[Resenha] Fragmentada

Fragmentada - Teri Terry

Fragmentada - Teri Terry
Trilogia Reiniciados - Livro 02
Sinopse - Farol Literário - 2013 - 424 páginas


Fragmentada é o segundo livro da Trilogia Reiniciados. Após uma situação traumática ocorrida em Reiniciados, Kyla conseguiu desbloquear parte de suas antigas memórias, que haviam sido protegidas antes dela ser reiniciada. Isso anulou o efeito controlador que o nivo instalado em seu pulso deveria exercer sobre suas emoções. Agora que o aparelho não funciona mais, nossa protagonista pode sentir tudo intensamente sem correr o risco de desmaiar: tristeza, dor, medo, RAIVA. Isso é estranhamente libertador.

No decorrer da leitura, vamos descobrir junto com Kyla que ela também é (ou foi) Lucy e Chuva. As lembranças da garotinha Lucy que brincava de xadrez com o pai amoroso, aparecem principalmente durante os sonhos. Já as memórias como Chuva e do treinamento de guerrilheira que recebeu desde os 10 anos pelo R.U.Livre (Reino Unido Livre), foram liberadas parcialmente. Kyla sente-se "totalmente Chuva" na presença de Nico, o líder anti-governista, mas quando está longe do domínio dele, as dúvidas pipocam.

Kyla está FRAGMENTADA. Seu "lado Lucy" tem medo de sangue e a paraliza quando ela é exposta à cenas de violência. Seu "lado Chuva" a instiga a lutar e a matar se for necessário. Seu "lado Kyla" pondera e tenta entender a situação em que se encontra, mas ela acaba ficando no meio da guerra entre o R.U.Livre e os Lordeiros (agentes do governo responsáveis pela ordem), sendo pressionada pelos dois lados a cooperar.

Cada pessoa ou grupo exige uma coisa diferente de Kyla. A Dra.Lysander quer desvendar os segredos da sua mente, Nico quer usá-la para a causa do R.U.Livre a fim de destruir os Lordeiros, Coulson quer usá-la como informante dos Lordeiros para destruir o R.U.Livre. 

"É como dois trens em alta velocidade, em rota de colisão, se aproximando mais e mais, em direção ao desastre."

Mas o que Kyla quer? Do que ela é capaz?
O que nós, leitores, esperamos que aconteça? Por quem torcer nessa guerra?

Nesse segundo volume, teremos muitas respostas e a cada revelação, aumentarão nossas dúvidas sobre qual lado está com a razão (R.U.Livre ou Lordeiros?) e sobre o que faríamos no lugar de Kyla.

Nico, Katran, Tori, Cam, Amy, mamãe, papai... quase todos que convivem com Kyla são verdadeiros enigmas para ela (para nós também), mas cada segredo desembrulhado revela uma parte do quebra cabeças da trama e nos instiga a descobrir mais e mais.

A explicação elaborada pela autora para a falha no processo de reinicialização de Kyla me convenceu totalmente. Também foi fascinante e chocante descobrir o que aconteceu quando a inocente Lucy foi dissociada, abrindo caminho para o surgimento da Chuva.

A narrativa em 1ª pessoa na voz de Kyla está cada vez mais observadora e questionadora, ela duvida de tudo e todos e nos deixa completamente envolvidos com seus dilemas e necessidades. A força de vontade de Kyla na tentativa de se libertar das amarras é impressionante, ela luta muito para pensar por si mesma e tomar suas decisões da melhor maneira possível, considerando-se as circunstâncias.

Estou bastante ansiosa para conferir a conclusão da Trilogia que está prevista para o próximo ano e descobrir quem Kyla se tornará afinal, quais serão as suas escolhas e das pessoas ao seu redor.

"Quem eu sou agora e o que eu faço, agora, será decidido por mim, e apenas por mim."

Que em 2014 nós possamos ser e fazer, muito e melhor!!!

Trilogia Reiniciados



Reiniciados - 2013
Fragmentada - 2013
Despedaçada - 2014

Essa leitura foi uma cortesia da Farol Literário.
Aguardamos seus comentários! Beijos...

20 comentários

  1. Que bom que Fragmentada não sofreu a maldição do segundo livro, também e bom saber que a autora desvenda algumas enigmas, nos deixado ainda mais instigados pela leitura. Vamos ver o que o terceiro livro nos reserva.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Desde a primeira vez q vi uma das minhas amigas carregando esse livro eu fiquei curiosa.
    Primeiro q as capa são absolutamente lindas, e segundo q quando eu soube q era uma distopia eu fiquei louca... amo distopias! *-*
    Bom saber q o segundo foi tão bom quanto o primeiro, só me anima ainda mais para comprar o primeiro e começar logo a ler. ^^

    ResponderExcluir
  3. Oi Elis, quero muito ler esta trilogia, amo umas distopia, e as capas desta série estão lindas. ainda bem que o segundo volume revela algumas coisas deixando as maiores revelações para o último livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris!
      A cada volume há novas revelações e dúvidas, então acho que ainda teremos várias surpresas no volume final.
      Beijos =D

      Excluir
  4. eu li uma resenha do primeiro livro e até cheguei a sonhar de tanto medo rsrs, sou muito medrosa!
    acho que o livro impressiona por seu realismo...super intenso!!!!!
    pra quem curte o mundo das distopias e um meio que suspense tem um prato cheio!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Elis!

    Gosto de distopias e essa parece ser muito boa. Aliás, adoro narrativas em primeira pessoa. Fiquei bem curiosa para saber mais sobre a história. :)
    A personagem principal parece ser bem bacana.

    Beijocas e Feliz 2014!
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. ola ola
    eu sou apaixonada por distopias e estou louca pra acompanhar a historia dessa!! achei bem interessante esse assunto de apagar as memorias deles.. adorei sua resenha!! amei a ultima capa! a saga esta na minha lista de 2014 \o/ adorei!! o terceiro sera o ultimo ou ainda vao ter mais??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jack!
      Pelo que sabemos até agora, trata-se de uma Trilogia =)
      Beijos!!

      Excluir
  7. Não li o primeiro livro da série, então fica um pouco difícil opinar. De qualquer maneira, admiro muito a atitude de Kyla; ela parece ser bem esperta no livro! Desavenças vem e vão, e assim que possível, vou ler 'Reiniciados', para depois, ler 'Fragmentada'.
    P.S.: as capas são de babar!

    ResponderExcluir
  8. Essa distopia já tinha ouvido falar mas nunca tinha parado para dar mais atenção, li a resenha e gostei muito, vou passar a acompanhar a série.

    ResponderExcluir
  9. Ainda nao li o primeiro livro, mas pude perceber que a autora se.. superou digamos assim na narrativa da historia gostei bastante. Espero pode ler em breve,


    xx

    ResponderExcluir
  10. Quando eu vi que você publicou a resenha de Fragmentada eu tinha que vir aqui conferir rsrsrsrs. Estou finalizando a minha para postar hoje. Eu adorei essa leitura, foi tão boa quanto a primeira. Ler o livro em primeira pessoa realmente nos coloca bem próximo do personagem e muitas vezes sentindo suas sensações e pelo fato de Kyla estar fragmentada sem saber direito quem ela é me deixa tão confusa quanto ela as vezes e pior descobrir que não se pode confiar em absolutamente ninguém é a sensação pior. Parabéns pela resenha bem desenvolvida e construída. Um ótimo passagem de ano para ti e seus familiares... e que em 2014 tenhamos muitos livros... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Diana, desejo a mesmo a você =)
      Depois vou conferir tua resenha, beijos!!

      Excluir
  11. Já faz muito tempo que eu venho querendo ler essa trilogia. Porém ainda não tive dinheiro para comprar o primeiro livro, e não quero ler pela net. Tem livros que eu tenho a necessidade de tê-los em mãos.

    ResponderExcluir
  12. As capas são umas lindezas;
    Esse livro parece ser bem confundo viu,fiquei um pouco perdida lendo a resenha,pode ser também pelo fato de não ter lido o primeiro.

    ResponderExcluir
  13. Já vi o primeiro livro, peguei mais não comprei porque nunca ouvi ninguém fala dele pra mim dai bateu aquele medo de eu não gostar, mais pela continuação da pra vê que e bom, espero começar a ler o quanto antes !
    bjs ^^

    ResponderExcluir
  14. Olá Elis!!
    Bem eu não sou fã de distopias então não estou acompanhando a serie! Acho as capas bacanas e tal!! e teve uma coisa que me chamou a atenção foi pelo fato de ser um livro bem misterioso ( isso é característica de livros distópicos eu acredito rs), mas esse parece ser bem mais, tanto a Kyla quantos os amigos dela são bem enigmáticos. Que legal que o livro é narrado em 1ª pessoa, isso é bom pra ajudar a conhece melhor a Kyla!

    Beijos!!

    meudiariojk.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oiiii, cara. Sufocante é sempre a sensação que sinto ao ler uma resenha desse livromas em um sentido bom. Essa trilogia esta muito bem falada, e a autora parece ser dona de uma escrita cativante mesmo. A capa é linda, e parece só o reflexo da obra, que estou doida para ler, quero saber tudo desse caso de reiniciados, e de como a vida passada sobreviver, e tudo, tudo mesmo. Aiiii, ta na minha listinha, aproveitar e quando der vou ver a resenha do primeiro volume (sem lógica ler depois, mas ok) bjs

    ResponderExcluir
  16. Amei a resenha muito intensa e só fiquei ainda mais curiosa sobre essa série que esta fazendo bastante sucesso *-*
    A Premissa da historia me parece muito empolgante capaz de envolver o leitor totalmente!!
    Pretendo ler em breve!!
    As capas da trilogia estaõ uma mais linda que outra *-*
    Bjus

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!