[Resenha] Sangue de Lobo

Sangue de Lobo - Helena Gomes e Rosana Rios

Sangue de Lobo - Helena Gomes e Rosana Rios
Sinopse - Farol Literário - 2010 - 520 páginas


Sangue de Lobo, escrito pelas brasileiras Helena Gomes e Rosana Rios, é um livro juvenil que une em sua trama dois elementos super interessantes: a licantropia e os distúrbios de personalidade, compondo uma história de lobisomem cheia de crimes, mistério, loucura e suspense.

Ana Cristina e Cristiana são amigas desde a infância e sempre se divertem jogando RPG com os amigos. O último jogo mestrado por Felipe envolvia lobisomens e uma cena de assassinato sinistra, mas precisou ser pausado porque as garotas fariam uma viagem de férias no dia seguinte, com a família de Ana.

No caminho para Passa Quatro - Minas Gerais - a família resolve almoçar num restaurante de beira de estrada. No local há um mini-museu e lá, Ana e Cris encontram um velho manuscrito encadernado em couro. Quando começam a ler a história registrada nele, se assustam com uma cena que revela o mesmo cenário de morte que "testemunharam" no jogo de RPG do dia anterior. 

As amigas dão um jeito de pegar o manuscrito emprestado. A partir de então, acompanharemos as férias da dupla e, durante a leitura do manuscrito, viajaremos no tempo para 1908 e conheceremos a história de Hector, um jovem de 21 anos, olhos azuis e cabelos castanhos que se transforma em lobisomem nas noites de lua cheia.

A coisa começa a ficar assustadora quando Ana e Cris percebem que a história do manuscrito é ambientada na Fazenda Sete Outeiros, exatamente o local onde estão hospedadas, sendo que a Casa Grande foi transformada em Hotel Fazenda. Quando horríveis assassinatos começam a acontecer na cidade, utilizando o mesmo modus operandi dos crimes do manuscrito, a única maneira de entender o que está acontecendo é lendo tudo até o final, concordam?

Paralelamente a isso, o renomado escritor Daniel Lucas quer apenas dar continuidade às suas pesquisas e encontrar uma forma de reverter a maldição que carrega. Acredita que o manuscrito Coração Selvagem, escrito por W.Lucas em 1951 fora destruído, não sabe que a história de Hector caiu em mãos erradas e não pode imaginar que em breve irá se defrontar novamente com seu pior pesadelo.

Um homem buscando a cura para a licantropia.
Uma pessoa vingativa com dupla personalidade.
Outra pessoa pegando carona na maldade alheia.
Alguém aproveitando-se do caos em benefício próprio.
Vários crimes e coisas estranhas acontecendo...
Um bocado de gente investigando os inúmeros suspeitos! 

Esse enredo é incrível, na primeira parte denominada "Hector", a narrativa se alterna entre presente e passado, várias perguntas são lançadas ao leitor, mas já temos algumas respostas no decorrer da leitura e podemos começar a montar o quebra-cabeças do que aconteceu. A segunda parte, denominada "Daniel", é totalmente ambientada no presente, onde muita coisa acontece ao mesmo tempo, são reflexos do passado e novas escolhas, formando um grande painel que o leitor vai decifrando aos poucos. A cada descoberta, surgem outras dúvidas, mas fiquem tranquilos porque TUDO será esclarecido até o final.

A ambientação da trama é bem elaborada, tanto os fatos do presente quanto os do passado acontecem no mesmo local, mas algumas coisas são semelhantes e outras mudaram ou envelheceram com o tempo, tanto em relação às paisagens e construções, quanto aos costumes, vestimentas e maneiras de falar e conseguimos perceber a diferença entre as cenas no tempo do Hector(1908) e no tempo do Daniel(2008).

Em relação aos personagens, meus preferidos foram Hector e Daniel em sua corajosa luta contra as forças que regem o caos de suas vidas. Alba, Cordélia e as bonecas de porcelana são sinistras e fascinantes, não direi mais nada sobre elas para não estragar as surpresas. Já Ana e Cris ficaram um pouco apagadas, as duas foram atropeladas pelo vigoroso enredo e por vários personagens secundários mais ativos e interessantes. Porém, elas mesmas reconheceram suas fraquezas, se esforçaram para mudar e amadureceram no decorrer da história.

Sangue de Lobo tem o final fechado, com todos seus mistérios solucionados, mas torço para que um dia as autoras possam se reunir novamente e dar continuidade à história do Daniel numa nova fase, após todas as transformações pelas quais ele passou.

Atualizado em 20/02/2016


Pelo visto as autoras ouviram minhas preces e a dos leitores que se apaixonaram por Sangue de Lobo!!! Em julho/2016 teremos mais uma história desse universo, aguardemos Olhos de Lobo!!!


Essa leitura foi uma cortesia da Farol Literário
Aguardamos seus comentários!
Beijos e uivos...

26 comentários

  1. Elis o livro parece prender a atenção de quem curta esse tipo de livro, tem muitos elementos que tornam a história boa
    eu curto o sobrenatural quando ele vem de uma forma nova, sem a mesma receitinha de quase todos os livros!

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Pra ser sincera, romances são meus temas de livro prediletos, mas á claro que não perco um que envolva mistério e suspense nele. É a primeira vez que ouço falar de 'Sangue de Lobo', mas de qualquer maneira, seu enredo me chamou muito a atenção. Gostaria muito de poder ler :)

    ResponderExcluir
  3. Suspense, mistério e licantropia... tem como ficar melhor q isso?! Acho q não. hehehe
    O fato do livro alternar entre passado e futuro pode as vezes se tornar confuso se o autor não souber usar esse recurso de maneira correta.
    A historia em si me pareceu bastante interessante juntando os crimes dos livros q elas estão lendo com crimes os crimes reais q estão ocorrendo na cidade.
    Acho q vou conferir. ^^

    ResponderExcluir
  4. Oi Elis. Adorei o enredo desta história, história de lobisomens que se passa no Brasil. Me pareceu muito interessante, fora as protagonistas terem o nome bem parecido né?

    ResponderExcluir
  5. Oiiii, Elis. A capa da medo hahahaahah, parece bem de terror, e tua resenha mostrou que tem suspense de sobra, muito bem dosado, parece ser uma trama bem trabalhada. Adoro quando são duas autoras, dá pra imaginar o esforço de discussão que é escrever em dupla uma história bem elaborada. Curto bastante essa de ir pro passado e voltar ao presente. Ainda mais em cenário brasileiro, da uma certa curiosidade de conhecer o lugar (: Bjs

    ResponderExcluir
  6. Personagens principais apagados e sem graça e ainda por cima com nomes de "gêmeos" kkk Apesar de eu ter achado interessante , acredito que foi mais por conta da sua descrição que sempre é muito agradável do que pela própria estória . Gosto de pensar em lugares reais e em como seria interessante unir o real à fantasia, mas achei tudo um pouco "tosco". Mesmo assim, meus parabéns pela sua resenha que é sempre tão clara, simples e emocionante . beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kennya!
      Apesar de juvenil, a história é muito bem elaborada, me surpreendeu e me fez queimar uns bons neurônios para seguir as pistas deixadas, mas é claro que o interesse por cada leitura é uma questão de gosto ;)
      Beijos!!

      Excluir
  7. Oi Elis,
    E a primeira vez que leio uma resenha sobre esse livro e apesar de não ser muito fã de histórias com lobisomens, “Sangue de Lobo”, conseguiu despertar meu interesse, já que não há como negar que uma trama, com mistérios, suspense, mistura de presente e passado e personagens com personalidade, são ingredientes, para um bom livro.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Sinceramente acho essa capa muito feia, mas o enredo do livro me conquistou, acho que lerei...só lendo mesmo para saber se iria gostar.
    Beijos!
    Paloma Viricio-Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  9. O enredo me chamou a atenção, sem falar que as autoras souberam desenvolver bem a narrativa com muito suspense e mistério, personagens com muita personalidade. Quero ler, parece ser um bom livro.

    ResponderExcluir
  10. Bem nunca ouvi fala desse livro, só lendo pra vê se gosto ou não !!

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia o livro e a resenha me interessou bastante!!
    É bom demais saber que existe um ótimo nacional com tantos mistérios assim que eu não conhecia sinal que tem muito tesouros especiais escondidos por ai!!
    Só não curti a capa!! =S
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. È verdade Suzi, são muitos tesouros escondidos nas prateleiras do Brasil afora =)
      Beijos!!

      Excluir
  12. Nossa, cheio de crimes e loucuras .. deve ser bastante interessante :)
    Gosto de coisas novas.
    Um beijo, http://bhulago.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Elis! Eu sou fã da Helena Gomes, li alguns livros dela este ano e adorei, ela cria ótimos enredos e sempre pelo Brasil, usando nossas histórias e fazendo o leitor saber mais sobre lendas locais. Eu não sabia que tinha livro dela na Farol, já anotei e vou ler com certeza. Ótima resenha.
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cida!
      Eu já conhecia o trabalho da Rosana Rios, mas foi meu primeiro contato com a Helena Gomes, a experência foi bem interessante.
      Beijos!!

      Excluir
  14. Uma amiga já tinha me indicado esse livro,mas não procurei pra ler.Gostei bastante vou tentar ler.

    ResponderExcluir
  15. Oi Elis, também gostaria de ver um continuação deste estória.A autora é ótima, e me conquistou logo no primeiro livro que li dela. O que eu mais gosto é ver tudo sendo esclarecido e nada ser deixado para trás;
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  16. Oi Elis não conhecia o livro mas tem todos os elementos para me agradar, inclusive um final fechado, gosto de histórias com começo, meio e fim, sem essa de ficar esperando séculos pela continuação ou ter que ler mais de não sei quantos livros até uma conclusão.
    Me dá muito orgulho ver autoras nacionais se destacando dessa maneira. Só prova que nossa literatura está sempre se renovando e que novos talentos estão por aí, é só a gente se informar para descobri-los.

    ResponderExcluir
  17. Ola meninas :D
    amei a historia.. pela capa eu nao leria.. mas amei sua resenha!! lembro de qndo meu irmao jogava RPG com os amigos dele kkkkkk ainda bem q n aconteceu nada de ruim kkkkkk lerei com certeza.. amei o misterio da historia! pena q nao tera uma continuaçao ne.. acho q acabei me acostumando com o sofrimento de esperar pelo proximo livro... mas ter um proximo livro compensa a espera kkkkkkk
    beijos

    ResponderExcluir
  18. Oi ELis!!
    Sangue de Lobo parece ser um livro maravilhoso, daqueles que a gente fica prendendo o folego quase o tempo todo! rsrs
    Goste da trama pelo fato dela alternar passado e presente e tudo ir acontecendo aos poucos e sinistramente, o fato dos autores voltarem no tempo, lá em 1908 e ir ambientando a história em 2010 e nossa no Brasil, porque livros assim são sempre americanos rsrs, mas este é um livro nacional que se passa em Minas Gerais!! Uaaau gostei mesmo!! espero poder ler esse misterioso livro e é claro saber mais um pouquinho do Hector, porque apesar de lobisomem ele parece ser muito lindo!!!!

    meudiariojk.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Nao li toda a resenha pois o livro esta na minha meta de 2014, mas ja vi que irei gostar bastante da historia.


    xx

    ResponderExcluir
  20. Esse é outro livro que eu nunca li, já li algumas resenhas deste livro, porém não despertou interesse em mim. Quem saiba mais pela frente eu não me interesse?

    ResponderExcluir
  21. ESSE É O MELHOR LIVRO QUE EU JÁ LI.
    Peguei na biblioteca da minha antiga escola e já li três vezes, vale muito a pena e a história é muito boa, infelizmente o livro foi roubado por algum aluno e eu me mudei.. Mas leria ele mais outras 1000 vezes se pudesse. Beijos

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!