[Resenha] A Corte do Ar

A Corte do Ar - Stephen Hunt

A Corte do Ar - Stephen Hunt
Série Jackelian - Livro 01
Sinopse - Saída de Emergência - 2013 - 544 páginas


Os caminhos da Revolução... o futuro do ontem replicado no realismo do hoje, reflete as ideologias do Agora: bem-vindos à Chacália! Entre o mistério que envolve e fricciona o passado dos protagonistas Oliver e Molly, ressalta-se a corrupção, ambição, ganância, intrigas, empoderamento mediante conspiração que envolvem os sistemas políticos totalitários.

Quer entender alguns meandros da situação política mundial?
Começe pela Corte do Ar, Hahaha!

Afinal Hunt lança sua “Série Jackeliana” em 2007, em um clima de forte pressão econômica e política que irá refletir-se na crise de 2008, esses elementos serão agregados na construção do universo huntiano em todos os sentidos e UAU, é genial.

Inúmeros vilões, cenários vitorianos decadentes, distópicos, a ciência corrompida pelo sistema. Manipulação: genética, farmacológica, psicológica, psíquica, política e social. Nooossa hein!

A Corte do Ar reflete um mundo “Bomba relógio” prestes a explodir, diante de uma sociedade caótica, onde a imaginação de Hunt condensa os piores elementos do absolutismo, capitalismo, comunismo, parlamentarismo e anarquismo e os amplifica em um quadro alucinante e assustadoramente real.

“Quando você se depara com a dinâmica das multidões, abater o lobo sem matar o rebanho se torna impossível.” [Harry Stave, pg.170]

No entanto, pontuando a crítica social e suavizando “de certa forma” o discurso, temos nos dois protagonistas o liame de aventura, que instiga o desvendar dessa complexa leitura para os não iniciados nos mundos steampunk, portanto:

Dica: comece a leitura pelo Glossário, familiarizar-se com os termos antes fará toda a diferença no decorrer da leitura, lembrem: a mente deve ser treinada... que o diga o Sussurrador. 

Voltando aos nossos guias entre a vertiginosa rede de informações que seremos expostos, ufff! Oliver, meu predileto, rsrsrs... carrega elementos paranormais com suas habilidades, contatos e sonhos estranhos. Será que ele foi encantado em Brumencantada ou é um encantado? E Molly, criada na exclusão das ruas sujas e fétidas de Açomédio, será na verdade filha de alguma casa aristocrática? Estaria oculta por baixo de toda sua rebeldia, ousadia e coragem uma linhagem nobre?

Esses e outros enigmas - que não são a Lady Enigma Hahahaha! Nem a Observadora hehehe! Ou o Sussurrador Uhuuuu! - fazem da trama uma leitura ímpar, incomparável, antenadíssima com a realidade, portanto super necessária. O Bacana do swing desta “corte”, é que no decorrer do enredo nos deparamos com uma alusão à “CIA”, hummm! E logo, aos thrillers de espionagem, assim... o que lhes aguarda é muiiiiiiiiita ação. 

São inúmeras as personagens secundárias, todas surpreendentes e bem desenvolvidas divididas a princípio nos núcleos Oliver, Molly e Corte de Chacália... que não é a do Ar. Esses núcleos irão integrar-se no decorrer dos acontecimentos mas até aí muito Arrrrrrrrr vai rolar, neste mundo tão “equivalente” ao nosso, Oliver e Molly correm incontáveis perigos, serão muitas descobertas e assombros... Hunt nos instiga a cada página.

Olhe... Compare. Assombre-se... Reaja! Acorde!
Chega de Brilho... Basta de Ervassussurante!
Brasileiras e brasileiros ... Ops, Povo Chacaliano hehehehe...

“Nossa alma livre jamais, jamais poderá ser conquistada!
...Sou eu quem decide qual o meu livro de culto.”

Simmmmmmmm... A corte do ar é o meu! Sensacional! Necessário! Perfeito!
Super indicado... ao público do ensino médio. Leiam, discutam... Acordem! BANG!

Série Jackelian


#2 The Kingdom Beyond the Waves (2008) 
#3 The Rise of the Iron Moon (2009)
#4 Secrets of the Fire Sea (2010)
#5 Jack Cloudie (2011)
#6 From the Deep of the Dark (2012)

Essa leitura foi uma cortesia da Saída de Emergência Brasil.
Aguardamos seus comentários ;)
Beijos Susssurantes...

28 comentários

  1. Li recentemente uma resenha desse livro, e confesso que minhas expectativas em relação à ele estão muito baixas. Primeiro porque envolve muitas coisas ruins em um livro só. E em segundo lugar, esse tipo de livro não faz muito meu estilo de leitura. Só poderia ter uma opinião formada de 'A Corte do Ar' se lê-lo, o que provavelmente não vai acontecer :/

    ResponderExcluir
  2. Ok, completamente surpresa... o_O
    Olhei a capa e pensei q se tratava de um livro bobinho, mas a sinopse me tirou essa ideia na hora!
    Como assim a personagem principal começa o livro sendo "aprendiz" em um bordel?!
    Tem mais assassinato nessa sinopse do q em qualquer livro da Agatha Christie inteiro! kkkkkkkkkkkkkk Chocada!
    Já quero! XD

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela resenha Rosem, realmente não tem como associar a estória do livro A corte do ar com o que vemos ou veremos em nossa sociedade principalmente em relação ao "empoderamento mediante conspiração que envolvem os sistemas políticos totalitários." Ótimo livro e vou ler com certeza!

    ResponderExcluir
  4. Oii, Rosem.
    Parabéns pela resenha, impecável como sempre. A capa não me agradou nenhum pouco, e nem a sinopse, a capa me fez pensar em algo muito diferente, e a sinopse me pareceu algo muito forçado e rápido. A trama parece instigante e bem aventureira. Li resenhas em outros blogs, e pelo que entendi meio que Molly tem uma trama e Oliver outra, não sei se elas se unem ou o que. Mas realmente não me chamou muito a atenção ):
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  5. Eu não conhecia o livro mas pude perceber que o autor construi a história destacando a sociedade e o sistema de modo que acredito que ser tirado da nossa realidade. A trama contar com personagens bem trabalhados é ponto positivo, para mim é primordial em qualquer história. Também gostei da forma como você descreveu a história, destacando seus temas e pontuando seus mistérios de forma intrigante. Enfim, não estou mais no ensino médio mas é sempre bom recordar e pretendo ler o livro caso ele caia em minhas mãos! Bjs...
    anna-gabby.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. como a Karol ai em cima eu leria se caisse em minhas mãos, os mistérios parecem envolver em uma trama
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Que empolgação foi essa? O livro tem de tudo um pouco, e amei a mistura, ou melhor, o swing!! Nunca tinha ligado esta palavra à um livro, mas não é que com tudo que você disse combinou. Esta é uma das leituras que tenho em mente para 2013 e espero que todos estes elementos bem casados me agradem muito

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  8. Eu quero muito ler esse livro, mas confesso que agora que vi que é uma série com 6 livros eu fiquei um pouco desanimada hehehehe. gostei muito da resenha, talvez eu anime a ler, é um genero que gosto muito.

    Beijos

    http://livrosecafelatte.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Primeiramente queria dizer Rosem que você escreve muito bem! Fico impressionada com suas resenhas. Esse livro é ótimo, começando pela capa que é linda. Quando comecei a ler pensei que era um romance policial e eu não gosto muito de livros policiais, mas depois que vi que era de fantasia com elementos politicos incluidos, fiquei muito curiosa para ler, não gosto muito de politica mas os dois temas juntos... deve ser interessante.
    Beijos
    vestido-de-papel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. É incrível como muitas vezes é necessário ler mais de uma opinião para ter certeza de que o livro é interessante. "A Corte de Ar" foi um livro que me recordo desde o lançamento, a capa é muito bonita, embora não chame tanta a atenção. Li uma resenha e não me interessei muito, mas após ler essa, mudei minha opinião. O enredo parece ser muito bem estruturado e rico em conteúdo. Ouso dizer que me lembrei do modo de escrita de George Orwell, realmente não sei se há essa semelhança, mas a ideia de usar a política como foco no enredo, me lembrou a sinopse de 1984, que ainda não li mas pretendo o fazer.

    ResponderExcluir
  11. Muito instigante a sinopse do livro e sua resenha. Ainda não conhecia esse livro, mas vou procurar lê-lo.

    www.leitorait.com

    ResponderExcluir
  12. Já tinha ouvido falar deste livro mas ainda não li. Parece ser muito bom, cheio de dramas a ações, gostei da sinopse e do enredo!
    beijos ♥
    quemprecisadetvparaverbeyonce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Não sei se é um livro que leria, mas sem dúvida SUA RESENHA despertou a atenção.

    Beijos e Até o próximo post!
    Lu do Blog Apaixonada por Romances

    ResponderExcluir
  14. Não faz muito meu estilo. Não me chamou muito a atenção ):

    ResponderExcluir
  15. parabens pela resenha! nao costumo gostar de livros assim, mas acho q esse eu vou ler ( mas que capa feia :/ ) fiquei intrigada para saber oq tem no sangue dessa menina kkkkkkkk parece um livro q chama mesmo a atençao do leitor! vai pra lista

    ResponderExcluir
  16. Amei resenha! Se eu estava em dúvida, agora eu simplesmente preciso ler A corte do ar, ainda não li nada nesse gênero, mas esse livro parece muito bom!
    Beijos, se puder visite
    http://sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. esta é a segunda resenha que leio deste livro e a primeira q fala bem dele ( se eu entendi bem vc falou bem ... é que eu fiquei meio confusa haha deixa pra la ...) Mesmo uma resenha dessas.... positiva nao conseguiu despertar meu interesse por ele... este nao é um livro pra mim o enredo os personagens nao fazem meu estilo.

    ResponderExcluir
  18. Tenho muita curiosidade em ler esse livro..
    Além dele ser muito bonito a historia parece ser envolvente e extasiante!!
    Misterioso e cheio de aventuras e o que mais gostei repleto de personagens marcantes!!
    Espero ler em breve!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Uau isso é uma resenha entusiasmada. O resto é bobagem!!! kkk Estive com vontade de comprar esse livro, mas me divido entre a expectativa e o medo da frustração e decidi esperar para ver as resenhas, essa foi a mais entusiasmada de todas. Adorei o livro visto pelos seus olhos... deu até vontade de ir ali comprar logo o livro de uma vez por todas.

    ResponderExcluir
  20. Ainda não li o livro, mas quero muito ler. Parabéns pela resenha.
    Beijos

    www.viagem-imaginaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Pelo que entendi, o livro mais do que uma história é uma critica aos modelos de governo absolutistas, é isso??? Se for, é um modo interessante de se abordar essas questões para um público mais jovem.
    Confesso, que teve partes da sua resenha que tive que reler, principalmente quando você aponta algumas características dos personagens principais, me deixou um pouco confusa.
    No mais, acredito que foi uma boa resenha, de um livro complexo, que deve surpreender a muitos.

    ResponderExcluir
  22. Oi, Rosem! Oi, Elis!

    Eu amo a capa desse livro, sempre que vou à livraria, fico praticamente babando nele. Aliás, não faço ideia do porquê ainda não comprei o livro, rs. Só li resenhas favoráveis e que me deixaram mais intrigada - e a sua foi uma delas! :)
    Bom, a história parece ser bem mais complexa do que aparenta, gostei disso.

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Uau, depois de uma resenha empolgada desse é difícil não se animar.
    Mas não leria, primeiro porque não gosto de steampunk, segundo porque a maioria das pessoas teve um opinião negativa e falaram que a narrativa é pesada e cansativa. Não curto livros assim, mas legal ler uma opinião diferente das outras.

    ResponderExcluir
  24. Tem muito comentário positivo sobre esta editora nova e os livros que ela está trazendo ao Brasil :)

    ResponderExcluir
  25. Acho que não leria esse livro no momento, quem sabe no decorrer do ano eu me anima.

    ResponderExcluir
  26. Oi!
    eu não imaginava uma história assim, na verdade nem dei bola pra ele e me impressionei pela qualidade, não encontrei a palavra certa mas me surpreendi, percebo claramente o quanto você gostou do livro, e eu gostei muito da parte tem muito Ar para rolar.
    beijos

    ResponderExcluir
  27. Simplesmente eu PRECISO desse livro..desde que foi lançado tô louca por ele mais o preço é o único que me impede de tê-lo na minha estante...espero que por pc tempo!!! estou super curiosa com o desenrolar da estória Molly e Oliver e como eles conseguiu sair dessa confusão toda!!!

    ResponderExcluir
  28. Eu sou louca para ler esse livro, mas nunca consigo achar um lugar para comprar sem ser na internet ( odeio os 10 dias que se passam para chegar), enfim vou acabar tendo que compra-lo pela internet, realmente desde a primeira vez que vi uma resenha desse livro (essa é a terceira), fiquei louca de curiosidade!!

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!