[Resenha] Pela luz dos olhos seus

Pela luz dos olhos seus - Janine Boissard

Pela luz dos olhos seus - Janine Boissard
Sinopse - Arqueiro - 2013 - 224 páginas


Pela luz dos olhos seus, escrito pela francesa Janine Boissard, é um romance belo, poético e cadenciado, uma boa opção de leitura para as almas românticas de plantão! Laura Vincent é acessora de imprensa e normalmente auxilia músicos em início de carreira, por isso fica surpresa quando recebe um convite para trabalhar diretamente com o famoso tenor Claudio Roman. Ela será sua acessora e guia, pois Cláudio perdeu a visão há dois anos, vítima de um crime.

Cláudio um dia fora apaixonado pela vida e cheio de sonhos, mas a perda da visão lhe roubou o maior deles: interpretar o papel de Alfredo na ópera La Traviata. Com sua voz magnífica segue interpretando os Lieder* e apresentando-se pelo mundo, mas isso não o satisfaz enquanto artista. 

*Lied (no plural Lieder) é uma palavra da língua alemã, de gênero neutro, que significa "canção". É um termo tipicamente usado para classificar arranjos musicais para piano e cantor solo, com letras geralmente em alemão. (Wikipédia) 

A sintonia entre Laura e Cláudio é imediata, ela o apoia nos momentos de crise e ele a ensina a enxergar além do que os olhos podem ver. Ser guia de Cláudio levou-a a perceber melhor as coisas ao seu redor e aproveitar cada momento do dia. Seu mundo se encheu de cores, sons, aromas e sabores que antes lhe passavam despercebidos. Laura não pôde evitar apaixonar-se perdidamente por ele quando o ouviu cantando, mas escondeu seus sentimentos, tanto pelo caráter mulherengo e inconstante de Cláudio, quanto por achar impossível que ele se interessasse por ela como mulher.

Cláudio está infeliz e Laura sabe que a causa é a frustração por não interpretar Alfredo. Quando descobre que Cláudio tem a possibilidade de recuperar a visão de um dos olhos, mas nunca tentou o transplante de córnea por receio e também pela falta de apoio, Laura consegue persuadi-lo a realizar a cirurgia, mas vai embora (foge) assim que o procedimento termina, pois acha que ele não precisará mais da sua ajuda e tem medo de que ele a rejeite ao enxergá-la. 

Qual será a reação de Cláudio ao acordar da cirurgia? 
Laura irá conseguir manter-se afastada de Cláudio? 

Laura é um doce paradoxo, ao mesmo tempo uma mulher orgulhosa e que possui baixa autoestima, uma guerreira na hora de lutar pelo bem daqueles a quem ama, porém uma covarde quando precisa batalhar pelo seu próprio coração. Não admite que sintam pena de si pela falta de beleza, mas boicota seus próprios sentimentos por acreditar que é feia e indigna de ser admirada.

Por Laura ter vivido num lar cheio de amor e carinho, estranhei essa insegurança toda, afinal ela ficou traumatizada só porque a irmã mais velha era linda e chamava mais a atenção? Por outro lado, como sabiamente afirmou minha melhor amiga: "Você não teve uma irmã mais bonita do que você pra saber como é". Não que eu seja linda pessoal, é que só tenho um irmão rsrsrs... 

Mas essa história irá reafirmar que a verdadeira beleza está no coração, nas palavras e nas ações de cada um, que o amor e a amizade nos tornam belos aos olhos dos outros e que precisamos olhar para nós mesmos com mais generosidade e carinho. 

As relações familiares e de amizade também serão abordadas no enredo. Perceberemos como é importante o apoio dos entes queridos nos momentos decisivos de nossas vidas, que precisamos estar cercados por pessoas que acreditam em nós, no nosso potencial e que nos transmitam energias positivas. 

Quando o livro acabou, fiquei com a sensação de que aquilo era só o começo e que o futuro do casal seria construído dali para frente, com erros e acertos, esperança e perseverança. Pequenino, mas cumprindo o seu papel de aquecer o coração, Pela luz dos olhos seus foi uma agradável e delicada companhia numa tarde chuvosa de primavera. 

"Fechei os olhos e, enquanto ele me acariciava, escrevi tudo em mim: suas carícias, sua respiração mais curta, sua voz de lobo. Eu escrevia na minha memória, em frases legíveis apenas para mim (...)." 

Aconcheguem-se e boa leitura ;) 

Essa leitura foi uma cortesia da Editora Arqueiro.
Aguardamos seus comentários! Beijos...

19 comentários

  1. Oi!!
    Não sei se é sorte ou azar se vc não tem um irmão, mas aposto que deve ter algum do coração, mas é verdade quando tem uma irmã é dose, eu tenho picos de baixa por conta que minha é praticamente perfeita e eu olho só os meus defeitos e o pior eu sempre acho que o que eu faço nunca é tão grandioso quanto o dela.
    Apoio da família sempre é bom, mas tem também aqueles que te derrubam que é uma beleza e isso marca e até se convencer do contrário dá um trabalho...
    bjs
    Obs: marcarei como quero esse livro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju!
      Eu só tenho um irmão, não tenho uma irmã pra saber o que a pesonagem sentiu na pele, sacou? Mas acho que pelo que você me contou irá se identificar com o livro. Bola pra cima menina, você é unica!!!
      Beijos!!

      Excluir
  2. Ain que lindo *-*
    Amei a resenha, a história parece transbordar emoção!!
    Uma história de amor cheia de superação e exemplos.
    Concordo que amor é algo de dentro da alma e só de ler a resenha me emocionei!!
    Desde que vi esse lançamento já fiquei animada e agora ainda mais!!
    Espero ler em breve!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Oi Elis,
    adoro romances e "Pela Luz dos olhos seus já está na minha listinha. Acho que vou gostar bastante da história.
    Parabéns pela resenha. :D

    Beijos
    Books And Movies
    http://leiturae7arte.blogspot.com.br
    @BooksAndMovies_

    ResponderExcluir
  4. Fiquei com vontade de ler esse livro , logo que bati os olhos nessa linda capa, na época de seu lançamento e agora lendo sua resenha , a minha vontade aumentou mais ainda. O livro parece ser emocionante e recheado de lições, espero poder lê-lo em breve.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. que resenha emocionante, não conhecia o livro, não havia me interessado a primeira vista pelo romance, mas que linda história de amor incondicional!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Que resenha mais linda, Elis! Amei <3
    Estou louca para ler esse livro, mas tô tão atolada de livros para ler (Graças a Deus - rs) que ainda não tive tempo =/
    Espero poder ler em breve!
    Beijos
    http://www.coisasdemeninas.blog.br/

    ResponderExcluir
  7. Ownnnnn
    Adorei a sua resenha e acredite que me emocionei só de lê-la... sério sou uma pessoa super emotiva... e quero muito ler esse livro, é um tipo de história que me encanta desde o nome do livro... já faz um tempo que namoro ele e sua conclusão de lê-lo numa tarde chuvosa foi magnífica... Xero!!!

    http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Elis
    O meu exemplar chegou esses dias e assim que eu acabar de ler o "corações feridos", vou começar a ler ele, parece ser um bela e delicada história.
    Parabéns pela resenha
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  9. Vixe enviei o link errado do meu blog kkkkkkkkk

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Não tinha me interessado muito pelo livro na primeira vez que o vi, mas acabo de mudar de ideia, mais uma para a lista infinita, pode ate demorar + um dia eu compro. Tenho duas irmã entendo a Laura um pouquinho.

    ResponderExcluir
  11. História linda, eu ainda anão conhecia. Mas esse enredo de romance e música me convenceu a ler. Vemos tantos romances em que o casal sempre é perfeito e lindo e é muito legal quando um livro foge deste padrão.

    ResponderExcluir
  12. Eu já tinha visto a capa desse livro, nem tinha lido sinopse nem nada, mas pela capa já me interessei.
    Agora com sua resenha, parece ser um ótimo livro, e a capa não diz muito do que é a história do livro neh?!
    Mas gostei muito, quero ler.

    ResponderExcluir
  13. Hey! Parece ser um ótimo livro, e como eu já disse, a trilha sonora fica por parte de Ton Jobin. Apenas não é o tipo de livro que leio... Acredito que de dramática na minha vida basta eu kkkkk Anyway, quem sabe para o futuro? As vezes realmente precisamos de livros que dizem coisas do tipo "A beleza não está só na aparencia", e pelo que vc falou, esse é um deles. Bjos

    ResponderExcluir
  14. Oi Elis! Que resenha mais poética e cheia de sentimentos. Sabe, eu tenho uma irmã, ela é mais velha que eu, mas bem mais, e eu quando pequena era bem insegura, achava ela toda linda e acreditava que não chegaria nem perto.Não que eu tenha problema de auto-estima como a mocinha do livro, mas quando você tem uma irmã bem bonita, sente algo estranho. Medinho. Mas passou, hoje estou de boa. Adorei a ideia do livro, não achei que fosse algo tão sensível e belo.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  15. Eu tenho uma irmã mais nova, mas é... também não consigo entender isso não!
    O livro pela sinopse em si não me chamou atenção quando vi, admito. mas lendo sua resenha pensei em reavaliar essa situação, parece ser interessante :D

    Eu vi seu blog, lá no grupo blogueiros literários. Resolvi seguir e curtir os blogs que estão lá na divulgação, porque acho que assim vai ser mais legal minha participação no grupo, conhecendo todo mundo e tal :D
    Beiijos,
    Paula
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
  16. Eu já me apaixonei por este livro só de ler o título. Espero ler em breve.
    Bjs,Rose.

    ResponderExcluir
  17. Quando li a sinopse desse livro achei que seria o meu número!!!! Estou louca para lê-lo. Adorei a resenha

    ResponderExcluir
  18. Sou uma leitora voraz. Quase não leio livros do tipo melodramas, em que os personagens inseguros, apesar de não precisarem o ser, ficam alternando sentimentos uns contra os outros.
    Me interessei pelo livro. Adoro ópera e m'úsica clássica. Quanto às emoções que transbordam no livro, parece que terei de instalar um balde ao meu lado para poder ler o livro.
    Sou o patinho feio da família e aprendi desde muito cedo a compensar e me afirmar em outros valores que não a beleza estética para me fazer sobressair. Vou me identificar com a mocinha neste ponto..... Mas ainda penso que fugir não resolve nada.....
    ótima resenha. Parabéns.

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!