[Resenha] Olho por Olho

Olho por Olho - Jenny Han, Siobhan Vivian

Olho por Olho - Jenny Han, Siobhan Vivian
Trilogia Olho por Olho - Livro 01
Sinopse - Novo Conceito - 2013 - 320 páginas


Com um enredo voltado para o público adolescente, Olho por Olho vai reunir três garotas com realidades bem distintas que terão um objetivo em comum: Vingança. Ambientado em uma ilha, entretanto isto é só um pano de fundo, o romance situa a ação na escola local, suas personagens cursam o equivalente ao último período do ensino médio, portanto era de se esperar que fossem menos imaturas, contudo a influência dos hormônios ainda interfere em suas escolhas, porque apesar das autoras estabelecerem como motivo da ação o Bullying, ao menos em dois casos (Mary e Kat), a trama gira efetivamente na disputa pela atenção dos belos rapazes do grupo, que são vítimas inicialmente de pequenas maldades e exposições que finalmente, nas duas últimas páginas, tomarão proporções trágicas.

Popularidade, cobiças sociais, inveja enrustida e obsessões românticas.

Causa certo estranhamento algumas posturas adotadas na trama, fatos graves são tratados como se fosse coisa corriqueira, o que sem dúvida foi um descuido por parte das autoras tratando-se de literatura Y.A., por que ao menos em minha concepção sexo sem consentimento é estupro, e deve ser comunicado pois é crime, no enredo esse tipo de fato passa batido, e as vinganças voltam-se mais a questões de competição pelo poder.

As personagens oscilam em dualidades, querem e não querem fazer o que fazem, no fim fazem mas questionam-se e, ao menos uma descobre que em seu caso os motivos eram equivocados, ou seja, as coisas não eram o que pareciam ser, e pelo jeito isso irá ocorrer nos três casos, mas só vamos decifrar esse enigma em Dente por Dente que é o próximo livro da trilogia e olha lá se não fica para o terceiro livro... ufff!

As personagens dividem o livro em narrações em 3ª pessoa sob três pontos de vista, onde relatam o antes e o agora; assim iremos conhecendo aos poucos a sensível, solitária e problemática Mary, a patricinha, descolada e popular Lillia e a “durona”, barraqueira e insegura Kat, e sob seus olhares conheceremos seus amigos “inimigos”, que elas pretendem “punir”- Eu me vingarei - brrrrrr!

Olho por Olho acaba sendo um manual das coisas que devemos pensar mil vezes antes de fazer, por que fala sério, tem ao menos dois crimes praticados em cena, um é banalizado e o outro ainda veremos se terá algum tipo de consequência para as garotas. Por pior que o egocêntrico Reeve seja, o que as três garotas más fizeram a ele é muiiiiiiiiiiiito grave.

E ao final “abrupto” deste primeiro tomo, que acaba do nada... puf... elas não parecem nem um pouco arrependidas. Temerosas por si... Yes! Arrependidas??? Não parece, só nos resta a leitura de Dente por Dente para descobrir, certo?

Leitura interessante... Alex é um Lord, mas dei boas gargalhadas com Reeve e estou torcendo para ele virar o Jogo.

Indicado para garotas populares, tipo guia de proteção contra Losers, hehehehe!

Obs. As guloseimas, tipicamente americanas, desfrutadas em cena são descritas nos rodapés e nos deixam com água na boca, numa apologia ao acúçar, só pra quem pode, como diz a Cho, of course

Trilogia Olho por Olho


Ashes to Ashes

Essa leitura foi uma cortesia da Editora Novo Conceito.
Aguardamos seus comentários ;)

23 comentários

  1. Eu não sei se estou enganada, mas o enredo lembrou um pouco o das séries americanas "Gossip Girl" e "Pretty litle liars". As meninas do livro tem a ver com as modelos da capa?

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Nem sei o que pensar sobre um livro com uma história que poderia ser maravilhosa, e no entanto me pareceu "mau trabalhada". Fiquei interessada e ao mesmo tempo não. Sou muito detalhista com assuntos sérios. ,-,

    ResponderExcluir
  3. Li a resenha e foi bem esclarecedora em relação a estória do livro, mas esse não é o tipo de leitura que gosto.

    ResponderExcluir
  4. 'Olho Por Olho' está na minha lista desde o lançamento, mas até agora não pude ler. Tem um enredo bem bacana com esse negócio de 'vingança' e 'inveja' entre garotas, não é mesmo. Temos que admitir: parte da situação apresentada no livro acontece com qualquer um! Estou ansiosa para lê-lo, e o segundo volume também :)

    ResponderExcluir
  5. Já estou interessada nesse livro faz um tempinho, mais ainda não tive a oportunidade de ler ele, ta na minha listinha ainda, to doida pra ler o quanto antes, ainda mais o segundo que já foi lançado!
    bjs ^^

    ResponderExcluir
  6. Pareceu-me que o livro segui mais o padrão de um guia para vingança, de acordo com sua resenha, fora a idéia de que violência é constante no enredo. Claro que para tirar minhas próprias conclusões vou precisar lê-lo, embora admita que não me empolgou o enredo.

    ResponderExcluir
  7. Adoro esse tipo de leitura!! *-*
    Estou muito curiosa sobre essa série!!
    Histórias assim são sempre tensas e eu acabo ficando perplexa com algumas coisas que essas adolescentes são capazes de fazer!!S
    Adoro a capa!!
    Bjus

    ResponderExcluir
  8. logo lerei afinal ganhei esse livro aqui cof cof!
    como vc disse Rosem as vezes a vingança parece ser a unica saida, mas quais as consequencias que ela traá? essas meninas terão que aprender isso e talvez da maneira mais dificil!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Já li / assisti, boas tramas com o tema vingança, mas sinceramente o enredo de “Olho por Olho” não me empolgou. Achei as protagonistas superficiais e o motivo da vingança sem sentido.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Tenho medo quando me deparo com esse tipo de livro...
    Eles acabam ensinando as meninas mais novas a cultura de q ser superficial e popular é mais importante q qualquer coisa, sem falar na parte da vingança. Olho por olho e todo mundo acaba cego... ¬¬
    Tenso isso de as personagens tratarem um estupro como algo normal.
    Esse tipo de livro me assusta muito mais do q qualquer livro do Stephen King jamais vai conseguir.

    ResponderExcluir
  11. Ainda não li este livro, mas quero só ver o que estas amigas vão aprontar. Achei bem estranho o modo como encararam o estupro.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  12. Terminei de ler esse livro antes de ontem e...eu gostei muito viu,ri em muitas partes com a Kat e em outras eu fiquei em choque,principalmente na parte do sexo sem consentimento,meu Deus aquela amiga da Cho é uma vaca,vontade de jogar ela da ponte viu.Adorei o Alex e não gostei das coisas que fizeram com ele,tadinho viu.
    Enfim...quando acabou eu disse: Ué,cade o resto? O jeito é arrumar o segundo pra ler.

    ResponderExcluir
  13. Oi, Rosem. Oi, Elis.

    Gostei de saber que a narrativa em terceira pessoa é sob três pontos de vista. Assim temos mais de uma visão sobre o mesmo acontecimento. :) Mas não sei se o leria, pois a sinopse não me agradou muito.

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Rosem querida!
    Desde o lançamento desse livro eu não me senti com vontade de ler...Me pareceu um livro bobinho, sabe?! E quanto mais eu leio sobre ele, menos tenho vontade de ler...
    Sua resenha ficou ótima, mas o problema está no livro, na capa... sei lá!

    Beijão
    Chrys Audi
    http://todaaliteraturadomundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Ola Ola :D
    eu ja tinha lido varias resenhas sobre o livro e definitivamente eu nao vou gostar dele!! achei essas tres garotas chatas e malucas u.u negocio de sair se vingando!! sejam superiores... nao lerei kkk beijos!!

    ResponderExcluir
  16. Não gostei do final do Olho por Olho.... Somos preparados desde o primeiro momento para A GRANDE VINGANÇA e geraram todo um problema e quando vai ficar realmente interessante o livro acaba sem mais nem menos, mas adorei todo o resto. Dente por Dente é ENORME e o final me deixou sem unhas, bem estranho... esperando pelo último
    www.controlleuniversal.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Rosem, nossa, eu estive com muita vontade de ler o livro, mas parece que tu o critica ):
    Bem, nas perguntas das sinopses, eu digo um sim bem grande, e já me senti um misto de Mary e Kat, que mesmo sendo solitária solta os cachorros. Bem, vingança é um prato que se come frio, e acaba por fazer lambuzo. Mas tua resenha me deixou brechas que quero muito descobrir. Bem, vamos ver né. Bjs

    ResponderExcluir
  18. Olá Rosem!! Eu li Olho por Olho e gostei muito, é claro que teve muitos pontos fracos, o fato do sexo sem consentimento que na verdade se tornou um estrupo passar como se fosse um carro tão natural, é como você falou as autoras deveriam ter dado mais atenção a isso. Outra coisa que não gostei foi o final terminou tipo do nada e com algo meio estranho (aquilo que acontece com a mary), mas eu gostei muito do livro, ele é realmente adolescente e bem divertido, apesar que teve horas que eu fiquei com pena dos "inimigos", rsrs, também gostei pelo fato de ser narrado pela Kat, mary e Lillia, assim podemos conhecer melhor cada uma delas!!

    Beijos!!

    meudiariojk.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Estou com um pé atras deste livro pois li algumas resenhas que falam que o livro nao é tao bom quanto pensei.


    xx

    ResponderExcluir
  20. Eu amo esse livro, eu gostei bastante, embora eu tenha sido meio relutante no começo. Mas ele é maravilhoso, não me arrependi de ter lido.

    ResponderExcluir
  21. Li a resenha e esse livro me interessou bastante porque gosto desse tipo de leitura! Quero muito ler.
    Bjuss

    ResponderExcluir
  22. Eu amei o livro, mas me incomodou o negócio do estupro mesmo. Inclusive, achei sua resenha porque digitei no Google "livro olho por olho estupro" e aqui foi um dos únicos resultados. Eu espero que nos outros dois volumes voltem a tocar no assunto e que a Lillia pare de ser amiga da Rennie de vez.

    ResponderExcluir
  23. Ah, e eu também não gostei daquela parte sobrenatural. Acho que não tinha nada a ver com o livro e quero só ver como vão explicar isso.

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!