[Resenha] A Conspiração

A Conspiração - Clive Cussler

A Conspiração - Clive Cussler
Série Dirk Pitt - Livro 21
Sinopse - Novo Conceito - 2013 - 554 páginas


Clive Cussler é um renomado autor de ação, com inúmeras obras publicadas em diversos idiomas, aqui no Brasil a Novo Conceito já publicou: O Reino e O Espião (que ainda não li), A caçada (que amei, resenha aqui) e agora A conspiração.

Nesta aventura de Dirk Pitt, o enredo nos coloca desde o início diante de dois enigmas, envolvendo dois naufrágios: um no período Otomano – 327 d. C. – e outro na Primeira Guerra Mundial, nos instigando a estabelecer a relação entre os ataques. Muiiiito estranho... e pronto, já somos fisgados pela curiosidade e assim mergulhamos no sentido da palavra, pois Dirk Pai, Dirk filho e Summer Dirk (filha) são mergulhadores, o primeiro é Diretor da NUMA (Agência Nacional Marítima e Subaquática) vinculada ao governo norte-americano, para a qual os filhos trabalham, ou seja, são caçadores de tesouros credenciados.

A trama desenrola-se no Oriente Médio, e divide-se em três núcleos:

Na Turquia, Dirk Pai descobre o naufrágio Otomano e, ao procurar seu amigo Rey Ruppé (Curador do Museu de Arqueologia de Istambul), a fim de decifrar a origem dos artefatos, ele e sua esposa Loren Smith (Congressista americana) serão envolvidos em uma trama milenar e perseguidos por mercenários sob o comando de Ozden e Maria Celik (irmãos antagonistas) em fugas espetaculares bemmmm hollywoodianas (até o próprio Clive entra em cena na pg.121, tipo: “meu nome é Clive Cussler” hahahaha!).

Em Jerusalém, o foco da ação é Sophie Elkin, chefe da Unidade de Prevenção ao Roubo de Antiguidades, mas o mocinho do núcleo é Dirk filho, pois a descoberta de antigos manuscritos em uma escavação subaquática em Israel colocará a escavação na mira de tam tam tam... adivinhem? Isso mesmo, mercenários que querem roubar as relíquias!

Na Inglaterra, o núcleo Summer, faz uma descoberta que leva Dirk filha e a historiadora Julie Goodyear a uma rota de antigos segredos religiosos, enigmas, descaminhos e perigos de “meninas” graças ao charmoso e trapaceiro Ridley Bannister, que tem como patrocinadores de suas façanhas um certo Arcebispo e um poderoso e ardiloso caçador de antiguidades: Oscar Gutzman, vulgo o “Gordo”.

Aparentemente não existe conexão, entretanto... Tudo está ligado. O núcleo um é pura ação e aventura, o dois aventura, mistério e romance... hummm! O três é raciocínio e lógica e... um tanto hilário. 

Inúmeras referencias à política no Oriente Médio, descrições de lugares sagrados e comida típica hummmm... Que delícia, Mesquitas, Palácios, relíquias e seus simulacros simbólicos religiosos, relações entre a grandeza do passado Otomano e os conflitos contemporâneos também fazem parte do roteiro interessantíssimo. Ah! E claro, bombas... muiiiitas bombas afinal, terroristas + Oriente Médio = Bombas. 

A narrativa em 3ª pessoa divide-se em quatro partes, cada uma delas sob o ponto de vista bipolarizado de protagonistas e antagonistas, assim acompanhamos a ação e motivação tanto dos mocinhos como dos bandidos, afinal são 535 pgs., divididas em prólogo e mais 4 partes, mas surpreende a leveza do volume, graças à excelente escolha da gramatura. 

Na parte I – O Sonho Otomano, somos apresentados aos antagonistas e núcleos 1 e 2 (Pai/filho); na parte II – O Manifesto, percorremos os arredores de Londres com Summer, Julie e Ridley, enquanto Pitt Pai e seu inseparável Giordino estão na caça dos mercenários; Na parte III – A sombra do Crescente, a ação alucinante chega ao clímax com exclusividade da dupla Dirk Pai/Giordino X Maria e sua gang, inúmeros atentados, algumas perdas ahhhhhh!

Megalomania, ancestralidade, fanatismo, poder, heroísmo, coragem, adrenalina máxima, o clima é tennnnnso. Será que vamos enfim respirar aliviados na parte IV? Não! Novas ameaças colocarão os três Pitt em risco, mais um teste à coragem do trio, que não é pouca, pois vão suar a camisa mais uma vez diante da tensão dos acontecimentos que redundam na descoberta do enigma... ufa! 

Curiosidades: a NUMA existe realmente e o filho de Cussler, Dirk Cussler, é o Presidente desta fundação sem fins lucrativos para pesquisa e preservação de patrimônio marítimo. 

Se você gosta de ação e muiiiiiiiita aventura, vai deliciar-se com A Conspiração de Clive Cussler. Eu Amei!

Série Dirk Pitt


A Conspiração é a 21ª aventura de Dirk Pitt, onde cada livro possui uma história independente e fechada. Mais informações nos links: 


Essa leitura foi uma cortesia da Editora Novo Conceito.
Aguardamos seus comentários ;)
Beijos Oceânicos! By .:.

22 comentários

  1. Rosem eu tenho esse livro mas ainda não tive a oportunidade de ler, ganhei de presente, mas acho que vou passar pra frente, essa coisa de ação, aventuras não são pra mim... achei muito interessante a teia que o livro forma e como o enredo é montado, mas não é uma leitura pra mim
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Confesso que não me interessei pela história. Muitas investigações, locais diferentes, já me deixou confusa. Parece ser cheio de ação e descobertas, mas não é o meu tipo de leitura.

    ResponderExcluir
  3. Oi Rosem,

    Vou confessar, não leria esse livro por causa da capa, mas depois da resenha mudou tudo, acho que tem "um que" de historia, e eu amei isso, tem romance, que eu adoroo, e aventura que é um novo gênero que estou investindo,a partir de agora quero muito ler esse livro, vou caçar sobre ele em outras redes, ah e também ela se passa na Inglaterra, que eu quero muito conhecer Jerusalém tenho uma pitada de vontade de conhecer e a Turquia, parece ser um lugar lindo, vou deixar listado, esse livro, pois preciso muito lê-lo.

    Mayla

    ResponderExcluir
  4. 21ª aventura dele? Oi?
    Meu a história é muito legal...mas mesmo sabendo que os livros são independentes eu não sei se leria, afinal uma história me levaria a outra e eu não tenho tanta grana.
    Mas se não fosse por isso sem dúvidas ele já estaria na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante esse livro mas não sei se leria não, são muitas coisas acontecendo, acho que daria um nó na minha cabeça. Apesar de gostar de ação esse não me fez ficar louca para desvendar seus mistérios, então não pretendo ler.
    Ahh e não gostei da capa, acho que deixou a desejar.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  6. Pois é Rosem, eu realmente gosto de muuuuuuuuita aventura, e apesar do enredo de 'Conspiração', que fez com que eu viajasse enquanto lia a resenha, não me despertou AQUELA vontade de ler. Além do mais, livros contados em 3 ª pessoa não me deixam muito intertida na leitura :/

    ResponderExcluir
  7. Não solicitei este livro e me arrependo, que história bem bolada!!! Gostomuito quando os autores criam vários núcleos, eu fico sempre querendo encontrar a ligação entre eles e isso acaba me fazendo apreciar mais ainda a história. Que bom que dá para ler tranquilamente fora da ordem.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  8. Que o clive é um autor conhecido e talentoso isso não posso negar mas seus livros não me agradam tanto. Mais isso é questão de gosto.Uma coisa que até achei legal nesse livro foi a divisão dos núcleos em países bem distintos e com ritmos diferentes. Sem falar na descrição dos costumes e culturas. Enfim, não sei se é bom mais que ele promete,sim, promete!

    ResponderExcluir
  9. Este livro parece ser muito bom, ainda não li, mas adoro livros onde o leitor pensa bastante e tem muita cena de ação e aventura. Achei o enredo deste bem interessante e bem legal o autor usar elementos que existem mesmo para compor a obra, deve ser mesmo um ótimo livro! :)
    beijos ♥

    ResponderExcluir
  10. Nunca tinha ouvido falar sobre este livro. Li a sinopse dele e achei realmente muito interessante. Eu já ouvi falar sobre outros livros do autor mas nunca me interessei em ler algum. Espero que em um futuro breve eu possa ter a oportunidade de ler algum.

    ResponderExcluir
  11. Essa série parece ser genial, gosto bastante de histórias que aparentemente são paralelas, mas que possuem ligação uma nas outras. Outra coisa que me agradou bastante, foi o fato de ser narrado em terceira pessoa. É o tipo de narração que mais gosto! Embora seja uma série interessante, não sei se é o tipo de leitura que me faria ficar noites sem dormir até terminá-lo, entende? Provavelmente iria ler a prestações. Experimentei recentemente ler um livro que envolve terrorismo, bombas e etc, e não gostei muito.

    ResponderExcluir
  12. É verdade que nem todos gostam de livros cujo tema seja conspiração, ação e aventura pois dependerá muito de como o autor irá desenvolver. A Conspiração me pareceu interessante e leria sim, é sempre bom diversificarmos um pouco na leitura.

    ResponderExcluir
  13. Nossa esse livro é maior do que eu pensava, mas parece ser bom, eu ainda não li nada do tipo, e nem do autor, tem um tempinho que não leio nada com muita aventura e ação, gosto muito desse tipo de livro, então creio que vou gostar muito do livro.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  14. Acho que sou a unica pessoa que ainda nao leu nada desse autor, porem acho as historias dele muito geniais ele consegue formatar algo com um enredo surpreendente. Ja quero pra mim!


    xx

    ResponderExcluir
  15. Acreditam que eu tenho O Reino do autor e ainda não tive a decência de ler, estou sempre adiando a leitura, mas pretendo ler logo porque acho o ator genial, ele consegue deixar o leitor intrigado e acho que bem confuso porque ele coloca tantas informações nos seus livros e cada aventura maior que a outra!

    ResponderExcluir
  16. nossa, adoro ação e aventura. e em livros principalmente, porque eu leio e imagino do meu jeito. adoro

    ResponderExcluir
  17. Oi Rosem, eu adoro estes livros do Cussler, quando leio me imagino em um filme. Prato bem cheio para quem gosta de aventura.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  18. Eu não me interessei pelos livros, infelizmente. Achei pouco interessante a história do mesmo. Mas empregou bem as palavras em sua resenha!

    ResponderExcluir
  19. Oi Rosem. Eu não tenho costume de ler livros assim, apesar de gostar de filmes de aventura. Quantos personagens! No inicio deve ser um pouco confuso. Quero lê-lo para ter um opinião concreta. Beijos

    ResponderExcluir
  20. Ainda não li nada dos autores, mas gosto muito de livros com ação e mistérios. Mas falando francamente o que mais me atraiu nesse livro é o fato de ter um pouco de Indiana Jones na história rsrs
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  21. Do autor já li O Reino e a Caçada *-* Adoro!!
    Fiquei muito empolgada durante a resenha já que sou familiarizada com a escrita do autor!!
    Adorei saber que até o próprio aparece na trama!!
    Também adoro as capas me lembram muito quadrinhos !!
    E o mais legal que no fim tem um capitulo extra de a caçada que eu amei *-*
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Oi!
    Tudo no livro tem para me atrair, capa estilo quadrinhos antigos, uma ótima trama, o diferencial de ter narração pelo antagonista e eu não sei POR QUÊ?? eu não me atraio. Espero um dia superar isso.
    bjs

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!