[Resenha] Esconda-se

Esconda-se - Lisa Gardner

Esconda-se - Lisa Gardner
Sinopse - Novo Conceito - 2013 - 400 páginas 


Lisa Gardner tem o dom de nos fazer devorar seus livros, nos envolvendo em enigmas instigantes e repletos de suspense. Esconda-se é uma trama policial psicológica, pontuada de reviravoltas, mistérios, histórias dentro de histórias e descobertas aterradoras que página à página nos mergulha sem piedade na estranheza da natureza humana. 

Este é o 2º livro de uma saga protagonizada por D.D. Warren, uma policial linda, mas linha dura, do departamento de homicídios de Boston. A Novo Conceito já publicou o #4 Viva para Contar e o #5 Sangue na Neve que já resenhei aqui, mas os livros podem ser lidos individualmente, tipo um seriado CSI, cada caso é um caso, mesmo que este remeta para Alone, que é o #1, tudo fica muiiito claro.

Logo na primeira página, a co-protagonista não identificada nos enlaça em 1ª pessoa, bem intimista, com o relato de sua inexplicável infância de fugas, tendo como guia um pai amoroso, extrovertido, porém obsessivo com a segurança da única filha e logo queremos entender o por quê disto, principalmente diante da frase de efeito bombástico:

“... – Você não precisa gostar do sistema – ele me explicou. – Não precisa acreditar nele nem concordar com ele. Mas precisa compreendê-lo. Se conseguir compreender o sistema, vai sobreviver. Uma família é um sistema.”

Por outro lado, no terreno em obras do mais antigo hospício de Boston, somos nocauteados pelo clima dantesco de uma cena de crime que choca os policiais mais experientes, entre eles nossos protagonistas oficiais da saga, D.D.Warren e Bobby.

Diante da primeira pista sobre o assassino e as inúmeras correspondências que sugere ao enredo, adentramos ao 3º capítulo e pronto, estamos completamente pegos, e vamos sim ler noite adentro, hehehe, Lisa Cruela Gardner em cena.

A partir disso nosso passaporte está carimbado, estamos em Boston, vamos avaliar no decorrer do enredo a fragilidade humana, desejos ocultos, omissões, medos, carências, traições, ira, abandono, negação, vingança, falsas aparências, as falhas existentes em todo e qualquer sistema, ou seja, todas as coisas que uma convivência civilizada e socialmente adequada tenta dissimular, até que a verdade venha à tona.

As personagens diante dos acontecimentos e de nossos olhos crescem, evoluem, se transmutam.

Lisa Gardner sempre nos conduz a contextos familiares intrincados, nos faz penetrar em situações limítrofes. Neste enredo, especificamente, o contexto da família enquanto sistema como ponto de partida para a busca da verdade, nos inquieta sobretudo por estarmos diretamente inseridos nele, nos toca diretamente pois será impossível no decorrer desta leitura deixar de questionar:

Até que ponto você iria para proteger sua família?
O que você seria capaz de fazer?

E neste caso, o título original Hide é um excelente trocadilho em relação à verdade que é almejada no enredo:

Verdade... Família... Esconder/ocultar/encobrir.
Lisa Garder é sempre SENSACIONAL, Amo!

Série Detetive D.D. Warren


1 - Alone (2005)
2 - Hide (2007) - Esconda-se (2013)
3 - The Neighbor (2009)
4 - Live to Tell (2010) - Viva para Contar (2012)
5 - Love you More (2011) - Sangue na Neve (2013)
5.5 - The 7th Month (2012)
6 - Catch Me (2012)

* Cada livro possui uma história independente *

No site da autora podemos encontrar as sinopses, capas e quotes de todos os livros, além de entrevistas com Lisa Gardner: lisagardner.com/books.

Essa leitura foi uma cortesia da Editora Novo Conceito
Aguardamos seus comentários! By.:.

22 comentários

  1. Eu não dava nada por essa autora,até que minha mãe leu o primeiro livro dela lançado pela NC e se apaixonou,como ela que lê os títulos eu fico roendo as unhas de vontade de ler também e sua resenha aumentou bastante o meu nível de ansiedade pela leitura,a história tem tudo para me conquistar assim como conquistou você.

    Espero conseguir ler todos os livros dela em breve.

    bjsss

    Bianca

    ApaixonadasporLivros

    ResponderExcluir
  2. Oi, Elis! Oi, Rosem!

    Amo romances policiais. Sua resenha me ganhou ainda mais quando você mencionou o CSI, rs - que é uma das minhas séries favoritas.
    Vou colocar na lista de desejados, acho que será uma boa leitura.

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. eu não sou chegada em livros policiais e muito menos com essa pegada de suspense, mas minha mãe adora e a Lisa é sua autora preferida nesse exato momento!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Como posso não ter lido nada da Lisa ainda? Meu deus!
    Estou necessitando ler esse livro, parece ser fantástico!
    Ótima resenha :)
    Beijos,
    Ana M.
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Apesar de não ter lido nada da autora, e geralmente não gostar de policiais, eu estou louca pra ler esse livro. A sinopse me cativou desde o começo. Não li a resenha, quando estou muito curiosa a respeito do livro, não leio nada sobre. Espero não me decepcionar com a autora, estou apostando muito alto.

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Só por ter suspense já iria me apaixonar pela história,pois adoro essa temática e por incrível que possa parecer, ainda não li nada da autora.
    É bom saber que mesmo sendo uma série, pode ler os livros de forma separada, pois são casos diferentes, pois quando um é continuação do outro dá nervoso esperar!!
    A trama parece ter várias reviravoltas, sempre nos prendendo!Fiquei paixonada pelo livro só lendo a resenha. Necessito dele!

    Beijos
    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  7. Amo essa autora,ela é incrível.Só ainda não entendi por que publicaram fora da ordem.

    ResponderExcluir
  8. Nossa que bacana, não tinha visto resenha ainda :)
    Achei muito interessante a história !!

    ResponderExcluir
  9. Só pela sinopse já dar para perceber que a trama e totalmente instigante. Apesar de ainda não ter lido nada da autora, gosto do fato dela sempre utilizar dramas envolvendo famílias, para narrar sua história. Espero ter oportunidade de ler essa série em breve.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. e eu achando q eu ia achar o livro ruim, pelo andar da carruagem vou adorar.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  11. Já ouvi muitas pessoas falarem maravilhas sobre essa autora, e eu estou ficando doida pra conseguir um livro dela no skoob. T_T
    Só de ver a sinopse "esconda-se" ja fiquei doidinha aqui! kkkk
    Mas não gostei da arte da capa, achei q ficou muito brega, as capas de antes eram mais artísticas.

    ResponderExcluir
  12. Obs: Acabei de pedir o "viva para contar" no skoob! hehehe \o/

    ResponderExcluir
  13. Ai que tudo essa historia cheeeinha de suspense *-*

    ResponderExcluir
  14. Oi Rosem. Eu não sou muito fã do gênero policial, ainda mais sabendo que é uma série. Mas gostei mais do livro "sangue na neve" do que neste.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Não é meu gênero literário favorito e todos que eu já li foi por acaso. Não é o tipo de história que eu leia a sinopse e digo "UAU, que vontade de ler", por isso acho que leria esse livro sem problemas, porém somente se eu ganhasse ou ele surgisse na minha frente.
    Achei interessante a moça da capa. Você disse que ela é linha dura, mas ali parece tão meiguinha.

    ResponderExcluir
  16. Adoroo um bom suspense e estou muito curiosa para conhecer o trabalho da Lisa.
    Pelas muitas resenha que já li percebi que a história é muito envolvente e intrigante!!
    E é assim que é bom néah um bom suspense é aquele que a gente queba a cabeça para tentar descobrir a realidade dos fatos!!
    Fiquei empolgada!! Adorei a capa!!

    ResponderExcluir
  17. Eu virei fã da autora depois que li Viva para Contar e Sangue na Neve, por isso estou na maior expectativa em relação a mais esta aventura.
    Bjs Rose.

    ResponderExcluir
  18. Parece ser um livro arrebatador e com muita ação!
    Da maneira que eu gosto! E sem falar que é um dos meus gêneros favoritos!!
    Espero ler em breve!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Bom nunca li nada da autora, antes não era muito fã do estilo, mas agora preciso mudar minhas leituras, gostei muio do livro, não sei se seria a primeira opção de leitura, mas Kusa Gardner, parece ser surpreendente !

    ResponderExcluir
  20. Oi!
    Eu ainda quero ler algo da autora e você me confirma com sua resenha que ela não perdeu a mão e espero que nos próximos livros tbm não perca. Espero que a editora lance os primeiros.
    bjs

    ResponderExcluir
  21. Oii. Nossa, eu não sabia que era uma série, isso que já estou muito interessada em Sangue na neve, mas como são histórias distintas não há problema. Adoro romances policiais, e essa sinopse deu uma premissa brilhante da trama que parece ser muito instigante. Gostei muito da parte de que no inicio a co-protagonista é não identificada, parece que é um mistério pro leitor mesmo. Sendo uma história com tema familiar, homicídios, psicológico, parece ser uma leitura realmente muito boa. Bjs

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!