lo logo. Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mandaa!
      Esse é um livro bem jovem, acho que você vai gostar dele!
      Bjoss, Samantha.

      Excluir
  5. Tanta gente lendo e falando desse livro. Parece uma leitura leve e divertia :)

    beijos
    Bia - www.livredujour.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. Vish, confesso que não leria o livro. Muito adolescente e cheio de confusões de adolescentes. rsrs Eu ja vivi umas novelas mexicanas na minha adolescência que prefiro nem lembrar. hahaha

    Beijos,
    Bell

    http://contosdoguerreiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

  7. Oiee :)
    Bem, não gostei da capa, mas do demais me agradou muito,principalmente tua opinião. Gosto de ler algo leve e engraçado, como esse livro parece ser, depois de uma leitura intensa. Gosto também quando o livro é intercalado entre os dois principais personagens. Bem, espero ter a oportunidade de ler em breve.
    Beliscões carinhosos da Máh :)
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria!
      Assim como você amo leituras leves e engraçadas e curto bastante a narrativa intercalada, nesse caso foi bem engraçada!
      Beijos... Samantha

      Excluir
  8. Oi Samantha, me diverti muito com o livro!
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  9. Oi! Eu li a sinopse e vi a capa e não interessei, achei que era mais um livro que abordasse um romance adolescente e já julguei como fraco. O bom de se ler resenhas é que confirmamos ou não nossas impressões, depois que li a sua elevarei o grau de interesse, e o que mais me chamou atenção - se eu li corretamente né- é os pontos de vista de cada um sobre determinadas situações.
    bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana!
      Quem bom que se interessou mais pelo livro! Leu certo sim, essa narrativa foi nota 10!
      Beijinhos... Samantha

      Excluir
  10. Oi Samantha.
    Eu aguardava muito uma resenha sobre esse livro desde que foi lançado, gostei da proposta e gostei muito do que li aqui.
    Adoro quando a narrativa é alternada entre os protagonista, e gostei também de saber que a internet está presente no enredo.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  11. Oi,
    estou com bastante vontade de ler esse livro. Achei a sinopse bem interessante e depois de ler várias resenhas super positivas não tem como não ficar com mais vontade ainda de ler. :D

    Beijinhos

    Books and Movies
    http://leiturae7arte.blogspot.com.br
    @BooksAndMovies_

    ResponderExcluir
  12. “Os Adoráveis” não é um livro que tenha despertado o meu interesse de cara, na verdade foi após ler algumas resenhas, que um pouco de interesse surgiu. Acho a temática de os opostos se atraem bem clichê, mas que sempre tem um resultado positivo, então pode ser que eu leia e acabe gostando do livro.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Não leria esse livro. É um tema que não me agrada, meio "teen" demais...

    ResponderExcluir
  14. Já queria ler esse livro antes e agora então =P achei a capa super fofa..uma estória bem leve..super curiosa pra saber como será essa "amizade" da Jeane e Michael ^^

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi
    Não sabia muito bem o que esperar desse livro, mas pelo que eu li na sua resenha, parece ser um livro bem legal e tranquilo, fiquei com vontade de ler ;)

    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata!
      É super tranquilo e gostoso de ler!
      Beijos... Samantha

      Excluir
  16. Oi Sa! Adoro estes livros que nos deixam felizes no final. já estou vendo minha cara de boba quando terminar. Eu escolhi por causa que tem uma blogueira, então já sabe né, quero ver se acontece uma identificação. Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cida!
      Assim como você, a coisa que mais tinha chamado a atenção foi o lance de ter uma blogueira na parada.
      Beijos... Samantha

      Excluir
  17. Achei bem interessante o enredo desse livro e fiquei curiosa. Mas como é um livro voltado para um público mais novo, fiquei um pouco receosa. Não tenho muita paciência para esse tipo interação e seus conflitos.... Mas gostei da resenha, e vou uma chance à leitura.

    ResponderExcluir
  18. Desde que li a sinopse do livro fiquei interessada em lê-lo. Pelo jeito é bem parecido com o que imaginei que seria e um pouca melhor, adoraria lê-lo depois de uma leitura mas pesada para dar uma relaxada. A unica coisa que não gostei foi da capa achei feinha.

    ResponderExcluir
  19. Samantha desque que vi a capa fiquei OWNT eu quero...é muito fofa.. e pela sinopse e agora sua resenha..esse é aquele tipo de livro para ser numa tarde de sabado..tranquila..para se divertir, sonhar e rir.. Já quero rs

    www.quatroamigaseumlivroviajante.com

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!