[Resenha] Poseidon

Poseidon - Anna Banks

Poseidon - Anna Banks
Série O Legado de Syrena - Livro 01
Sinopse - Novo Conceito  2014 - 288 páginas


Sabe quando um livro consegue te fazer rir logo na primeira página? Foi isso que Poseidon me proporcionou: diversão "de primeira". Sei que a fórmula "garota desastrada tropeça e dá de cara com o garoto mais lindo do mundo" é clichê, mas os personagens me divertiram imensamente e a história apresentou mais do que tropeços e encontrões...

Nesse livro conhecemos os Syrenas, seres que habitam o fundo do oceano subdivididos em dois territórios: Tritão e Poseidon. Os dois grupos viviam em harmonia, mas um acontecimento trágico fez com que a casa de Poseidon perdesse sua única herdeira Nalia e se revoltasse contra Grom, o herdeiro da casa de Tritão. Esse conflito pode ameaçar toda a espécie Syrena, pois a cada três gerações, os herdeiros primogênitos das duas casas precisam acasalar-se, para garantir que os dons especiais de Tritão e Poseidon sejam transmitidos aos seus descendentes. Sem essa união, os grupos podem enfraquecer geneticamente, tornando-se incapazes de conseguir alimento e defenderem seus territórios.

Os Syrenas não suportam os humanos e a lei proíbe o contato inter-racial, mas Galen (o príncipe Tritão mais jovem) pede autorização ao irmão Grom (príncipe herdeiro e "quase" rei Tritão) para vir à superfície de vez em quando e ficar de olho no que os humanos estão aprontando dentro e fora da água.

Quando Galen encontra Emma e sua amiga Chloe numa praia, logo suspeita que ela é uma Syrena vivendo entre humanos. Ele resolve investigá-la e, quando Chloe é atacada por um tubarão, a reação de Emma embaixo d'água se mostra impossível para uma humana. Ela parece possuir o dom de Poseidon e se isso for verdade, o acasalamento entre Emma e Grom seria a solução para acabar com o conflito entre as casas, assegurar a perpetuação dos dons de Tritão e Poseidon e a sobrevivência dos Syrenas.

Esse seria um plano perfeito se Emma fosse uma garota dócil e manipulável (não é esse o caso) e se Galen não ficasse totalmente atraído por ela. Além disso, Emma parece desconhecer sua herança genética e não sabe transformar as pernas em barbatanas. Antes de levá-la para o fundo do mar, Galen precisará ter certeza de quem ela é, se possui mesmo o dom de Poseidon e, principalmente, se ele será capaz de abrir mão dela em nome da paz e do futuro do seu povo.
"O que acontecerá se eu puder me transformar em um peixe? Ele acha que vou simplesmente me despedir de minha mãe, deixar de lado todas as minhas notas boas, todas as bolsas de estudo e sair nadando com os golfinhos?"
Bem, eu adorei esse livro!! Emma é cheia de atitude e se valoriza enquanto mulher, não fica babando no Galen ou obedecendo suas ordens só porque ele é um príncipe lindo e maravilhoso. Galen é um fofo, cheio de nobres e boas intenções (será?), mas tudo vai por água abaixo quando se apaixona por Emma e pra completar, ele não tem um pingo de traquejo social, afinal não é humano e às vezes mete os pés (ou barbatanas) pelas mãos.

Os personagens coadjuvantes também são super interessantes e cheios de conflitos: Rayna - irmã de Galen e Grom - está em terra na cola de Galen, fugindo do "noivo" Toraf porque não quer se acasalar com ele (na verdade ela quer, mas não se rende à imposição de Toraf). Toraf é cheio de charme e aos poucos tenta domar a "fera" Rayna, que a princípio também se estranha com Emma, numa relação "entre tapas e beijos" com a possível futura cunhada (só não se sabe de qual dos irmãos). Conhecemos também a mãe de Emma e acompanhamos sua desconfiança em relação à Galen, além da Rachel e do Dr.Milligan, os amigos humanos de Galen (sim, ele tem amigos que o irmão desconhece).

A ambientação é dividida entre terra e água, alternando entre os corredores movimentados do ensino médio, as praias de Jersey e a grandesa majestosa do fundo do mar. A narrativa é super dinâmica, não dá vontade de largar e intercala-se entre Emma (1ª pessoa) e Galen (3ª pessoa). As cenas narradas por Emma possuem senso de humor expresso nos pensamentos e respostas rápidas, sempre na ponta da língua. Através desse olhar mais pessoal, compartilhamos sua surpresa ao explorar o fundo do mar e também a confusão que as sensações que afloram em seu corpo e coração lhe causam. Já nas cenas narradas em 3ª pessoa na visão do Galen, ficamos por dentro da história dos Syrenas e de sua sociedade, possibilitando uma visão mais ampla dos fatos, pra que não fiquemos "boiando" na história.

A mitologia que envolve os Syrenas foi muito bem explicada, bem como a frágil situação política dos territórios em conflito. Sabemos quais são os seus problemas e onde eles depositam suas esperanças, agora nos resta saber o que farão a seguir, pois o final foi arrebatador e surpreendente, com um revelação que me deixou louca pra conferir o rumo que a história tomará daqui pra frente. Emma e Galen: torço por vocês, mas acho que muita água ainda vai rolar...

Um romance cheio de risos, intrigas e movimento!!!
Recomendo passionalmente!

Série O Legado de Syrena



Of Poseidon (2012) - Poseidon (2014)
Of Triton (2013) - sem previsão no Brasil
Of Neptune (março/2014) - sem previsão no Brasil

A série também possui dois contos em ebook:

The Stranger (The Syrena Legacy 0.4)
Esse conto narra a história de como Galen, aos 13 anos, conheceu Raquel,
a humana que viria a torna-se uma grande amiga e auxiliar em terra.

Legacy Lost (The Syrena Legacy 0.5)
Esse é um prequel de Poseidon e conta como Grom e Nalia
se conheceram e sobre a tragédia que se abateu sobre eles.

Essa leitura foi uma cortesia da Editora Novo Conceito.
Aguardamos seus comentários ;)
Beijos marinhos...

34 comentários

  1. Achei a capa linda, haha. As outras são ainda mais bonitas. Fiquei bem curioso com a série, me pareceu ser bem surpreendente.
    Amei a resenha!
    Beijocas!
    Fique com Deus!
    http://hey-mygod.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nossa cada um mesmo tem um gosto, que ótimo!
    Eu li essa semana uma resenha muito negativa sobre esse livro, a menina não estava tão animada quanto vc!
    Me pareceu outro livro,me senti criança de novo assistindo o filme da pequena sereia e querendo morar em baixo do mar!kkkkkkkkk
    Tenho a impressão tb que me daria muito bem com Galen...hehehehe
    Bjus.
    =]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Taisa, me diverti pra caramba na leitura, valeu só pelos risos, mas também gostei muito da estrutura do enredo e dos conflitos apresentados =)
      Bjs!

      Excluir
  3. Confesso que no lançamento do livro não fiquei empolgada, pois não gosto muito de livros sobre sereias. Mas, depois de ler a sua resenha, estou repensando.
    Apesar de ter algumas coisinhas clichês, a Emma parece ser um ótima personagem com a seu jeito astuto, sarcástico e sem papas na língua. Galen parece aquele moçinho que nos faz suspirar rs
    Além disso, gosto quando há narrativa alternada entre os personagens e gostei da mitologia por trás da história. =)
    Acho que vou dar uma chance a Poseidon.

    ResponderExcluir
  4. poseidon foi um livro que não me atraiu de cara, nada nele me chamou a atenção, até a resenha.
    parabéns Elis, o mundo das sereias não é tão explorado e eu queria ver como a autora o conduz!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Adorei, quero muito ler esse livro, deve ser bem divertido dá para notar isso pelo enredo, espero poder ler o livor em breve, pois estou louca para saber o que Galen vai fazer para descobrir se Emma realmente é uma sereia, ainda não li nenhum livro com esse tipo de criatura sobrenatural e Poseidon é o primeiro livro do tipo que me atrai.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  6. Oie amiga =)
    olhar essa capa é sufocante, ainda mais que não sie nadar. rs
    Mas, de qualquer forma li umas resenhas diferentes da tua, e agora estou mega curiosa, espero ser arrebatada como você quando tiver oportunidade de ler.
    Beliscões da Máh ♥
    Blog
    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk
      Já fiquei imaginando um dos seus "causos" rolando na água =)
      Beijos Máh!!!

      Excluir
  7. Oie,

    Ah só com essa capa eu já compraria o livro, e Posiedon é um ds deuses da mitologia, que eu mais gosto, daí eu leio sua resenha, é o meu estilo de livro preferido, amei, amei, amei, já estou torcendo pelo Galen, por que as protagonistas, teem de decidir entre dois irmãos, acho isso o máximo e é narrado em 1° e 3° pessoa, sempre ajuda, nos deixa por dentro de tudo, e não ficamos boiando, livro que eu recomendo, só por ler sua resenha.

    Mayla

    ResponderExcluir
  8. Capas belíssimas...mas como prefiro julgar o livro pelo conteúdo dei uma lida na resenha e gostei muito do que li, livros que me fazem ri e movimentação constante da trama eu gosto. A série promete e acho que vou gostar muito.

    ResponderExcluir
  9. Que livro incrível! A julgar pela capa e pelo título, pensei que se tratava de um livro sério, e não engraçado como você mencionou no início da resenha! Realmente não deve ser nada fácil para os Syrenas serem divididos em dois grupos e ambos serem rivais... quero MUITO ler esse livro!

    ResponderExcluir
  10. Essa é a primeira resenha que leio desse livro e adorei saber mais do seu enredo. Não fazia ideia que envolvia sereias e todo um mundo aquático, interessante. Não é uma prioridade mas fiquei curiosa para ler sim. Valeu pela dica.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  11. Ainda não li o livro, mas eu estava aqui pensando por qual eu iria começar e gostei muito da sua resenha, então com certeza vou começar por esse. A capa do livro é lindíssima. Só fiquei um pouco desencorajada por ter continuação, sou muito ansiosa e esperar não me agrada, mas espero que a NC não demore para lançar a continuação.

    Beijos

    Bru
    www.viagem-imaginaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Eu já vi uma galera falando bem desse livro, eu gostei bastante da história também...o problema é que é uma trilogia que ainda não foi lançada no Brasil. Duro terminar um livro e ficar naquela de "o que vai acontecer?" e ter que esperar. =/

    ResponderExcluir
  13. Desde que esse livro foi divulgado como lançamento da Novo Conceito, eu fiquei encantada com a capa. Belíssima! No entanto, não gostei muito do enredo. Imaginava uma história completamente diferente. Ao ler sua resenha, só consegui pensar em uma coisa: filme de sessão da tarde. Haha Não sei se é um livro que me prenderia, mas confesso que talvez uma adaptação, seria interessante. A capa dos outros volumes são igualmente lindas.

    ResponderExcluir
  14. Olá! Desde quando eu vi este livro pela primeira vez como lançamento, fiquei muito interessada! Acho a capa linda, e concordo que essa fórmula está meio clichê, mas acho diferente e interessante o enredo. Gostei da sua resenha, o livro parece ser muito bom e fiquei com mais vontade de ler ainda! :)

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Nunca vi nada a respeito desse livro, mas pela sua resenha deve ser uma história interessante. Legal esse enredo que gira em torno das sereias e tritões, acho muito legal essa mitologia.
    Uma pena que ainda não tem data prevista para os lançamentos dos livros posteriores.

    Beijos
    Rayssa
    http://diariosdleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. eu adorei esse livro <3
    definitvamente galen é um amor huuhsuahuh e emma é um saco, mas posso suportar ela, sei lá acho ela mimada demais ahuuh mas fazer o que syrenas tem o pavio curto!

    ResponderExcluir
  17. Antes do lançamento desse livro, mesmo antes de conhecer a história apenas a capa eu me interessei por ele, confesso que me surpreendi quando vi a sinopse não pensei que fosse desse jeito e lendo a sua resenha- a primeira que vejo falando sobre o livro- me surpreendi novamente porque não esperava que o livro tivesse tantas partes engraçadas. Fico imaginando o Galen tentando conquistar a Emma e ela só meio que esnobando. KKk

    ResponderExcluir
  18. A capa desse livro realmente chama a atenção de qualquer pessoa. Ele é um dos destaques da Novo Conceito, eles realmente estão fazendo uma boa divulgação sobre o livro nas suas redes sociais. Eu gostei muito da sinopse do livro e a resenha me fez ficar ainda mais interessada pelo livro. Espero poder ter a oportunidade de lê-lo em breve.

    ResponderExcluir
  19. Oi Elis!
    Amei a sua resenha, como sempre, e fiquei super curiosa, espero comprar logo Poseidon. Já estava esperando por uma boa fantasia, mas não sabia que também ia ser engraçado...
    Beijos!
    http://sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra mim também foi uma surpresa, peguei o livro só pra dar uma espiadinha no começo e não consegui mais largar!! Bjs!

      Excluir
  20. Adorei adorei e ja quero!!! Adoro historia que começam ja nos fazendo apaixonar pelo livro, achei muito bom o enredo. Ja gostei dos quets (sei la o nome) que tu mostrou imagina o livro todo *0* Doida para ler o livro.


    xx

    ResponderExcluir
  21. Primeiro: achei a capa linda, AMEI! Segundo: Amei que é uma série, porque adorei a premissa do livro, o enredo e tudo mais. Terceiro: preciso muito, urgentemente ler!
    Quando vi o livro de primeira não achei que a história tivesse nada a ver com o que apresenta, afinal o livro de chama Poseidon, e claro o que vem a mente é logo Poseidon, Deus dos Mares, mas nesse livro não é sobre isso, e sim sobre os Syrenas, que eu nunca havia ouvido falar ou lido nada a respeito, e isso foi o que me deixou muito ansiosa pra ler o livro, também tem essa coisa clichê como você disse de "garota desastrada tropeça e dá de cara com o garoto mais lindo do mundo", mas acontece que eu adoro um clichê gente, então me apaixonei de cara por esse livro e quero muito ler!

    ResponderExcluir
  22. Oi Elis.
    Eu gosto muito de histórias de sereias e este livro parece melhor que todos os filmes que já assisti, porque a protagonista é diferente, têm opinião própria, não tenho certeza mas me parece que ela não ficou tão curiosa sobre a vida de sereia, ela só queria continuar sua vida, como sempre foi. Que pena que o segundo livro ainda não foi lançado no Brasil, imagino como você deve estar curiosa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Que bom que o livro já conquista o leitor desde a primeira página. Estou muito ansioso para a leitura de Poseidon, não sabia que era uma série, e sem previsão para lançamento :(

    ResponderExcluir
  24. Primeiro eu amei a quote! Sério! Comecei a rir sozinha aqui... rsrs
    Segundo, acho que eu vou gostar bastante da Emma. É curioso que por outras resenhas eu não via essa força nela, todas deram a entender que ela era mais frágil. Bom saber que não é assim, antes eu estava preocupada de não gostar dela, mas agora estou mais tranquila.

    As capas também são lindas! :D
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anna!
      Ela é um pouco desastrada e inexperiente, mas frágil não, e é bastante inteligente também ;)
      Beijos!!

      Excluir
    2. Isso é bom, porque eu fico um pouco irritada quando a protagonista precisa ser protegida de tudo! Um pouco de auto suficiência nunca faz mal! ^-^

      Excluir
  25. Amei a resenha *-*
    Estou doida pra conhecer melhor essa trilogia e adorei o fato de saber que o livro esplora bastante a mitologia da sereias pois geralmente fica superficial!!
    E essa capa? MARAVILHOSA!!
    Assim que ler te conto ;)
    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Oi!
    Adorei capa, sinopse e sua resenha! Quero muito ler esse livro e se é divertido me deixa feliz, que tragédia será que aconteceu com Nalia? e fico me perguntando se Emma não é de um outro território só para complicar mais um pouco as coisas XD
    bjs

    ResponderExcluir
  27. Pessoas divas : Alguém sabe qual o modelo/cara que está na capa do livro? Estou tendo dificuldade em imaginar o Galen... :/
    obrigado ;*

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!