[Resenha] A Cidade dos Segredos

A Cidade dos Segredos - Sasha Gould

A Cidade dos Segredos - Sasha Gould
Série Cross My Heart - Livro 01
Sinopse - Novo Conceito - 2014 - 256 páginas


A Cidade dos Segredos me surpreendeu em alguns aspectos e deixou a desejar em outros... de uma maneira geral a leitura foi agradável e rápida, embora pouco impactante (ao menos para mim). Ao abrir as primeiras páginas, penetramos num prólogo úmido e sombrio, que nos apresenta um cadáver, cuja morte irá alterar totalmente o destino da protagonista Laura, uma jovem que teve muitas perdas na vida e cuja narrativa em primeira pessoa caracteriza-se à princípio por certa morbidez poética. Sua visão dramática dos fatos é explicitada em cada olhar, a cada palavra.
"O sentimento de perda é uma serpente negra que se move dentro de mim; ela se mantém enrolada ali, à espreita, poderosa. Acho que nunca mais me deixará."
O primeiro encontro de Laura com Vincenzo - o homem com quem ela está sendo obrigada a se casar - é horrível, a descrição quase orgânica da cena nos faz sentir tal repulsa por ele, que compreendemos porque Laura desejaria fazer qualquer coisa para escapar desse noivo física e moralmente asqueroso, o porquê dela se apegar a uma proposta obscura como essa:
" - Eu posso ajudar, se você me ouvir com muito cuidado. Esta noite, assim que der meia-noite, você deve vir nos visitar."
Laura quer desesperadamente livrar-se do noivo indesejado e descobrir quem assassinou sua irmã. Encurralada pelo pai, um homem egoísta, manipulador e descompensado, acaba depositando suas esperanças na sociedade Segreta, que promete ajudá-la em troca de um segredo. Sem pensar nas consequências, ela revela ao grupo de mulheres mascaradas o único segredo que carrega consigo. Mas em breve, Laura não saberá mais em quem confiar, ao se dar conta que ela própria não é digna de confiança.

A Cidade dos Segredos tem vários pontos positivos: um enredo elaborado, o rico cenário explorado, um crime misterioso, segredos circulando e até um romance proibido cheio de reviravoltas! O problema é que senti a narrativa perdendo força ao longo do caminho, deslizando fluidamente até o final, sem o mesmo impacto inicial. Num primeiro momento, tive a impressão que Laura seria mais densa e sinistra do que realmente foi e conforme as coisas foram acontecendo ela manifestou pouco suas emoções, faltou paixão. Também não senti empatia pelos demais personagens, mas não posso negar que alguns me surpreenderam quando as máscaras caíram.

A proposta da sociedade secreta denominada Segreta é muito interessante, só não vejo como essas mulheres poderiam reunir-se na calada da noite, em diferentes lugares de Veneza, sem serem descobertas por seus pais, maridos ou irmãos. 

O ponto alto do livro foram as descrições da cidade, canais, prédios e ruas pelas quais Laura enveredava. Seu ponto de vista ao caminhar - ou gondolar - sozinha é de deslumbramento, as descrições são realísticas, especificam cor, cheiro, gosto... Curiosamente, essa é uma história de época e, embora não sejam citadas datas ou fatos históricos que nos possam orientar a uma data exata, pela descrição das roupas e de alguns costumes, tive a impressão de século XIX. 

Apesar da história possuir continuação, todos os principais conflitos apresentados nesse volume foram devidamente resolvidos, num final cheio de revelações. Mas a Segreta possui inúmeros segredos arquivados, então quem sabe o que nos reserva o próximo volume Heart of Glass
"De fato, em Veneza, um segredo é mais poderoso que uma espada."
P.S. Ao preparar essa postagem, pesquisando sobre a série, li a sinopse do 2º livro no Goodreads e descobri que essa história se passa em 1585, ou seja, errei feio!!! Isso poderia estar especificado lá no comecinho do livro, né?? Porque saber em que ano a história acontece faz diferença na leitura. Algo como: Veneza, 1585...

Série Cross My Heart


Cross My Heart (2011) * A Cidade dos Segredos (2014)
Heart of Glass (2013) * ainda sem previsão no Brasil

Essa leitura foi uma cortesia da Editora Novo Conceito.
Aguardamos seus comentários ;)
Beijos secretos...

33 comentários

  1. Oi Elis, belíssima resenha como sempre. Gosto de cenários belos e parece ser o caso de Cidade dos Segredos, a estória me parece interessante, mas entediante em alguns aspectos, fato que me desmotiva a ler e outro fator desmotivante é o de se tratar de uma série.

    Bjs secretos!
    Tânia Bueno
    http://facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Fiquei muito feliz ao ver a resenha desse livro por aqui. Desde que a Novo Conceito divulgou o lançamento, fiquei interessada. Achei alguns aspectos interessantes, como onde a história se passa e em relação as cenas descritas, sendo esse último extremamente importante numa leitura. Com lugares bem descritos, o leitor se envolve mais na leitura. É a segunda resenha sobre ele que leio e ambas comentaram a respeito do ritmo do livro, que vai diminuindo ao longo da leitura. É realmente uma pena, porque o enredo em si é bem interessante e talvez poderia ser desenvolvido melhor, num ritmo melhor. Mesmo assim, minha curiosidade sobre a história não diminui, ainda pretendo ler. No entanto, não com tantas expectativas, dessa forma não me decepciono.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ingrid!
      Como o livro tem vários aspectos positivos, acredito que tem o potencial de agradar, comigo não rolou química (do meio para o final), mas pode ser que outras pessoas gostem mais =)
      Beijos!!

      Excluir
  3. não consegui me atrair pelo livro, apesar do tema histórico e o mistério da sociedade eu prefiro mais os romances agua com açúcar!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Acho esse livro muito interessante, sempre vejo muitas resenhas sobre este livro e fico muito curiosa para ler também. Adoro estórias cheias de segredos e mistério e este parece ser bem legal, mesmo com você ter mencionado que achou pouco impactante. Acho que é uma boa leitura :)

    ResponderExcluir
  5. Gostei bastante da trama do livro. Parece cheio de mistério, aventura e romance.
    Acho que eu iria gostar bastante do cenário: Veneza! =)
    Achei a capa bem bonita também. O único porém é ser uma série. Poderia ser um livro único.

    ResponderExcluir
  6. Hummm o livro parece ser interessante, eu curti bastante e concordo com você faz toda diferença na leitura saber em que ano a historia se passa, a capa é linda, o cenário magnifico tem tudo para me agradar, espero ter a oportunidade de ler o livro.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando a gente conhece em que época a história se passa, já entra num clima diferente e de repende dá até uma pesquisada básica no Google pra se ambientar e infelizmente isso não foi possível dessa vez =/
      Beijos!!

      Excluir
  7. Que ótima resenha me deixou interessada mas nem tanto no livro haha. Tem uns pontos que me apaixonaria com certeza, o mistério, sempre me faz querer um livro, mas como você citou tem uma narrativa que vai perdendo a força, acaba me desencantando. Porém vou deixá-lo na minha lista de talvez, quem sabe um dia eu o leia.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  8. Não é a primeira resenha que leio de 'Cidade dos Segredos', e novamente me impressiono com o enredo do livro, que é bem diferente dos que costumamos ver por aí. Me coloco no lugar de Laura, imaginando como não deve ser nada fácil viver como ela vive, perder a mãe depois a irmã... quero MUITO ler o livro, é claro :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Laura passou por momentos complicados Michelle, e teve também dificuldades com a repercussão de suas escolhas ;)
      Beijos!!

      Excluir
  9. Oiee ^^
    Simplesmente não consigo ler livros onde mulheres são obrigadas a se casar com homens, principalmente quando eles têm o dobro da idade delas e por aí vai. É tão machista que eu não consigo ler --'
    Não tenho vontade de ler esse livro, acho que a história não me deixa curiosa...
    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oie Elis!
    Gente, que capa legal!
    Bem "doida", bizarra, psicodélica. Porém bonita demais! Adorei *-*
    Curti essa narrativa em estilo obscuro! *-*
    Acho que eu ia me irritar muito com o pai da Laura. Personagens assim me incomodam DEMAIS! kkkkkk
    Ai, é tão ruim quando um autor começa bem e vai declinando né? Parece que cansou de escrever o livro e joga qualquer coisa só pra terminar logo. D:
    Beijos!
    http://leiturasdoedu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Gostei da sua resenha Ellis,li algumas opiniões bem divergentes sobre esse livro e estou curiosa para ler....

    bjsss

    Bianca

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  12. Realmente é uma pena quando um livro tem tudo pra ser um ótimo livro e no meio da leitura acaba se perdendo. Acho interessante quando os autores sabem descrever realmente um lugar e principalmente uma época, pelo que vejo o livro soube explorar isso de forma esplendida, o ponto alto da trama. Mas só isso não torna o livro bom, a história que é o centro parece que não foi bem desenvolvida o que é uma pena.
    Me pergunto se a NC ira lançar a continuação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que sim Nathay, a NC costuma dar continuidade às suas séries ;)
      Beijos!!

      Excluir
  13. Oi Elis! Todas as resenhas que leio citam que o livro prometia muito, mas se perdeu no caminho, é mesmo uma pena, sé a capa já dá asas para imaginação e cria muitas expectativas, confesso que custo a aceitar que tantos elementos bons não foram bem aproveitados. Pretendo ler em breve, e espero não me decepcionar.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cida!
      O início deu a entender que a história seria de um jeito e ela tomou outro rumo, foi essa minha decepção, a mudança no tom da narrativa, mas de repente outras pessoas podem curtir bem mais que eu ;)
      Beijos!!

      Excluir
  14. O livro se passa em 1585 e nao dizem isso na leitura??? O.o nossa que estranho...
    enfim, desde o lançamento, apos eu ter lido a sinopse ( pq se dependesse da capa eu nem pensaria em ler ) mas aquela é incrivel e ja chamou minha atençao!! espero amar o livro assim como imagino que irei amar :) fiquei em duvida, tem continuaçao?
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Jack, é "Heart of Glass", ainda sem previsão no Brasil.
      Bjs!

      Excluir
  15. Quando esse livro chegou, fiquei morrendo de curiosidade... justamente por se tratar de uma sociedade secreta de mulheres! Mas, pensando na questão histórica, realmente seria complicado que as mulheres, lá pros anos 1500 e pouco, conseguissem sair na calada da noite para se encontrar...
    Gostei muito da sua resenha, Elis. Você nos mostrou os pontos fortes e os a desejar no romance.
    Beijos,
    Nica
    Drafts da Nica

    ResponderExcluir
  16. Oi,

    Bem desde do lançamento não prestei muita atenção nele, sei lá a capa não me agradou, sua resenha me deixo, como posso explicar, com um certa vontade de ler, mas acho que vou me decepcionar, a resenha, me ajudou em alguns pontos, gosto de livros que se passam no passado, e eles poderiam ter colocado que era no de 1585, ficaria, muito melhor de explicar e etender a historia, mas sim a capa não me agrada, mas ela é muito bonita, ninguém me entende, então mais um misterio de mim, para ser resolvido, parabéns pela resenha, vou procurar um pouco mais sobre o livro, daí decido, se coloco ele na minha listinha.

    Mayla

    ResponderExcluir
  17. Olha, essa capa tá legal mas pelo que fiquei sabendo o livro é meio previsível...o romance tem uns conflitos que são desnecessários, coisas bestas.
    Outro fator que eu não gostei é que ele faz parte de uma série (sim, eu odeio séries...não gosto de esperar).
    Mas fora isso acho que daria uma chance pra ele qualquer hora...

    ResponderExcluir
  18. Oi Elis.
    Não senti muito interesse em ler este livro, não gosto muito de suspense, apesar de gostar de livros históricos. Concordo com você, saber a data em que se passa a história é nescessário para uma leitura melhor.
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Eu já li diversas resenhas sobre esse livro, alguns amigos meus já leram ele e me disseram que era ótimo. Só que mesmo eu tendo incentivo, eu não consegui sentir aquela atração pelo livro. A sinopse não me chamou muito atenção e por enquanto não tenho interesse sobre ele.

    ResponderExcluir
  20. Sinceramente esse livro nao me atraiu nao, sei lá aprece que falta algo para ar um UP na historia em si, a unica coisa bonita foi a capa e por conta da mascara apenas isso.



    xx

    ResponderExcluir
  21. Acho que só a capa já atrai o leitor, pelo a mim atrai! Gostei muito da sinopse e o enredo acho que conquista a todos e toda essa coisa de segredos deve prender bem o leitor. Acho que eu esperava mais, você disse uma leitura rápida e agradável, mas pela capa e sinopse eu esperava algo bem impactante!

    ResponderExcluir
  22. A capa tem um ar de mistério surpreendente, gostei muito da história do livro. E a resenha chama a atenção do leitor para a leitura do livro de um jeito bem legal.

    ResponderExcluir
  23. Acho que ter a data não faria mal nenhum mesmo! rsrs
    Eu sou apaixonada por Veneza, tenho muita vontade de ir lá. Outra coisa que me atrai para esse livro é o fato de haver tantos mistérios, sou apaixonada por eles e sempre dou uma de detetive! haha
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  24. Oiee!!
    Já li o livro e concordo com vc!!
    Tinha tudo pra ser incrível mas com o passar da historia a narrativa perde a força, deu a impressão que a autora não sobe como desenvolver os personagens que tinha grande potencial!!
    Mesmo assim uma leitura agradável!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Oi!
    Estou super na dúvida se devo ler ou não, uma resenha que li arrancou toda minha vontade e vem você e me dá um sopro de animação, porém continuo no meio do muro. Esperarei o segundo ser lançado para sentir se compensa ou não.
    bjs

    ResponderExcluir
  26. Eu sou louca por SOCIEDADES SECRETAS então de cara gostei do livro, quero!!!
    Já de cara também eu já odeio o pai dela (forçar casamento??? e com um velho???)!!
    Eu não gostei muito da parte de não saber em quem confiar!! (qual é? todo bom personagem principal precisa de amigos legais "o que seria do Harry Potter sem dois otimos amigos??")
    Enfim fiquei curiosa, acho que vou ler mais por causa da morte da irmã dela!! kkkk

    ResponderExcluir
  27. Olá!
    Ohhh...eu vim conferir a resenha, pq qdo vi que ele está nos prêmios do Top de julho, a capa e título me chamara a atenção...mas agora lendo a sua resenha fiquei na dúvida!
    Apesar de gostar de um certo segredo nos livros, kkkkk
    Mas se eu ganhar vou escolher outro então, kkkkkkk
    Lindo dia!!!!
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Fã Page

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!