[Resenha] Lua Vermelha

Lua Vermelha - Benjamin Percy

Lua Vermelha - Benjamin Percy
Sinopse - Arqueiro - 2013 - 432 páginas


Projetando Ficção na realidade ou Realidade na Ficção? Um mergulho na natureza humana ou melhor seria dizer: desabrochando o animal interior? Os licanos de Percy não são nada fofos, nem tem a maquiagem romântica das infinitas sagas sobrenaturais da atualidade, quem assistiu a trilogia “Anjos da Noite” pode ter um perfil dos guerreiros da resistência licana que enfrentam humanos sob o pretenso intuito de conquistar direitos políticos e sociais, entretanto manobras de poder estão por baixo das lideranças, tanto licanas como humanas.

Todo licano é humano e todo humano é licano. Serão Prions – elementos genéticos ativados – que irão determinar a liberação de impulsos selvagens, ardilosos, ambiciosos, letais... Será? É o que diz o manual de Neal Desai.

Em um mundo que relembra a Guerra da Secessão americana, questões de poder envolverão luta racial, domínio sobre a energia e tecnologia, mutações, experiências genéticas de microbiologia, os bastidores da política, terrorismo, e a desintegração brutal dos E.U.A.

Uma leitura para estômagos fortes hehehehehehe, se tiver nojinho hummmmm!

São 66 capítulos entrecortados em pequenos trechos, saltitantes entre personagens de maior ou menor importância, que às vezes irão apenas situar uma localização ou demonstrar algum tipo de violência, aliás neste ponto a trama é total gore, muito sangue e descrições bemmmm sinistras.

A narração em 3ª pessoa, é rica em detalhes quanto ao cenário dos fatos, mas principalmente na construção das personagens Patrick e Claire que desenvolvem-se no decorrer do enredo, amadurecendo diante de nossos olhos, suas convicções irão desenhar-se conforme são expostos a uma gama de fatos que delinearão suas personalidades de adultos na parte 3 da trama. 

O desenvolvimento de Chase é em reverso, bipolar e surpreendente. O autor encontra em Chase inúmeras facetas que lhe dão oportunidade para construí-lo e desconstruí-lo como persona, em um contexto que surpreende pela habilidade no uso das possibilidades que o autor oferece a esse anti-herói, aliás, o universo de Percy é mesmo a terra dos anti-heróis, é a vida como ela é, em períodos de guerra, dura e cruel, ninguém será bonzinho nesta trama.

Com vilões de arrepiar de tão perversos, o clima vai ficando cada vez maiiiiis tennnnnnnnsooooo, pois vocês nem sonham do que esses caras são capazes, o cruel Puck, o dissimulado Búfalo, e os psicóticos Max e o “Homem Alto”, ou seja cada protagonista tem seu vilão particular e juro que não queria estar no lugar de nenhum deles, affffff!

A verossimilhança com o mundo real torna a trama cada vez mais assustadora, no que refere-se a minorias marginalizadas, exclusão racial e social, manifestações que germinam numa revolta de consequências bizarras e, tão mais assustadora quando refletimos o quão próximo disto podemos estar. O terror encontra-se na periferia da realidade, Percy fricciona o que pode estar acontecendo neste exato momento, afinal o EUA encontram-se em um momento crítico de pressão popular muito similar ao enredo de Lua Vermelha, só mudam os atores mas a peça encenada... hummmm! 

Uma trama que vai sendo construída aos poucos, inserindo personagem a personagem, é como uma música, senti uma estrutura de trilogia até a parte 2, no entanto na parte 3 o autor parece querer correr para fechar todos os pontos em suspensão e finalizar, masssss... deixa dois rabinhos em relação a dois coadjuvantes de peso: Miriam e Puck, levando-nos a crer que Lua Vermelha é um prelúdio... Embora não haja nenhuma previsão de continuação, espero que Benjamin Percy nos ofereça outras Luas, hehehehehe, Eu quero! 

Mais uma vez a Arqueiro nos surpreende com um lançamento quase simultâneo EUA/Brasil, colocando-se na ponta quanto à satisfação dos leitores mais antenados, I love it!

Atualíssimo, original, inovador, impressionante. Me instigou a várias reflexões sobre a realidade.
E o bom livro é o que te tira do lugar comum, ou não? Excelente leitura!

Essa leitura foi uma cortesia da Editora Arqueiro.
Aguardamos seu comentário! Beijos Licanos...

23 comentários

  1. Oi Rosem!
    Nossa, achei essa leitura muito forte! Fiquei com uma sensação de medo só de ler a resenha e ver o book trailer...

    ResponderExcluir
  2. Hum...nem li o livro e já adoreiii só pela sua resenha. Fiquei super curiosa ainda mais quando você citou esses vilões de arrepiar! Adorooooo.
    Beijos!
    Paloma Viricio-Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  3. Passando em algumas livrarias vi esse livro, mas não chamou muito a atenção, só de analisar a capa. Mas depois de ler a sinopse e a resenha, tenho que confessar que me surpreendi. Tem todo aquele clichê de lobos e tal, mas de alguma forma, notei que ele tem um 'Q' a mais. Já entrou pra minha #wishlist :)

    ResponderExcluir
  4. tem vários elementos na história que prometem agradar e muito...
    como vc aponta quem curte um livro que mescle muito bem o real e o irreal terá um prato cheio, a construção sobre o sobrenatural parece muito bem feita!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu até achei interessante o livro ter um anti-herói, mas sinceramente não consegui me conectar com enredo e me interessar em lê-lo, já que não gosto de livros que possuem cenas muito detalhadas e a questão do muito sangue, só em filmes de ação mesmo.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Não li o livro mas gosto de estórias narradas sobre vampiros e lobisomens pena nem todo autor saber desenvolver a narrativa de forma que cative o leitor, isso já aconteceu comigo, mas não é o caso do livro Lua vermelha, que só leio elogios sobre a obra por isso me atiçou a vontade de lê-lo.

    ResponderExcluir
  7. Eita, agora estamos falando a minha lingua! kkkkk ^^
    Sangue, tripas e gore... adorei.
    Nada de lobisomens fofinhos e sem camisa e sem feras bestiais e violentas como devem ser. Já entrou pra minha lista de vou ler com toda certeza.

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Parece ser um ótimo livro! Adorei sua resenha :)
    Acho que não tenho estomago para lê-lo, rs.
    Beijos,
    Ana M.
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu amoooo os filmes Anjos da Noite,já assisti diversas vezes,mas...eu pensei que esse livro fosse mais...digamos fofinho(não sei da onde tirei isso);Pelo visto parece ser beeeeem sinistro mesmo viu,acho que vou colocar na lista.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Boa noite!! Eu curti muito a capa, dá um ar sinistro já. A sinopse embolou um pouco minhas ideias, mas tua resenha, muito belíssima e rica de detalhes que instigam a nossa vontade de ler, ajudou a me esclarecer as ideias. Parece que dá meio que um medinho de ler o livro, pelas partes tensas, sanguinárias e tals. Ao ver, parece uma trama diferente e inovadora, que o autor acertou em cheio para que chamasse a atenção. E o book trailer dá muito a sensação de filme, e parece que pode ser uma ótima pedida. Enfim, parece uma ótima leitura. Bjs

    ResponderExcluir
  11. Já tonha visto resenhas desse livro mais nunca tinha parado para ler, gostei da resenha essa historia parece ser bem legal, me interessei.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Poxa, que história, sei lá, triste. E até inovador, eu leria sim , sem dúvida :))
    Beijos, boa noite.
    http://bhulago.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Amei essa capa achei super charmosa *-*
    Pela resenha achei a história forte e um pouquinho triste mas mesmo assim fiquei interessada!!
    As vezes gosto de ler história que mechem com nossas emoções e deixa a tensão a flor da pele!!
    Pretendo conhecer se possível!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi, Rosem! Oi, Elis!

    Nossa, que medo. É uma leitura bem diferente mesmo. Nunca li nada do tipo.

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Gostei da premissa do livro porém não sei se arriscaria! Como você mesma disse, precisa de estômago forte e isso é algo que não tenho hahaha A narrativa forte e cheia de violência me deixaria desconfortável, eu acho.

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi meninas! Eu estava mesmo curiosa sobre o livro, não li nada ainda do autor e queria saber mais sobre seu trabalho. Quando foi citado Anjos da Noite na resenha eu já imaginei todo o cenários e os licanos, fiquei bem mais situada. Já vi que tem muito sangue e nada de doçura. é diferente com certeza e quero muito ler.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  17. Nossa, parece ser beeeeem sinistro!! Adorei sua resenha :) Achei a história muito forte! Super curiosa. Vilões de arrepiar! Não chamou muito a atenção a capa, mas depois de ler a resenha, me surpreendi. Tenho estomago. Vou ler com toda certeza. Parece ser um ótimo livro!

    ResponderExcluir
  18. Oiii tava desaparecida kkkk
    tava com saudades do blog
    uuuiii gostei da resenha e curiosa pra ler esse livro, tipo lobo opa gosteii ^^
    bjo

    ResponderExcluir
  19. Oi Rosem!
    Tem um tempo que não passo por aqui rsrs. Tirei o dia de hoje para visitar alguns blogs =D
    Eu fiquei super curioso com esse livro, é bom saber que não é algo tão romantizado como costumamos ver por aí. A disputa política parece dar um "q" a mais pra história.

    Adorei a resenha =)

    ResponderExcluir
  20. achei a resenha muito boa.. a sinopse nao me daria vontade de ler e realmente nao e o tipo de livro q eu leria :S sinceramente prefiro livros com romance e esse negocio de cheio de viloes kkkkkk nao é pra mim :D mas a resenha foi otima!! beijos

    ResponderExcluir
  21. Noossa acho que esse livro não é muito meu gênero literário, rsrs,, não sou de muito sangue, mas achei ele bacana, principalmente por ser um livro que seu enredo se assemelha com o mundo real, havendo nele maldade, exclusão social e vilões tão perversos, digamos que um querendo ser maior e melhor do que outro e pra isso não medem esforços em aniquilar o próximo!! A Capa é bem sinistra, do tipo misteriosa, acredito que ela deve combinar bem com a história!!!

    Beijos!!

    meudiariojk.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Jurava que esse livro seria um tedio, mas vi que me enganei, gostei da historia! Vou colocar no skoob!


    xx

    ResponderExcluir
  23. Nossa gostei desse livro, já estou colocando na minha lista de 2014. Eu nunca havia ouvido falar dele antes. A resenha está perfeita parabéns.

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!