[Resenha] Como reconquistar seu ex-namorado

Como reconquistar seu ex-namorado - Janette Rallison

Como reconquistar seu ex-namorado - Janette Rallison
Sinopse - Farol Literário - 2011 - 272 páginas


Giovanna Petrizzo sempre se mete em confusões por causa das decisões precipitadas que toma. Ela tem quatro ótimas amigas e um namorado lindo e atencioso, mas não é aceita no grupo dos populares da escola, devido a uma ocorrência do passado (envolvendo sapos e aparelhos eletrônicos), onde ela acabou sendo condenada a prestar serviços comunitários por uma transgressão que (mais ou menos) não cometeu.

Por causa disso, os amigos do seu namorado Jesse ficam zoando com ela quando ele não está olhando. Giovanna, por sua vez, não tenta quebrar o gelo para se aproximar do grupo, porque acha que eles não valem o esforço. Um desses amigos é Wilson, o filho do prefeito da cidade e atual presidente do grêmio estudantil. 

Quando Dante Petrizzo resolve concorrer nas próximas eleições do grêmio, Giovanna pede à Jesse que a ajude na campanha do irmão gêmeo. Porém, Jesse é o melhor amigo de Wilson e concorda em ser o chefe de campanha dele, que tenta a reeleição. Mesmo Dante dizendo à irmã que entende a decisão e que está tudo OK, Giovanna não perdoa Jesse e termina o namoro abruptamente.

A partir daí, acompanharemos as três semanas de campanha eleitoral dos candidatos Dante (ajudado pela Giovanna), e Wilson (ajudado pelo Jesse), onde ganhar se tornou "uma questão de honra" e muita bagunça vai rolar, quase sempre com um "dedinho" da Giovanna no meio.

Essa leitura tem jeito e ritmo de filme Sessão da Tarde e gente, quanta confusão! Mas eles são adolescentes, não é? Então tudo é motivo pra "causar" rsrsrs...

Na verdade, eu pensei que a história seria sobre uma garota correndo atrás do ex-namorado, utilizando todo tipo de artifícios para reconquistá-lo, mas pelo contrário, Giovanna está magoada com a falta de apoio do Jesse, acredita que fez a coisa certa ao terminar o namoro e quer provar isso ajudando o irmão a ganhar a eleição. Ela sente a falta do namorado, mas não fica remoendo a decisão que tomou e inclusive sai com outros garotos, em desastrosos, hilários e constrangedores encontros arranjados pela amiga Daphne.

A narrativa em 1ª pessoa feita por Giovanna é rápida, fluída, irônica e divertida. Os personagens secundários são bem caracterizados e podemos identificar as características individuais dos amigos da Giovanna e do Jesse. O núcleo familiar de Giovanna e Dante é bem trabalhado e percebemos que a dificuldade no relacionamento da Giovanna com a madrasta Gabby é reflexo da sua impaciência e falta de tato. 

Normalmente, Giovanna está tão centrada em suas próprias emoções que não consegue enxergar os sentimentos das pessoas à sua volta e os fatores que motivam suas ações. Mas ela vai entender que as situações podem ser observadas sob diversos pontos de vista, e perceber que ser mais compreensiva e flexível - com os outros e consigo mesma - pode lhe trazer vários benefícios. Em relação ao resultado das eleições e sobre o que aconteceu com o "ex-namorado", só lendo pra saber, hehe!! 

Um Chick lit Juvenil super divertido!!

Essa leitura foi uma cortesia da Editora Farol Literário.
Aguardamos seus comentários! Beijos...

23 comentários

  1. Olá.
    Adorei a resenha.
    Acabei me interessando pelo livro, e já entrou para a minha listinhas de compras.
    A estória parece ser bem divertida, estou louca para ler.

    Att: Feh Almeida
    http://maniacompulsivaporlivros.blogspot.com
    PS: N DEIXE DE PARTICIPAR DA SUPER PROMO DE ANIVERSÁRIO QUE ESTÁ ROLANDO NO BLOG!!!

    ResponderExcluir
  2. Tá, quando vi o nome do livro eu pensei que seria justamente uma namorada criando situações incríveis para ter seu ex namorado de volta e pelo que vejo não é bem assim. Imagino o que deve acontecer na vida da Giovanna que vai ter que ajudar o irmão nas eleições, "disputar" com o namorado, ter encontros desastrosos e muito mais. KKkk

    ResponderExcluir
  3. talvez Giovanna esteja usando um artifício diferente pra reconquistar o namorado, pois repelindo a gente atrai! rsrsrs
    as vezes a gente é como a Gi, meio fechada, pensando só em nossos sentimentos!
    muitas surpresas aguardam
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu até que gostei da capa do livro, mas depois de ler sua resenha desisti de lê-lo. Pra mim ficou parecendo daqueles livros pra adolescentes, e eu já passei dessa fase faz um certo tempinho, então não tanho mais paciência pra esse tipo de leitura.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  5. Conhecendo pela primeiríssima vez e achei legal um livro com essa temática, acredito que teremos muitas surpresas. Resenha muito boa. Abraços Elis!

    ResponderExcluir
  6. Agora fiquei bem curiosa pra saber quais essas confusões que a Giovanna se mete..já quero ler..hahahahahaha...
    Amei essa capa..o titulo dá uma leve enganada na gente =P

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Adorei sua resenha e procuro por livros divertidos, queria muito obter o livro :
    Amo leituras assim haha

    Beijos.
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Confesso que achei que trata-se de um livro de autoajuda. Haha Bom, eu não sou muito fã de livros adolescentes, não tenho muita paciência, por essa razão, não acho que a leitura me prenderia. No entanto, achei interessante o fato do título do livro ser, na verdade, um pouco diferente da história. Também pensei a mesma coisa a respeito da sinopse, que seria a garota correndo atrás do garota e etc, mas na verdade não é bem assim. Isso é bom, um diferencial, mas passo a leitura.

    ResponderExcluir
  9. Adorei a capa!
    E parabéns pela resenha, que nos faz conhecer um pouco sobre o enredo do livro.

    Boa semana!

    ResponderExcluir
  10. Pelo título pensei que o livro se tratava de várias tentativas da Giovanna de reconquistar o ex-namorado, mas parece que não é bem assim.
    Parece ser uma história bem leve, estilo sessão da tarde, como você mesma disse. Mas, não sei, não me interessei tanto assim pela trama.
    No momento, não pretendo ler o livro.

    ResponderExcluir
  11. Só eu acho que encontros marcados pelas amigas não dão certo? Sério se um dia eu for escrever um chick-lit esse elemento estará no meio! hahaha
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  12. Nossa você me deixou hiper mega power curiosa hehehe eu pensei que seria diferente o livro, também achei que era sobre uma garota que tentava de tudo para reconquistar o ex-namorado, mas pelo visto o livro deve render muitas risadas, espero poder ler ele, eu tenho que ler ele hehe
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  13. A narração em primeira pessoa sempre me deixa com reservas em relação a um livro... mas fiquei super curiosa sobre o desfecho da história. Qndo comecei a ler a resenha, tive a impressão de que ela não ficava com o ex namorado (apesar do título). Sei lá, talvez seja só o meu lado vingativo, por causa da traição do cara, falando mais alto, kkkkkkkkkkkk

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  14. Logo quando vi reconheci na hora como Chick lit. Não curto muito esse gênero, mas esse livro até parece legal. Verei se leio.
    Bloody Kisses
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  15. Fiquei curiosos em respeito ao resultado dos "mistérios" do livro. Adorei a resenha, acabei me interessando pelo livro que nunca tinha visto, e achei super bacana toda a história!

    Abraços,

    ResponderExcluir
  16. Tudo bem Elis?
    O livro não é o que imaginei, da mesma forma que você pensei que era sobre uma garota tentando voltar com o ex- namorado. De qualquer forma eu amo aqueles filmes da sessão da tarde e o livro que estou lendo é parecido também e eu estou amando ( Lonely hearts club ). :)
    Continuo com vontade de ler e saber o resultado das eleições.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Eu realmente estou nessa fase de namorados e ex namorados e a capa de 'Como Reconquistar seu Ex' é bem trabalhada, mas a resenha não me chamou a atenção. Giovanna me aparentou ser o típico de garota metida, apesar de não conseguir se introduzir entre os populares de seu colégio. Infelizmente não tenho interesse em ler ;/

    ResponderExcluir
  18. Também pensei que seria uma história de uma namorada fazendo de tudo pra voltar com o ex, mas o título não tem muito a ver com a história. A resenha ficou meio confusa, porque são muitos nomes que vocês vão colocando na explicação sem dizer muito sobre quem eles são, mas ainda sim parece ser um bom livro, apenas um pouco infantil rs

    ResponderExcluir
  19. Eu adoro livros estilo sessão da tarde e desde de que vi o lançamento me interessei!!
    Vou ser uma eterna adolescente e me divirto demais com esse tipo de romance!!
    Amei a capa e pretendo ler em breve!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Adorei a resenha! Achei a capa desse livro linda quando vi no Correio Passional, e também pensei que a estória era sobre a personagem fazendo de tudo para reconquistar seu namorado. Achei o enredo bem interessante, parece ser um livro muito divertido com muitas confusões, entrou para minha lista! :)

    ResponderExcluir
  21. Oi, Elis!

    Que resenha fofa. :)
    Achei interessante e divertido, mas, infelizmente, não é um livro que eu gostaria de ler.

    Beijocas, querida.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oi!
    Não sei se me interessei, mas parece uma leitura rápida e gostosa e é uma maldade você não me contar o resultados das eleições, pense que o foco é o ex kkkkk Fico imaginando os encontros e onde a honra de Giovanna a levou.

    bjs

    ResponderExcluir
  23. Não gostei muito da sinopse dele. Não me convenceu, quem saiba mais pela frente eu possa me interessar pelo livro.

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!