[Resenha] Uma Longa Jornada

Uma Longa Jornada - Nicholas Sparks

Uma Longa Jornada - Nicholas Sparks
Sinopse - Editora Arqueiro - 2013 - 368 páginas


Uma Longa Jornada é o 9º livro do Nicholas Sparks que leio e se tornou um dos meus preferidos do autor, ao lado de O Casamento, A Escolha e Um Porto Seguro. Desta vez, não vamos acompanhar apenas uma história, mas duas: uma que parece estar chegando ao fim e outra que está apenas começando...

Iremos conhecer dois casais, dois romances acontecendo em tempos e ritmos diferentes. Nas conversas entre o casal que se ama há 55 anos, captaremos beleza, profundidade e segurança. No diálogo entre dois jovens que acabaram de encontrar, sentiremos o frescor, a excitação e a descoberta implícitas num encontro de reconhecimento. 

Através da narração em 1ª pessoa na voz de Ira Levinson, descobrimos tudo sobre seu passado, como ele e a falecida esposa Ruth se conheceram ainda jovens, seus sonhos, decepções e realizações, a forma como a Segunda Guerra afetou suas famílias, a maneira como a paixão pela arte os salvou mais de uma vez e como esse casamento superou os obstáculos ao longo das décadas. A maior parte dessa história é compartilhada conosco enquanto ele está preso às ferragens de seu carro, vítima de um acidente. Não importa se a presença de Ruth apoiando e conversando com Ira, enquanto ele luta pela vida dentro do veículo, é fruto de alucinação ou se ela está presente em espírito, o que importa é a linda história de amor que nos é oferecida.

Por outro lado... Luke Collins e Sophia Danko são um casal jovem e, no caso deles, o autor utilizou-se da narrativa em 3ª pessoa, alternando entre o ponto de vista de ambos, para que pudéssemos presenciar o momento em que um se encanta com o outro e a reação de cada um deles enquanto se apaixona. Luke é fazendeiro e montador de touros, já Sophia é estudante universitária de História da Arte. Por terem suas vidas estabelecidas em ambientes tão diferentes, Luke e Sophia tem dúvidas quanto ao futuro da relação, mas em momento algum deixam o problema parecer pior do que é, vivem o momento e não se deixam intimidar pelo medo do que está por vir. A ambientação é alternanda entre a fazenda de Luke e as arenas dos rodeios dos quais participa e o campus onde Sophia estuda, sendo o contraste entre os locais e as pessoas (ou animais) que os habitam muito interessante.

O amor e a força de vontade podem superar todas as barreiras?

Uma longa Jornada é sobretudo um romance sobre a vida e suas sutilezas. Percebemos como um simples gesto de bondade pode fazer a diferença na vida de outra pessoa, como cada minuto que vivemos pode causar um grande impacto na nossa existência ou na do outro, que existem diversos tipos de amor - o romântico, o de amigo, o amor ao próximo - e entendemos que o coração é um conselheiro precioso na longa jornada da vida.

Tenho um carinho especial pelo autor Nicholas Sparks e posso dizer que fiquei muito feliz com esse novo trabalho, percebo claramente uma evolução em sua escrita, o enredo é ótimo, a narrativa está muito bem trabalhada em seus dois planos, com dinâmica e alternância perfeitas, ele conseguiu novamente me comover, encantar e surpreender.

Ficava o tempo todo me perguntando de que forma os caminhos de Ira e Ruth, Luke e Sophia iriam se cruzar e fiquei plenamente satisfeita quando isso aconteceu, ao descobrir como o toque do destino agiu na vida de todos eles. Destino ou livre-arbítrio? Nas palavras de Ira:
"Momentos circunstanciais, quando mais tarde combinados com decisões e ações conscientes e uma boa dose de esperança, podem enfim criar um futuro que parece predestinado."
Se me permitem a insanidade, gostaria de deixar um recadinho aos personagens do livro: Ira, seu lindo, você é o meu "mocinho em idade avançada" favorito ao lado do Carl de Up - Altas Aventuras. Ruth, que mulher (e professora) maravilhosa você foi, tens a minha admiração! Luke e Sophia, amei conhecer a história de vocês! Daniel, você fez a diferença. Beijos queridos, vocês moram no meu coração!

Recomendo, passionalmente!!

Essa leitura foi uma cortesia da Editora Arqueiro.
Gostou? Comente aqui ;) Beijos...

30 comentários

  1. Nunca li nenhum livro do Nicholas Sparks e não posso dizer que já quis, não é que ache que seja ruim é que nunca tive vontade mesmo, mas acho que isso pode mudar com esse livro. Gostei dele contar a historia de dois casais e a alteração de narrativas entre eles. O livro parece ser muito bonito. Quem sabe o Nicholas ganha mais uma fã.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Giselle! Se você gosta de romances precisa experimentar a narrativa do Sparks, depois me conta o que achou, ok? Beijos!!

      Excluir
  2. Oi Elis! Vejo que você criou um relacionamento com os personagens, isso sempre acontece comigo quando fico totalmente conectada e apaixonada pela trama, então tenho certeza que este livro é ótimo, há emoção em cada parte de sua resenha. Não li todos os livros do Sparks que você leu, mas os que tive oportunidade foram muito agradáveis, este será o próximo.
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cida! São duas histórias de amor lindas e é impossível não se apaixonar pelo Ira, depois vou conferir sua opinião. Beijos!!

      Excluir
  3. Eu ainda não li o Nicholas... mas morro de vontade, especialmente quando leio resenhas como essa cheias de ternura, carinho e afeto pelo o autor e sua narrativa!!!

    ResponderExcluir
  4. Li alguns comentários sobre esse livro e alguns deles não falaram tão bem sobre o romance de Luke e Sophia, eu confesso que estou bem mais curiosa para conhecer, a estória de Ira e Ruth,por todos os momentos que eles já passaram. Como eu ainda não li nenhum livro do Sparks, espero me surpreender positivamente, tanto com a trama de “Uma Longa Jornada”, quanto com qualquer outro livro que venha ler dele..
    PS: te indiquei para duas tags : http://loucaporromances.blogspot.com.br/2013/10/tags-meu-marido-literario-10-books.html

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marla! Gostei muito do Luke e da Sophia, as cenas na fazenda são lindas, não dá pra contar mais na resenha pra não soltar Spoilers, mas o amor deles é bem intenso, os dois se completam. Beijos!

      Excluir
  5. Oi Elis, Sparks é assim, ame ou odeie... eu particularmente sento falta dos livros do Spaks mais dramaticos, pra mim ele caiu um pouco em rotina pra se adaptar as novas questões sociais, me entende? ele escreve histórias de amor que encantam por ser improváveis!
    esse parece resgatar um pouco disso, desse encantamento, dessa paixão avassaladora!
    É o único que falta pra ler dele e ter na estante! Acho que com o Ira irei me apaixonar por sua história e por ele também!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaila! Eu já prefiro os finais felizes aos trágicos =)
      Beijos!!

      Excluir
  6. Ainda nao tive a chance de ler este livro nao, mas como é do Nicholas já sei mais ou menos oq esperar xD
    estou lendo Uma Curva na Estrada agora entao vou ter q esperar um pouco pra solicitar uma longa jornada :D
    beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Gente eu sou apaixonada pelo Nicholas tenho todos os livros dele então estou aqui ansiosa pra ler esse !!
    bjsss

    ResponderExcluir
  8. Eu imaginei que jamais falaria isso de um livro do Sparks, mas com a sua resenha senti que preciso desse Elis.
    Não sei, me pareceu que não é mais do mesmo que ele sempre apresenta, fiquei curiosa por esse amor de 55 anos e a perspectiva da descoberta.
    Quero ler em breve.

    Beijos
    Fernanda - Leitora Incomum

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Own, será que te convenci?
      Depois me diz o que achou ;)
      Beijos!!

      Excluir
  9. Apesar de todo o sucesso dos livros do Sparks, ainda não li nenhum...
    E de todas as resenhas que á li, esse livro parece ser o que mais inova, pois todos os outros são bem parecidos (digo por não conhecer os livros, se estiver errada me corrija! haha)..
    E esse conseguiu me chamar a atenção, diferente dos outros!

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Eu gostaria de ler, um casal ficar juntos por 55 anos tem algo a nos mostrar e aprender, é gostei dos amores que o NIcholas Sparks aborda um que é já construído, sólido e que já superou tantas coisas com um amor que esta no começo e que tem tanta coisa a ser superada. Deve ser uma história linda! Quando vi que Ira conversa com sua mulher penso se as vezes meu avô não faz isso para aguentar a solidão.
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Oie minha amiga :)
    Fiquei contente que a leitura te pegou de jeito e teve bom momento com o livro e se identificou com o personagens e se envolveu a ponto de ficar possessiva com o Ira :p

    Beliscões carinhosos da Máh :)
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  12. Oi Elis, ainda não li este livro, mas fiquei bem curiosa para conhecer o seu "mocinho em idade avançada", kkkk
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  13. Eu gostei muito desse livro, e história a de Ira e Ruth!!! Achei incrível. Sem contar que a narrativa foi muito envolvente e a cada passagem ficava ansiosa em descobrir mais. Como havia uma alternância, entre Ira e Ruth e Luke e Sophia nem preciso dizer que li esse livro de uma vez só. Foi viciante. Esse livro foi uns do que mais gostei desse autor!!!!!

    ResponderExcluir
  14. Ah não, mais uma para me deixa louca com resenhas...rsrsrsrs...
    Sou louca pelo Nicholas. Até o momento li 7 livros dele e só não tenho Uma Longa Jornada e O Guardião me esperando na estante.
    Fiquei extasiada com sua resenha, com vontade de sair e ir a uma livraria ( o que não adiantaria, estaria fechada) para conferir essa história.
    Você citou A Escolha entre seus favoritos. Ele é um dos meus também junto com A Última Música e Noites de Tormenta.
    Adorei!
    Bjos!!!
    Andréia
    Sentimento nos Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andréia!
      "A Escolha" me deixou com a respiração suspensa a leitura inteira, eu adorei!!! Não tenho "A Última Música" e "Noites de Tormenta" na estante, ma já os li há muuuito tempo, nem puz na conta do Nick (olha a intimidade) porque não fiz as resenhas. Já "O Guardião" será o meu próximo dele!! Beijos!!

      Excluir
  15. Gosto muito da escrita do Nicholas apesar de ultimamente não ter lido muito trabalhos dele eu dei uma enjoadinha mas estou bem curiosa em relação a Uma Longa Jornada o fato de ser duas histórias da um charme á mais e como sempre Sparks tem o dom de nos emocionar e nos passar muitos ensinamentos através de seus livros..Estou curiosa já que você frisou que a escrita dele evolui!!
    Bjus

    ResponderExcluir
  16. Nunca tinha visto uma resenha desse livro. Adorei saber um pouco mais sobre a estória.
    O fato de serem duas estórias totalmente diferentes dentro da narrativa me empolgou. Costumo gostar de livros com cenas alternadas. Acho que isso faz com que a leitura se torne mais interessante.

    Beijo
    Mariana | Sem querer me intrometer

    ResponderExcluir
  17. Eu ainda não tinha visto resenha deste livro, mas achei lindo. Li só um livro do Nicholas que não gostei muito: " A última música". Agora estou lendo " Querido John" e estou amando!
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Oi Elis :D
    Adoro o Nicholas Sparks, sempre que vejo um lançamento dele já corro para comprar.
    Quero muito ler Uma Longa Jornada, percebi pela tua resenha que mais uma vez não vou me decepcionar.

    Beijinhos
    Books and Movies

    ResponderExcluir
  19. Fiquei curiosa pra saber o que os dois casais têm em comum, como que as histórias deles se cruzam.... Ainda não criei coragem de ler um livro desse autor (medinho das histórias trágicas). Quem sabe um dia, né?!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Su!!! O Nicholas Sparks é imprevisível, mas não é sempre trágico, dos 9 livros que tenho em casa, só 2 terminaram tristes, mesmo assim com uma mensagem positiva transmitida. Deixe o medo de lado e experimente ;)
      Beijos!!!

      Excluir
  20. Hey!! Eu adorei a resenha, por poder conhecer mais sobre o livro. Saber que são duas histórias, e que mesmo tão diferentes e narradas de maneiras diferentes, ainda podem estar, de certa forma, conectadas, é encantador. Mas ainda não gosto dos livros do Nicholas, estou sendo sincera kkkkk Fico feliz em saber que apreciou a leitura, e talvez em algum momento do futuro os meus gostos mudem. Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super entendo Mandaa, cada um tem um gosto, que às vezes muda em determinada época da vida, se um dia você quiser experimentar o Sparks esse é um dos melhores livros do autor. Beijos!!

      Excluir
  21. Não são todos os livros do Nicholas que me interesso,já li A Última Música e adorei,tô lendo Um Porto Seguro e tô gostando e achei esse livro bem interessante,conhecer 2 histórias uma antiga e uma mais nova..já tá na minha listinha interminavel =)

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!