[Resenha] O Presente

O Presente * Cecelia Ahern

O Presente * Cecelia Ahern
Sinopse - Novo Conceito * 2013 * 320 páginas


Uma metáfora sobre o tempo que dedicamos ao amor. Através da usual técnica literária contemporânea da história dentro da história, Cecelia Ahern nos “presenteia” com uma escrita poética, repleta de descrições românticas e, metafórica apenas no sentido de trazer à tona os arquétipos da atual sociedade, que segue dissociada do verdadeiro sentido de “Ser”, “Ter”, e “Amar”.

Com uma abertura totalmente inusitada, iremos conhecer na delegacia de policia de Howth, Jessica, o Sargento O'Reilly e o “garoto” em um dia de natal repleto de ocorrências bemmmm incomuns, é assim que numa tentativa de ordenar os fatos com a realidade, O'Reilly começa a relatar ao garoto “uma estranha história”: A Jornada de nosso Protagonista, o anti herói Lou Suffern, e como tudo começou, ou seja, o dia que Lou conheceu Gabe.

Lou e Gabe são absolutamente opostos, mas como as leis da física, se completam de tal forma que suas diferenças nos instigam até o último parágrafo; O núcleo familiar de Lou também será envolvido em determinado momento pela gentileza de Gabe, Ruth principalmente, a ponto de acionar os mecanismos de posse de Lou que começa a ver seu mundo de superstar de Homem de negócios do momento ruir, a não ser que ele... Tam tam tam. Sim, trata-se de um romance que percorre o mundo corporativo, suas tramas, promoções, jantares, rush que se torna brunch, hum! Traições, cobiça, ambição e eterna competição.

Creio que muitos leitores vão olhar Lou com ressalvas, irão criticá-lo, repudiá-lo até, poderão considerá-lo de cafajeste a crápula corporativo e familiar… Afe! Entretanto, quem nunca foi um “pouquinho Lou” que atire a primeira pedra. Pense bem, será que você nunca foi negligente com seus amigos, com sua família?

Quais são as suas prioridades?

O presente é um daqueles livros que todos deviam ler, reler e refletir sobre a parte que lhe competir, hehehe! Lembrem-se é olhando para o outro que podemos realmente nos enxergar, Gabe será o mapa do tesouro para Lou, no entanto Lou pode ser o mapa do tesouro para cada um de nós que tivermos a grande oportunidade de mergulhar nesta enriquecedora leitura.

Com dose dupla de cotidiano, a leitura é dramática na medida em que nos conduz a situações que identificam uma ou outra cena de relacionamentos interpessoais, o ritmo cresce aos poucos e direciona-se para o público adulto, a autora me surpreendeu com a profundidade psicológica que trata suas personagens, amo esses mergulhos na alma humana, O livro do Amanhã e A vez da minha Vida já estão em minha lista de leitura.

Em O presente, Ahern me remeteu à Camus em A Queda, que indico como um clássico do gênero “Homem-Sombra”, que a autora desenvolveu com brilhante desenvoltura.

Afinal quantas vidas podemos Ter?
Como você compartilha o seu “Tempo”?

Às vezes é preciso mudar, olhar com novos olhos principalmente a si mesmo, para relembrar quem somos e, por que fazemos o que fazemos. Descubra junto com Lou e Gabe quem você realmente é, conceda a si “O Presente”.

Ótima leitura para iniciar o ano.
Que 2014 lhes traga um “novo olhar” repleto de Amor e Consciência... ahahahah!

Essa leitura foi uma cortesia da Editora Novo Conceito.
Aguardamos seus comentários! Bye.:.

25 comentários

  1. Já tinham me falado que esse livro é lindo,e eu fiquei com bastante vontade de ler,agora sinto que preciso lê-lo,eu adoro histórias que questionam nossas atitudes ...

    Adorei a resenha e não vejo a hora de ler esse livro....

    Feliz 2014!!!

    bjsss

    Bianca

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  2. Oii tava querendo tanto esse livro, dai uma surpresa ganhei de presente essa semana, terminando O Dom pra começar a ler ele, gostei muito da resenha pelo jeito vou ama esse livro.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Ja tinha visto este livro, mas nunca havia lido algo sobre ele realmente, esta é a primeira resenha que eleio. O livro me chamou bastante a atenção pelo tema que trata e eu gosto muito de livros que levam o leitor à reflexão.
    Tb tenho O Livro do Amanha em minha lista de leitura deste ano e agora tb quero ler este.

    ResponderExcluir
  4. Rosem gosto muito de suas resenhas.
    Preciso muito ler esse livro. Preciso saber como compartilhar meu tempo e ler Cecelia Ahern sempre nos leva a refletir.
    Estou ansiosa pela chegada do meu exemplar. Acho que uma caixa da NC ficou perdida no meio do caminho.
    Bjs


    Saleta de Leitura

    ResponderExcluir
  5. Um dos livros que senti vontade de ler só de olhar para capa. Não é a primeira resenha de 'O Presente' que leio e me surpreendo, com todas essas críticas positivas. Quem o vê acha que é uma linda história de natal, mas por entre as páginas, tudo trata-se de um livro de reflexão. Quero MUITO ler :)

    ResponderExcluir
  6. Já tinha visto alguns blogs indicando este livro e parece ser muito bom. Gostei da sua resenha, foi bem detalhada e por ela, pudemos entender bem a estória e o enredo antes de investirmos na leitura. Também gostei de saber que o livro também nos permite refletir algumas coisas em nossas vidas, adoro livros que transmitem mensagens!
    beijos ♥
    quemprecisadetvparaverbeyonce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Li "O livro do amanhã" e gostei muito, adoro quando ocorre esses questionamento de atitudes em livros que leio e a autora desenvolve em sua obra muito bem isso. Quero ler O presente!

    ResponderExcluir
  8. eu não quero ler esse livro, pode ser até legal sabe, mas não me empolguei pra ler.

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  9. não consigo ler um livro da Cecelia e não me emocionar....
    o jeito dela de escrever me instiga a querer me conhecer melhor e ser melhor
    não é um auto ajuda, mas tem uma reflexão por trás da história que encanta
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá Rosem, adoro a escrita da Cecelia, ela sempre me emociona, sempre da um jeito. E esse livro parece conter uma trama sólida de personagens bem descritos com sentimentos muito vividos e palpáveis na leitura. Parece ser uma história que depois de lermos ficamos olhando o nada e vendo onde se encaixa em nossa vida. O livro está na minha listinha desde que o vi como lançamento, a capa me encanta, e a autora também, espero conseguir lê-lo em breve, pois minha imaginação tenta juntar a sinopse com a tua resenha e o que espero do livro, além de que espero o melhor dele. Bjs mil

    ResponderExcluir
  11. Nunca li nada da Cecelia, mas acho bacana o fato de sempre estarem presentes algum tipo de elemente sobrenatural e lições na trama da autora, acho isso super bacana e possibilita o livro alcançar diversos públicos. Você gostou do livro, recomenda e eu me senti curiosa. Só não curti muito a capa, achei meio confusa e estranha, rsrs.

    ResponderExcluir
  12. Fico feliz de em confirmar q fiz a escolha certa ao escolher meu livro de comentarista de dezembro. hehehe ^^
    Estou mesmo precisando de livros q me inspirem a pensar um pouco sobre varias coisas.
    Vc me deixou bem curiosa para começar logo a "odiar" o Lou, e para saber mais dessa aura de mistério q vc deixou na minha cabeça sobre o Gabe e q impacto ele tem na vida do protagonista.
    Assim q chega aqui em casa o meu "presente", eu vou conferir. ;)

    ResponderExcluir
  13. Conheço muito pouco da escrita da Cecelia, mas ainda pretendo ler pelo menos duas obras dela, que já estou de olho há tempos. Eu li sobre o enredo desse livro certa vez, mas mudei um pouco mais minha opinião ao ler outras resenhas. A sinopse não causa muito impacto se você não lê a opinião de quem de fato leu a história. Parece ser uma história realmente muito propícia para finais de ano. Pelo que entendi, o livro nos faz refletir sobre diversos assuntos, inclusive a respeito de nossas atitudes. Enfim, como disse anteriormente, não dava nada para esse livro, mas mudei meu conceito sobre ele. Gosto de enredos que tem o que oferecer, que são reflexivos o suficiente para me fazer pensar após a leitura.

    ResponderExcluir
  14. Oi Rosem. Sua resenha esta ótima. Precisamos avaliar o que é mais importante para nós frequentemente. Eu fiquei muito curiosa para saber quem o Gabe realmente é.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Sua resenha foi muito bem feita e escrita, você abordou o conteúdo do livro de uma maneira que nos deixa no mínimo curiosa em procurar saber mais sobre a estória. Já tinha afirmado em outra resenha em um blog que falava sobre esse mesmo livro, que iria ler esta estória e lendo agora a sua só aumentou o meu desejo em adquirir esse livro.

    Parabéns pela resenha e até a próxima.

    ResponderExcluir
  16. adorei a resenha!! eu ainda nao li o livro, mas desde o lançamento q eu fiquei louca pra conhece-lo!! tenho uma forte impressao que ele parece aqueles filmes tipicos de sessao da tarde kkkkkkk maaas eu adoro esses cliches, entao acho q vou acabar gostando muito desse livro!! vou ler \o/ com certeza!!!

    ResponderExcluir
  17. Desde que soube do lançamento desse livro fiquei super ansiosa pra ler..as vzs é bom sair um pc do que estamos acostumados a ler e engrenar em uma leitura que nos faça pensar,quero muito saber sobre a estória do Lou e Gabe e como ela termina.

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Nossa estou super fascinada por esse livro, ele parece ser bem emocionante e cativante, assim como nos faz refletir mais um pouco sobre nossos atos. Essa capa é simplesmente perfeita!! E trabalha com um tema que o ser humano precisa refletir mais: o tempo!
    Beijos!

    http://meudiariojk.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Eu devo ler esse livro em breve, consegui um exemplar em inglês pelo Skoob plus com uma menina que mora na Irlanda, o que já torna o livro bem especial para mim. Gostei de saber que é uma história tão interessante, espero gostar também.

    ResponderExcluir
  20. Oi Rosem. Sua resenha me deixou inspirada, o livro parece ser uma grande lição de vida e amor. Ainda não li nada nada da Cecelea, quem sabe não começo por este...
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Adorei tua resenha, então estou passando este livro 'na frente da fila' :)

    ResponderExcluir
  22. Esse livro é ótimo. Sem contar que essa autora é uma das minhas preferidas.

    ResponderExcluir
  23. Esse livro já me chamou a atenção só por ser da autora de PS Eu te amo que é lindo! Com certeza é uma história muito reflexiva, que agrega esse cenário corporativo ao qual eu particularmente, não estou muito familiarizada a ver nas minhas leituras. Gabe parece ser um personagem muito misterioso. E de fato, sem sempre damos as pessoas importantes o devido cuidado. Gostei bastante da resenha, você escreve muito bem, mas achei que ela ficou um pouco complexa, cuidado com isso, alguns leitores poderão ter dificuldades para acompanhá-la e eu não acho que seja essa a sua intenção. Bjs...

    ResponderExcluir
  24. Oi!
    Desse livro só li a sinopse e ela não demonstra quão profundo e reflexivo é o livro, pensei que era mais um livro leve. Isso ocorreu pelo fato de não ter lido o nome da autora e ligado a seus outros livros publicados que já mostram o estilo da autora.
    Que bom que você começou com um bom livro e que gostaste dele também.
    beijos
    Ju

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!