[Resenha] Álbum de Casamento

Álbum de Casamento * Nora Roberts

Álbum de Casamento - Nora Roberts
Série Quarteto de Noivas - Livro 01
Sinopse - Editora Arqueiro - 2013 - 288 páginas

Quando crianças, as amigas Parker, Emma, Laurel e Mac adoravam fazer casamentos de mentirinha no jardim. E elas pensavam em todos os detalhes. Depois de anos dessa brincadeira, não é de surpreender que tenham fundado a Votos, uma empresa de organização de casamentos bem-sucedida. Mas, apesar de planejar e tornar real o dia perfeito para tantos casais, nenhuma delas teve no amor a mesma sorte que tem nos negócios. Até agora...


Álbum de Casamento, da romancista mundialmente reconhecida Nora Roberts, é o primeiro livro da Série Quarteto de Noivas, na qual acompanharemos a história das quatro amigas e proprietárias da Votos, a melhor organizadora de casamentos de Greenwich! Mac, Emma, Laurel e Parker: cada qual tem sua função bem definida na empresa e também personalidades marcantes, que ficam evidentes para o leitor ao longo da história. A protagonista desse primeiro volume é Mackensie Elliot, a fotógrafa Mac.

Já no Prólogo, somos cativados por um momento de epifania, quando a menina de oito anos, filha de um lar desestruturado, descobre sua vocação e propósito de vida. A história irá se desenvolver durante o inverno gelado de Connecticut, com Mac já adulta e a neve refletindo seu frio emocional, que só é derretido pelas amigas de infância, sua fonte de afeto, cumplicidade e união. O pai de Mac pode estar em qualquer lugar do mundo, menos ao lado dela. A mãe, que sempre abusou emocionalmente da filha, agora a explora financeiramente também.

O professor Carter Maguire morou fora, fez pós-graduação e lecionou em Yale por uns tempos, mas resolveu voltar à cidade natal para dar aulas de literatura inglesa e escrita criativa para alunos do ensino médio. É um homem tremendamente tímido, honesto, desajeitado e adorável, um romântico à moda antiga. Quando reencontra Mac durante os preparativos do casamento da irmã, demonstra interesse imediato por ela. Na verdade, ele teve uma queda por Mac na adolescência e acredita que isso o torna patético, mas ela o acha fofo, divertido e interessante. E se surpreende com o fogo que há por trás daquele paletó de tweed!

Em todo romance há um "empecilho", o conflito que impede o mocinho e a mocinha de ficarem juntos logo de cara. Nesse enredo, o conflito não é causado por desentendimentos entre os dois, mas pela opressiva mãe da protagonista. Sempre que Linda Barrington telefona ou aparece sem ser convidada, desestabiliza tanto Mac, que atrapalha completamente sua vida pessoal, causando uma avalanche de sentimentos negativos, fazendo com que ela sinta-se incapaz de assumir um compromisso sério com Carter.

Mac se tornou uma excelente fotógrafa, especialista em eternizar momentos felizes, justamente por acreditar que a felicidade é efêmera e pode acabar a qualquer momento. Agora, ela terá que arrumar uma maneira de bloquear as influências do passado e da mãe sobre si, para reestruturar seu coração e voltar a acreditar em finais felizes.

A narrativa é uma delícia, tão doce e gostosa quanto um bem-casado. Nora Roberts tem o dom de trabalhar com situações cotidianas, sempre apresentando-as com uma nova embalagem, linda e caprichada. Seus personagens são batalhadores, tem virtudes e defeitos, pontos fortes e fracos, erram, acertam, mas nunca desistem, são como nós. 

Os personagens secundários também nos conquistam. Del é o advogado da Votos e irmão da Parker, e Jack é amigo do Del e o arquiteto responsável pela reforma da empresa. Minha cabecinha de fã já imaginou alguns pares se formando nos próximos volumes rsrsrs... 

Além disso, conhecemos a família do Carter e seu colega de trabalho Bob Tarkinson, um professor de matemática que deseja ajudá-lo a conquistar Mac. Bob é hilário, até fornece à Carter umas listas com instruções detalhadas e impressas de como se comportar em encontros românticos. 

A ambientação da trama e o desenvolvimento do enredo, tendo como pano de fundo o trabalho das amigas na Votos são perfeitos. Quando terminamos a última página e fechamos o livro, temos a impressão de que acabamos de fechar um verdadeiro álbum de casamento, tamanha a nitidez das imagens que se formaram em nossas mentes.

Quem curte casamentos vai adorar acompanhar as várias etapas que envolvem o planejamento e a realização das cerimônias. Quem ama fotografia, verá seu hobby ou profissão retratados de forma bela, sensível e valorizada ao acompanhar o trabalho de Mac. Os professores se encantarão com a paixão do Carter pela profissão e com sua capacidade de fazer a diferença. Quem tem amigas verdadeiras irá se emocionar com Mac, Emma, Laurel e Parker. 

Românticas e românticos de plantão:
Tão esperando o quê para ler Álbum de Casamento?
Eu li, amei e recomendo... passionalmente!

Série Quarteto de Noivas



Álbum de casamento * Mar de rosas * Bem-casados * Felizes para sempre

Essa leitura foi uma cortesia da Editora Arqueiro.
Aguardamos seus comentários! Beijos...

21 comentários

  1. Oi Elis! Nossa, adorei a sua resenha! Esta história me chamou a atenção desde o lançamento, estou curiosa pra ler!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá Elis!
    É a segunda resenha que leio do livro e vem aquele gostinho de quero mais na boca! Estou doida para saber como será com o casal Mac e Carter e como será essa empresa das quatro amigas!
    Ansiosa por ter a oportunidade de ler esse livros e suas continuações!
    Beijinhos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  3. Super apaixonada e ainda nem li. Amei a capa, a sinopse, a historia, os personagens e agora essa resenha peerfeeeita!!. Estou noiva, sou uma romântica de dar dó, super apegada as amizades verdadeiras e uma eterna encantada por casamentos *u* É ou não é o livro perfeito pra mim? OMG!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você já tinha comentado aqui que estava noiva e lembrei disso durante a leitura, tenho certeza que irá amar a série ♥
      Beijos!!!

      Excluir
  4. Nora tem uma capacidade enorme de emocionar... suas histórias cativam, né?
    fiquei com dó da Mac, a mãe parece ser uma tirana que faz da vida dela um inferno!
    acho que Cater é aquele mocinho que conquista, que dá vontade de criar pra existir de verdade!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Aaaiin, eu quero muito ler!
    Adoro romances e nunca li Nora Roberts. Preciso logo comprar esse livro. Tua resenha me deixou ainda com mais vontade, parece ser um romance bem gostosinho de ler! :)

    ResponderExcluir
  6. Achei interessante a autora mostrar as etapas da preparação de um casamento e não apenas falar superficialmente sobre ele. Curiosa para acompanhar o romance de Mac e Carter, que parece ser um mocinho super fofo e conhecer a escrita da autora nesse outro gênero.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá até vontade de casar de novo pra usar umas ideias rsrsrs...

      Excluir
  7. Oiee,sua linda =)
    Olha independente do livro sendo da Diva Roberts,meus zoio de Thundera crescem, contudo pelo que li da tua resenha, irei gostar bastante de está acompanhado essa série, gosto das personagens femininas dela, por serem forte e batalhadoras, ansiosa para ter esse livro em mão|!!
    Beliscões carinhosos da Máh<3
    Cantinho da Máh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também leio os livros da Nora sem sequer ler a sinopse, adooooro!!!
      Beijos Máh!!

      Excluir
  8. Não me batam, mas eu não vou muito com a cara dos livros da Nora Roberts... o_O
    Ja tentei a serie mortal, q minhas amigas são completamente apaixonadas mas pra mim não colou.
    Teve evento aqui na minha cidade do "album de casamento", infelizmente não pude ir. :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vou te bater, só tentar te convencer kkkkk
      A Série Mortal tem uma pegada diferente, tanto é que a Nora publica usando um pseudônimo. Se você curte romances, tente ler algum livro mais recente dela sem ser da Série Mortal pra experimentar ;)
      Beijos!!!

      Excluir
  9. Oi Elis, tudo bem??
    Pela resenha que você fez esse livro me pareceu muito interessante..tudo que envolve casamento, amor eu sempre gosto de ler!! E como nunca li um livro da Nora Roberts fico com mais vontade ainda de ler dela =)
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  10. Olá :)
    Adorei a resenha! Me deu uma vontade enorme de ler essa série! Parece ser maravilhosa :)
    Beijos,
    Ana M.
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. To doida por esse livro *-* mas eu baixei em ebook e vou tentar lê-lo assim.
    Resenha maravilhosa

    ResponderExcluir
  12. Oi Elis,
    Este livro parece a minha cara. Amo casamentos, sou capaz de parar o carro para ver uma noiva (que não conheço) entrar na igreja ou para ver as tradicionais fotografias delas em parques, pode? kkk Sou uma eterna romântica, amo fotografias e amo demais o papel do professor/educador, já atuei e de vez em quando assumo este papel maravilhoso. E, ainda tem as outras observações feitas por você, nas quais me encaixo. Ai meu Deus, mais livros para a "listinhona" que tenho. Amei a resenha, você é a melhor. Parabéns sempre!.
    Bjs
    Tânia Bueno
    http:facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Eu adoro casamentos *-*
    Estou bem curiosa para ler essa deliciosa série!!
    As capas são demais e pela sua resenha os romances vão ser de suspirar!!
    Não vejo a hora de conhecer essa nova série da diva Nora =)
    Bjus

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Quero ler muito essa série, adoro histórias com casamento e como fui convidada a ser madrinha espero obter alguma informação para ajudar a noiva. Eu quero saber se as instruções me farão rir, espero que sim. kkkkk
    bjs

    ResponderExcluir
  15. Menina, nem eu sei o que estou esperando para ler... Mas já sei que vou comparecer a esta série de casamentos.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  16. Oii, a Nora é muito diva, e essa série com certeza vai fazer muito sucesso. Adorei o tema de casamento... A ideia de cada livro contar a hisória de uma. Nhaa, tanto eu quanto minha melhor amiga estamos doidas por esse livro. E a capa é muito bela, da uma vontade de casa, é só falta o detalhe do noivo né ):
    Adorei a parte de Mac ser fotógrafa *o*, e cara Carter é professor, já imagino daqueles nerds bonitos hahahha, sl né. Aiaiaii, tenso a mãe desistrutirada por ela mesmo se meter na vida ):
    A trama, o enredo parecem ser muito interessantes, mais que interessantes, fantasticos, e a Nora é uma autora perfeita, com uma narração diva, e esse tema casamenteiro é muito divertido, ainda mais na minha idade hihihii. E com certeza vou ler esse livro. Aguardando os outros livros :D Bjs

    ResponderExcluir
  17. Oi Elis! Tua resenha é para suspirar e entra mesmo no clima mágico deste livro. É muito bonita esta história, a querida Nora mais uma vez soube criar em ambiente formidável e com solidez para seu romance. Ela consegue nos levar pra dentro do livro.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!