[Resenha] O Lírio Dourado

O Lírio Dourado - Richelle Mead

O Lírio Dourado - Richelle Mead
Série Bloodlines - Livro 02
Sinopse - Seguinte - 2013 - 424 páginas


O Lírio Dourado é o 2º volume da Série Bloodlines, um spin-off de Academia de Vampiros. Para conhecer melhor esse enredo, confira a resenha do 1º volume aqui. Após os acontecimentos de Laços de Sangue, nossa protagonista Sydney Sage não está mais com "a corda no pescoço" e até conquistou certa confiança e admiração entre os colegas alquimistas. Mas enquanto todos a consideram responsável, equilibrada, inteligente e sensata, por dentro Sydney é um tumulto emocional em ascensão.

O cenário da trama continua sendo a Califórnia, habitat improvável para vampiros sensíveis ao Sol e, por isso mesmo, um ótimo esconderijo para a Jill, afinal seus inimigos jamais pensariam em procurá-la na Escola Preparatória Amberwood, em Palm Springs. Para ampliar a segurança da princesa moroi, a dampira Angeline é matriculada na escola e torna-se sua guardiã, com o apoio do dampiro Eddie e da alquimista Sydney. Paralelamente a isso, uma equipe foi montada na casa de Clarence, não muito longe dali, onde o dampiro Dimitri, a moroi Sonya e o moroi Adrian realizam uma importante pesquisa, cujo resultado pode beneficiar tanto vampiros quanto humanos.

Mesmo que a pressão sobre seu desempenho tenha diminuído, Sydney está cada vez mais confusa emocionalmente. Sua missão é garantir o disfarce de Jill, Eddie e Angeline entre os humanos e fazer relatórios periódicos para manter seus superiores informados das atividades vampíricas na região. Mas na prática, Sydney acaba agindo como "mãezona" e, além de administrar as necessidades logísticas do grupo, se envolve afetivamente com todos. A convivência os transformou em amigos, mesmo que a amizade entre alquimistas, morois e dampiros seja proibida e passível de forte punição caso os superiores de Sydney a descubram. Ela também enfrenta a insistência da professora Terwilliger em lhe ensinar magia contra sua vontade, um relacionamento esquisito com o primeiro namorado Brayden, ataques que podem ter sido orquestrados por "caçadores de vampiros" e, principalmente, seu teimoso coração batendo mais forte sempre que Adrian está por perto!

A leitura de O Lírio Dourado me proporcionou enorme prazer!! Sydney é uma protagonista complexa e cheia de conflitos, adorei acompanhar o desenrolar de cada um deles, principalmente os relacionados ao meu queridinho Adrian, que está cada vez mais irresistível e se revelou, enfim, cheio de atitude.

Nesse volume, tivemos uma visão mais abrangente dos alquimistas, de seus valores e princípios (ou a falta deles) e até a presença de uma rachadura na estrutura dessa sociedade que parecia tão sólida. No entanto, senti falta de mais informações externas, é como se o "elenco" de Bloodlines estivesse dentro de uma "bolha californiana", não sabemos o que está acontecendo na corte moroi ou qual é a movimentação dos strigoi. Jill e seus protetores estão em Palm Springs, apoiados na hipótese de que a vida dela estaria em risco, mas esse aspecto fica em segundo plano. 

Talvez a intenção da autora seja realmente focar no fator psicológico, nas alegrias e complicações resultantes da convivência de um grupo heterogênio em um "semi confinamento" e nos conflitos dessa protagonista, ao perceber que tudo o que foi treinada para acreditar pode não ser "bem assim". Pra mim a proposta funcionou, achei que o conteúdo humano superou a falta de ação, a leitura me envolveu e o final me deixou ansiosa pelo próximo volume, O Feitiço Azul, torcendo para que Sydney assuma seu lado feiticeira e finalmente ouça o seu coração.

Série Bloodlines


1) Bloodlines (2011) - Laços de Sangue (2013)
2) The Golden Lily (2012) - O Lírio Dourado (2013)
3) The Indigo Spell (2013) - O Feitiço Azul (2014)
4) The Fiery Heart (2013) - Coração Ardente (2014)
5) Silver Shadows (2014) - Sombras Prateadas (2015)
6) The Ruby Circle (fevereiro de 2015)

Site da autora

Essa leitura foi uma cortesia da Editora Seguinte.
Aguardamos seus comentários =)
Beijos dourados... 

30 comentários

  1. Oiii, ainda não consegui começar essa série, mas parece ser tão fantástica quanto AV *-*
    Adoro temas vampirescos, e Academia de Vampiros é uma série muito perfeita, estou com muita vontade de ler essa nova série, acredito que irá aumentar minha paixão por AV. E as capas são de muito bom gosto. Parece que nesses spin-off a série crescei muito mais (: Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula!
      Ainda não li Academia de Vampiros, mas os fãs são tão ardorosos que estou morrendo de vontade de ler ;)
      Beijos!!

      Excluir
    2. Leia Elis, é uma série surpreendente.

      Excluir
  2. Parece ser bem legal, apesar de não gostar muito de histórias de vampiros. Vai para minha lista de futuros livros para ler.

    ResponderExcluir
  3. Oiee Linda Elis :)
    Ainda não li nada da autora, apesar de ter aqui a série do súcubo dela.
    Sobre essa aqui, mesmo como tuas palavras tenho dúvidas se quero ler, afinal não conheço a escrita da autora, mas se os tiver claro que leria.
    As capas não me agradaram.
    Beliscões da Máh♥
    Cantinho da Máh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Máh!
      Já providenciei o primeiro livro da série do Súcubo, se eu gostar vou ler a série inteirinha =) Beijos!!!

      Excluir
  4. Academia de Vampiros é até uma série que gosto, mas acho que não sou do tipo que conseguiria acompanhá-la... são tantos livros! De qualquer forma, com tanta repercussão do primeiro livro, 'O Laços de Sangue', 'O Lírio Dourado' deve ser tão bom quanto. Espero sim poder ler em breve, desde que não sejam necessários a leituras de todos os outros primeiros livros de AV ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode ler Bloodlines separadamente Michelle, tem alguns spoilers de AV mas dá pra entender o enredo sem ter lido a série anterior. Beijos!!

      Excluir
  5. Oi Elis, eu não li sua resenha por medo de spoilers. Quero muito ler laços de sangue.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Elis, ainda não li nenhum livro da autora mas acompanhei algumas resenhas do livro "Laços de sangue" e achei bem interessante. Espero não me decepcionar! Bjs.

    ResponderExcluir
  7. não sei se leria nesse momento, os vampiros ainda estão muito clichês pra mim!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li Academia de Vampiros, mas estou louca para ler esta série! Este livro também parece ser bem legal, fiquei um pouco perdida, pois não conhecia a estória do primeiro volume, mas achei diferente conter algumas coisas de alquimia e etc, parece ser muito diferente e a personagem deve ser bem legal!
    beijos ♥
    quemprecisadetvparaverbeyonce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Por mais que essa série "Bloodlines" seja um spin off de "Acadêmia de Vampiros", acho-a bem mais interessante. Assim que li a sinopse do primeiro livro, "Laços de Sangue", me interessei. É verdade que nos últimos tempos houveram muitas histórias com o tema vampiresco e muitas delas não são tão boas quanto clássicos, como Anne Rice, no entanto, essa me parece ser diferente. Eu sou apaixonada pelas capas, são realmente lindas! Espero um dia ter a oportunidade de ler e mais ainda, espero não me decepcionar.

    ResponderExcluir
  10. gente todo mundo fala tão bem q eu sou mt afim de ler
    sem contar q é meu estilo preferido de história.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  11. Tenho muita curiosidade em ler a trilogia, mas como ainda não li Academia de Vampiros e pretendo fazer isso primeiro acho que vai demorar um pouquinho =S
    Amo essas capas!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Venho ignorando essa série há algum tempo, não gosto da capa e por isso não me animava a ler nem a sinopse. Descobri a pouco que se trata de uma série de vampiros, temática que eu adoro, e descobri na sua resenha que é spin of de Academia de Vampiros, série que pretendo ler em breve. Não consegui acompanhar muito bem a resenha porque já se trata do segundo volume e como você deve ter notado meu conhecimento sobre a série é quase nulo. Gostei de saber que a protagonista tem dramas complexos, se bem construídos eles serão muito importantes para o envolvimento do leitor com a trama. Assim como os aspectos psicológicos que como você descreveu parece ter sido o foco do livro. Já vi uma outra resenha que também destacava a vida humana dos personagens.
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  13. Gente, ainda não li nem VA, não tenho nem previsão de quando começar a ler essa série. Nem sei se vou gostar do livro da Richelle, se não curtir abandono o livro e todos os projetos dela.

    ResponderExcluir
  14. faz tempo q digo que vou ler academia de vampiros e eu venho adiando!! tambem venho adiando essa serie e nem sabia q era spin-off da primeira kkkkkkk mas depois de ler as resenhas acho q vou gostar muito... tenho certeza q vou gostar de academia de vampiros e vou começar esse ano \o/ decidida!!!
    beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Completei minha coleção da Academia de Vampiros e comprei Laços de Sangue, assim que der o lerei XD. A escrita da autora é maravilhosa, não sabia que seria 6 livros (por enquanto). A Sidney vira ou não feiticeira???
    beijos

    ResponderExcluir
  16. Sempre ouço falar muito bem da autora, contudo ainda nao li nada dela mas apesar disso e mesmo nao fazendo ideia da trama de VA eu tenho vontade de ler essa trilogia, só nao sei realmente por que... O.o Será que foram as capas q me chamaram a atenção? Pq eu achei lindas ....

    ResponderExcluir
  17. Uma capa mais linda que a outra :)

    ResponderExcluir
  18. Não li a outra serie dela Academia de Vampiros..mas pretendo ler mais pra frente e quero muito ler essa serie..saber mais da Sydney e dessa escola e como ela irá se virar..muito curiosa sobre esses livros!!! e as capas são lindas!!!!!!!!!

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Eu havia lido outras resenhas desse livro, alguns exaltando e outros jogando pedras.
    Eu ainda não li nenhum livro dessa série, esses dias estava relendo o último volume de VA, ai deu uma vontade enorme de ler a série Bloodlines, mas uma coisa que me deixa cabrera nesses livros (sou uma romântica, fazer o quê) é ver que o Adrian ainda vai sofrer mais um bocadinho!! Não bastava o qu o cara passou com a Rose ainda vai pastar um pouquinho com a Sydney? Isso que me "trava" um pouquinho para adquirir esses livros.
    Mas baseada um sua resenha, tô penando em dar uma chance pra ele :)

    ResponderExcluir
  20. Precisa ler Academia de Vampiros antes pra entender???
    Gostei bastante da resenha..fiquei empolgada em ler. Tenho 2 livros da Academia de Vampiros, mas até hj ainda nao tive tempo de ler..pq n]ao gsoto de ler séries que nao tenho tds os livros..rsrs. Da um desespero. Mas algora fiquei mais empolgada. Vou colocar na lista de leitura desse mes. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ler tranquila que dá pra entender ;)
      Bjs!

      Excluir
  21. Ah eu não sei, mas não me animo muito a ler esse spinn-off. Talvez pq não morria de amores pela Sydney, talvez pq o Adrian tb não era o meu preferido, eu não sei....
    Bom, o Adrian ao lado do Dimitri é quase imperceptível né? Mas talvez agora com ele sendo o cara seja diferente, mas mesmo assim.... Eu tenho a impressão que a Richelle fez essa serie só ara encher linguiça, eu teria gostado muito mais se ela fizesse uma sobre aquela tribo de vamps que vive afastado da sociedade, eu esqueci o nome deles, só me lembro do Joshua...hehehehe. Até hj não entendo porque cargas d'água a autora inventou eles, não tiveram um final nenhum pouco digno na minha opinião.
    Bjus.
    =]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Taisa!
      Eu não li AV então não posso comparar, mas estou curtindo Bloodlines e quero conhecer as outras séries da autora =)
      Beijos!

      Excluir
  22. nossa, eu me interessei muito em ler esse Bloodlines. eu gostei. mas acho que não vende por aqui. vou comprar na net. gostei muito.

    ResponderExcluir
  23. A história é bacana, mas a resenha continua confusa, como disse em uma outra postagem, talvez não haja ninguém que as tenha lido e tenha achado o mesmo que eu, mas estou dizendo pra que vocês possam melhorá-la. Podem contar mais da história sem colocar tantos nomes no meio, substituindo-os pelas suas características. Maaas, fiquei bem curiosa pra ler o primeiro livro, porque esse segundo parece bom.

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!