[Resenha] Esc@ndalo

Esc@ndalo - Therese Fowler

Esc@ndalo - Therese Fowler
Sinopse - Novo Conceito - 2013 - 384 páginas


Therese Fowler, ao apropriar-se de suas experiências pessoais, quando seu filho de 19 anos foi preso pela acusação de sexting, escreveu Esc@ndalo como um grito de alerta para que outros jovens e pais tomem conhecimento dos riscos que envolvem o uso inconsciente das novas tecnologias que em um clic podem destruir, devassar, invadir, não apenas a privacidade, mas sobretudo o futuro dos menos informados.

Sexting - cuidado!
Pode acontecer inclusive com você.

A narração em 3ª pessoa divide-se em 3 atos, no primeiro ato nos coloca a par do ponto de vista das personagens centrais da trama, assim vamos conhecer Anthony, Amelia, Kim e Harlan, claro que são Anthony e Amélia que nos interessam, entretanto inúmeros detalhes sobre o passado de Harlam e Kim, que podem parecer desnecessários e cansativos, farão todo sentido no segundo ato, quando as coisas começam realmente a pegar fogo.

Nesta abertura de cena, por serem descritas situações, anseios e desejos de pessoas “reais”, a verossimilhança pode incomodar, porque os dramas são semelhantes ao cotidiano de qualquer família: escola, escolhas, omissões, mentiras, projetos que os pais fazem para seus filhos sem consultá-los e planos que os jovens fazem sem levar em consideração que enquanto não forem independentes estarão sob a tutela de seus pais, entretanto, quando os cantos escuros são iluminados o bicho pega, mata e come. Castelos vão ruir e absurdos de toda especie nos colocam em parafusos mentais do tipo: 

E se fosse você? O que faria? Como agiria? 

Não dá pra ficar imune, mas faço uma sugestão: adote uma posição imparcial e coloque-se no lugar de cada um deles e verá que seu ponto de vista também se altera, principalmente quando percebe que cada um deles está totalmente certo e totalmente errado...

Pois na vida, a polaridade, o bem e o mal, o certo e o errado são apenas o meio de buscar o equilíbrio para alcançar a integração, neste caminho do meio vem a reflexão, o crescimento, o amadurecimento, esse é o rito pelo qual as personagens terão que passar para repensarem seus atos, rever valores, admitir seus erros, perseverar em seus sonhos.

E nós leitores, se prestarmos muita atenção, podemos aprender através do enredo extremamente inquietante, que Fowler nos concede uma experiência intelectual do ritual de iniciação que é a relação entre pais/filhos/amantes para que possamos refletir, observar nossa própria conduta e reavaliar nossas formas de interagir com as pessoas e com o mundo.

O terceiro ato nos leva a situações limítrofes em que todas as ações serão reavaliadas mediante as consequências, em um epílogo visceral vem à tona a verdade do que todos somos, sem máscaras ou egos. 

Therese Fowler, muito além de Romeu e Julieta, compartilhou conosco fatos de uma realidade que pode estar mais próxima do que supõe a “nossa vã filosofia”.

Leitura absolutamente necessária!
No quesito atualidade virtual: O melhor livro do ano!

Obs: No Brasil, o sexting é crime previsto pelo artigo 241-A do Estatuto da Criança e do Adolescente, dá uma googada em SEXTING e veja como tem material sobre o assunto, informe-se!

Essa leitura foi uma cortesia da Editora Novo Conceito.
Aguardamos seus comentários =)
Beijos Virtuais!

19 comentários

  1. é a primeira resenha que leio sobre esse livro, achei interessante saber que foi meio que feito em fatos reais, eu não sabia!
    acho que o tema tem que ser explorado a fundo, pois hj é muito comum dos relacionamentos via net, as fotos e tal... isso pode ser recorrente! acho que além de uma boa leitura o texto é informativo!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    É um tema interessante e o que mais gostei foi a sua proposta de se colocar no lugar deles, e é difícil pois muitas vezes temos uma opinião formada sobre isso.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. A história parece ser interessante mas não gostei do título com esse "@".

    http://0kay0kay.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Essa é a segunda resenha que leio sobre esse livro, mas a primeira positiva. Para ser sincera “Esc@ndalo” não despertou meu interessante, na época de seu lançamento, mas acho válido a exploração do tema, abordado na trama, já que acaba servido como um alerta. Gostei do livro ter sido divida em três partes / atos, já que assim vamos aos poucos, nos envolvendo com a trama. Ainda não sei se lerei, mas se eu mudar de ideia, a dica já estar anotada aqui.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nossa, achei interessantíssimo o autor abordar este tema. Fiquei curiosa em ler o livro, acho importante ter em mão histórias assim, baseadas na realidade do nosso dia a dia.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Também não sabia que era fatos reais,nossa.
    Vou tentar lê-lo.

    ResponderExcluir
  7. Estou louuuuuca para ler esse livro!
    E sério que é baseado em fatos reais? Oh meu Deus, preciso ler!
    Ótima resenha!
    Beijos,
    Ana M.
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Não tinha dado nada pelo livro, agora estou ansiosa pra ler. Sua resenha tava bem boa!
    Não sabia que era baseado nas experiências da própria autora. Deve ser muito legal pensar nisso durante a leitura.

    ResponderExcluir
  9. Aiai!! Amores proibidos ♥
    O fato da historia ter sido baseada em experiencias da própria autora só faz tudo ficar ainda mais real e intenso fazendo o leitor viajar em meio as páginas!!
    Estou curiosa!!
    Amei a capa!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. O tema do livro é mega atual... No mundo digital em q vivemos hj em dia, sua vida pode ser exposta de uma maneira terrível na internet.
    Eu sinceramente não sei oq leva uma pessoa a dar fotos suas peladas ou videos a outra pessoa. É vc dar poder a ela para arruinar a sua vida!
    Por mais q vc ame e confie na pessoa, acho q esse tipo de coisa deve ser pensada umas 1000 vezes antes de ser feita.
    Apesar de ter gostado do tema do livro, acho q esse eu vou passar.

    ResponderExcluir
  11. Sinceramente pela capa eu nao daria nada para esse livro, mas lendo sua resenha vejo que estava profundamente enganada!! Adorei essa historia me pareceu ser muito bem feita, é basicamente o que acontece infelizmente com muitos jovens hoje em dia, que pensam que tudo que na na internet são maravilha. Preciso deste livro logo!!!!


    xx

    ResponderExcluir
  12. Comecei a ler agora, e estou bem empolgada!
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  13. Este livro me chama bastante a atenção pois tenho curiosidade de ler, e já li algumas resenhas sobre a historia e confesso que estou com bastante dúvida...Pois li resenhas tanto positivas ( como a sua) e negativas. Mas espero poder conferir em breve, pois amo romances!!
    Beijocas!!

    ResponderExcluir
  14. Não sabia que era baseado na história do filho dela, muito interessante mesmo!
    Tô super curiosa pra ler esse livro, todas as resenhas que já vi são muito boas...
    Além do mais, adorei a capa também!

    ResponderExcluir
  15. Olá querida!

    Eu não sabia que esse livro se baseava na história de vida da autora com seu filho, achei bem interessante.
    O livro me parece ser bem conflitante, pois temos vários pontos de vista para analisar e se colocar no lugar de cada um deve ser bem difícil.
    Essa leitura se tornou necessária para mim, pois é um tema bem atual e que infelizmente pode estar bem próximo de todos nós!
    Amei sua resenha!

    Beijinhos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  16. Amo historias que se assimilam ao nosso cotidiano. Sempre me encontro em muitos dos momentos e acabo tirando grandes lições para a vida. Eu me imagino nas situações sempre e em qualquer leitura, mas se encontrar nela, é bem diferente *u*

    ResponderExcluir
  17. Inicialmente eu não sabia que o livro se tratava de algo tão sério assim. Eu acho muito interessantes livros que trazem fatos que de inicio nos chocam, e depois de ler começamos a "entender", de certa forma, os fatos ocorridos. Saber que o pai dela tem uma participação importante me faz querer ainda mais ler o livro, o laço familiar, embora muitas vezes não entendido, é muito importante. Desejo ser juíza um dia, então mais um atrativo pra mim \o/ Lerei, com certeza. Bjos.

    ResponderExcluir
  18. Olá, Novo Conceit sempre nos trazendo assuntos polêmicos, e vindo de meio que baseado em fatos reais, levand em consideração o assunto, é chegado a ser um alerta. Então parece ser uma ótima leitura. Claro que sem falar da trama em si, que promete muito, adoro essas coisas de Romeu e Julieta *o*. Eu quero descobrir a saída ousada e perigosa que Amelia e Anthony vão arrumar. Bjs

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!